Adaptador de som USB, DI Box ou interface pra guitarra USB?

    Autor Mensagem
    Flávio XP
    Veterano
    # fev/09 · Editado por: Flávio XP


    Gentlemen, boa tarde a todos.

    Quero usar meu PC pra tocar e eventualmente gravar alguma coisa com minha guitarra e baixo. Para ligá-la no PC não vou usar nenhum equipamento externo fora o cabo e a guitarra, nenhum pedal ou pré. Porém, o timbre quando eu ligo direto na minha placa onboard fica horrível, cheio de chiado.

    Logo, pensei o seguinte: comprar um dos respectivos equipamentos que coloquei no título; um adaptador usb que acredito ter uma captação melhor que minha placa on (ou trocar seis por uma meia dúzia melhorzinha), uma directbox que não faço idéia se vai funcionar da maneira que eu espero e um adaptador decente com equipamento apropriado para captação de guitarra.

    O que eu quero é que o sinal de entrada seja o mais nítido possível, com os recursos mais baratos ou acessíveis, sem excesso de recursos extras como essa M-Audio Session, que aparentemente é o que eu quero, uma interface simples de guitarra pra pc, mas ainda vem cheia de recursos, tipo samplers, programinhas de mixagem e esses produtos a mais pra agregar valor. Sem contar que esse modelo só vem importado.

    Resumindo, o que consigo com cada um desses três equipamentos, e será se eu consigo o que eu quero?


    Obrigado, gentlemen.

    Flávio XP
    Veterano
    # fev/09 · Editado por: Flávio XP
    · votar


    Meu objetivo é conseguir uma qualidade boa do timbre na entrada, e equalizar e distorcer a guitarra com softwares (tipo amplitube e guitar rig), pra não ficar parecendo que estou ouvindo o som da minha guitarra como se fosse mp3 de sampleamento baixo (meio metafórica mas essa é a sensação que tenho).

    Eu quero um equipamento despojado, que atenda meu objetivo, e gaste o mínimo possível!!!! Preço deve ser levado em conta.

    ogaitnas
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    eu tenho uma ucg e recomendo, simple e funciona muito bem.

    esses usb de 10 reais eu nunca testei, mas acho que para gravação elas devem ficar no mesmo nível das onboard.

    Flávio XP
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    UGC?

    Flávio XP
    Veterano
    # fev/09 · Editado por: Flávio XP
    · votar


    Ah, a interface

    gwallner
    Veterano
    # fev/09 · Editado por: gwallner
    · votar


    Flávio XP

    Quer gastar até quanto?

    Dê uma olhada na Edirol UA-4FX.
    Na Made In Brazil tá R$522 è vista ou pelo site R$599.
    Ela vem com programinhas e feitos nela mesma (o que é algo muito bom), mas não tem essa de aumentar o preço por causa disso, pois ela é melhor que muitas que têm o dobro de seu preço por aí.

    Abraço.

    AlexB
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Flávio XP
    O melhor custox benefício para o que está procurando é este:
    Behringer UCG102
    Abraço,
    Alex

    Jaguar_Paw
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Esses aqui prestam?:

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-88871810-placa-de-som-extena-vi a-usb-_JM

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-88578393-direct-box-passivo-aqu arius-_JM

    Rapha Sposato
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Vou reviver este tópico para tirar ver se alguem tira a minha dúvida...

    Resumindo, eu estava pensando em comprar uma placa de audio "M-audio Fast Track 2" pois quero fazer algumas gravações em casa. Mas estava pesquisando e ví essas interfaces para guitarra USB...

    A minha dúvida é a seguinte... Gravando tanto com a placa, quanto com a interface, eu vou usar minha pedaleira pra timbrar o som da guita (Tenho uma GT100), e queria saber se o som da guita vai dar muita diferença, tocando com a placa ou com essa interface de guitarra USB, mesmo usando a pedaleira para timbrar o som???

    Me ajudem, fafavo! ;D
    haha

    Abraços!

    Bog
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Rapha Sposato

    Essas interfaces para guitarra podem receber a impedância de uma guitarra desplugada, que é diferente daquela de um sinal em nível de linha. Uma boa interface trabalha sem problemas com qualquer sinal em nível de linha - e a saída da GT-100 é em nível de linha. Você não tem muito o que ganhar usando uma interface feita para guitarra. Mais que isso, você não tem muito o que ganhar usando interface nenhuma. A GT-100 já é, por si só, uma interface de áudio. Para que você quer outra interface se a pedaleira já faz isso?

    .omni
    Veterano
    # set/12 · Editado por: .omni
    · votar


    Rapha Sposato
    Qualquer coisa é melhor do que esses cabos de guitarra com saída USB, eles tem um conversor pavoroso que mal deve ter marca, todos eles.

    *Edit*

    Googleei a pedaleira, você deve ler o manual dela. Como o Bog já falou aí ela até funciona como uma interface de áudio, já sai digital direto dela USB direto pro computador.

    Rapha Sposato
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Bog
    .omni

    Obrigado pelas respostas...
    Então, eu ligando a GT 100 direto já consigo tirar um som fiel ao que eu timbro ?

    Talvez então eu nem precise de uma placa de audio ou essas interfaces ae... ;D

    Valeu!

    Rapha Sposato
    Veterano
    # set/12
    · votar


    .omni
    Estou lendo o manual, mas bem aos poucos porque to meio sem tempo, pra estudar a pedaleira e tal...

    Mas hoje vou dar uma lida, e ja tirar essas dúvidas, apesar de vcs aparentemente já terem tirado todas ! ;D

    Valeu!

    Rapha Sposato
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Mais uma única dúvida...

    Em relação ao timbre da guita e tal, vou ligar direto no usb da pedaleira...

    Agora a questão é a placa de audio... Se eu comprar no caso uma M audio Fast Track, vou conseguir tirar um som melhor na gravação ? Digo isso tanto na guitarra, mixagem de musica e tudo mais...

    PS: Estou começando a aprender agora essa parada de gravações, por isso estou com tantas dúvidas, talvez simples ! ;D

    Bog
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Rapha Sposato
    Então, eu ligando a GT 100 direto já consigo tirar um som fiel ao que eu timbro ?

    Sim. Quando você usa a GT-100 na USB, o sinal digital vai direto da pedaleira para o computador. É *o mesmo* sinal que você timbrou. Usando outra interface, o sinal vai ser convertido para analógico, passar por um cabo, e ser reconvertido para digital.

    Leia o manual e configure bem os nívels de saída da pedaleira para não clipar.

    Eu estou aqui supondo que você está timbrando usando fones ou um sistema de som plano. Se você estiver usando um amp de guitarra, o som que sai pelo computador vai soar diferente - e isso é independente de você usar a USB da GT-100 ou outra interface. A questão aí seria o amp, que modifica o timbre, e não tem nada a ver com a interface.

    Bog
    Veterano
    # set/12 · Editado por: Bog
    · votar


    Rapha Sposato
    Agora a questão é a placa de audio... Se eu comprar no caso uma M audio Fast Track, vou conseguir tirar um som melhor na gravação ? Digo isso tanto na guitarra, mixagem de musica e tudo mais...

    Se você usar a USB da GT-100 para gravar, a outra interface nem é usada. A gravação não muda. E nem a mixagem. Na melhor das hipóteses, na hora de reproduzir o áudio, vai ter uma diferençazinha próxima do desprezível.

    O principal propósito de usar uma interface como a M Audio é você pegar um sinal e gravar com fidelidade e o mínimo de atraso possível. Em se tratando de uma guitarra timbrada com a GT-100, a própria pedaleira já faz isso. Se é só isso que você vai fazer, você não precisa de outra placa de som.

    Que tal você tentar obter os resultados desejados usando o que já tem por aí e SÓ DEPOIS pensar em comprar mais coisas? Parece que você nem sabe o que está faltando...

    Rapha Sposato
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Bog
    Entendi...
    Na verdade estou usando ela com o amp. Mas já imaginava que ao ligar ela via USB, seria um pouco diferente (Talvez muito?!). Mas ai é questão de timbrar novamente pra fazer as gravações...

    Realmente vou ter que dar uma lida no manual pra entender melhor isso.

    Mas Bog me diz uma coisa...
    Pra eu tocar e gravar, basta ligar a pedaleira no note (via usb e tal), abrir o programa que uso para gravação (no caso, vou usar o Nuendo ou o Reaper) abrir a track de gravação, soltar o som e já era ? Ou tem mais coisas pra eu fazer, ajustes e tal ?

    Sou bem leigo nisso... Estou perguntando aqui, porque estou no trabalho e o manual está em casa... Mas hoje quando chegar vou estudar o manual, pra não encher tanto com essas "perguntinhas".

    Bog
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Rapha Sposato
    já imaginava que ao ligar ela via USB, seria um pouco diferente (Talvez muito?!)

    Muito. O amp é um componente fundamental no timbre. Você precisa configurar a pedaleira usando fones ou um sistema de som de propósito geral, e não um amp de guitarra. Provavelmente, vai precisar mudar o modo de saída da pedaleira e usar simulações de amps.

    Realmente vou ter que dar uma lida no manual pra entender melhor isso.

    Com certeza. A GT-100 é um equipamento complexo e profundo. É poderosa, mas você não vai conseguir tirar tudo dela simplesmente com base em tentativa e erro.

    Pra eu tocar e gravar, basta ligar a pedaleira no note (via usb e tal), abrir o programa que uso para gravação (no caso, vou usar o Nuendo ou o Reaper) abrir a track de gravação, soltar o som e já era ? Ou tem mais coisas pra eu fazer, ajustes e tal ?

    Você precisa instalar os drivers da GT-100 (baixe no site do fabricante). Também precisa configurar na pedaleira o roteamento do áudio e o nível do sinal. E no computador, dependendo de como ele estiver configurado, pode ser preciso selecionar a GT-100 como dispositivo para gravação e reprodução.

    Note que quando você usa a GT-100 para gravação e reprodução, a placa de som não é usada. Se você tiver caixinhas ligadas na placa de som do notebook, não vai sair som por elas - o som está indo para o output da GT-100. Você precisa ligar as caixas ou fones na pedaleira, ou selecionar a GT-100 como dispositivo de gravação e a placa de som como dispositivo de reprodução.

    Sou bem leigo nisso... Estou perguntando aqui, porque estou no trabalho e o manual está em casa... Mas hoje quando chegar vou estudar o manual, pra não encher tanto com essas "perguntinhas".

    Lembre-se que este tipo de coisa envolve não apenas a pedaleira, mas também o computador. Você talvez precise configurar o SO (suponho que seja Windows) e o software.

    Rapha Sposato
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Bog
    Pô, você me deu uma LUZ que nem imagina...
    Quando chegar em casa, vou seguir essas dicas, fuçar tudo e ir tentando configurar ! =)
    Com o Windows consigo me virar, só não sabia muito a respeito da pedaleira, e nisso você ja clareou o caminho!

    Valeu mesmo Bog!

    Reinaldo Camargo Filho
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Olá, boa tarde.

    Desculpe desenterrar o tópico, mas como dizem, sempre é melhor usar a busca, então segui o conselho de vocês ao invés de criar um novo tópico.

    Sou antigo no fórum, do início pra cá aprendi muitas coisas com vocês.

    Mas a minha dúvida é similar a esta apresentada.

    Montei uma máquina aqui e gostaria de aproveitá-la, devido sua alta performance, para gravação de áudio, não apenas de guitarra, mas de voz também, também penso em comprar um controlador midi, pois hoje estou mexendo muito com DAW's, etc.

    Então eis as minhas dúvidas:

    Vou comprar uma interface de áudio custo x benefício, estou em dúvida entre a Interface De Áudio Usb Focusrite Saffire 6 2x4 Canais ou a M-audio Fast Track C400 4 X 6 Com Sistema Dsp + Pro Tools Se.

    Microfone estou em dúvida entre:

    Akg Perception 220 Shock Mount + Maleta

    Microfone Akg D5 Vocal - Profissional - Frete Grátis

    Akg Perception 120 , Microfone , Condensador , Loja, Nf+grnt

    , certo, até aí acredito que seja só plugar na interface USB e pronto.

    Agora surge a dúvida, em relação a guitarra.

    Hoje tenho uma guitarra feita a mão por luthier, muito boa, de altíssima qualidade, com captadores DiMarzio, ponte Wilkinson, etc, etc, etc.

    A saída do cabo dela é P10 tradicional, tenho uma pedaleira de baixa qualidade, que é a Zoom 606, aí que entra minha dúvida, penso em trocar essa pedaleira + pra frente, mas no cenário que tenho hoje, eu preciso ligar nessa esquema?

    Guitarra > Pedaleira > Direct Box > Interface USB > PC

    ou

    Guitarra > Pedaleira > Interface USB > PC?

    Preciso ter a Direct Box? Ela é barata, não tenho problema em comprar.

    É realmente útil ter ela?

    Também tenho um violão elétrico muito bom, antigão, como não mexo muito com violão não lembro a marca, mas é do nível da Crafter, etc.

    Dá para eu aproveitar a interface e gravar ele também?

    Desculpem tomar o espaço e tempo de vocês, agradeço desde já.

    Fiquem com Deus.

    Jonas F. L.
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Reinaldo Camargo Filho
    Sobre os equipamentos fica difícil eu opinar porque não usei nenhum desses na faixa de preço que você procura.

    Sobre a segunda dúvida, se usar uma pedaleira não precisa de um Direct Box, pois a pedaleira já prepara o sinal, soltando ele pra interface com nível de linha.

    Se for usar só a guitarra direto na interface, tem que plugar numa entrada que suporte Hi-Z (alta impedância). Normalmente as interfaces possuem um botão pra ligar e desligar o Hi-Z da entrada.

    E realmente, eu trocaria essa Zoom 606. Se você tem uma guitarra de luthier e tá usando ela, é como ter um avião com motor de fusca, não tá aproveitando o timbre da guitarra.

    Espero ter ajudado.

    Reinaldo Camargo Filho
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Entendi, eu quero trocar a Zoom, é algo que vou fazer daqui a 1 mês e 17 dias, é que realmente não posso investir tudo de uma vez.

    Mas estou no caminho, essa Zoom é algo velho, concordo plenamente contigo sobre a analogia do avião com motor de fusca.

    Muito obrigado pela ajuda.

    Surge outra questão, vou comprar pedais no caso, não vou de pedaleira não, então no caso, precisaria ligar o DirectBox ou essa entrada com suporte Hi-Z?

    Em relação a ordem de ligação de pedais eu já entendo um pouco.

    A Interface que vou comprar provavelmente vai ser a Focusrite Saffire 6, será que ela já possui esse tal de suporte a Hi-Z?

    Um grande abraço e já agradeço desde já sua atenção mestre.

    Jonas F. L.
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Segundo esse link, as duas entradas já são preparadas pra instrumentos com saída Hi-Z. Essa interface me parece ser muito boa, é uma boa pedida.

    Só uma perguntinha: você já possui um amplificador de guitarra?
    Se estiver pensando em comprar um microfone pro vocal, talvez valha mais a pena microfonar do que gravar em linha. Vai muito de gosto, mas tem quem prefira microfonar (mesmo com equipamentos simples) a gravar com simuladores em linha. Se não tiver ampli vai fundo nos Amplitubes e Guitar Rigs da vida.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Adaptador de som USB, DI Box ou interface pra guitarra USB?