Mesa de som para gravação e ao vivo

    Autor Mensagem
    alexandrexand
    Veterano
    # mai/10


    Pessoal, estou para adquirir uma nova mesa de som e gostaria de uma opnião de vocês:

    Queria uma mesa de som que tivesse 8 saidas indepentes para poder ligar 8 porta-pros e também pudesse gravar canal por canal, pois gostaria de quando estivesse fazendo shows eu pudesse usar os port-pros e quando estivesse em estudio pudesse gravar canal por canal

    Alguem tem alguma idéia de mesa que faça isso ??

    ogner
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    alexandrexand

    Leia esse tópico que tem muita coisa e vai te dar um norte!

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/135360/

    Abço.

    T-Rodman
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    1. Mesa de som não grava ao vivo. O que grava é interface.
    2. Gravando os canais em separado você pode editá-los depois, não necessitando de monitoramento para cada canal na hora do show, e sim você vai equalizar, mixar e masterizar depois, em casa.
    3. O mínimo se for o caso, é usar uma interface de 8/8 (minimo do mínimo) para tentar misturar os 32 canais de uma mesa nesses 8 canais, colocando os principais (guitarra, voz, baixo e teclado) em canais dedicados, e a bateria nos outros 4 canais. O melhor seria pegar uma interface de 32 canais, mas é bem carinha uma solução dessas. Fora isso, se for nessa linha de pensamento, comece a pensar em workstations para produção.

    ogner
    Esse tópico de 2008 tá velhinho. Acho que mudou um bocado de lá até hoje, principamente se estamos falando de PCs, onde PATA morreu para o SATA1/2, o SCSI já morreu para o SAS, a USB já virou 3.0, o Firewire 400 virou 800, os processadores triplicaram sua performance e existe software melhor, atualizado e com mais recursos.

    ogner
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    T-Rodman
    Esse tópico de 2008 tá velhinho

    É verdade. Sem duvida, Mas pra uama idéia geral ele ainda pode ajudar bastante, se vc ler na integra verá que o assunto foi se desenvolvendo abrangendo bastante o cerne da coisa!! E com pessoas bem gabaritadas dando uns pitacos!

    Abço..

    jaime willians
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    alexandrexand
    indico a voce uma console digital,que voce pode configurar os direct outs dela pra gravacão,o maior problema é quantos canais voce irá gravar.

    ricolb
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    alexandrexand
    Procure pesquisar por Alesis MultiMix 16FIREWIRE 16-Channel Mixer with Firewire
    Mesa e interface de audio em um só produto com 16 canais enviando o audio para o PC via Fireware. Pode ser que seja uma boa solução. ABÇS!

    alexandrexand
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Pessoal, estou pensando em gastar aproximadamentes R$ 2.500,00 e sei que precisarei de interface para gravação(a interface comprarei depois), mas a minha questão é qual mesa resolveria meu problema em questão de direct-outs para gravação e retornos individuais?

    alexandrexand
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Tenho uma banda composta de:
    1 Bateria
    1 Baixo
    1 Guitarra
    1 Teclado
    5 Vozes

    ricolb
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    alexandrexand
    Um pouco mais de ajuda:
    ALESIS Multimix 16 Firewire

    ogner
    Veterano
    # mai/10 · Editado por: ogner
    · votar


    alexandrexand

    Se vc quiser gravar um show por exemplo...Enviar os instrumentos para mesa (PA) e para o Computador ( gravação) pelo que eu aprendi por aqui o mais indicado é usar um spliter, um aparato que vai dividir o sinal de cada instrumento em 2, PA e Computador...No computador vc precisara de uma interface com no seu caso muitos canais e de um pré amp, principalmente paras vozes!! Pelo menos 13 entradas na interface, pra gravação em tracks individuais. Para reprodução no PA, uma mesa comum com entradas suficientes bastaria.....Pelo que li tb, ate naquele topico, usar os directs outs para gravar não é o mais indicado....

    Se dei pitacos equivocados corrijam-me

    ogner
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    ricolb
    Um pouco mais de ajuda:
    ALESIS Multimix 16 Firewire


    Bacana essa mesa! Sabe com ela divide o sinal!? Acho que ela manda o sinal via Firewire pro comput, ae já grava em tracks individuais e pro PA normal...

    Bacana!

    alexandrexand
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    A questão de gravar utilizando multi-cabo spliter eu já conhecia, mas não lembrava, a questão é que não queria gastar com duas mesas.
    Sendo assim, como vocês me aconhelharam qualquer mesa (relativamente) resolveria este problema, pois vou ter que usar o spliter.
    Dentro desta situação pesquisei duas mesas:
    - Behringer Xenyx 2442fx com USB
    - YAMAHA MG20/6C-USB

    Agora o outro ponto? Como poderia utilizar o Powerplay HA 8000 para utilizar 8 fones de ouvido como retorno de forma que cada músico tivesse seu proprio volume?

    - Alguem teria outra mesa para aconhelhar?

    Iversonfr
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    ricolb
    Procure pesquisar por Alesis MultiMix 16FIREWIRE 16-Channel Mixer with Firewire

    Essa interface tem 8 prés, e pelo que to entendendo, ele vai ligar uns 15 mics se considerar que usaria uns 5 na batera, mas já resolve bastante o problema.

    alexandrexand

    Rapaz, sinceramente eu acho que é muito dificil fazer exatamente o que voce quer como valor que voce tem disponível. Voce ta querendo comprar Ferrari com preço de Fusca. Uma interface simples de 8 canais como uma M-audio ou uma Presonus ou mesmo essa Alesis Multimix já estoram seu orçamento, isso sem contar os cabos, que voce gastaria mais uns 500 reais facil facil montando cabos com plugs bons.

    Pode existir outras, mas a única que eu conheço que faria exatamente isso que voce quer seria a Presonus Studio Live, que tem 16 entradas de mic e é interface, tem vários tipos de saídas, tem entrada com phantom power pra gravação, mas o preço dela é 2mil dólares lá fora... nunca vi uma aqui no Brasil.

    Outra dica seria economizar as entradas, tem como pedir pro cara fazer um cabo Y que usaria apenas 1 entrada e ligaria dois microfones por exemplo, 2 tons da batera pra economizar, etc... apesar de não ter encontrado para vender numa olhada rapida pela net, acho que essa Alesis seria a que melhor te atende, porém parcialmente, mas oq voce quer mesmo só uma Studio Live... Ainda tem mais uma "gambi" que daria pra fazer... voce compra uma mesa e uma interface de 8 canais... os 5 microfones voce liga na mesa e joga o PAN tudo pra esquerda, e os tons e surdo da batera voce joga tudo pra direita... só aí voce ja economiza um monte de entradas na interface, mas aí voce teria o trabalho de equalizar perfeitinho na mesa porque as vozes seriam gravadas tudo junto, mas é uma saída tb... abs!

    alexandrexand
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Pessoal, peço desculpas mas acho que não me fiz entender.
    O que estou precisando é de uma mesa de som que eu consiga ter 8 saídas para retorno (usando HA8000) e que eu possa (FUTURAMENTE) fazer gravações canal por canal utilizando uma interface de audio interligada a esta mesa.
    A interface será separada da mesa.

    Nem sei se existe esta mesa. rsrs

    Iversonfr
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    alexandrexand

    Ahhh agora entendi... rsrsrs... mas voce quer as saídas individuais? isso não conheço, oq faço é ligar a saída auxiliar da mesa e mandar pra retorno, mas todos escutam a saída geral da mesa, que estão todos os instrumentos...

    Gravar pela mesa com canais separados mesmo utilizando uma interface não tem como, pois a mesa vai enviar apenas o R e L, pra gravar ao vivo tudo separado voce teria que usar a própria interface como mesa de som, ou a tal Studio Live, pra ja entrar tudo nela pra conseguir os sinais separados, aí até daria talvez pra mandar os canais separados para os músicos, pois um interface dessa costuma ter umas 8 saídas, mas existe o risco do seu pc travar ao vivo não dando conta do recado e o som simplesmente PARAR, num deve ser legal... rsrsrs... abs!

    T-Rodman
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Tenho uma banda composta de:
    1 Bateria
    1 Baixo
    1 Guitarra
    1 Teclado
    5 Vozes


    Com isso, estou contando de 13 a 16 canais utilizados em uma mesa.
    (vamos esquecer totalmente a interface, porque ela só atrapalhou, já que hoje em dia ou se usa interfaces como a Presonus Studio Live ou usam interfaces sem mesa de som, tudo controlado por software ou interface de controle externa, que mata qualquer mesa de som)

    Usando as mesas da Behringer como referência, ou se pega uma XL1600 que teria só 12 canais (daí tem de fazer alguma gambiarra nos mics da bateria), pagando algo em torno de R$ 1600 na XL1600, ou se pega uma XL2400 por cerca de R$ 2600 com 20 canais utilizáveis para seu fim.

    Uma talvez que se encaixe em seu orçamento e que tenha recursos legais seria talvez essa Staner:
    http://www.playtech.com.br/ch/prod/12167/31/0/mesa-staner-wg-16-c-efei to.aspx
    http://www.staner.com/produtos/consoles_mixers/wg16.php

    ou essa Yamaha:
    http://www.playtech.com.br/ch/prod/15849/31/0/mesa-yamaha-mg-206c.aspx

    como cada uma tem recursos adicionais diferentes, tem de fazer uma análise pessoal aí do que vai compensar pra você.

    amplexos

    T.

    alexandrexand
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    E em relação ao retorno com o HA8000

    T-Rodman
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Eu tenho a versão menor de 4 canais.
    Ele entre com 2 canais e amplifica esses canais com o mesmo som para todas as saídas.
    Uso dentro do meu home-studio para gravarmos com condensador.
    Não tem muita coisa especial nele a não ser a escolha de saídas (1 ou 2, ou 1e2) e o controle de volume individual para cada canal. Havendo cabo para levar o sinal para todos os integrantes, não tem problema.

    Em tese o sinal sai da mesa, entra no HA8000, e sai do HA8000 para as potências, equalizadores, etc.

    alexandrexand
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    T-Rodman

    Estou querendo usar o HA8000 com 8 headphones para que cada musico escolha qual instrumento ele quer mais alto no seu retorno.

    T-Rodman
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Se a HA8000 só tem 1 entrada estéreo (ou 2 monos), acho que não daria para fazer isso que você deseja Alexandre.
    Talvez só com aquelas caixinhas de retorno individual daria algum resultado do gênero. No contrário, vai ser só o som que sair da mesa de som.

    amplexos

    T.

    alexandrexand
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Tem certeza disso, pois já usei powerplay em shows e tenho como aumentar o instrumento que quiser no headphone.
    As entradas atras do powerplay são para vc colocar o geral da mesa e as da frente para voce colocar a saida do auxiliar da mesa.
    Caso esteja errado, favor me corrigir pessoal.

    Hammer
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Galera me ajuda numa outra duvida ae... um mixer estilo a mackie fx8 pro c/ usb para gravação caseira (so para treino msmo) a qualidade é muito inferior ao de uma fast track???
    Grato..

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Mesa de som para gravação e ao vivo