Home Estudio = Do que preciso mais?

Autor Mensagem
Ally_Slash
Veterano
# abr/10 · Editado por: Ally_Slash


Bom pessoal,quero fazer um Home estudio para estudo e gravações caseiras e talvez ensaios,então,do que presciso para gravação,meu equipo é esse por enquanto:

Amplificador Laney lv300 twim
Guitarra Epiphone e Ibanez Jem Jr com Gotoh
Set de pedais e Pdaleira Zoom G9

Dai tenho uma escrivaninha com o Pc e com um Rádio da Gradiente ligado ao som do Pc.

Então,para fazer as gravações,estava pensando em comprar um mic Condensador e uma interface para o computador,pensei nesses daqui:

Mic Condensador Beringuer C-1
Interface de Audio ART Dual pré 2x4

Vocês acham que com isso consiguo já fazer um mini estudio para estudo e gravações caseiras?

Caike_bend
Veterano
# abr/10
· votar


Ally_Slash
Consegue sim. Não vai ficar TÃÃÃÃO profissional, mas já dá pro gasto.

vlw

Ally_Slash
Veterano
# abr/10
· votar


Caike_bend
ée,queria mais pra gravar para analisar como eu to tocando,teste de timbre,gravação para Jams daqui e videos do Youtube!

Caike_bend
Veterano
# abr/10
· votar


Ally_Slash
Tá ótimo então, eu uso só o Audacity e já dá pra gravar tranquilo, imagina com tudo isso! hehe

vlw

kiki
Moderador
# abr/10 · Editado por: kiki
· votar


já da sim, até com menos dá!

por exemplo pedaleira digital dá pra ligar direto, fica assim:
guitarra>pedaleira>cpu
só que tem que saber regular bem ela.

ou só a interface (nao sei se essa que voce citou dá, mas acho que sim):
guitarra>interface>cpu
efeitos via softwares

ou se seu ampli tiver um line ou saida de fone:
guitarra>pedais>ampli>cpu
(pedais opcionais)

todas essas opções que eu postei são "silent", não faz barulho por que vai tudo em linha. voce usa um fone e grava até de noite. também não entra outros barulhos.
é um pouco diferente pra timbrar quando é direto em linha.

com esse kit que voce ta falando, dá pra fazer um esquema mais bacana, mas mais trabalhoso:
guitarra>pedais>ampli>mic>interface>cpu
esse não é silent, esige cuidados com o horario e com os ruidos externos. mas pega mais o timbre que voce ja ta acostumado.

tudo isso pra gravar voce sozinho. ensaio é mais complicado...
só se botar o condensador como mic geral, mas aí fica tudo em um canal só.

Iversonfr
Veterano
# abr/10
· votar


Ally_Slash

Pra microfonar o ampli é melhor um mic dinâmico, tipo um SM57. Se voce botar um condensador que é super sensível na frente dum ampli arrebentando de fazer barulho é perigoso até estragar o mic com o tempo. As interfaces que o pessoal recomenda por aqui são as M-Audio. No seu caso acho que seria legal um SM57 mais uma M-Audio Fast Track.

Ally_Slash
Veterano
# abr/10
· votar


kiki
hmmm
é,que prefiro mais o timbre microfonando o ampli.

Iversonfr
Mas ouvi falar que para gravar,um mic condensador era melhor,isso é verdade?

Qual a diferenca entre o dinamico e o condensador?Seria que o condensador seria mais sensivel?

Abraco

Minow
Veterano
# abr/10
· votar


Ally_Slash
Mas ouvi falar que para gravar,um mic condensador era melhor,isso é verdade?

Não.

http://forum.cifraclub.com.br:80/forum/16/222872/

Ally_Slash
Veterano
# abr/10
· votar


Minow
hmmm
entendi!
___________________________________________________


Bem pessoal,em junho to de aniversário,faço e 15 anos e agora meu pai disse que ele libera R$2500,00 pra mim fazer um estudio atrás de casa,pra poder ensaiar com a banda e fazer minha gravações!

Então,o que tenho que comprar pra ter um audio bom e poder fazer gravações?

Bom,eu sei que presciso comprar uma mesa de som de uns 8 canais,2 caixas acústicas,uma potência,um interface de audio e um mic.


Os modelos de mesa,caixa,isso não entendo nada,então,não faço idéia do que pegar,só tenho definido já mais ou menos a interface e o microfone pra gravar.

Então,tenho já:
Amplificador Laney lv300 twim
Guitarra Epiphone e Ibanez Jem Jr com Gotoh
Set de pedais e Pedaleira Zoom G9

Um computador que pretendo usar para fazer as gravações usando o Reaper,e ele está ligado a um Radio da Gradiente.

Então,queria adquirir com até R$2200,00 equipamentos para as seguintes funções:

-Para fazer gravações caseiras
-Que dê para ensaiar,tipo,eu tendo em casa o equipamento de audio e meus equipos da guitarra,só faltando os equipos do baixo,guitarra base e bateria.


é isso,vou usar pra ensaios com a banda e para estudos/gravações.

Resumindo,vai ser minha segunda casa!

Tenho R$2200,00 o que recomendam?Abraço

T-Rodman
Veterano
# abr/10
· votar


eu iria de:
1. Interface de Audio: Presonus Audiobox USB R$ 580
2. 1 par de monitores de referência: Monitor Yamaha Hs 50 M R$ 1400
3. 1 fone de ouvido Koss Porta Pro.
4. Se sobrar dinheiro: 1 microfone bom dinâmico e 1 condenser.

- assim você grava a guitarra via pedaleira, ou amp, ou mesmo direto na interface com plugins de pedais e amps como amplitube e Guitar Rig, vai ter nitidez na qualidade de gravação, vai gravar sem atraso nos equipamentos e conflitos, por ter uma interface dedicada para home studio, e vai ter junto um programa DAW incluso na interface que você vai aprender a mexer para gravar.

pode adquirir as opções 1, 2 e 3, ou 1, 2 e 4 - se o bolso assim o permitir.

uma mesa de som de uns 8 canais,2 caixas acústicas,uma potência,um interface de audio e um mic
Mesa de som, potência e PA é mais para tocar ao vivo mesmo.
Fica difícil misturar as duas coisas, porque em um home-studio não é necessário uma mesa de som, e monitores de referência tem qualidade e potência diversa de um sistema de PA.

Praticamente, tocar ao vivo é um kit, e gravar em estúdio é outro.

Se quiser ter o conjunto de PA com mesa, potência e caixas, pode comprar, mas separe o dinheiro para a interface e o fone de ouvido para seu home-studio - mantendo as duas coisas separadas, e talvez, de vez em quando gravando uma demo ao vivo em 2 canais da interface, ligados na mesa, de vez em quando.

Ally_Slash
Veterano
# abr/10
· votar


Alguém ai que entenda deste assunto poderia ajudar?

Ally_Slash
Veterano
# abr/10
· votar


T-Rodman
tipo
se eu pegar a interface,o par de monitores e 1 mic dinâmico,consiguo ensaiar com a banda com esse equipamento?

é que pretendo também ensaiar com esse Equip,dai no caso o pessoal traria o equipamento de que prescisa,e eu teria ali o Equipamento de som e o meu da guitarra!

Isso daria pra fazer com as opções 1,2 e 4?

Minow
Veterano
# abr/10
· votar


Ally_Slash
O que exatamente você pretende gravar?
Pretende gravar bateria acústica (sugiro que você esqueça essa possibilidade por enquanto)?
Você realmente precisa da mesa e PA? Eu acho que não.

Seja bastante específico no que exatamente você pretende gravar no seu estúdio, se é voz, baixo, guitarra, violão, etc.

T-Rodman
Veterano
# abr/10
· votar


1, 2 e 4 fica difícil pra fazer som ao vivo, porque você vai precisar da mesa de som para ligar mais do que 2 instrumentos, já que a interface só tem 2 canais de entrada. Fora isso, monitor de referência é pesadão e delicado. Não é igual as caixas de PA.
Se for o caso, pegue uma mesa e um par de caixas amplificadas para fazer o som ao vivo (R$ 1000), e depois gaste no microfone, interface e fone de ouvido bom para o home-studio.
É melhor deixar separado as duas coisas. Você vai acabar aproveitando mais dessa forma.
Se tiver notebook, use a interface no note, que você vai poder levá-lo no ensaio para gravar ao vivo, e em casa, você vai aprender a produzir melhor suas gravações e estudo.
Como os monitores de referência são caros, eu acabei deixando eles por último em casa. Eu já tinha o sistema de PA pra tocar ao vivo, já tinha a interface, o fone, os microfones, tudo, pra depois comprar os monitores, empolgar e comprar um segundo par.

amplexos

T.

Ally_Slash
Veterano
# abr/10
· votar


Minow
Olha cara,só quero um equipo onde possa gravar Guitarra e Violão e que possa ensaiar com a banda.

T-Rodman
Tipo,eu queria um sistema de PA e mesa,potencia para ensaios da banda e pegar junto uma interface e microfone para gravar algumas coisas aqui em casa com a guitarra,entendeu?

Os monitores será que eu posso usar o do Radio?

Tipo,no total eu compraria isso:


Um Mesa de Som de 8 canais
Uma potencia
2 PA's
Uma interface de Audio
e um Shure SM57

é mais ou menos isso que to pensando,só não sei os modelos,com R$2200,00 será que pego algo com bom custo x benefício?

T-Rodman
Veterano
# abr/10
· votar


Substituto de monitor de referência é só um bom fone de ouvido. Não fica igual gravar e ouvir na caixa de um rádio. é por isso que eu indico a interface + fone de ouvido.

Pra tocar na banda, tudo depende do tamanho da caixa e potência. Por aqui eu me viro com 1 par de Leacs e uma potência de 2 canais de 100W (mais ou menos R$ 1000). Se for para caixas maiore se potência maior, o valor sobe consideravelmente. A mesa de som pra isso, uma Wattsom ou Staner de R$ 250~300 dá conta do recado.

No rádio, você vai poder usar ele, como caixa de som comum. Vai escutar a faixa depois de finalizada, mas durante o processo de gravação, vai ser mais fácil trabalhar com o fone de ouvido, que também é ítem básico na hora de se gravar a voz com um microfone condensador.
Ou seja, mesmo nos futuros upgrades, o fone de ouvido é um ítem do home-studio, que você pode comprar agora no começo.

Minow
Veterano
# abr/10
· votar


Ally_Slash
Pra que 8 canais na mesa?

Ally_Slash
Veterano
# abr/10
· votar


T-Rodman
ahhh
entedi agora

Presico de um par de caixas acústicas (não sei o modelo)
uma potência
uma mesa de som

um interface
um microfone
e um fone de ouvido

Bem,vocês poderiam novamente me ajudar no modelo da mesa,da potencia e das caixas?Se ajudar,na mesa,eu usarei 3 microfones,dois para vocais e um pra back vocal.

Eu vou usar para ensaios,shows de pequeno e médio porte.

Os que já me decidi são esses:
Interface:Art Usb Dual Pré 2x4 ---- R$350,00
Microfone Shure SM57 ----- R$460,00
Fone de Ouvido ----- R$90,00 (acho que vou pegar um beringuer Hps3000)

Bom,até ai da R$890,00.

Teria mais R$1300,00 para comprar:

Um par de Caixas
Uma potencia
Mesa de Som

Qual vocês me indicam?




Minow
poisé cara,vi agora que um mesa menor já daria.

Ally_Slash
Veterano
# abr/10
· votar


Bem,a mesa eu tenho já em mente qual modelo pegar,mas tenho duvidas nas caixas de som e na potência.

A potencia eu sei que depende das caixas,mas ai vem as duvidas:

-Qual potencia seria a adequada para ensaios e shows de pequeno é medio porte?

-Qual modelo eu pego?

-Eu não entendo nada de caixas amplificadas,passivas,ativas,etc...Qual seria melhor?Uma ativa e uma passiva?De qual potencia?


Abraço e obrigado,me ajudaram um monte mesmo!

Iversonfr
Veterano
# abr/10
· votar


Ally_Slash

Bom, da pra perceber que voce ta completamente perdido.

Primeiramente, se voce quiser gravar tua guita, ou seja, colocar o mic na frente do ampli pra gravar, o melhor é um mic dinamico tipo um sm57 como eu disse, mas se tua ideia é gravar a banda inteira, o melhor é um condensador no meio da sala bem posicionado, e ja adianto que fica meia boca.

O dinheiro que voce tem não consegue comprar tudo que voce quer. Um par de caixas passivas mais uma potencia honesta, ja fica entre 1500 a 2000.

Voce tem que escolher oq voce quer:

-Se quiser ensaiar com a banda e fazer pequenos shows, compre uma mesa xenyx da behringuer, uma potencia e duas caixas de som passivas de uns 200rms, cabos e SÓ, mesmo pq provavelmente isso ja vai ter estourado um pouco seu orçamento. De preferencia procure alguem que monte as caixas pq sai mais barato.

-Se a tua intenção é gravar, compre um fone bom, uma interface boa, um mic condensador, um dinamico e um kit de mic pra batera, pode ser o samsom que é barato e honesto, esqueça monitor de referencia a principio e invista essa grana em microfones, tendo em vista a qualidade de gravacao, mais pra frente voce compra uns monitores legais.

-Se voce quiser ter tudo, aumente teu orçamento pra uns 6000, pois 2500 não faz milagre .

Quanto às suas outras dúvidas sobre modelo de mesa, diferença entre caixa passiva e ativa, etc, use a BUSCA que ja tem diversos topicos sobre o assunto. Abs!

Ally_Slash
Veterano
# abr/10
· votar


Iversonfr
Então cara,me decidi.
Li sobre Pa's Ativas e decidi!

Vou comprar duas Pa's Ativas -- R$1100
Mesa de Som Beringuer Xenix 1002 - R$279,99
Microfone Shure SM57 -- R$459,99
Interface de Audio -- R$349,99
Fone de Ouvido Porta Pro Koss --- R$124,00


O total é de R$2.313,97

Acho que vai funcionar!
ASUAHSUAHSUAHS

bem,me ajudaram muito hoje,se alguém acha que trocaria alguma coisa ai me falem!

Iversonfr
Veterano
# abr/10
· votar


Ally_Slash

Pra qq voce vai comprar uma mesa e uma interface?

Ally_Slash
Veterano
# abr/10
· votar


Iversonfr
cara,eu posso ligar a mesa no pc?

Dai não prescisaria da interface certo?

Então,pronto,fechou,tiro a interface e fico com uma mesa melhor!

é que só entendo mesmo de equipamentos de guitarra,agora to me aprofundando um pouco no de som!

Mas as poucos eu aprendo!

Iversonfr
Veterano
# abr/10
· votar


Ally_Slash

A mesa tem que ter saída USB, da sim. Esse mic que voce vai comprar é indicado para microfonar amplis, no caso, vc vai conseguir microfonar seu ampli. Baixo voce liga direto na mesa, batera voce nao vai conseguir gravar. Teu vocalista tem mic? Vai precisar de um pra ele se voce quiser fazer showzinho ao vivo...

Ally_Slash
Veterano
# abr/10
· votar


Iversonfr
sim sim,eu só queria mesmo para gravar algumas brincadeiras na guitarra.

O resto do equip é só pro som do ensaio e alguns show pequenos!

Ally_Slash
Veterano
# abr/10
· votar


Então,vou deletar a Interface de Audio e pegar uma mesa de som melhor,então,fica assim:

Vou comprar duas Pa's Ativas -- R$1100
Mesa de Som Beringuer Xenix 1204 - 500,00
Microfone Shure SM57 -- R$459,99
Fone de Ouvido Porta Pro Koss --- R$124,00


O total é de R$2.183,99

Iversonfr
Veterano
# abr/10
· votar


Ally_Slash

Nesse pensamento então, até o fone eu acho desnecessario se a intenção não é gravar. Compra um fone da phillips mesmo. Use a grana que vai "economizar" na interface e no fone e capricha na mesa de som, pq o que voce quer é tocar, fazer shows e não gravar. Com uma mesa que tenha usb e um mic voce ja grava legal tua guita pra brincar, e se voce caprichar e comprar uma mesa com efeitos e tal, vai ser bem legal pra usar ao vivo, acho que isso ae vai te servir bem a principio.

Não esquece de contabilizar os cabos, e não economize nos cabos pois são o principal. Vá em alguma loja de som e mande fazer cabos com plug Neutrik e tal. Como voce toca guitarra, invista no seu mic para gravar a guita, o sm57 é excelente. Se precisar pra voz, pega um Leson ou SuperLux, ou se tiver com a grana ainda, pega um shure sm58 mesmo. Boa sorte! abs!

kiki
Moderador
# abr/10
· votar


Ally_Slash
hmmm
é,que prefiro mais o timbre microfonando o ampli.

preferir acho que quase todo mundo prefere

mas é a diferença entre montar um kit com 5 equipamentos (cabos e tomadas) ou 3 equipamentos. as vezes a gente quer praticidade.

e mais o lance do barulho externo e do barulho pelo horário. ligar em linha te permite gravar uma JAM de madrugada, por exemplo.

não sei se isso faz sentido pra voce agora, mas quando tu tiver trabalhando e só tiver as noites pra gravar, ce vai sentir o drama...

Ally_Slash
Veterano
# abr/10
· votar


Iversonfr
hmm
brigado muito pela ajuda cara!
Abraço

kiki
é cara,vendo por esse lado...
Mas se for o caso,dai ligo a pedaleira no pc em linha@

Jeff.gomes
Veterano
# out/12
· votar


++++++++++++
Ressuscitando
++++++++++++


Resolvi nao criar outro topico porque minha duvida é bem simples.

Estou querendo montar um "mini-home-studio"... mas agora a grana está curta, estou pegando um ampli novo, e comecei a comprar pedais e etc.

Uma interface "Scarlett 2i2 da Focusrite" mais um Shure sm57 seria o suficiente para gravar, violão, voz e ampli?
Dizem que se colocar a capinha de espoja no shure sm57 da uma amenizada nos medios agudos e fica legal para voz.

A questão de equalizar iria ser pelo posiocionamento do micro(sm57) e monitorado po headphone mesmo.

Mas tarde eu queria comprar 1 par de monitor, uma mic condensador descente etc... mas agora não dá.


Para gravar voz, violao e as vezes ampli (as vezes porque guitarra é mais facil e rapido gravar por Vst-plug in) seria a melhor opção esta?

Ps: é somente para gravar demos de composições e mais tarde começar a postar videos no youtube (minha namorada tem uma camera semi-profi =P ).

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Home Estudio = Do que preciso mais?