Reason e FCB1010 - Dúvidas!

Autor Mensagem
makumbator
Moderador
# abr/10
· votar


janick

A minha tem update de firmware(trocando a Eprom), e há um firmware independente que tem umas funções extras que o da Behringer não tem.

O firmware diferente é o Uno:

http://www.ossandust.be/midi-footcontroller-links.php

A minha tem firmware da Behringer mesmo, mas na versão mais recente.

Pink Floyd na Veia
Veterano
# abr/10 · Editado por: Pink Floyd na Veia
· votar


Para controlar o Guitar Rig ou Amplitube dentro do Cubase faça o seguinte:
1 - Crie uma trilha de Áudio;
2 - Habilite o botão monitor para que o som saia (ícone de alto-falante);
3 - Na barra à esquerda clique em insert e selecione o Guitar Rig ou Amplitube;
4 - Crie uma trilha Midi;
5 - Na saída da trilha midi (out, rsrsrs) selecione o vst que escolheu pra trilha de áudio.

Exemplo de como fica no Cubase

A partir daí a FCB 1010 controlará pela trilha midi o efeito que está insertado na triha de áudio, sacou? O único cuidado é selecionar a trilha midi porque senão o comando midi não irá funcionar.
Para testar se deu certo é simples: Basta abrir o vst (Ctrl+Tab) e ir no learn do vst (no guitar rig fica em options, no amplitube em MIDI). Se funcionar, quando você escolher um preset na FCB, o vst vai reconhecer e assinalar aquela nota midi para o que desejar controlar (para isso, evidente que os presets da FCB 1010 tem que estar configurados, mas parece que isso você já está manjando né?).

Qualquer dúvida poste aí.
Abraço

Pink Floyd na Veia
Veterano
# abr/10 · Editado por: Pink Floyd na Veia
· votar


Ah, um detalhe que estava esquecendo:
quando você assinalar as notas midi ao(s) VST(s), automaticamente elas serão salvos no programa e quando você abrir de novo vai funcionar sem problemas. Porém com o Reason é um pouco diferente. Como algumas pessoas já disseram existe um arquivo que se chama MIDI Implementation Charts que nada mais é que uma tabela constando quais notas controlam o que no reason. Ou seja, em vez de você mandar o reason aprender as notas midi e assinalar o que quiser, VOCÊ é que tem que configurar a nota correta, de acordo com essa tabela, para que quando você fechar e abrir o reason os controles possam funcionar corretamente.

segue o link desse arquivo para o reason:
Reason Tabela Notas Midi

janick
Veterano
# abr/10
· votar


Pink Floyd na Veia
Opa! Cara, tu me ajudou MUITO! Mas o Amplitube realmente não quer reconhecer os CC's que o FCB1010 ta mandando. Já o Guitar Rig, ta reconhecendo isso tudo fácil fácil!

Hm! Então, to olhando a MIDI CHART aqui do Reason, no NN-XT, não tem nada escrito de samples. No NN-19 eu li algumas coisas à respeito de samples, mas não achei qual comando serve para ativar os samples.

Quais CC's acionam os Samples no NN-XT(ou NN-19 né) no Reason?

:P

Desculpa perguntar tanto é que eu me perdi nessa chart ai!

janick
Veterano
# abr/10
· votar


Outra coisa... ele carrega samples do próprio reason né?

Eu tava querendo usar samples prontos já! Como se fosse um tape-deck, sacou? Eu faço os samples no cubase mesmo, e uso eles prontos já!

janick
Veterano
# abr/10
· votar


Ou ainda sim, uma track midi, carregar ela em algum instrumento do Reason e tocar a hora que eu quiser.

janick
Veterano
# abr/10
· votar


Se alguém souber, me ajuda como carregar samples assim via comandos midi! Setar cada CC para um Sample diferente, e tocar apenas uma vez, ao invés de tocar em loop. Tem como?

Pink Floyd na Veia
Veterano
# abr/10 · Editado por: Pink Floyd na Veia
· votar


Mas o Amplitube realmente não quer reconhecer os CC's que o FCB1010 ta mandando. Já o Guitar Rig, ta reconhecendo isso tudo fácil fácil!

Velhão, a FCB1010 manda notas de duas maneiras:
- habilitando na config do preset o pedal 10, escolhendo uma nota de 0 a 127 (assim funciona o Guitar Rig);
- Para funcionar no Amplitube, desabilite no preset o pedal 10 e habilite os pedais 6 e 7. na config do pedal 6 escolha uma nota "x" e no segundo parâmetro do pedal (aperte UP uma vez) coloque 0. na config. do pedal 7 escolha A MESMA NOTA do pedal 6 mas no campo value (UP) deixe 127. Voilá!!! Faça o teste e me avise...


Hm! Então, to olhando a MIDI CHART aqui do Reason, no NN-XT, não tem nada escrito de samples. No NN-19 eu li algumas coisas à respeito de samples, mas não achei qual comando serve para ativar os samples.

O NN-XT é um avançado sampler. Vou dar uma explicação rápida sobre ele.
Qundo você cria um NN-XT no Reason ele automaticamente vem com um timbre de piano. Ele tem os controles globais (afetam todas as zonas de samples) e em sua parte inferior conta com o remote editor - é aí que você deve inserir seus samples!!! Para abrí-lo, clique numa setinha que há no canto equerdo inferior dele.
Então você verá os samples de piano do patch inicial dele. Para excluí-los para inserir seus próprios samples, basta clicar com o direito no meio do remote editor (onde estão os samples), clicar em Select All Zones e em seguida deletá-los.
Pronto, a área está livre!!!

Inserindo um sample no NN-XT
- clique em load sample;
- localize o arquivo em seu computador (.wav só aceita em 16 bit) e clique em OK;

Repare que apareceu uma faixa que vai desde o C1 até o C6 do teclado virtual. Se você tocar num teclado plugado via midi vai sair o som do sample em todas as teclas abrangidas por esta faixa, mas note que apenas em C3 vai sair o som original dela. Isso acontece porque automaticamente o NN-XT ajusta cada uma das outras notas pelo Pitch, aumentando ou diminuindo o tom do sample para as outras teclas. Provavelmente você vai querer este sample em apenas uma nota. Para diminuir a faixa (chamada zona) de abrangência do sample, clique nos quadrados pretos nas bordas da zona e arraste, ou então ajuste pelos botões LO KEY e HI KEY logo abaixo da área onde ficam os samples. Se você escolheu, por exemplo, o C1 para executar o sample, para ajustar o pitch e deixar o som original, utilize o botão ROOT e leve, neste exemplo, a nota para C1 também. O legal do NN-XT é que todas as configurações do Remote Editor são individuais para cada sample, bastando selecioná-lo e fazer a alteração desejada (Modulação, Velocity, LFO, AMP Envelope, etc.). Desculpe a novela, rsrsrs.


Quais CC's acionam os Samples no NN-XT(ou NN-19 né) no Reason?

Então cara, no meu caso, eu tenho um teclado ligado no PC via midi e também A FCB 1010. Como meu teclado tem 61 teclas (C1 - C6) sobra de C#6 a G8 e de C-2 a B0 para eu deixar samples. Funciona assim porque quando eu configuro um preset na FCB e habilito o pedal 10 para enviar uma nota midi, na verdade é como se eu tocasse uma tecla do teclado, sendo a nota 0 o C-2 e a nota 127 o G8, sacou? então, se você deixar, por exemplo, o sample na tecla C#6, basta configurar o pedal 10 para enviar a nota número 97 para disparar a bendita. Simples assim (talvez não tão simples, rsrsrs, mas só até você fazer).

Velhão, se ficou algo mal explicado, avise aí que a gente dá um jeito. Ou não, rsrsrs.

Abraço

janick
Veterano
# abr/10
· votar


Opa! Fala meu caro!

Comecei a fazer os testes aqui agora, mas infelizmente não deu muito certo.

Desabilitei o Pedal 10 no FCB1010, dai liguei os pedais 6 e 7. Dai, eu peguei setei para os pedais:

Pedal 6: 55, 00
Pedal 7: 55, 127

Dai fui tentar usar o learn do Amplitube, em nenhum deles funcionou... além disso, o que mais tem que estar configurado na minha pedaleira para ele reconhecer esses sinais? Apenas os pedais 6 e 7? E no PC? Nem sinal de vida ta dando no Amplitube :/

O Reason eu vou testar agora, mas parece bem tranquilo de se fazer, espero que dê certo!

Valeu!

Pink Floyd na Veia
Veterano
# mai/10
· votar


Cara, testei aqui no Amplitube 3 que, como a gente tinha conversado, eu nunca tinha usado... funcionou de boa!!!
Na FCB não tem mais nada pra configurar além disso...

Como está conectada a FCB?
Olhou nas configurações de MIDI do AT?
Testou em Stand-alone e insertado no Cubase e em nenhum funcionou?
Veja se no canto esquerdo inferior do AT3 quando você pisa no preset se pisca o botão do sinal MIDI IN...

Faça estes testes pra gente ver no que dá...

janick
Veterano
# mai/10
· votar


Pink Floyd na Veia

Hm! Agora funcionou! Sabe o que é? Eu tava usando o Preset 00-01 para mandar uma nota CC55 por exemplo, e o amplitube simplesmente não entendia isso. Depois que eu peguei e mandei ele enviar sinal CC01, e cada respectivo preset com um CC de mesma numeração, ai deu certo! E também tive que mudar os EXP Pedal para 07(A) e 11(B)

Ai deu certo! Só tem um bug aqui, mas dai é do Amplitube mesmo, que com o FCB1010 e outros foots "não oficiais" essa função ta bugando e dando diversas respostas inesperadas ou nenhuma resposta! Até no fórum da IK Multimedia o Suporte Técnico já falou que ta resolvendo essa falha... mas sinceramente, é o menor dos problemas, ai é só fazer uma logística diferente e pronto!

Andkey
Veterano
# jun/11
· votar


essa comunidade é uma das melhores que já participei sobre o assunto.

eu estou com um probleminha e já penei pra resolver e não consegui.

os post aqui ajudou um pouco mas ainda sim está nebuloso...

é o seguinte:

1° duvida - Cenario (Controlador x FCB1010 x Notebook Reaper)
preciso trocar de timbres (tracks no reaper) pela FCB. Não estou conseguindo. Na verdade nem sei se estou usando os cabos certos e as conexoes certas.)

o que eu eu tenho de cabos é: um Midi x Midi e outro cabo Midi In, Midi Out x Usb
ou seja dois cabos pra essas conexoes. Pergunta: é o suficiente em cabos?

eu já uso conexão Midi de boa.... utilizo o cabo Midi in, Midi out x USB do controlador para o notebook. Onde crio os atalhos usanto o teclado no notebook para cada timbre. porem eu só consigo dessa forma. Exemplo:
Letra A do notebook = Piano - Letra B do note = Hammond... e assim por diante.

porem dessa forma terei que trocar os timbres com uma das mãos. O que me limita.


preciso endereçar esses atalhos em cada pedal da FCB.



a 2° duvida eu posto depois se não vai embolar.

Andkey
Veterano
# jun/11
· votar


makumbator,
tem como vc me dar um help com esse pedal para usar com teclado?

makumbator
Moderador
# jun/11 · Editado por: makumbator
· votar


Andkey

Vc já conferiu no manual do reason quais os comandos midi que ele aceita? Ou seja, vc precisa descobrir o que o software permite que se controle e de que forma isso é feito(canais, comandos, etc...). Depois vc configura a FCB levando em conta essas informações.

Na verdade vc precisa acionar o Reason diretamente, e não através de atalhos que por sua vez se comunicam com o software. Elimine o intermediário(os atalhos) e vá direto ao Reason com o FCB, usando o midi entre o controlador e o software.

Mas para isso vc precisa consultar a tabela de implementação Midi do software ou hardware a ser controlado. Essa tabela normalmente fica nas últimas páginas do manual do equipamento ou programa em questão(todos os que permitem controle midi tem essa tabela). Ela diz o que controlar e com quais comandos.

Andkey
Veterano
# jun/11
· votar


makumbator,
então..... esqueci de falar...
não é o reason que eu uso. É o reaper.

eu até fiz as conexoes corretas. o que eu to estranhando é que apenas o pedal numero 1 que estava enviando o sinal midi, onde eu poderia endereçar a track (timbre) que eu queria atraves desse comando.

os demais botoes da pedaleira não está enviando o sinal midi.


eu me questiono: se fosse o reaper não reconheceria nem o botão 1.


ai o que eu fiz, resetei o pedal em parametros de fabrica. Agora nem o botão 1 manda mais midi. apenas os dois pedais de expression. (A e B)


alguem aí sabe como configurar essa pedaleira. o procedimento que eu sigo pelo manual não configura nada!

makumbator
Moderador
# jun/11
· votar


Andkey

Não importa o software. Vc AINDA precisa ver no manual do mesmo a tabela de implementação midi. Consulte o PDF do Reaper para descobrir. Depois é só configurar. Sem saber o que pode ser controlado, e de que forma, é impossível fazer os dois se comunicarem de maneira correta.

Andkey
Veterano
# jun/11
· votar


cara, eu baixei o reaper da net..... nem sei onde consultar o manoal...sem falar que as vezes não é tão claro.
as vezes alguem aqui fala de uma forma mais rapida e pratica como se faz.
mas valeu

makumbator
Moderador
# jun/11
· votar


Andkey

Tem o manual no site do fabricante. Basta baixar e consultar. Eu não uso esse programa, então não posso te ajudar nesses detalhes. Como te falei, basta olhar na tabela de implementação midi do manual dele e programar a FCB para fazer o que se quer, sem isso vc NUNCA vai conseguir programar corretamente.

Andkey
Veterano
# jun/11
· votar


Makumbator,
vou tentar baixar e tentar entender como devo fazer .... mas consegui fazer o que eu quero atraves do Cantabile.

agora programei de boa... o problema é no reaper mesmo...
numa comunidade do orkut me disseram que eu teria que baixar um tal MIDIOX pra habilitar essa funcionalidade no Reaper.

mas e o saco pra baixar com uma internet zuada e depois fazer todo processo.... aí consegui mole mole pelo cantabile... acho q vou migrar...

na verdade eu queria baixar tambem o Brainspawn forte.

alguem sugere algum site free eternamente?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Reason e FCB1010 - Dúvidas!