Autor |
Mensagem |
makumbator Moderador
|
# abr/10
· votar
janick
A minha tem update de firmware(trocando a Eprom), e há um firmware independente que tem umas funções extras que o da Behringer não tem.
O firmware diferente é o Uno:
http://www.ossandust.be/midi-footcontroller-links.php
A minha tem firmware da Behringer mesmo, mas na versão mais recente.
|
Pink Floyd na Veia Veterano |
# abr/10 · Editado por: Pink Floyd na Veia
· votar
Para controlar o Guitar Rig ou Amplitube dentro do Cubase faça o seguinte: 1 - Crie uma trilha de Áudio; 2 - Habilite o botão monitor para que o som saia (ícone de alto-falante); 3 - Na barra à esquerda clique em insert e selecione o Guitar Rig ou Amplitube; 4 - Crie uma trilha Midi; 5 - Na saída da trilha midi (out, rsrsrs) selecione o vst que escolheu pra trilha de áudio.
Exemplo de como fica no Cubase
A partir daí a FCB 1010 controlará pela trilha midi o efeito que está insertado na triha de áudio, sacou? O único cuidado é selecionar a trilha midi porque senão o comando midi não irá funcionar. Para testar se deu certo é simples: Basta abrir o vst (Ctrl+Tab) e ir no learn do vst (no guitar rig fica em options, no amplitube em MIDI). Se funcionar, quando você escolher um preset na FCB, o vst vai reconhecer e assinalar aquela nota midi para o que desejar controlar (para isso, evidente que os presets da FCB 1010 tem que estar configurados, mas parece que isso você já está manjando né?).
Qualquer dúvida poste aí. Abraço
|
· votar
Ah, um detalhe que estava esquecendo: quando você assinalar as notas midi ao(s) VST(s), automaticamente elas serão salvos no programa e quando você abrir de novo vai funcionar sem problemas. Porém com o Reason é um pouco diferente. Como algumas pessoas já disseram existe um arquivo que se chama MIDI Implementation Charts que nada mais é que uma tabela constando quais notas controlam o que no reason. Ou seja, em vez de você mandar o reason aprender as notas midi e assinalar o que quiser, VOCÊ é que tem que configurar a nota correta, de acordo com essa tabela, para que quando você fechar e abrir o reason os controles possam funcionar corretamente.
segue o link desse arquivo para o reason: Reason Tabela Notas Midi
|
janick Veterano |
# abr/10
· votar
Pink Floyd na Veia Opa! Cara, tu me ajudou MUITO! Mas o Amplitube realmente não quer reconhecer os CC's que o FCB1010 ta mandando. Já o Guitar Rig, ta reconhecendo isso tudo fácil fácil!
Hm! Então, to olhando a MIDI CHART aqui do Reason, no NN-XT, não tem nada escrito de samples. No NN-19 eu li algumas coisas à respeito de samples, mas não achei qual comando serve para ativar os samples.
Quais CC's acionam os Samples no NN-XT(ou NN-19 né) no Reason?
:P
Desculpa perguntar tanto é que eu me perdi nessa chart ai!
|
janick Veterano |
# abr/10
· votar
Outra coisa... ele carrega samples do próprio reason né?
Eu tava querendo usar samples prontos já! Como se fosse um tape-deck, sacou? Eu faço os samples no cubase mesmo, e uso eles prontos já!
|
janick Veterano |
# abr/10
· votar
Ou ainda sim, uma track midi, carregar ela em algum instrumento do Reason e tocar a hora que eu quiser.
|
janick Veterano |
# abr/10
· votar
Se alguém souber, me ajuda como carregar samples assim via comandos midi! Setar cada CC para um Sample diferente, e tocar apenas uma vez, ao invés de tocar em loop. Tem como?
|
· votar
Mas o Amplitube realmente não quer reconhecer os CC's que o FCB1010 ta mandando. Já o Guitar Rig, ta reconhecendo isso tudo fácil fácil!
Velhão, a FCB1010 manda notas de duas maneiras: - habilitando na config do preset o pedal 10, escolhendo uma nota de 0 a 127 (assim funciona o Guitar Rig); - Para funcionar no Amplitube, desabilite no preset o pedal 10 e habilite os pedais 6 e 7. na config do pedal 6 escolha uma nota "x" e no segundo parâmetro do pedal (aperte UP uma vez) coloque 0. na config. do pedal 7 escolha A MESMA NOTA do pedal 6 mas no campo value (UP) deixe 127. Voilá!!! Faça o teste e me avise...
Hm! Então, to olhando a MIDI CHART aqui do Reason, no NN-XT, não tem nada escrito de samples. No NN-19 eu li algumas coisas à respeito de samples, mas não achei qual comando serve para ativar os samples.
O NN-XT é um avançado sampler. Vou dar uma explicação rápida sobre ele. Qundo você cria um NN-XT no Reason ele automaticamente vem com um timbre de piano. Ele tem os controles globais (afetam todas as zonas de samples) e em sua parte inferior conta com o remote editor - é aí que você deve inserir seus samples!!! Para abrí-lo, clique numa setinha que há no canto equerdo inferior dele. Então você verá os samples de piano do patch inicial dele. Para excluí-los para inserir seus próprios samples, basta clicar com o direito no meio do remote editor (onde estão os samples), clicar em Select All Zones e em seguida deletá-los. Pronto, a área está livre!!!
Inserindo um sample no NN-XT - clique em load sample; - localize o arquivo em seu computador (.wav só aceita em 16 bit) e clique em OK;
Repare que apareceu uma faixa que vai desde o C1 até o C6 do teclado virtual. Se você tocar num teclado plugado via midi vai sair o som do sample em todas as teclas abrangidas por esta faixa, mas note que apenas em C3 vai sair o som original dela. Isso acontece porque automaticamente o NN-XT ajusta cada uma das outras notas pelo Pitch, aumentando ou diminuindo o tom do sample para as outras teclas. Provavelmente você vai querer este sample em apenas uma nota. Para diminuir a faixa (chamada zona) de abrangência do sample, clique nos quadrados pretos nas bordas da zona e arraste, ou então ajuste pelos botões LO KEY e HI KEY logo abaixo da área onde ficam os samples. Se você escolheu, por exemplo, o C1 para executar o sample, para ajustar o pitch e deixar o som original, utilize o botão ROOT e leve, neste exemplo, a nota para C1 também. O legal do NN-XT é que todas as configurações do Remote Editor são individuais para cada sample, bastando selecioná-lo e fazer a alteração desejada (Modulação, Velocity, LFO, AMP Envelope, etc.). Desculpe a novela, rsrsrs.
Quais CC's acionam os Samples no NN-XT(ou NN-19 né) no Reason?
Então cara, no meu caso, eu tenho um teclado ligado no PC via midi e também A FCB 1010. Como meu teclado tem 61 teclas (C1 - C6) sobra de C#6 a G8 e de C-2 a B0 para eu deixar samples. Funciona assim porque quando eu configuro um preset na FCB e habilito o pedal 10 para enviar uma nota midi, na verdade é como se eu tocasse uma tecla do teclado, sendo a nota 0 o C-2 e a nota 127 o G8, sacou? então, se você deixar, por exemplo, o sample na tecla C#6, basta configurar o pedal 10 para enviar a nota número 97 para disparar a bendita. Simples assim (talvez não tão simples, rsrsrs, mas só até você fazer).
Velhão, se ficou algo mal explicado, avise aí que a gente dá um jeito. Ou não, rsrsrs.
Abraço
|
janick Veterano |
# abr/10
· votar
Opa! Fala meu caro!
Comecei a fazer os testes aqui agora, mas infelizmente não deu muito certo.
Desabilitei o Pedal 10 no FCB1010, dai liguei os pedais 6 e 7. Dai, eu peguei setei para os pedais:
Pedal 6: 55, 00 Pedal 7: 55, 127
Dai fui tentar usar o learn do Amplitube, em nenhum deles funcionou... além disso, o que mais tem que estar configurado na minha pedaleira para ele reconhecer esses sinais? Apenas os pedais 6 e 7? E no PC? Nem sinal de vida ta dando no Amplitube :/
O Reason eu vou testar agora, mas parece bem tranquilo de se fazer, espero que dê certo!
Valeu!
|
# mai/10
· votar
Cara, testei aqui no Amplitube 3 que, como a gente tinha conversado, eu nunca tinha usado... funcionou de boa!!! Na FCB não tem mais nada pra configurar além disso...
Como está conectada a FCB? Olhou nas configurações de MIDI do AT? Testou em Stand-alone e insertado no Cubase e em nenhum funcionou? Veja se no canto esquerdo inferior do AT3 quando você pisa no preset se pisca o botão do sinal MIDI IN...
Faça estes testes pra gente ver no que dá...
|
janick Veterano |
# mai/10
· votar
Pink Floyd na Veia
Hm! Agora funcionou! Sabe o que é? Eu tava usando o Preset 00-01 para mandar uma nota CC55 por exemplo, e o amplitube simplesmente não entendia isso. Depois que eu peguei e mandei ele enviar sinal CC01, e cada respectivo preset com um CC de mesma numeração, ai deu certo! E também tive que mudar os EXP Pedal para 07(A) e 11(B)
Ai deu certo! Só tem um bug aqui, mas dai é do Amplitube mesmo, que com o FCB1010 e outros foots "não oficiais" essa função ta bugando e dando diversas respostas inesperadas ou nenhuma resposta! Até no fórum da IK Multimedia o Suporte Técnico já falou que ta resolvendo essa falha... mas sinceramente, é o menor dos problemas, ai é só fazer uma logística diferente e pronto!
|
Andkey Veterano |
# jun/11
· votar
essa comunidade é uma das melhores que já participei sobre o assunto.
eu estou com um probleminha e já penei pra resolver e não consegui.
os post aqui ajudou um pouco mas ainda sim está nebuloso...
é o seguinte:
1° duvida - Cenario (Controlador x FCB1010 x Notebook Reaper) preciso trocar de timbres (tracks no reaper) pela FCB. Não estou conseguindo. Na verdade nem sei se estou usando os cabos certos e as conexoes certas.)
o que eu eu tenho de cabos é: um Midi x Midi e outro cabo Midi In, Midi Out x Usb ou seja dois cabos pra essas conexoes. Pergunta: é o suficiente em cabos?
eu já uso conexão Midi de boa.... utilizo o cabo Midi in, Midi out x USB do controlador para o notebook. Onde crio os atalhos usanto o teclado no notebook para cada timbre. porem eu só consigo dessa forma. Exemplo: Letra A do notebook = Piano - Letra B do note = Hammond... e assim por diante.
porem dessa forma terei que trocar os timbres com uma das mãos. O que me limita.
preciso endereçar esses atalhos em cada pedal da FCB.
a 2° duvida eu posto depois se não vai embolar.
|
Andkey Veterano |
# jun/11
· votar
makumbator, tem como vc me dar um help com esse pedal para usar com teclado?
|
makumbator Moderador
|
# jun/11 · Editado por: makumbator
· votar
Andkey
Vc já conferiu no manual do reason quais os comandos midi que ele aceita? Ou seja, vc precisa descobrir o que o software permite que se controle e de que forma isso é feito(canais, comandos, etc...). Depois vc configura a FCB levando em conta essas informações.
Na verdade vc precisa acionar o Reason diretamente, e não através de atalhos que por sua vez se comunicam com o software. Elimine o intermediário(os atalhos) e vá direto ao Reason com o FCB, usando o midi entre o controlador e o software.
Mas para isso vc precisa consultar a tabela de implementação Midi do software ou hardware a ser controlado. Essa tabela normalmente fica nas últimas páginas do manual do equipamento ou programa em questão(todos os que permitem controle midi tem essa tabela). Ela diz o que controlar e com quais comandos.
|
Andkey Veterano |
# jun/11
· votar
makumbator, então..... esqueci de falar... não é o reason que eu uso. É o reaper.
eu até fiz as conexoes corretas. o que eu to estranhando é que apenas o pedal numero 1 que estava enviando o sinal midi, onde eu poderia endereçar a track (timbre) que eu queria atraves desse comando.
os demais botoes da pedaleira não está enviando o sinal midi.
eu me questiono: se fosse o reaper não reconheceria nem o botão 1.
ai o que eu fiz, resetei o pedal em parametros de fabrica. Agora nem o botão 1 manda mais midi. apenas os dois pedais de expression. (A e B)
alguem aí sabe como configurar essa pedaleira. o procedimento que eu sigo pelo manual não configura nada!
|
makumbator Moderador
|
# jun/11
· votar
Andkey
Não importa o software. Vc AINDA precisa ver no manual do mesmo a tabela de implementação midi. Consulte o PDF do Reaper para descobrir. Depois é só configurar. Sem saber o que pode ser controlado, e de que forma, é impossível fazer os dois se comunicarem de maneira correta.
|
Andkey Veterano |
# jun/11
· votar
cara, eu baixei o reaper da net..... nem sei onde consultar o manoal...sem falar que as vezes não é tão claro. as vezes alguem aqui fala de uma forma mais rapida e pratica como se faz. mas valeu
|
makumbator Moderador
|
# jun/11
· votar
Andkey
Tem o manual no site do fabricante. Basta baixar e consultar. Eu não uso esse programa, então não posso te ajudar nesses detalhes. Como te falei, basta olhar na tabela de implementação midi do manual dele e programar a FCB para fazer o que se quer, sem isso vc NUNCA vai conseguir programar corretamente.
|
Andkey Veterano |
# jun/11
· votar
Makumbator, vou tentar baixar e tentar entender como devo fazer .... mas consegui fazer o que eu quero atraves do Cantabile.
agora programei de boa... o problema é no reaper mesmo... numa comunidade do orkut me disseram que eu teria que baixar um tal MIDIOX pra habilitar essa funcionalidade no Reaper.
mas e o saco pra baixar com uma internet zuada e depois fazer todo processo.... aí consegui mole mole pelo cantabile... acho q vou migrar...
na verdade eu queria baixar tambem o Brainspawn forte.
alguem sugere algum site free eternamente?
|