Reason e FCB1010 - Dúvidas!

Autor Mensagem
janick
Veterano
# abr/10


Opa pessoal, bom dia.

Gostaria de esclarecer umas dúvidas minhas... comprarei em breve um FCB1010 da Behringer, e gostaria de usar ele assim tanto no Amplitube 3, quanto no Reason. No Amplitube, eu já sei mais ou menos como vai ser, mas no Reason eu to meio perdido... então vim aqui pedir ajuda! É o seguinte galera, eu gostaria de saber como eu posso fazer para trocar os patches do Reason via FCB1010, como eu posso criar meus patches e mudar eles à partir da FCB1010. Além disso, gostaria de saber se no Reason, ou em algum outro programas, eu posso ter samples carregados, e aciona-los ou desliga-los via MIDI, atraves de um comando do foot.

Tem como? Como faz? E se eu abrir o Reason e o Amplitube em um DAW como o Cubase, tem como eu controlar os dois simultaneamente? Dedicar alguns foots do FCB para o amplitube e outros para o Reason por exemplo?

To doido pra saber se eu consigo mesmo, pq eu quero deixar tudo configurado para usar ao vivo a partir de então.

Valeu pessoal, abçs!

makumbator
Moderador
# abr/10
· votar


janick

Tenho uma FCB1010. Uso com Bass V-amp Pro, Amplitube, Forte, entre outros.

Ela só pode controlar o que o programa ou unidade em questão permite. Portanto, o que o Reason permitir ser controlado via midi, a FCB poderá manipular. Tem que conferir no manual do Reason a tabela de implementação midi, para checar cada função do programa que está relacionada a um comando midi. Depois é apenas trabalho manual de programação na unidade(que pode ser facilitada com programas de edição da FCB1010 no computador).

ogaitnas
Veterano
# abr/10 · Editado por: ogaitnas
· votar


Acho que consegue fazer o que quer, já usei o fcb1010 através do garageband ativar ou desativar funções de panning, volume, e ativar junto tapedecks e loop machine do guitarrig, o amplitube 3 tem um midi lear próprio, eu não mexi muito, mas funcionou bem fácil comigo.

Só que vc precisa configurar os foots do fcb1010 para enviar CC ou notas midi específicas, a conf default dele envia comandos de bank, preset que normalmente não vão muito bem nos softwares, os comandos de bank e preset só funcionaram comigo direito no guitar rig, dava para pular patches de 10 em 10 e ir para o próximo banco de patches tudo pelo foot, bastante prático.

De resto, é o que o makumbator falou, se o programa suporta receber comandos midi para função x ou y, é só fazer o fcb enviar tal comando.

janick
Veterano
# abr/10
· votar


ogaitnas

Po cara, ele não vem configurado para enviar CC de fábrica não? É justamente pra isso que eu precisaria dele! Pq o learn da maioria desses programas interpretam sinais em CC. Como faz pra configurar isso?

E é essa ideia mesmo. O Cubase eu sei que ele tem como eu acionar um Loop gravado atraves do FOOT, essa era a minha ideia. E usar essas tres funcionalidades simultaneas... patches do Reason, trocar patches do Amplitube e ligar/desligar pedais e também acionar ou desligar loops no meio das músicas.

makumbator

Mano, ce pode me passar teu contato? Putz, você usa exatamente onde eu pretendo usar também...

makumbator
Moderador
# abr/10 · Editado por: makumbator
· votar


janick
Po cara, ele não vem configurado para enviar CC de fábrica não?

Vc tem que configurar quais CC e outros comandos serão enviados em qual preset. Isso vale para todos os controladores. Eles são abertos, cabe ao usuário definir o que a unidade vai fazer, até porque, pode-se controlar uma infinidade de equipamentos e softwares, é impossível sair de fábrica uma configuração fechada.

markum a rro ba ig ponto com ponto br

janick
Veterano
# abr/10
· votar


makumbator
Hm. Entendi! nossa cara, valeu! Vou te achar lá.

Seguinte, e como se configura esses tais CC's da FCB1010? Sinais que o Reason, Amplitube e Cubase em geral reconheça, comofas?

makumbator
Moderador
# abr/10
· votar


janick

Tem que ter a tabela de implementação midi do aparelho a ser controlado(normalmente é nas últimas páginas do manual do equipamento ou sofware). Essa tabela lista cada comando, canais e seus valores com as funções do aparelho.

Depois basta configurar o preset em questão(ou os pedais de expressão e volume)da FCB com os comandos e parâmetros que quer mudar.

Quando vc comprar a FCB1010, basta dar uma lida rápida no manual e testar a edição de alguma coisa. É fácil, e o procedimento é normalmente o mesmo para tudo que é equipamento, pois mudam apenas os comandos e parâmetros e não a maneira de editá-los no controlador.

janick
Veterano
# abr/10
· votar


makumbator
Ahm... interessante cara! Bem interessante. Dai tem como você setar qual as mensagens que você quer que o teu controlador mande né? Vou dar uma fuçada disso na internet pra ver se acho o manual!

makumbator
Moderador
# abr/10
· votar


janick

É isso mesmo! Por isso precisa saber o que o outro equipo deixa ser controlado, e através de quais comandos e parâmetros isso é feito.

No site da Behringer tem o manual, em português inclusive.

ogaitnas
Veterano
# abr/10
· votar


É isso aí que o makumbator explicou, no manual da behringer tem como mexer em tudo.

janick
Veterano
# abr/10
· votar


Valeu galera! E outra! Qual programa/vst eu posso usar para carregar samples e executar samples, controlados via MIDI? Tipo, setar um botão na FCB para dar play ou stop, outro para mudar de sampler, como se fosse um player por exemplo!

janick
Veterano
# abr/10
· votar


Tem como fazer isso do sampler? Com o Ableton Live por exemplo. Ou carregando algum VST nele?

Valeu!

janick
Veterano
# abr/10
· votar


Up! Eu to procurando aqui essa função no ableton mas não ta funcionando ainda. Desculpem a chatisse, mas agradeço desde então!

makumbator
Moderador
# abr/10
· votar


janick

Não entendi direito. Vc quer que a FCB mande um programa carregar VSTis de samplers? Ou acione(toque)sons sampleados? Não sei qual faz isso. Mas todos os DAW permitem todo tipo de automação via MIDI(play, loop, pause, rec, stop, punch in, punch out, etc...).

Mas nunca precisei dessa função.

janick
Veterano
# abr/10
· votar


Acionar! Tipo isso. Olha, bom saber. Agora eu to com um problema... eu não consigo usar o Amplitube e o Reason ao mesmo tempo como Stand-Alone. A solução é usar os dois no mesmo Software ao invés de tentar abrir dois Stand-Alone?

Pink Floyd na Veia
Veterano
# abr/10
· votar


Olá janick
Toco teclado e guitarra numa banda de classic rock e utilizo ao vivo meu FCB 1010 para controlar o Reason e o Amplitube/Guitar Rig simultaneamente, abrindo ambos dentro do cubase. Dá pra trocar timbres da guita, do teclado, disparar samples carregados no próprio reason, controlar volume, sustain, enfim, o que sua imaginação deixar. Basta configurar o FCB 1010 corretamente e criar as trilhas midi no Cubase (ou host de sua preferência) endereçando-as para o vst e o reason. Qualquer dúvida dê um toque que se souber ajudarei sem problemas.
Abraço

janick
Veterano
# abr/10
· votar


Pink Floyd na Veia
Cacete!
Sèrio? Caralho! Me passa o esquema de como tu faz isso tudo?

Onde tem sampler no reason? Os samples são apenas MIDI? ou carrega .wav também?

E como eu faço o Reason no Rewire ou o Cubase reconhecer esses comandos?

É EXATAMENTE o que tu faz que eu gostaria de fazer!

Na boa, posso pegar teu msn? Me passa ai e quando puder me ajuda?

To afimzaço de fazer a mesma coisa que tu faz! Usar o Cubase, e o Amplitube/GRig juntos ao vivo, e acionar os loops ao vivo!

Fico no aguardo aqui!

Abçs cara!

Pink Floyd na Veia
Veterano
# abr/10
· votar


maurityb@yahoo.com.br

Te passo tintin por tintin velhão

Abraço

Pink Floyd na Veia
Veterano
# abr/10
· votar


Onde tem sampler no reason? Os samples são apenas MIDI? ou carrega .wav também?

O Reason tem um módulo que se chama NN-XT e o NN-19. Em qualquer deles pode-se carregar arquivos .wav (em 16 bit) ou .aiff e mapear para alguma tecla para que você dispare. Aí é só configurar um preset do FCB 1010 para ele tocar a bendita tecla, e então ele vai disparar o sampler, sacou? Recomendo o NN-XT porque ele é mais fácil de mexer e tem mais recursos.


E como eu faço o Reason no Rewire ou o Cubase reconhecer esses comandos?

Veja bem, você deve fazer o Cubase trabalhar como Host e o Reason como um tipo de hóspede do Cubase. Para isso basta abrir primeiro o Cubase e depois o Reason. O protocolo que faz a comunicação entre o reason e o cubase chama-se rewire.


É EXATAMENTE o que tu faz que eu gostaria de fazer!

Cara, pode acreditar que dá pra fazer. Eu mesmo custei a acreditar, mas é possível e até relativamente simples, rsrsrs.

Abraço

janick
Veterano
# abr/10
· votar


Velho, MUITO obrigado! tem como eu programar uma tecla e um wav para cada NN-XT? CACETE! Ai eu piro MESMO! Vou olhar isso com calma! Seguinte cara, anotei teu msn aqui e vou te add amanha beleza? mas tudo isso que tu me passou, é surreal! to doido aqui, principalmente pq a minha FCB1010 chega amanha!
Desculpa mas eu vou ter que te alugar um pouco mano! hahaha

valeu mesmo, abçs!!

Pink Floyd na Veia
Veterano
# abr/10
· votar


tem como eu programar uma tecla e um wav para cada NN-XT?

Na verdade é assim: dentro de apenas 1 NN-XT eu posso carregar quantos arquivos .wav eu quiser pra disparar em que tecla eu quiser. Se quiser colocar dois arquivos ou mais em apenas uma tecla dá também (por exemplo, um acorde); tudo isso com apenas 1 NN-XT.

Desculpa mas eu vou ter que te alugar um pouco mano! hahaha

Relaxa velho. Informação é pra ser repassada mesmo. Afinal, falando sobre o pouco que se sabe se assimilia melhor os conceitos também. E outra: este fórum já me ajudou muitíssimo; nada mais justo do que contribuir um pouco também.

Abraço

janick
Veterano
# abr/10
· votar


Mano, acabei de te adicionar! Quando tiver la me da um toque de como funciona essa parada?

Abçs!

janick
Veterano
# abr/10
· votar


Buenas!

Eu estou lendo o manual do FCB aqui e assistindo à alguns vídeos e cheguei à uma conclusão:

Meu FCB1010 ta com as configs de fábrica de Direct Select desligado. Para usar com o Amplitube, Guitar Rig 4, Reason e Cubase, a única coisa que eu tenho que fazer é editar os presets para mandarem mensagem em nota midi e desabilitar o preset select? Por exemplo, editar o preset um; dai dentro dele, desabilitar a função um que é preset select, mas habilitar 8, que é EXP A, 9, que é EXP B e 10 que é midi note. Depois, configurar qual nota que eu quero que esse preset da FCB mande, e salvar. Dai, na hora de configurar esses programas, assignar os comandos à essas notas que cada preset vai mandar. É isso? Ou ta faltando coisa ai?

janick
Veterano
# abr/10
· votar


UP!

makumbator
Moderador
# abr/10
· votar


janick

Vc já baixou daqueles programas para editar a FCB1010 no PC? Economiza tempo.

Aqui o que uso:

http://behringer-fcb1010-midi-pc-editor-utility.software.informer.com/

janick
Veterano
# abr/10
· votar


Nop cara!
Nossa, nem sabia dessa! Vo baixar, valeu mesmo!

janick
Veterano
# abr/10
· votar


Outra, alguém sabe como eu uso as automation tracks do cubase? vou controlar o cubase atraves delas mesmo.

janick
Veterano
# abr/10
· votar


Por exemplo, eu fui no DAW Automation do AMPLITUBE e setei que o Parametro 1 é - STOMP A BY-PASS.

Dai eu quero no próprio Cubase, que quando eu enviar mensagem pela minha FCB1010, o Cubase vai ligar ou desligar o Stomp A, mas não to conseguindo fazer isso.

makumbator
Moderador
# abr/10
· votar


janick

Aí tem que ver no manual do Cubase quais os comandos midi para essas funções(deve ter no manual completo em PDF, e não no getting started, que é mais curto). Como te falei antes, nunca usei esse tipo de controle na FCB, então não sei te responder.

makumbator
Moderador
# abr/10
· votar


janick

Aqui o link para o editor(o anterior te leva a uma página, que leva a outra...etc...)

https://secure.mtnsys.com/faq-fcb/PCEditorBeta.htm

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Reason e FCB1010 - Dúvidas!