Autor |
Mensagem |
Blizzy Veterano |
# mar/10
Opa, blz galera ?
ja dei uma pesquisada aqui no fórum e fiz algumas coisas que andei lendo, mas ainda não consigui resolver meu problema
Tenho aqui uma Firebox da Presonus e ela está dando chiados e alguns estalos quando eu estou gravando ou mesmo tocando e ouvindo ao mesmo tempo sem gravar nada.
Aqui uso o Cubase LE que veio junto da interface, e lembro que antigamente não tinha esses problemas. Ja tentei usar o Cubase "puro", com guitar rig, amplitube, ou qualquer outro programa, ela continua com o problema. Ja formatei o PC e o problema continua
Ja não sei mais oque fazer
Alguém tem idéias ?
Abraços
|
makumbator Moderador
|
# mar/10
· votar
Blizzy
Ela funcionava normal e depois apareceu o problema? Ou comprou agora e sempre ficou assim?
Normalmente esses estalos acontecem quando vc está tentando colocar uma latência baixa demais para o seu sistema, e ele não aguenta. Vc mexeu na configuração da latência da placa, para tentar resolver?
|
PedroGtr Veterano |
# mar/10
· votar
Blizzy
Vc precisa aumentar a qualidade do Buffer( numero de samples), na configuração da placa de som.
Aqui no meu caso, usado a placa asio4all. vinha em 512 o buffer, so q a gravaçao saia maeio ruim. Daí aumentando a qualidade melhora e som.
O revés é que isso pode aumentar levemente a latencia..vá ajeitando até ficar num som decente e uma latencia aceitavel.
|
Blizzy Veterano |
# mar/10 · Editado por: Blizzy
· votar
Blizzy
Ela funcionava normal e depois apareceu o problema? Ou comprou agora e sempre ficou assim?
Normalmente esses estalos acontecem quando vc está tentando colocar uma latência baixa demais para o seu sistema, e ele não aguenta. Vc mexeu na configuração da latência da placa, para tentar resolver?
Antigamente não tinha esse problema, ele começou do nada
Sempre usei aqui a latência em 4ms, nunca coloquei nem mais nem menos
mas amanhã quando estiver em ela vou aumentar pra ver se resolve Estranho que sempre me falaram pra diminuir a latência, nunca pra aumentar, não tinha pensando em aumentar pra ver se resolve, valeu a dica!
Blizzy
Vc precisa aumentar a qualidade do Buffer( numero de samples), na configuração da placa de som.
Aqui no meu caso, usado a placa asio4all. vinha em 512 o buffer, so q a gravaçao saia maeio ruim. Daí aumentando a qualidade melhora e som.
O revés é que isso pode aumentar levemente a latencia..vá ajeitando até ficar num som decente e uma latencia aceitavel.
Vou testar isso também, valeu!
ps: quando você diz placa de som, você quer dizer a Firebox ou a placa de som do PC ?
|
makumbator Moderador
|
# mar/10
· votar
Blizzy
Aumentar a latência causa menos estalos, pois seu sistema pode estar "engasgando" agora. Deve ser feito um balanço entre menor latência e qualidade de som. A regra geral é ter a latência no menor valor possível, mas sem estalos ou pipocos.
Talvez vc tenha instalado alguma coisa que está gastando mais RAM. Tentou desfragmentar o HD?
|
Blizzy Veterano |
# mar/10
· votar
Aumentar a latência causa menos estalos, pois seu sistema pode estar "engasgando" agora. Deve ser feito um balanço entre menor latência e qualidade de som. A regra geral é ter a latência no menor valor possível, mas sem estalos ou pipocos.
Talvez vc tenha instalado alguma coisa que está gastando mais RAM. Tentou desfragmentar o HD?
Vou ir testando até achar a latêncial ideal então
ram acredito não ser problema, to com quase 3GB livre. O HD ta em ordem também
Provavelmente é problema na latência mesmo, 4ms é muito baixo né ?
|
makumbator Moderador
|
# mar/10
· votar
Blizzy
4ms é muito baixo né ?
Sim, é baixo. Mas se está acima ou não do ideal, depende do estado atual do seu sistema. O fato é que dá para tocar e gravar sem problemas com a latência um pouco mais alta que essa.
Mas de todo modo, se funcionava antes e agora está diferente, merece ser investigado.
Testou reinstalar o driver? Procurou se tem driver mais recente com o fabricante?
|
Blizzy Veterano |
# mar/10
· votar
Sim, é baixo. Mas se está acima ou não do ideal, depende do estado atual do seu sistema. O fato é que dá para tocar e gravar sem problemas com a latência um pouco mais alta que essa.
Mas de todo modo, se funcionava antes e agora está diferente, merece ser investigado.
Testou reinstalar o driver? Procurou se tem driver mais recente com o fabricante?
Driver oficial pro windows 7 só tem 1 do fabricante, os outros não funcionam
Mas acho que aumentando a latência deve resolver, amanhã vou testar e depois posto aqui
valeu, abraçoo
|
PedroGtr Veterano |
# mar/10
· votar
Blizzy
A latencia no meu pc nunca foi a causa, e sim a consequencia.. Quero dizer com isso: eu ajeito o Buffer, e o tempo de latencia se porta de acordo com o tamanho que deixo ele. E nao o vice-versa.
Minha placa de som é uma Realtek onboard do notebook. Porem, eu uso o drive de som da asio, o asio4all, que baixa-se gratuitamente.
Costumo deixar o tamanho do Buffer em 768 samples. E isso me da uma latencia de 18 ms pra trabalhar no Reaper, que é o programa que uso pra gravar.
A qualidade fica boa e a latencia nao é relevante. Creio que fique relevante (realmente perceptivel), quando vc passa dos 20 segundos de latencia.
|
Blizzy Veterano |
# mar/10
· votar
makumbator
Subi a latência pra 8ms e o chiado sumiu!!
valeu :D
PedroGtr
Vo dar uma fuçada nisso, ai nem vou me preocupar com a latência, valeu a dica !
|
AndrewMcPherson Veterano |
# mar/10
· votar
teoria da relatividade
para gravações, você pode trabalhar com latências de zero (se sua placa for fodona) até 30ms sem ter problemas com atrasos de retorno ou outros problemas correlatos, evitando assim artefatos sonoros (chiados e estalos) como é o problema que lhe aflige hoje.
para reproduções, você pode folgar mais ainda, ja que só está escutando não tem problemas com altas latências, e valores acima de 30ms são bem aceitos, principalmente quando vc tem muitas, muitas pistas mesmo, o que costuma sobrecarregar os buffers da placa de som, inclusive quando se tem bastante plugins e VSTi pendurados nelas....aí é que a coisa fica feia.
recomendo para gravações, caso o seu PC não seja daqueles usados na NASA, que você desative os plugins e os VSTi, caso seja possível, caso não seja, pense em já converter a pista MIDI para WAVE uma vez já escolhido o timbre não há necessidade de sobrecarregar o DAW e a placa de som à toa.
então se torna uma coisa relativa, problemas com latência são originários da própria máquina e equipamentos, como também do uso exacerbado de software (plugins e VSTi) fazendo com que a placa não consiga, com o número de buffers determinados, conseguir sucesso na gravação/reprodução.
abs
|
Blizzy Veterano |
# mar/10 · Editado por: Blizzy
· votar
AndrewMcPherson
Aqui tenho normalmente 3 ou 4 pistas só
acredito que meu PC não seja problema =o i7@4Ghz + 6GB DDR3, a placa de som é uma Creative Titanium Fata1lity
agora to precisando subir a latência pra 18ms pra poder gravar, abaixo disso da uns estalos de vez em quando :/
tanto faz eu ligar ou desligar os VSTis que não ta mudando nada os estalos
sou meio novo nesse esquema de gravação, onde eu mudo o numero de buffers ? não to achando =o
valeu, abraços
|
Rhodes Veterano |
# mar/10 · Editado por: Rhodes
· votar
Blizzy
Parece que você usa o Windows 7 não é? Tive esse mesmo problema com o Win7.
Mexia na resolução da placa, no buffer, na taxa de bits e nada resolvia o problema.
Meu computador tem até uma configuração boa, roda tudo tranquilho. Porém a placa de vídeo é bem fraquinha.
Desabilitei alguns efeitos visuais. E pronto! Sumiram todos os estalos.
A placa de vídeo estava sendo o "gargalo" do meu computador.
Quando vou gravar, uso o tema "Basic" do Win7. Ele desabilita a transparência, sombras do mouse, esmaecer menus, etc. Essas coisinhas do Aero.
Com isso roda tranquilo e eu não preciso aumentar a latência. Prefiro abrir mão dos efeitos visuais do que da latência baixa.
Faz o teste aí. Diminua a latência novamente e coloque esse tema pra ver se melhora.
Falou.
|
Blizzy Veterano |
# mar/10
· votar
Rhodes
Uso o windows 7 sim =o
To com CF de 4890, acho que não seria esse o problema :/
Mas de toda forma, fiz o teste aqui e não resolveu
problema from hell uahuahuahua
o jeito vai ser deixar a latencia mais alta mesmo
|
El_Cabong Veterano |
# dez/11
· votar
A minha Steinberg Ci1 também está fazendo estes estalos.
Como se aumenta a latência no Sound Forge 8.0 ??
- Eu uso o Sound Forge 8.0 para gravação. - Eu uso um notebook CCE core i7; 4GB de Ram; HD de 500GB. - Sistema Operacional Windows 7 Ultimate 64bits
|
El_Cabong Veterano |
# dez/11
· votar
Já descobri !! Aumentei, e ficou Ok !!
|