Problema com sincronismo MIDI x Cubase

    Autor Mensagem
    gustavorino
    Veterano
    # fev/10


    Olá pessoal..

    Estou tentando gravar uma trilha usando VSTs no cubase..o problema é que ao gravar, eu escuto o som saindo perfeitamente sincronizado com o metronomo do cubase ( sem delay )... mas quando eu acabo a gravação, toda trilha que eu gravei fica alguns milesimos adiantada ( tocando antes do click )

    Estou usando meu piano digital ligado na USB do computador, e uma Fastrack Pro como interface...

    É normal essa falta de sincronismo?

    gustavorino
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Ah.. no Reason fica perfeitamente sincronizado.. será que tem alguma função no cubase que adiciona um "delay" para compensar esse tipo de problema?/

    I.Nosferatu
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    gustavorino

    Ta fazendo musica pra videogame... rsrsrsrsrs... velho, provavelmente o VST que voce ta usando é que tem alguma função pra compensar latencia e etc... principalmente porque no reason funciona ok, experimenta outro vsti pra ver se ocorre só com o que voce ta usando

    gustavorino
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    I.Nosferatu
    Estou mesmo.. primeiro a trilha .. depois o game.. hehehehe

    mas enfim.. testei outros VSTS no cubase e sempre o mesmo problema.. ja vi que vou ter que toda vez arrastar as notas um pouco pra direita.. ou achar outro software para gravar MIDI .. alguma sugestão?

    makumbator
    Moderador
    # fev/10 · Editado por: makumbator
    · votar


    gustavorino

    Oi, já sofri disso, e há relatos parecidos em vários fóruns estrangeiros(sugiro que vc leia o Cubase.net). Comigo acontecia o seguinte: tocando em teclado via midi ficava perfeito, mas na hora de reproduzir algumas notas ficavam no ligar errado(e a maioria no lugar certo). Mas não era apenas na reprodução, pois o arquivo midi era sempre gravado com esse erro.

    Há algumas soluções que funcionam para uns e não funcionam para outros:

    Mova o arquivo ignoreportfilter para a pasta principal do programa(esse arquivo fica em c:
    \Arquivos de programas\Steinberg\Cubase SX3\MIDI Port Enabler

    Coloque-o em c:
    \Arquivos de programas\Steinberg\Cubase SX3

    Isso fará com que o Cubase mostre todas as portas emuladas e reais no menu devices, desligando o filtro do programa.

    Mova o arquivo enableemulated também para a pasta principal do Cubase. Isso fará com que o programa catalogue as portas emuladas do sistema

    Caso não ache esses arquivos, basta criar um arquivo qualquer(pode ser de bloco de notas)sem nada escrito, e renomear para o nome do arquivo em questão(ignoreportfilter ou enableemulated). Depois coloque o arquivo que criou na pasta do Cubase.

    ATENÇAO: faça isso com o Cubase fechado!


    Agora abra o Cubase.

    Vá em device/device setup/direct music e selecione a opção Use System Time Stamp. Faça o mesmo em device/device setup/windows midi

    Desmarque todas as portas emuladas em devices, deixando apenas as reais(as emuladas são a fonte do problema). Deixe apenas a porta real que irá usar para gravar em midi(no caso de ter várias portas reais)

    Vá em transport/sync setup e escolha a opção Asio audio device.

    Antes de gravar, mude no painel de transporte a opção auto q para off. Fica à esquerda, próximo da borda do painel de transporte.


    Para mim, após fazer isso melhorou bastante(mas ainda acontecia o atraso de vez em quando, mas muito raramente). O que resolveu mesmo foi mudar para o Cubase 5. Já testei teclado midi com ele, e não houve nenhum tipo de erro.

    Fica aí a dica.

    gustavorino
    Veterano
    # fev/10 · Editado por: gustavorino
    · votar


    makumbator

    pois é, eu estou usando o cubase 5 : (

    Aproveitando o gancho... quando eu salvo um projeto no cubase, os presets que estão selecionados nas trilhas não estão sendo salvos, ou seja, quando eu abrir denovo o cubase, todos os vsts voltam para o preset padrão.. como eu arrumo isso?

    makumbator
    Moderador
    # fev/10
    · votar


    gustavorino

    Pensei que vc estava com o SX3...mas essas dicas servem para o 5 também. Vc pode começar marcando aquela opção de Use System Time Stamp.

    O seu 5 está atualizado, para 5.1.1 ou 5.1.2 ?Acho que li algo sobre problemas com o MIDI no 5.0

    ThyagoAmaral
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Pessoal tô com problema para instalar o Cubase 5.1...

    Bom instalar ele instala mais ao abrir ele não "acha" um arquivo .DLL o que pode ser? E como posso solucionar isso?

    Agradeço já a ajuda galera!

    makumbator
    Moderador
    # abr/10
    · votar


    ThyagoAmaral

    Qual Dll? Qual é exatamente a mensagem de erro exibida? O instalador não estará corrompido? Tentou instalar em outro computador?

    ECG
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Olá Pessoal, podem me ajudar? Tenho o Cubase 5 e o utilizo como Midi para Teclado com VST's, aprendí sozinho (não sei se está certo); baixo os Midi's da net e coloco um metrônomo (bateria) no canal esquerdo e o vst/teclado no canal direito, na saída de fone de ouvido do pc plugo um cabo duplo, uma saída vai para o ampli/mesa e o outro cabo vai para o fone de ouvido do baterista; ou seja, utilizo o Midi em Mono! Quando não utilizo o fone fica perfeito mas quando plugo o fone, dá retorno e o metrônomo sai juntamente no ampli/mesa só que bem de fundo, os cabos são de boa qualidade e estão bem feitos. O que estou fazendo de errado, ou o que posso fazer para eliminar este problema? Obrigado!

    makumbator
    Moderador
    # jan/11
    · votar


    ECG

    Isso se chama crosstalk, é uma espécie de vazamento entre os canais. Todas as interfaces tem isso em algum nível, mas quanto melhor a placa menor será o crosstalk, a ponto de se tornar mesmo imperceptível.

    Pode perceber que nas especificações de interfaces de som costuma vir o campo crosstalk justamente para informar a quantidade de "vazamento" entre os canais. Esse vazamento também ocorre nos cabos, e não apenas na placa de som.

    Qual a sua interface de som?

    http://en.wikipedia.org/wiki/Crosstalk_%28electronics%29

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Problema com sincronismo MIDI x Cubase