Gravação : Mesa ou Interface?

Autor Mensagem
Buja
Veterano
# set/17
· votar


Bom, essa até das mais simples que vi tem saida em stereo. Mas dai, nao sei se vai em dois canais.
Sei que jogam em stereo para as caixas, fone de ouvido, etc.
Outra coisa que nao consegui saber, é so a mesa com interface joga pros fones o som retornado da daw, ou se joga o som da mesa antes de entrar no pc.
Nao adianta nada a mesa mandar pros fones o audio dela sem ter passado pelo pc. Da na mesma, nao vou conseguir mixar nada.

Wade
Membro Novato
# set/17
· votar


deve ter mesa que joga estéreo (2 canais), pelo menos, não???

Sim. Um canal da mesa se coloca todo pra esquerda e outro todo pra direita. Na DAW separa a track e tem 2 tracks mono com sinais distintos em cada uma.

ogner
Veterano
# set/17
· votar


Vou chutar aqui, mas ACHO que isso depende da mesa... deve ter mesa que joga estéreo (2 canais), pelo menos, não???

Existe q joga pra canal individual sim. Mas o preço vai la pra cima. vendo o post do Buja deduzi q ele estava vendo as simples mesmo.

Buja
Veterano
# set/17
· votar


E outra coisa.
Nao sei a qualidade da interface da mesa.
Pra mim a mesa tem a incrivel vantagem de ser mais 'portatil' (nao depende do pc pra funcionar) e de poder tocar na madrugada com playback sem incomodar, ja que minha pedaleira nao tem entrada aux.

Mas tambem cogito trocar a pedaleira pra uma com entrada aux e mixar tudo em um canal so com meu guitar link.

O problema é que o guitar link é uma porcaria, extremamente ruidoso, e cheio de latencia.

Nao adianta pedaleira com entrada auxiliar, se nao consigo ouvir bem o retorno da daw.

Tambem nao adianta mesa de vinte e cacetada canais, sem usb, ja que se mandar tudo no guitar link vai ser a mesma porcaria.

Dai a interface resolve, mas no entanto, entretatno, toda vez que vou tocar, sou obrigado a sentar na frente do pc.

A mesa resolveria nesse quesito, alem de servir pra um churrasquinho coma galera.

So que a mesa precisa ter uma interface interna boa, pelo menos que nao dependa daquele maldito asio4all cheio de lag.

ogner
Veterano
# set/17
· votar


Wade
Sim. Um canal da mesa se coloca todo pra esquerda e outro todo pra direita. Na DAW separa a track e tem 2 tracks mono com sinais distintos em cada uma.

Pode crer, tem essa bruxaria tb!! hehe

ogner
Veterano
# set/17
· votar


Buja
Outra coisa que nao consegui saber, é so a mesa com interface joga pros fones o som retornado da daw, ou se joga o som da mesa antes de entrar no pc.

Vc consegue ouvir o som antes de entrar no DAW sim.

ogner
Veterano
# set/17 · Editado por: ogner
· votar


doble post

Buja
Veterano
# set/17
· votar


Wade
Sim. Um canal da mesa se coloca todo pra esquerda e outro todo pra direita. Na DAW separa a track e tem 2 tracks mono com sinais distintos em cada uma.

Ae? Sabia nao O.O

Como faz essa bruxaria ai?
A DAW (no meu caso reaper) consegue separar o audio de uma track em 2 tracks, com base no pan do sinal que entrou?

É isso que to entendendo, ou viajei rsrs?

Buja
Veterano
# set/17 · Editado por: Buja
· votar


Vc consegue ouvir o som antes de entrar no DAW sim.


Na verdade nao é isso que eu quero.
Quero ouvir o som que saiu da mesa, entrou na daw, foi retrabalhado e saiu de volta pro fone, e nao o som da mesa antes de entrar no pc.

Ahhh, tudo isso sem latencia perceptivel.

MatheusMX
Veterano
# set/17
· votar


Wade
Veio certinho? Quanto tempo? Pagou imposto de importação?

Tudo em ordem. Utilizei um serviço de redirecionamento e enviei várias outras coisas na mesma caixa, pra cá. Levou mais ou menos duas semanas, e não foi tributada.

Wade
Membro Novato
# set/17
· votar


MatheusMX
Massa.

Buja
Tem. Clica na track estéreo com o auxiliar e tem lá uma opção (explode, eu acho).

Buja
Veterano
# set/17
· votar


Wade
Tem. Clica na track estéreo com o auxiliar e tem lá uma opção (explode, eu acho).

Vixe, essa é uma excelente informação.

To tendo aqui nos foruns gringos tambem que tem uma mesa behringer xenyx nao sei das quantas que envia 2 tracks tambem.

Porem to duvidando da informacao, tanto porque no proprio manual da mesa diz que ela é detectada como Generic USB Driver, e ainda necessita da instalação do Asio4All.
Resumo: da na mesma que uma mesa normal + guitar link.
Sem falar que essa mesinha diz ter phamtom power mas nao consegue alimentar um mic de 48v. Tambem nao adianta muito, porque o dia que eu botar um condenser pra gravar um violao, vai ficar devendo.

Wade
Membro Novato
# set/17
· votar


Sem falar que essa mesinha diz ter phamtom power mas nao consegue alimentar um mic de 48v

Certeza? Tenho uma de marca desconhecida, mas que é clone dessas mesinhas da Behringer. Ela alimenta 48v de boa.

makumbator
Moderador
# set/17
· votar


Buja
Sem falar que essa mesinha diz ter phamtom power mas nao consegue alimentar um mic de 48v.

Mas você usa o cabo correto (XLR nas duas pontas e na configuração correta)?Liga o phantom power na mesa?

Buja
Veterano
# set/17
· votar


Wade
O povo que fala na net ai...mas nao sei mesmo mano.

Tipo, to agora meio perdidão rsrs.

Quero uma mesa pra tocar guitarra na sala com uma bt do celular e ouvindo no fone de ouvido na boa.
Nem meu amp nem minha pedaleira tem entrada aux.
Entao tenho que tocar guitarra ouvindo no amp, e botar a bt no celular via bluetooth naquelas caixinhas genericas do jbl.

Alem de o som nao 'mixar' direito, porque ouço de duas fontes sonoras...minha mulher ainda reclama, porque nao posso tocar no fone de ouvido. De noitão entao, a alegria ja era.

---

Mas pegando a mesa, acho que a qualidade da gravação vai ficar devendo.
Se tiver que usar o maldito asio4all, vou ter uma vida de gravacao pessima (por que o asio4all tem aquele controle de menos latencia mais ruido ou mais latencia menos ruido, eta relacao porca essa)
Se a mesa precisa disso, ferrou. Nao adianta nada ela ser usb. So serve pra reunioes de negocio e gamers, e olha la.

Dai a interface leva vantagem. Mas é um saco ter que ficar tocando SO na frente do pc com ele ligado.
Nao da nem pra focar. Enquanto toco, abro youtube, abro fcc e pronto, fico com a guita no colo teclado sem parar. Quando vou tocar, prefiro nao ligar pc.
Ligar so pra gravar mesmo.

O que voce faria nesse caso?

Troca a pedaleira pra uma com entrada aux + interface...perdendo a graça da mesinha pra tocar no churrasco?

Compra a mesa sem usb mesmo, pra tocar em casa e no churrasco, porem sem gravar nada com ela?

Compra a mesa com usb, e manda a ver a gravação com latencia assim mesmo?

Compra a interface, vive de tocar com pc ligado, nao toca em churrasco, mas faz gravações boas?

Lembrando: detesto amplitubes e guitar rigs da vida. Nunca achei um timbre que prestasse dentro dessas bostas.

Wade
Membro Novato
# set/17
· votar


EU pegaria uma interface, porque gosto de gravar (usando muito VST, inclusive) e "tocar em churrasco" é fora de cogitação pra mim.

Porém, só por voce estar considerando isso em vários posts, já mostra que isso tem uma importância prra você.

Então, tentando me colocar no seu lugar, eu pegaria a mesa com USB.

Latência não é problema. O Asio4All dá conta sem problema (e sem encher a gravação de ruído). E no seu caso, que vai puxar os efeitos direto de uma pedaleira e não vai usar VST, melhor ainda. Menos latência.

Buja
Veterano
# set/17
· votar


Wade
Entao, o negocio é que eu venho procurado essa mesa com usb mesmo, por causa do tocar ao vivo.

É muito raro tocar fora de casa, em churrasco, por exemplo.
Mas é certo que toda vez que a turma reune, sempre tem aqueles que querem que eu toque alguma coisa e brinquem de karaokê. Isso dái é certo, sem erro.

Entao pensei em pegar a mesa pra, no dia que rolar isso, eu dou um mic pra uma dona maria, outro mic pra outro ze ruela, boto um baixo num canal, outro no violão, e mando tudo pra uma caixa multiuso.

So que isso nao é o mais importante. Porque tambem nao sou obrigado a providenciar som ao vivo em festa de ninguem. É so se visse a calhar mesmo.

O principal é conseguir tocar na sala com fone de ouvido e backing track, tudo junto e misturado, sem a patroa xingar nem precisar ligar pc....e conseguir gravar quando quiser, com mais canais, tipo, posso gravar um violao plugado + 1 mic na boca dele e outro mic pegando reverb....ou posso gravar guita plugada + mic no amp microfonando...ou posso gravar baix plugado + mic vocal ou talkbox (audioslave?) ou sei la....pegar um looper pra zuar.....enfim....nossa....possiblidade é o que nao falta.


Acho que vou numa mesa usb mermo.
Acho que deve ser melhor do que mesa comum + guitar link. Ah...com certeza é.

JJJ
Veterano
# set/17
· votar


Wade
ogner
Buja

E deve ter as mais fodonas, com várias saídas... tipo, você escolhe qual saída quer pra cada canal (continuo chutando... mas se eu fosse designer de uma tascam da vida, faria isso nas mesas mais "top").

makumbator
Moderador
# set/17 · Editado por: makumbator
· votar


Buja
por que o asio4all tem aquele controle de menos latencia mais ruido ou mais latencia menos ruido, eta relacao porca essa

Acho que você está confundindo o ruído devido ao processamento do áudio com ruído de gravação. Todo driver (mesmo proprietário) tem essa relação. Se você coloca mais latência tem menos ruído (na monitoração e não no sinal gravado) ao custo do atraso maior. Se diminuir a latência o atraso é menor, mas há mais chance de ruído (mas novamente, isso é na monitoração). Esse balanço depende não apenas do driver, mas do sistema, processador, RAM, DAW, quantidade de canais gravados, etc...

Todo driver tem que lidar com essa relação entre ruídos (clicks e cracks e se for muito severo até drop-outs) e latência. Mas esses ruídos não são registrados na gravação (com exceção de drop-outs, que é quando o sistema perde o sinal do áudio e deixa de gravar).

Na minha máquina, consigo latência baixíssima com driver da Focusrite, mas não é devido apenas ao driver sem si, mas também por causa da interface, do processador (i7 no meu caso), RAM, etc...

victorhugorleite
Membro Novato
# set/17
· votar


Caindo de paraquedas na discussão... Eu tenho um GUITAR LINK da Behringer que é maravilhoso. Não tenho latência, tampouco chiado.
Gravei uma versão de "My Funny Valentine" (que está neste link) sem nenhum ruído. Uso uma jazzmaster com dois P-90...

Buja
Veterano
# set/17
· votar


makumbator
É isso mesmo....digo ruido ou latencia na monitoração.
Ja fiz gravações usando esse guitar link, gravacoes até boas....mas tive que me adequar a adelhudice na monitoração...porque adaptar a latencia nao da.

Engraçado é..que eu se simplesmente plugar o guitar link no pc, o windows 10 o detecta como outra placa de rede, comum, e posso escolher ouvir o som do pc por ele (USB Aduio Device).
Assim escuto youtube por ele, normal.
Entao eu abro as configuracões de Reprodução, do windows normal, e habilito o mic. Pronto...começoa tocar guitarra e ouvir youtube ao mesmo tempo.

Abro a daw, reaper, e nao ouço nada la dentro.
Abro as configs de reproducao, desabilito o mic.
Abro as configs de gravacao, habilito o mic.
Abro as configs do asio4all, desabilito a saida comum, habilito a saida usb.
Com isso consigo que o som entro no reaper.
Habilito o monitoramento do reaper.
Com isso consigo ouvir o que toco.
Com um porem....extremamente mal. Timbre abafado, seco, com ruido, e com latencia.
Abro novamente as configs do asio4all e começo a mexer no slider
( <<<---menos ruido, mais latencia -----|----- mais ruido, menos latencia --->>> )
Com isso começo a controlar o output da monitoracao do reaper.
Mas nunca chego numa situacao que posso dizer: isso é bom.

Ou é tanto ruido no clean que incomoda bastante.
Ou fica tanta latencai que impossibilita tocar.
O meio termo fico tendo quase zero latencia (perceptivel ainda, impossibilita tocar rapido, mas da pra tocar riffs comuns),
porem com tanto ruido, plocs, lags, que eu desisto.

Se eu resolvo colocar um plugin fx entao, do proprio reaper, adeus paciencia.
O reaper congela, o cursor do mouse começa a girar, um inferno.
Plugin do guitar rig, é pedir tela azul. Pc fica a 100% do processamento o tempo todo.

Meu pc é um i3 com 4gb.
Sei que é pouco, mas acho muito estranho, pois eu gravei aqui em 2012, com um dual core 1gb com o mesmo guitar link, reaper, e fluiu bem.

Hoje com win10, i3, 4gb é impraticavel.
Por isso quero algo decente.

Buja
Veterano
# set/17 · Editado por: Buja
· votar


victorhugorleite
Bicho, tanto gente tem guitar link, e tanta gente usa bem...fico me perguntando que magica ou hack usaram pra fazer essa merda funcionar direito.

Ou entao voces estão surdos, nao ouvem o ruido, a latencia nem o timbre de tripa velha na guitarra, que sequer sustain tem.

Imagina bater aquele mizao e ficar assim:

MIII iiiii ii iiiiiiiiiiiiiii ii .................

Nao rola

victorhugorleite
Membro Novato
# set/17
· votar


Buja

hahahahah

cara, só ouvir a minha gravação! uso o Guitar Rig 5 ou abro ele no Reaper (até no Audacity abro...) sem nada de ruído! claro, quando eu uso distorção uso um noise gate de leve, mas chiado "natural"... ZERO! nem eu acreditei quando usei... ia comprar uma Focus e desisti! Guitar Link neles...

uma dica pra quem usa guitar link em NOTEBOOK: se você usar quando estiver ligado na tomada e a bateria estiver carregando, vai chiar um bocado...

victorhugorleite
Membro Novato
# set/17
· votar


Buja

sobre sustain: tem, sim! hahahaha

Buja
Veterano
# set/17
· votar


victorhugorleite
se você usar quando estiver ligado na tomada e a bateria estiver carregando, vai chiar um bocado...

O.o ..... juro que nao sabia dessa. Até a pouco tempo usava exatamente assim.

Mas agora em especial to com um pc e vou utilizar assim agora.
Vamos ver no que da dessa vez.

Vou fazer um ultimo teste com ele na gravação. Pelo menos pra reproducao (youtube) funciona muito bem. Vamos ver se no pc pra gravação ele vai corresponder como antes.
Se der certo, vou investir numa mesa comum ou uma pedaleirazinha com entrada aux. Estou mais tendencioso a mesa mesmo.

Wade
Membro Novato
# set/17
· votar


win10, i3, 4gb

Não sei. Eu CHUTO que o Win10 deve ser pesadinho pra essa configuração. Ainda mais se for 64bits (nem sei se o 10 tem versão 32).

Eu acho bem esquisito dar latência de monitoração sendo que você tá usando efeitos externos, sem ser VST dentro da DAW. Era pro som entrar de boa, como se fosse um simples mic de pc mesmo.

Buja
Veterano
# set/17
· votar


Wade
Mas nesse win10 eu rodo pacote abode completo (que é bem pesado em requisitos), rodo uma penca de jogo, rodo ide de programacao, ruby, rodo ionic serve local (que come uma ram desgramada) e nao da sequer 1 lag.
Tudo isso com navegador rodando 10 abas ou mais abertas. bittorrent fritando.

Bicho, é so falar no guitar link gravando e monitorando que é o chaos.

Bom, mas nao custa tentar a ultima vez. Vou tentar gravar novamente, usando configs diferentes.
Daw, sem plugin nenhum. Dessa vez até sem fone de ouvido. Vai sair nas caixinhas mesmo.
Se der latencia, jogo ele no meio da rua e vou comprar uma mesinha alesis usada mesmo.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Gravação : Mesa ou Interface?