Gravação : Mesa ou Interface?

Autor Mensagem
l Matheus l
Veterano
# nov/09


Boa dia galera!

Antes de mais nada, sim,já usei a busca,mas naum esclareceu minhas duvidas,ok?antes que os extressadinhos venham me crucifica aqui!


Voltando ao assunto,sou meio novo nessa area de home studio e gravaçao e talz,toco guitarra a alguns anos mas nunca me interessei por gravaçao e td mais

mas agora andei dando uma pesquisada e realmente achei muito interresante as possibilidades e vantagens de ter um home studio

mas como sou inexperiente no assunto(o pouco que sei foi por causa da busca e outras pesquisas exteriores),queria saber a opiniao de voces,Mesa ou Interface?

Andei dando uma olhada em algumas interfaces da line6,edirol,m-audio mas tmb dei uma olhada em algumas mesas da behringer,yamaha e outras...

mas para falar a verdade,eu nao sei dizer qual eh o melhor pra mim entende,olhei as especificaçoes varias vezes,achei algumas vantagens em uns e em outros,mas qualidade eh o que eu procuro,obviamente no anuncio do produto que esta num site,naum estara escrito,"pessima qualidade de gravaçao","preamps horriveis" e etc

precisava da opiniao de alguem que tivesse experiencia no assunto pra me ajuda,pq eh assim,fala : "vai no youtube e ve uns samples" naum adianta,pq o kra pode t uma puta mesa/interface mas te o resto do equipamente um lixo ou naum saber regular bem,eh relativo,naum pode ser definitivo

queria saber qual tem mais custobeneficio e qualidade

OBS: toco guitarra

tenho um pedaleira boss me70 e queria ver em qual dos 2 (mesa x interface) seria mais util o uso,pq nao sou mto fã daqueles programas tipo guitar rig e amplitube,mas posso estar errado,quero a opiniao de voces

obs:a pedaleira tem preamps sim

queria saber qual seria melhor pra mim tipo,gastar menos dinheiro com um produto de qualidade

qnd eu for comprar pretendo gastar uns 1000,no maximo uns 1300/1400

nao tenho banda no momento,e qnd tiver pretendo usar o que for comprar,mas tmb naum precisa ser uma coisa monstruosa com "200" canais sabe...rsrsrs

me deem algumas opinioes do que seriam boas compras,nao tenho um produto fixo em vista,me interessei inicialmente pelas interfaces:line 6 toneport ux1/ux2 ; edirol ua4 e ua25 ; m-audio firewire solo e fast track pro
para vcs terem uma ideia,eu sei menos ainda de mesas,fui mais pela faixa de preço: behringer xenyx 1204fx e 1222fx ; da yamaha eu naum conheço algum modelo especifico,mas dizem que saum mto boas

mas pode ser qualquer marca,marca eh o d-,o importante eh a qualidade

nao me entendam mal,sou bem inexperiente no assunto,me desculpem se falei besteira

l Matheus l
Veterano
# nov/09
· votar


up

l Matheus l
Veterano
# nov/09
· votar


:,(

l Matheus l
Veterano
# nov/09
· votar


ninguem?

erico.ascencao
Veterano
# nov/09
· votar


l Matheus l
Bem, inicialmente você precisa definir um pouco melhor a sua necessidade. O primeiro passo é responder à seguinte pergunta: você quer gravar em linha ou microfonando?

Vou tentar ajudar nestas duas linhas de raciocínio.

Gravação em linha
Para gravar em linha, você precisa de uma pedaleira com simulador de amplificador e de caixas acústicas. Sem isso vai ficar muito difícil gravar com uma qualidade aceitável. Pelo visto a ME70 tem estes recursos, então este problema já está resolvido.

Independente da pedaleira que você for usar, é necessária uma interface de aúdio. A placa de som dos PCs comuns dá muita latência e não é a mais indicada pra gravações com uma qualidade legal. No caso de gravações em linha, existem uma penca de interfaces no mercado.

Gravação microfonada
Neste caso, a interface é indispensável. A interface deve ter entrada para microfone dinâmico. Não conheço muito de interfaces, mas sei que a M-Audio Fast Track é uma ótima pedida.

Em ambas as aplicações, uma mesa de som não resolve o problema. Se você ligar qualquer coisa na mesa de som e ligar a mesa de som na placa de som do PC você terá uma perda na qualidade da gravação, pois é a placa de som do PC que determina a qualidade sonora da gravação. Existem umas mesas da Behringer que vêm com uma iterface de áudio USB, aí sim a coisa começa a melhorar - aliás, caso você queira gravar várias coisas ao mesmo tempo, esta pode ser a melhor opção.

l Matheus l
Veterano
# nov/09 · Editado por: l Matheus l
· votar


erico.ascencao

vlw mesmo pela ajuda kra! =D

entao,minha placa de som é um lixo(deve se onboard essa porra),acho que a melhor opçao seria a gravaçao por usb mesmo

pelo que eu entendi,em ambos os casos necessitasse de uma interface(pq se for depende da minha placa de som...vixi...)

entao uma interface usb poderia resolver,mesmo que parcialmente, o meu problema?a fast track é a melhor opçao na faixa de preço?

Edit : a fast track ta na faixa de 500 reaiis,e a fast track pro da na faixa de 900,ou seja, dentro do meu limite,seria um boa opçao de compra??

l Matheus l
Veterano
# nov/09
· votar


up?

Edson Caetano
Veterano
# nov/09
· votar


Cara, vocë acha que tem alguem de plantao aqui para UPs praticamente instantaneos, paciencia, sempre aparece alguem para solucionar o problema, é só ter calma

Mas vamos lá

MIXER é uma coisa, INTERFACE é outra, nao tem relaçao de uso um produto com o outro

Ou seja para gravar legal é necessário uma interface de Audio, ou como sinonimo Placa de som off board, externo, Simplesmente porque as placas que vem na maioria dos sistemas caseiros foram feitas para MSN, Skype, etc... e nao para uma guitarra arrepiando hehe

A placa de som deve atingir suas necessidades, a partir de 1, 2,8,16,24,.... entradas, saidas, nao nesta ordem

o Mixer é um complento, adendo ao poder de gravaçao, mas vamos se aproximar mais nisso logo

lasanha_de_carne
Veterano
# jun/15
· votar


Ressucitando aqui rsrs

Galera quero fazer gravações em casa! Gostaria de comprar uma mesa usb, pra gravação simples. Funciona do mesmo jeito que uma interface ou muda muita coisa ? Queria coisa simples mesmo, caseira. E agnt acha mesa behringer de 300 dilmas com saida usb. Gostaria dos conselhos de vcs!

LeandroP
Moderador
# jun/15
· votar


lasanha_de_carne

A mesa de som é uma interface... Ou não?!

lasanha_de_carne
Veterano
# jun/15
· votar


Não Leandro, mas o pc pode capturar ela!

lasanha_de_carne
Veterano
# jun/15
· votar


Olha uma ai LeandroP

http://www.pontofrio.com.br/InstrumentosMusicais/AudioIluminacao/Mixer DJ/Mesa-Mixer-4-Canais-Alesis-Multimix-4-Usb-Mm4usb---Interface-491433 3.html?gclid=COyZ6YPEuMYCFYY9gQods8kAuw&utm_campaign=Instrumentos-Musi cais_Mixer-DJ&utm_medium=cpc&utm_source=gp_pla&s_kwcid=AL!427!3!681175 33138!!!g!18283950120!&ef_id=VRqolwAABCtII6pA:20150630230610:s

Lembre que quero coisa simples! O que acha ?

LeandroP
Moderador
# jun/15
· votar


Interface: elemento que proporciona uma ligação física ou lógica entre dois sistemas ou partes de um sistema que não poderiam ser conectados diretamente.

Com base nesta definição acima, acho que a mesa é uma interface. Se vai funcionar bem como uma outra interface, atendendo as suas necessidades, então é preciso definir melhor alguns parâmetros pra ter uma comparação mais precisa.

LeandroP
Moderador
# jun/15
· votar


lasanha_de_carne

Me parece bem simples mesmo. Eu compraria uma dessa pra gravações caseiras. Até porque ela poderia lhe servir também pra outras situações, como palco por exemplo.

lasanha_de_carne
Veterano
# jun/15
· votar


Muito obrigado LeandroP abraço!

LeandroP
Moderador
# jun/15
· votar


Abraço! Boa sorte!

JJJ
Veterano
# abr/17 · Editado por: JJJ
· votar


Ressuscitando mais uma vez...

Seguinte: depois de um bom tempo... hora de fazer upgrade no PCzão de casa.

Ligado ao atual está uma interface que, em tese, poderia ser usada após o upgrade, exceto pelo fato de que... é firewire...

Dentro desse mesmo PC tem uma placa de som, plenamente funcional que, em tese, também poderia ser usada após o upgrade, exceto pelo fato de que... é PCI...

Malditos padrões que mudam toda hora!!! rs

Como a nova placa-mãe não tem nem firewire, nem slot PCI, minhas duas opções diretas para gravação de som vão sumir... :(

E aí vem a questão para debate...

Eu tenho um mesinha aqui (com saída line-out), que pode ser ligada à entrada line-in do som on-board da placa mãe.

Se me perguntassem sobre coisas "on-board", há alguns anos atrás, eu mesmo diria "esquece, não presta". Mas a tecnologia evolui... Possivelmente, um áudio on-board de hoje possa ser melhor que a minha velha placa de som PCI, vai saber?... No caso, a placa-mãe será uma ASUS H110m-c/br, que tem um monte de rococó sobre a parte de áudio, nas specs. Duvido muito que tenha um driver ASIO próprio, mas sempre tem o bom e velho ASIO4ALL...

E aí? Alguém sabe (de fato, não de orelhada) a quantas andam esses áudios on-board de placas atuais?

Outra opção é comprar uma plaquinha PCI-X com porta firewire e usar a interface externa que já usava.

Eu vi no ML uns conectores conversores USB->Firewire... Mas duvido muito que isso dê certo... Alguém sabe a respeito???

Finalmente, se nada disso valer a pena, vou precisar gastar mais um pouco e comprar uma interface USB mesmo... E aí vai mais uma questão... Como não pretendo comprar nada muito caro, será que uma interface "comum" vai ficar melhor que o setup inicial que propus (mesa->áudio on-board)??? Alguma sugestão de interface USB simples que entregue um som decente? Pode ter apenas 2 entradas mesmo (XLR e Hi-z).

Iversonfr
Veterano
# abr/17
· votar


JJJ

Essa placa mãe tem entrada PCI. Tenho uma B150M e ela também tem.

Eu vi no ML uns conectores conversores USB->Firewire... Mas duvido muito que isso dê certo... Alguém sabe a respeito???

Esquece. Pra funcionar com áudio tem que ser placa e com chipset Texas Instruments. Se for comprar Via não funciona, vai por mim pois já penei nesse caminho há alguns anos atrás. Eu no seu lugar compraria a placa PCI Texas e ficaria com a interface atual dependendo de qual for. Porém isso é para o seu caso, pois eu mesmo desisti de firewire e vendi minha interface para comprar uma usb rs.

JJJ
Veterano
# abr/17 · Editado por: JJJ
· votar


Iversonfr

PCI? Acho que não... tem PCI Express...

OOOOPS!!! Edit: tem sim!!! Que maravilha!!! Achei que fossem 2 pci-x pra usar 2 placas de vídeo em paralelo. Putz!!! Resolveu tudo, porque a placa de som tem uma porta firewire, que eu uso pra ligar a interface!!! UHUHUHUHUHUHUHUH!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

VALEU!

Ismah
Veterano
# abr/17
· votar


Firewire não é um padrão exatamente... É uma interface serial criada pela "Ehpôu", e que por motivos de custo maior dos produtos da marca até hoje, não vingou. Foi o potencial concorrente do USB 2.0 e poderia ter enterrado ele por mim.

acabaramosnicks
Membro Novato
# abr/17
· votar


Concordo, por mim o firewire já deveria ter sido enterrado. O USB 3.0 mal foi desenvolvido pelo mercado, eu acho que vai longe.

JJJ
Veterano
# abr/17
· votar


Ismah
acabaramosnicks

O FireWire já morreu... Mas, enquanto eu puder ligar minha interface e ela estiver ok, vou levando...

Ismah
Veterano
# abr/17
· votar


Na verdade gostaria de ver o firewire no lugar do USB... E não o oposto...

JJJ
Veterano
# abr/17
· votar


Ismah

Tendo a concordar com você. A "proposta" do firewire me parece mais robusta que a do USB. A começar pela conexão mais segura (fisicamente), pela velocidade (só no usb3 a coisa começou a reverter) e pela "lógica" da conexão, que no usb fica mais sujeita a interferência entre dispositivos (pelo menos eu li algo a respeito certa vez).

Mas contra fatos não há argumentos. E, para citar mais um ditado... a história é sempre escrita pelos vencedores. Então... é usb...

Buja
Veterano
# set/17
· votar


O renascimento do poder!

Duvidazinha rapida aqui no topico que tem a ver com o assunto:

Estou pesquisando mesa usb ou interface:
Requisitos:

1 - Abaixo de 400 reais
2 - Possibilidade de mais de 1 canal
3 - Que dê pra mixar ouvindo no fone de ouvido.


Qualquer coisa extra é furula desnecessária.

Vejo vantagens na mesa que nao na interface, porem, vejo que as interfaces via de regra sao mais caras. Pergunto?

Porque uma mesa de 4 canais, com interface usb, é mais barata que uma interface de 2 canais, ambas da mesma marca?

Entou muito tendencioso a mesinha usb, mas o que a interface tem que a mesa nao tem?

Alguem poderia dar um pitaco?

ogner
Veterano
# set/17
· votar


Buja
Porque uma mesa de 4 canais, com interface usb, é mais barata que uma interface de 2 canais, ambas da mesma marca?

A mesa vai jogar pro DAW em um canal apenas. a inteface ja direciona pra canais diferentes, sacou?

Se vc tiver facilidade de ANTES de grava faze a mix na mesa, nao se importando em trabalhar a pós em apenas um canal. tudo bem. Sacou?

Buja
Veterano
# set/17
· votar


ogner
Pohhha até que enfim descobri o motivo rsrs..
Valeu mesmo mano.

Se vc tiver facilidade de ANTES de grava faze a mix na mesa, nao se importando em trabalhar a pós em apenas um canal. tudo bem.

Essa é uma questão interessante:
Penso que fazer a mix na mesa seja suficiente.
Mas tambem penso que gravar 2 canais separadamente ao mesmo tempo, usando cada canal um plugin diferente, seria mais jogada.

O negocio é que a mesa me da a possibilidade de ir tocar num churrasquinho com a galera, botar o mic na mao de um, violao na mao do outro, baixo na minha mao, jogar isso tudo numa caixa qualquer e boas.

Porem, penso tambem que essas situacoes pra mim acontece a cada biênio e olha la. Dai a interface seja mais agradável.

Mas valeu mano....duvida mardita essa que nao sabia e voce sanou.

MatheusMX
Veterano
# set/17
· votar


Buja
Dê uma olhada na Behringer UMC202HD e na UMC204HD.
Comprei uma UMC204HD na Amazon por incríveis U$70.
A UMC202HD vc encontra no ML na faixa dos R$400.
Dê uma olhada nos reviews. Não tenho do que reclamar.
A diferença entre as duas é basicamente que a 204 tem algumas funcionalidades de saída a mais.

JJJ
Veterano
# set/17 · Editado por: JJJ
· votar


ogner
A mesa vai jogar pro DAW em um canal apenas

Vou chutar aqui, mas ACHO que isso depende da mesa... deve ter mesa que joga estéreo (2 canais), pelo menos, não???

Wade
Membro Novato
# set/17
· votar


Comprei uma UMC204HD na Amazon por incríveis U$70

Veio certinho? Quanto tempo? Pagou imposto de importação?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Gravação : Mesa ou Interface?