Dicas para um studio caseiro!

Autor Mensagem
dj lype13
Veterano
# out/09


Bom eu quero monta um studio só pra gravar VOZ eu tenho meu pc e qeria saber oqe eu compro alem dele
mas qeria uma coisa bem bem basica memo mas com boa qualidade
oqe eu compro em 1º ?
pq eu posso compra uma coisa de cada vez neh
oqe seria mais ultil?

teclado_mania
Veterano
# out/09 · Editado por: teclado_mania
· votar


Primeiro tem que comprar uma placa de som boa ,recomendo a m-audio delta 1010 para pc ou fast track pro para notebook, depois um microfone condensador ai fica a sua escolha(eu gosto pra ao vivo o beta 87,mais estudio é outra coisa), as caixas mara mixar eu recomendo as edifier R1000 bom custo X beneficio.

Os programas gosto de usar o sonar8 , o pro tools, e o cubase 4,também compre carpete para o lugar isso ajuda a parar com ondas estacionarias, pelo menos no chão e gesso no teto, e um local que é silêncioso, pois mesmo o beta 87 ele é tão chato que qualquer retorno meio mal feito é motivo de puxar microfonia.

Aqui uns cursos de logica nessa parte, pois gravar voz é pior que gravar bateria:

http://www.music-center.com.br/tutorial_acustica.htm

Esse site me ajudou muito no inicio de mesas de som canto entre outros,não tinha dinheiro para pagar cursos hoje regulo até que bem.

http://www.musicaeadoracao.com.br/tecnicos/sonorizacao/mesa_som_h.htm

Também lembre se tiver um computador procure que ele for o mais silêncioso possível , mantenha sempre regulado,desfragmentando tirando arquivos temporarios e use o windows 7, é bom que esse computador seja sempre atualizado e de uso (EXCLUSIVO do estudio).

trashit hc
Veterano
# out/09
· votar


dj lype13

Bom eu quero monta um studio só pra gravar VOZ eu tenho meu pc e qeria saber oqe eu compro alem dele
mas qeria uma coisa bem bem basica memo mas com boa qualidade
oqe eu compro em 1º ?
pq eu posso compra uma coisa de cada vez neh
oqe seria mais ultil?


ter aulas de português também não seria má ideia...

teclado_mania
Veterano
# out/09
· votar


ter aulas de português também não seria má ideia...

Primeiro a pessoa precisa entender o português para depois passar para física e áudio.

SylvioLima
Veterano
Prêmio FCC 2007
# out/09 · Editado por: SylvioLima
· votar


dj lype13
Bom, acho que o teclado_mania já disse muita coisa!

Para gravar voz, você vai querer predominantemente um ambiente 'morto', ou seja, com muito baixa reflexão de som, para aplicar os efeitos de reverb, delay ou outros de ambientação sem que a ambientação natural da sala de gravação em que a voz foi gravada interfira.

Um bom exemplo de quando essa ambientação natural atrapalha é quando usamos o compressor. Quando usamos essa ferramenta, a voz 'sobe' e fica com mais presença na mix, entretanto todo o 'resto' sobe: ruídos de fundo, reverberação da sala etc.

Por isso a importância de um lugar silencioso e de baixa reflexão, para na hora de você manipular o material gravado você não tenha que se preocupar com ruídos indesejaveis que tbm estão presentes na gravação.

Uma interface de áudio que eu recomendo é a FastTrack Pro ou a FastTrack Ultra. Eu não possuo nenhuma das duas, mas falam muito bem delas aqui no fórum. Também me baseio nas especificações do produto, e as especificações da FastTrack Pro são muito atraentes pelo preço.

Quanto ao tipo de microfone que você vai usar, é uma questão de gosto pessoal e também das condições financeiras e do tratamento de áudio que você tem ae.

Para um quarto silencioso sem grandes reflexões e computador silencioso (cooler e HD não chegam a atrapalhar a gravação), quase sempre recomenda-se um condensador pois ele capta a voz com maior resolução, mas, por ser mais sensível, também capta ruídos indesejáveis. Por isso é necessário o controle do ambiente em que vc está gravando.

Para um quarto com ruídos relativamente altos, recomenda-se primeiro tentar deter esses ruídos de alguma maneira. Se não for possível, um bom dinâmico pode esconder parte desses ruídos.

Fagulha
Veterano
# out/09
· votar


ja que estão falando de condensadores...uma duvida minha que talvez possa ajudar o criador do topico também...

meu homestudio nao possui tratamento acustico...porém é uma casinha no fundo do terreo da minha casa e a uns 10 metros de uma avenida...um mic condensador é tão sensivel que poderia captar os ruidos da avenida? Essa duvida me ocorreu quando pensei em comprar microfones Behringer condensadores C-2 ou C-4

dj lype13
Veterano
# out/09
· votar


bom eu qero saber oq eu posso compra pra ir adiantano!
o mic primeiro?
bom condensador aqui nao serve, eu vou compra um dinamico memo
vou compra um Microfone Behringer XM8500
i dpois uma mesa de som
e dpois a placa de som!
sera q vai fica bom assim ou nao?

Edson Caetano
Veterano
# out/09
· votar


Dj

Vai só gravar UMA voz nao é mesmo, entao para que mesa de som, liga direto na interface de audio e usa mixer virtual, e opte por placas com bons pre-amplificadores como as fire da presonus

Vai precisar entao de um MIC, Interface de Audio (Audiobox Presonus é uma boa pedida) e um conjunto monitor, que pode trocar por um bom par de fones de ouvido

Fagulha

Microfones Condensadores sao bem sensiveis sim, se voce escutar pode ter certeza que o mic tambem ta escutando, muitos mics dinamicos de linha mais profissional rendem resultados excelentes para quem esta começando

dj lype13
Veterano
# out/09
· votar


ah blz entao mas nao tem uma interface de audio mais barata nao mano?
po paga 600 pilas, eu nao tenhu tudo isso naoo,
e tbm é para um coisa basica tbm gente!
pega leve!
rsrsrs

eu vi por aqui tbm qe eh bom colocar carpete no chão
e nas janela e na porta eu coloco oqe?

Gnarus
Veterano
# out/09
· votar


Pega teu mic de pc e placa onboard entao...5 pila e ta feito

Cara, mais barato do que o pessoal sugeriu, talvez uma mesinha de 4 canais (behringer) e uma interface simples tipo UCA 202...mas no fim das contas nao vai dar muita diferenca no preço.
Se tu vai pegar um X8500 precisa de pre amp pra ele...eu ficaria com a opcao que o pessoal sugeriu, uma fast track ou similar, mas nao vai custar muito menos...

Valeu

teclado_mania
Veterano
# out/09
· votar


ah blz entao mas nao tem uma interface de audio mais barata nao mano?
po paga 600 pilas, eu nao tenhu tudo isso naoo,
e tbm é para um coisa basica tbm gente!
pega leve!
rsrsrs

eu vi por aqui tbm qe eh bom colocar carpete no chão
e nas janela e na porta eu coloco oqe?


Cara seu português nem minha professora de português poderia entender.

Bom a coisa fica feia pois mesmo pc's todo equipado pode ter uma horrivel placa on board, (a placa on board do meu pc é pior que do notebook hp dv5 1270br,placa mãe asus e phenom ll x4), outra solução é a fast track simples para gravar 2 vozes, melhor que uma behringer , com um beta 58 da shure.

Infelizmente estúdio é uma coisa cara e se requere paciência, não adianta ter uma boa placa de som com bom microfone mais a acústica ficar que nem uma de banheiro.

Edson Caetano
Veterano
# out/09
· votar


Uma Fast Track simples tá 280,00 mais o Mic chega em pelo menos 500,00 Paus

Agora se é para alguma coisa bem simples mesmo, porque está pensando em tratamento acústico do ambiente...

Fagulha
Veterano
# out/09
· votar


Edson Caetano


vlw pela dica...então condensador aqui nem pensar...passa onibus na avenida a cada 10 minutos...nao quero barulho de busao nas baterias das minhas musicas huauhauhuhauha

teclado_mania
Veterano
# out/09 · Editado por: teclado_mania
· votar


DJ
Uma Fast Track simples tá 280,00 mais o Mic chega em pelo menos 500,00 Paus

Agora se é para alguma coisa bem simples mesmo, porque está pensando em tratamento acústico do ambiente...


Aqui vai o que ele pode fazer:

* fast track simples
*microfone beta 58 (é o melhor dinâmico que encontrei.)
*edifier R1000

Ele pode comprar carpete e colocar no chão e alguns lugares da parede, e fazer teto de gesso,depedendo do lugar isso para um quarto com muitos móveis pode ser uma boa idéia.

A porta pode ser um MDF de 30mm.

A janela pode improvisar uma portinha de madeira MDF 20mm.

Fagulha
Veterano
# out/09
· votar


pelo que entendi o cara nao quer gastar grana e ter uma gravação aceitavel...nao vai querer comprar monitores...gastar sabe deus quantos reais num shure beta 58...

M-Audio Fast track 300 reais
Behringer XM8500 80 reais

se voce cantar bem e souber tratar o audio em algum DAW com plugins bons acho que dá pra fazer algo "aceitavel" com isso...

mas se quiser algo com qualidade MESMO...dai é só seguir as dicas do
teclado_mania que nao tem erro

Fagulha
Veterano
# out/09
· votar


alias, a fast track simples tem pré ampli?

teclado_mania
Veterano
# out/09 · Editado por: teclado_mania
· votar


alias, a fast track simples tem pré ampli?

Cara ela tem entradas line,e o pré amp, a edifier R1000 não é um monitor é uma caixa de som normal mais de alto padrão.

Mesmo com um bom microfone você tem que saber aplicar a equalização certa na voz,Além de um tratamento o som.

Cara melhor que esse microfone http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-111548349-microfone-original-sh ure-lyric-8700-com-cabo-45m-_JM somente os mais caros, o resto não me passou a confiança.

MUITA COISA QUE O PESSOAL ESQUECE é que para gravar com microfone precisa de um D.I. se sobrar grana , para diminuir as impedancias e deixar o som um pouco mais limpo.

Aqui o que ele pode fazer de opções:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-106749608-fast-track-usb-interf ace-m-audio-abaixo-do-preco-r34999-_JM

ou

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-103477730-mesa-de-som-xenyx-802 -c-8-entradas-e-phanton-power-xenyx802-_JM

MIC:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-111548349-microfone-original-sh ure-lyric-8700-com-cabo-45m-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-109557290-super-promocao-microf one-shure-beta-58-beta58-fretegratis-_JM

Caixa de som:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-108549992-caixas-de-som-estereo -profissionais-edifier-r1000tcn-_JM

direct box:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-103495916-di-100-direct-box-ati vo-ultra-di-behringer-pronta-entrega-_JM

Fagulha
Veterano
# out/09
· votar


teclado_mania

cara confesso que nao sabia sobre o DI...ele realmente faz muita diferença na gravação?

teclado_mania
Veterano
# out/09
· votar


teclado_mania

cara confesso que nao sabia sobre o DI...ele realmente faz muita diferença na gravação?


Ele diminue as impedância do microfone e deixa o som limpo de ruidos e outros, eu recomendo.

Nelton88
Veterano
# out/09
· votar


Placa de Som:
Creative Audigy 2 ZS

Monitores:
Behringer Ms40

Direct Box:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-103495916-di-100-direct-box-ati vo-ultra-di-behringer-pronta-entrega-_JM

Microfone:
Behringer B2 Pro




________________________
Enjoy...

Minow
Veterano
# out/09
· votar


Placa de Som:
Creative Audigy 2 ZS


????????

dj lype13
Veterano
# out/09
· votar


bom pessoal eu vou compra isso aqui
mic: Shure Lyric 8700
placa de audio: Fast Track Usb Interface M-audio
edifier R1000


e vou por carpete aqui memo pra ajuda!


bom eu qeria saber se eu nao compra a caixa edifier R1000 e colocar um fone da pra ouvir claro né?


como eu faria isso?

porque o cantor tem que escutar tambem né!

e como eu ligaria os 2 fones

teclado_mania
Veterano
# out/09
· votar


bom pessoal eu vou compra isso aqui
mic: Shure Lyric 8700
placa de audio: Fast Track Usb Interface M-audio
edifier R1000


e vou por carpete aqui memo pra ajuda!


bom eu qeria saber se eu nao compra a caixa edifier R1000 e colocar um fone da pra ouvir claro né?


como eu faria isso?

porque o cantor tem que escutar tambem né!

e como eu ligaria os 2 fones


Ve se arranja sonex para as paredes, cara a fast track tem 2 saidas ,e vê esse fone http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-108423597-fone-de-ouvido-philip s-shp2500-cabo-6-metros-volume-cabo-_JM , gosto muito do custo X beneficio da philips.

dj lype13
Veterano
# out/09
· votar


Belezaa vou ver esse sonex ai tabem!

sabidinho
Veterano
# out/09 · Editado por: sabidinho
· votar


olha, para um bom studio virtual, as dicas acima, são todas otimas, mas eu aconselho ao iniciante usar o programa nuendo 8.2
alem de muito simples de manuseiar, ele é muito bom e tem muitos recurso, se alguem quizer alguma dica de como usar o nuendo mi add no meu msn que darei todas as dicas gratis, como enserir plugs,mixar colocar voz e sample de bateria.ha meu msn é genohomestudio@hotmail.com

rafamoraes
Veterano
# jan/11
· votar


Galera vou usar esse tópico pra tirar minha dúvida.

Queria quer vcs me indicassem qual o equipamento mínimo para som de voz preciso para ensaiar com a banda?
Comprei um Mic Behringer XM8500 de acordo com o que a galera falou nesse e em outros tópicos. Tenho mais outro pra backing vocal.
A banda é um power trio, com 2 vozes. Somos Guitarra e voz, baixo, e bateria e voz.
Preciso de uma mesa, potência, caixas, etc.
Que marcas vcs me indicam pra cada equipamento? LEmbrando que pretendemos gastar pouco, uns 500 reais se possível.
Preciso comprar potências e caixas acústicas mesmo, ou uma caixa amplificada+mesa já serve? Indiquem as marcas/preço de cada por favor, sou meio leigo quanto a som de voz.

Abraço

Iversonfr
Veterano
# jan/11
· votar


rafamoraes
LEmbrando que pretendemos gastar pouco, uns 500 reais se possível.

Impossível.

Uma caixa amplificada + mesa já serve. Seria interessante uma mesa com efeitos para o som não ficar muito feito (seco), as mais famosas pelo custoXbeneficio nesse caso são as behringers.

Ja que voce precisa economizar ao máximo, vou passar a minha experiencia, que pelo mesmo motivo de precisar economizar, acabei indo atrás e encontrando um cara na minha cidade que monta caixas de som para PA e fiz com ele uma caixa com falante da Oversound e 3vias. Se voce for pra comprar caixas de marcas tipo Leac's ou similar, vai ficar MUITO mais caro. Sugiro nesse caso voce tb ir atrás de algum cara que mexa com isso na sua cidade. Abs!

rafamoraes
Veterano
# jan/11
· votar


Iversonfr

Essa mesa seria suficiente:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-167689299-mesa-de-som-xenyx-802 -behringer-pronta-entrega-_JM
???

Falei em 500 reais pois talvez encontre algo usado, principalmente as caixas...

Suas caixas foram já amplificadas ou não?

rafamoraes
Veterano
# jan/11
· votar


up

Iversonfr
Veterano
# jan/11 · Editado por: Iversonfr
· votar


rafamoraes

Cara, mesa com 2 entradas de mic só é MUITO limitado! voce me disse que ja tem dois caras que cantam na sua banda, se resolver por um terceiro de backvocal algum dia, ja ferrou! ou se por acaso voce resolver microfonar o bumbo da batera por exemplo, ja lascou tb!

Seria legal uma com 8 entradas pra garantir tudo, mas se a grana ta curta, tenta pegar uma de 4 entradas no mínimo, tipo uma dessa AQUI, lembrando de pegar uma com efeitos, vai ter o "fx" no final do nome, tipo 1202fx.

Suas caixas foram já amplificadas ou não?

Não são. Na verdade eu tenho duas caixas e uma potencia, mas o pessoal que constrói e mexe com isso faz caixa ativa sim. Abs!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Dicas para um studio caseiro!