Problemas Reaper v3.03 + EzDrummer

Autor Mensagem
GuitarHome
Veterano
# abr/16
· votar


makumbator
Fala velho, obrigado pelos esclarecimentos.

Eu comecei a fazer faculdade de produção musical, mas estou começando a entrar nessa parte agora.

Quanto às configurações de Mic da batera eu até entendo, pois estou gravando uma batera lá no estúdio da faculdade e tudo mais.

O que tá pegando é qual melhor forma de gravar o midi para eu fazer minhas brincadeiras.

Minha maior dúvida agora é a seguinte, no começo de um arranjo que eu fiz, fica apenas o violão dedilhando. Eu fiz um arranjo na batera com uma variação de chimbal, e em determinada parte entra um ride, bem caminho.

Acontece que não consigo fazer toda variação do chimbal, e entrar com o ride na hora certa e tudo mais. Estou usando meu teclado controlador. Então a minha idéia seria gravar um a um, ou até apenas a variação do chimbal primeiro e depois o resto. Ou se desse, até gravar por exemplo a abertura de chimbal primeiro que fica na cabeça do tempo, quantizar, e depois gravar o toque no chimbal que é tocado logo após a abertura entre um tempo em outro, sacou?

Qual melhor maneira de fazer isso? Tem alguma dica? Vi pesquisando aqui no fórum alguns tópicos antigos em que vc comentava a respeito, então acredito que já tenha certa experiência.

Eu gravei uma guia do violão no metronomo de toda minha música, e estou gravando os arranjos de batera por cima, e quantizando no bpm da música, pra assim depois conseguir gravar os arranjos de violão melhor, e posteriormente o baixo. Mas tô com essa dúvida de qual melhor forma de gravar a batera com mais "calma" e se possível um a um, mesmo se tratando da mesma peça da bateria (como no caso do chimbal que faço uma variação com ele), já que não tenho muitas habilidades no dedo para tocar teclado. Até tenho uma coordenação, mas gostaria de deixar a batera filé primeiro.

Abraço

makumbator
Moderador
# abr/16
· votar


GuitarHome

Dá perfeitamente pra gravar o midi por peças separadas (seja uma a uma ou em grupos de mais de uma) se você achar assim melhor. Em determinados contextos acho assim mais fácil, em outros nem tanto. Não sei como se faz isso no reaper, mas em toda DAW tal procedimento é possível.

Mas o que você acha que está mais problemático pra você fazer? manter o tempo? Falando nisso, está precisando quantizar muito ou apenas acertos leves? Ou é problema em acionar as articulações certas?

Nesse contexto que você fala (escrever uma sequencia de chimbau com variações de abertura) eu acho mais fácil ter todas as articulações que vou usar lado a lado (ou seja, em pads vizinhos, podem ser teclas vizinhas de seu teclado também). Se precisar crie um mapa de bateria pra mover as peças para a tecla que você quer (assim dá para ter todas as articulações lado a lado, uma nota após a outra).

Nesses casos eu toco o ritmo da peça completo dentro dos compassos que quero. Fica fácil ao ter as articulações uma do lado da outra. Considero assim menos trabalhoso (e mais musical) que gravar cada articulação em separado (apesar disso ser possível também).

GuitarHome
Veterano
# abr/16 · Editado por: GuitarHome
· votar


makumbator
Então, até que estou utilizando o quantizer para pequenos ajustes, mas justamente por estar tocando peça por peça, assim consigo me concentrar mais.

O mapeamento do teclado não está ruim para esse arranjo simples que fiz, F# A# e D# se não me engano, então tá tudo pertinho ali. Único porém, é que acho que se eu conseguisse gravar "tecla por tecla" vamos dizer, eu iria conseguir fazer um arranjo melhor e mais legal do que se eu gravar tocando as variações de chimbal tudo de uma vez junto com o ride por exemplo, que entra apenas em alguns pontos para não ficar repetitivo. Então eu teria que acertar ele, sem parar a variação no chimbal, e sem perder o tempo. Se eu conseguisse gravar um a um, eu iria ganhar muito mais tempo, visto que não sou dos mais habilidosos com batera no teclado, e iria conseguir fazer exatamente o arranjo que tenho na minha cabeça, sacou?

Outra dúvida que não sei se vou conseguir explicar, o ride por exemplo, sai apenas no canal dos heads e room, visto que não tem um mic específico para os pratos, e sim os dos heads. Se eu gravar ele, separado do chimbal, eu perco o heads do chimbal, pois quando for gravar o ride após ter gravado o chimbal, ele vai gravar por cima do que o head captou do chimbal. Será que você conseguiu sacar o que estou dizendo?

Minhas dúvidas são muito mais em relação a organização mesmo, do que outra coisa. Pelo menos por enquanto rsrs.
.

Ismah
Veterano
# abr/16
· votar


Porque não grava em várias tracks MIDI, depois move tudo para uma, e aí põe pra tocar o VSTi e grava em multipistas?

GuitarHome
Veterano
# abr/16
· votar


Ismah
Fala blz?

Tinha até pensado nisso, mas não tentei a possibilidade. Para copiar um midi no outro, utilizando o reaper, basta arrastar em cima ou tem alguma maneira?

Vou testar mais tarde em casa.

Obrigado

makumbator
Moderador
# abr/16
· votar


Ismah
GuitarHome

Eu acho mais prático gravar em uma única pista midi em várias passadas. No final o clip midi vai estar pronto com todas as notas sem precisar fazer mais nada (em cada passada ele grava o que for adicionado e o programa mantém o que já foi feito em passadas anteriores). No Cubase isso se chama midi step recording. Não sei como isso se chama no reaper (se é que tem isso, mas deve ter).

GuitarHome
Veterano
# abr/16
· votar


makumbator
Fala velho, salvou a vida. Achei essa opção no reaper, e tudo ficou mais fácil.

Só outra dúvida, estou gravando a 70 bpm, mas talvez tenha que descer um pouco futuramente, talvez uns 67 68bpm. Eu consigo fazer isso? Eu teria que mudar pro bpm desejado no projeto e ir quantizando? Será que dá muito trabalho, pois algumas viradas eu gravei sem quantizar pois preferi da forma que ficou.

Abraço

makumbator
Moderador
# abr/16
· votar


GuitarHome

Legal! É bem mais fácil assim.

Só outra dúvida, estou gravando a 70 bpm, mas talvez tenha que descer um pouco futuramente, talvez uns 67 68bpm. Eu consigo fazer isso?

Sim. Basta mudar o tempo do projeto (ou do trecho que quiser). O ideal é fazer isso antes de gravar os áudios, apesar de ser possível mudar depois de gravar som e o áudio acompanhar corretamente (pelo menos no Cubase e em outros é assim).

GuitarHome
Veterano
# abr/16
· votar


makumbator
Não precisaria quantizar em cima do novo bpm do projeto? Ou basta mudar o bpm e pronto?

É mais uma dúvida de precaução, talvez eu mantenha em 70, mas se precisar diminuir um pouco pelo menos não perco o projeto todo.

Valeu mesmo velho.

makumbator
Moderador
# abr/16 · Editado por: makumbator
· votar


GuitarHome
Não precisaria quantizar em cima do novo bpm do projeto? Ou basta mudar o bpm e pronto?

Você diz o midi ou áudio e midi?

No Cubase ele muda automaticamente o áudio e o midi se o usuário mudar o bpm (e as pistas midi e áudio estiverem configuradas no modo musical, e não no linear). Não precisa quantizar ou acertar nada, o programa faz isso pra você.

Com isso fica tudo sincronizado (claro que se mudar para um andamento muito distante do original em que foi gravado o áudio, o resultado pode ficar um pouco degradado nas pistas com áudio real). No midi tanto faz, é só um comando mesmo. Pode mudar para muitos bpm longe do original que não afeta a qualidade.

GuitarHome
Veterano
# abr/16
· votar


makumbator

Opa entendido amigo, agradeço muito por tirar minhas dúvidas rs.

Aproveitando a carona, quais vsti de baixo legais? Único que estou aqui é o broomstick bass, usei muito pouco ainda dele, mas acho que não me agradou muito não. Tem alguma sugestão?

Abraço

makumbator
Moderador
# abr/16
· votar


GuitarHome
Aproveitando a carona, quais vsti de baixo legais?

Nisso eu não posso ajudar, como eu toco o contrabaixo (que na verdade é meu primeiro instrumento) nunca usei sampler de baixo. Eu sempre gravo o que preciso com o instrumento real mesmo (que nem se compara a um VSTi).

Mas ouço falar no broomstick e Trillian (mas nunca usei nenhum dos dois).

Ismah
Veterano
# abr/16
· votar


makumbator
Basta mudar o tempo do projeto (ou do trecho que quiser). O ideal é fazer isso antes de gravar os áudios, apesar de ser possível mudar depois de gravar som e o áudio acompanhar corretamente (pelo menos no Cubase e em outros é assim).

Não... O reaper a priori, muda o pitch do arquivo junto com o BPM... Deve ter um jeito, só não descobri como.

GuitarHome

Não precisaria quantizar em cima do novo bpm do projeto? Ou basta mudar o bpm e pronto?

Ainda vou estrear MIDI no reaper, já que tenho uma máquina só para VSTi.

Aproveitando a carona, quais vsti de baixo legais?

Eu uso o Broomstick, mas ele tem uns segredos... Cada canal (1-16) dá uma articulação diferente.

makumbator
Moderador
# abr/16 · Editado por: makumbator
· votar


Ismah
Não... O reaper a priori, muda o pitch do arquivo junto com o BPM... Deve ter um jeito, só não descobri como.

Deve ter como fazer.

No Cubase o padrão é ele mudar o áudio seguindo a grade da sessão (e portanto mudando de acordo com as alterações de andamento que o usuário fizer). Pra mim assim é que tem que ser o padrão, pois é muito mais lógico.

Mas se o usuário quiser mudar o andamento e isso não ser refletido nos áudios e ou midis (e com isso perder a sincronia entre a grade e os arquivos) aí é que precisa especificar para o programa agir diferente. Nele também dá pra mudar só alguns clips de áudio e ou midi para o novo andamento e deixar outros sem seguir a grade

Se eu tenho um trecho em 110 bpm (por exemplo) e mudar ele para 118bpm, o Cubase automaticamente altera tudo instantaneamente pra mim sem eu precisar fazer nada. Continua tudo sincronizado (midi e áudio) e pitch mantidas. Nem se percebe que o áudio na verdade foi gravado originalmente em outro andamento.

Ismah
Veterano
# abr/16
· votar


makumbator

É mais ou menos assim que funciona, eu é que estou fazendo uma coisa diferente, e que dá errada rsrs

Minhas tentativas são de sincronizar uma música com o metrônomo pelo tap, que não estão dando certo.

makumbator
Moderador
# abr/16 · Editado por: makumbator
· votar


Ismah
Minhas tentativas são de sincronizar uma música com o metrônomo pelo tap, que não estão dando certo.

Em geral quase todas as DAWs tem um recurso de "ler" o tempo de uma pista e adaptar ao que você quiser (mudando para um tempo fixo). No Cubase ele aprende o tempo da música (que foi gravada sem metrônomo) e então coloca na grade pra mim no tempo que determinei (em um bpm fixo).

Dá pra fazer o oposto também: manter um tempo não fixo de uma gravação e fazer o Cubase aprender todas as flutuações de tempo e ajustar a grade à todas as pequenas alterações ao longo do arquivo. Com isso dá pra ter um metrônomo adaptado a uma gravação sem tempo fixo (e poder fazer cortes precisos, inserir loops e gravar midi sobre pistas com flutuação de andamento).

Em geral funciona muito bem, precisando apenas eventualmente de uma ou outra edição manual em algum trechinho em que ele se perde (mas basta mover a grade dinamicamente no trecho pra acertar tudo). É super fácil.

GuitarHome
Veterano
# jul/16
· votar


Galera to com um problema aqui. Eu gosto de sempre criar do zero a batera das minhas músicas, porém estou fazer uma música um pouco mais pesada e não consegui encaixar umas viradas legais, então recorri aos grooves do próprio Ez Drummer e encontrei uns bem legais. Acontece que na hora de arrastar ele para a pista midi da o erro "could not import 1 of 1 items" e não da jeito nenhum. Lendo no forum gringo da Crockos, vi um usuário falando que na versão 32bits funciona. Resolvi testar e lá realmente da para arrastar os grooves de boa, diferente da versão 64bits que não consegui resolver esse bug.

Alguém já passo por isso e descobriu uma solução? Não queria usar a versão 32bits pois até cheguei instalar para testar, mas um monte de plugins não foram reconhecidos, acabei desistindo.

Abç

makumbator
Moderador
# jul/16
· votar


GuitarHome

Uma alternativa tosca é arrastar tudo o que você quer na versão em 32 bits. Depois você fecha o programa e abre a mesma sessão na versão em 64 bits e continua a editar.

Mas tem certeza que não está rodando o reaper como administrador? Em geral o windows não permite o arrastar itens para dentro de programa rodando como administrador. Veja se o executável dele (ou seu atalho) não está configurado para rodar como administrador.

GuitarHome
Veterano
# jul/16
· votar


makumbator
Fala velho, blz? Obrigado pelas dicas. Talvez o jeito seja utilizar a versão de 32 para criar a batera, e depois na hora de mixar abro o projeto na versão em 64bits mesmo.

Como faço para olhar se o Reaper está rodando como administrador? Sou leigo no assunto. Consigo ver isso pelo atalho criado no desktop?

Abç

makumbator
Moderador
# jul/16
· votar


GuitarHome

Tudo beleza!

selecione e clique com o botão direito no atalho (ou no executável se não usar atalho) e veja nas propriedades se a opção de execução como administrador está selecionada.

GuitarHome
Veterano
# jul/16
· votar


makumbator

É não consegui aqui não. Engraçado que abri uma track com o Addictive Drums 2, e com ele consigo copiar as sequências.

Uma duvida que fiquei, que não sei se é tão simples resolver. Eu gravei a batera utilizando um KIT específico do Ez Drummer. Como faço para trocar para um KIT do Addictive Drums 2 corretamente? Teria que mapear todas as peças da bateria na nova track do Addictive Drums? Como faço?

Abç

makumbator
Moderador
# jul/16
· votar


GuitarHome

Sim, tem que mapear. A maneira de se fazer isso varia em cada DAW. Não uso o Reaper, então não sei o procedimento exato nele. Vai ter que olhar no manual.

No geral você precisa achar a opção de mapa de bateria e então mostrar ao programa que a nota X na pista deve ser executada como nota Y (para se adequar ao VST de saída). Pegue a tabelas de implementação midi de ambos os instrumentos virtuais (Ez e AD 2) e use-os como referência para criar o mapa.

GuitarHome
Veterano
# jul/16
· votar


makumbator
Valeu pela luz cara, tem me ajudado muito!!!

Eu encontrei o mapa do kit usado no Ez Drummer e encontrei onde mapeia o Addictive Drums, mas como é muita coisa, muito detalhezinho, nomes diferentes em ambos os programas, eu comecei a mapear mas desisti. O que encontrei foi que o próprio Addictive Drums 2 te da várias opções de mapeamentos e encontrei algo muito próximo, ou realmente o que eu precisava, amanhã vou testar com mais calma. Pronto, é só dar load que fica certo. No máximo é só transpor uma ou outra notinha ali no próprio piano roll para se adequar, mas talvez nem isso precise.

Muito obrigado mestre!!!

Abç

makumbator
Moderador
# jul/16
· votar


GuitarHome

Não precisava mapear direto em um dos VSTis, pode ser no Reaper mesmo. talvez ache mais fácil. Mas se o que você fez está razoável para conseguir arrumar ótimo!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Problemas Reaper v3.03 + EzDrummer