Como definir os canais no Cubase sx 3?

Autor Mensagem
yourock
Veterano
# ago/09


Eai galera.
Tenho duvidas.
SOu novo nesse ramo de gravação e home estudios... Bom vamo lah.
Fui gravar uma musica no cubase sx 3, tudo estava dando certo, gravei todos os instrumentos separadamente e tal.
Mas fui gravar a batera e usei 4 microfones al mesmo tempo.
Na gravação reparei q estava gravado em todos os track q eu fiz pra batera a mesma coisa, igualzinho mesmo.
Como faço pro cubase reconhecer os canais da minha mixer, e gravar separadamente os cainais, cada um em sua track?

Me ajudem pro favor!!!!

Grato.

zélo cardoso
Veterano
# ago/09
· votar


yourock
Meu brother, qual é a placa de som que você usa? Para fazer gravação ao mesmo tempo de várias tracks separadamente tem que ter uma placa de som com várias entradas e saídas e depois direcionar cada uma saída para uma track do Cubase SX3.
Eu acho que é isso, espero ter ajudado!!!
Zélo Cardoso

yourock
Veterano
# ago/09
· votar


zélo cardoso
A minha placa só tem uma entrada e uma saida...
Mas num tem como o cubase reconhecer quantos microfones tem na mesa?
Num dah pra eu tipo, direcionar o microfone do canal 1 da mesa, pra um track do cubase, e o microfone do canal 2 da mesa, pra outro track do cubase?

zélo cardoso
Veterano
# ago/09
· votar


Pelos que sei, acho que não, pois o Cubase SX3 reconhece o sinal da placa, e não o da mesa!!!
Acho que é por aí! Somente com uma placa com várias ntradas e saídas que você vai conseguir!!!
Zélo Cardoso

horacio.jo
Veterano
# ago/09
· votar


yourock
é o que zélo falou aí... e nesse caso específico além de tua placa necessitar de varios canais a tua mesa teria que ter a mesma quantia de saídas.
tua saída seria mixar tudo na mesa antes de gravar e gravar tudo num canal só...complicado!
ou samplear a bateria. com certeza nesse caso terá resultados muito melhores.

yourock
Veterano
# ago/09
· votar


zélo cardoso
Valew pela ajuda, vo ver se compro uma placa mais firmeza, mas eu tava vendo o CakeWalk pro audio 9, e ele tem uma opção "channel" q vc escolhe o canal q vc tah usando na mesa, e ele reconhece, achei q no cubase era assim tbm.

horacio.jo
Por falar em Sampler, onde encontro samplers pro cubase sx3 na net e gratis?.. hehehe
Procurei no google mas num achei nda... =(
E como uso? Vc tem algum tutorial?

Valew
Grato.

Minow
Veterano
# ago/09
· votar


yourock
o CakeWalk pro audio 9, e ele tem uma opção "channel" q vc escolhe o canal q vc tah usando na mesa, e ele reconhece, achei q no cubase era assim tbm.

Cara, cuidado.
Dá pra escolher os canais em qualquer software desse tipo, mas NENHUM vai reconhecer as pistas separadas da sua mesa se ela tiver ligada numa placa com uma entrada só!
O máximo que você pode fazer é jogar a pan pra lados opostos e conseguir dois canais mono.

yourock
Veterano
# ago/09
· votar


Minow
Ah tah, então entendi errado...
Eu direcionei o pan da mesa pro lado q queria e gravei mono, mas mesmo assim, saía um poco do q eu estava gravando na outra pista, mas era bem poco.
Fiz certo?

Minow
Veterano
# ago/09
· votar


yourock
Não.
Veja bem, stereo nada mais é que dois canais mono, um de cada lado da panorâmica.
O que você pode fazer é usar dois canais da mesa, um totalmente pra a direita e o outro totalmente pra esquerda.
Você vai jogar o sinal total da mesa em um canal stereo no seu programa.
Depois você vai separar esse canal stereo em dois canais mono.
É isso.

yourock
Veterano
# ago/09
· votar


Minow
Entendi... eu tentei fazer isso, vi exatamente oq vc falow, reparei q no mono eh só uma onda, e no estéreo são duas... kkkk Iniciante eh fogo né... rsrsrs

Depois você vai separar esse canal stereo em dois canais mono.
Como faço isso? Me matei e num consegui separar o canal estério em dois mono...

Obrigado pelas respostas, e pela paciência!

yourock
Veterano
# ago/09
· votar


Minow
Me ajude por favor, preciso da sua resposta.

E se alguém souber como separar um track estério em dois mono, por favor, me explique!

abraço a todos.

horacio.jo
Veterano
# ago/09
· votar


pra separar um canal stereo em dois monos no cubase, no mixdown você escolhe stereo split... não sei se é isso exatamente que você quer.
qualquer coisa tamo aí!

yourock
Veterano
# ago/09
· votar


horacio.jo
Indo no mixdown e escolhendo estereo split, eu separaria o projeto inteiro.
Mas oq eu quero eh separar apenas um canal do meu projeto.
Por exeplo, fiz um track estereo e gravei qualquer coisa nele, e agora to querendo separar apenas esse track estereo em dois mono.

Como Faço?

zélo cardoso
Veterano
# ago/09
· votar


yourock, eu uso o Cubase SX3 e gravo TUDO em mono, apenas na hora de exportar a mix pronta que eu exporto em estéreo.Não sei se tem como dividir um canal estereo em dois monos não !?? Pode ser!!
Ah! quando vou incerir efeitos tipo Reverb, Delay, e outros, mesmo as tracks sendo mono, eu uso os efeitos em estéreo!!! Aprendi isso aqui!
Um abraço, Zélo Cardoso

yourock
Veterano
# ago/09
· votar


zélo cardoso
É eu Faço o mesmo esquema q vc... Gravo tudo em mono, e depois exporto em estereo... funfa legal neh.
Mas o nosso amigo Minow falow q tem como separar um track estereo em dois mono, só q ele sumiu... =(

Uma pergunta, como vc faz pra gravar a bateria???

zélo cardoso
Veterano
# ago/09
· votar


Meu brother, eu uso basicamente VSTis em quase tudo, em Batera eu tenho vários: Battery3, EZdrummer com 07 expansões, Addictive Drumms,BFD2,etc; e gravo "no braço"; geralmente faço uma base de piano ou violão, com o tamanho da música, do solo, coisa e tal, e gravo peça por peça, na maioria das vezes faço um loop, e vou colando, mas faço certas variações de volume para parecer mais real; outro detalhe que vejo videos de bateristas tocando para sentir como rola a dinâmica, para aprender algo mais! Depois quantizo, e depois faço as viradas, lembrando sempre de deletar peças no mesmo tempo (por exemplo, uma caixa batendo na mesma hora de um tom, as vezes pode até ficar legal, mas na minha opinião na maioria das vezes não).
Basicamente é assim!!!
Espero tê-lo ajudado, um abraço, Zélo Cardoso

yourock
Veterano
# ago/09
· votar


zélo cardoso
Valew brother.... Brigadão pela resposta!

To baixando esse EZdrummer.

yourock
Veterano
# ago/09
· votar


Aproveitando o Tópico...
Quais efeitos devo usar no vocal? E quais efeitos usar quando a musica estiver pronta e eu for editá-la no sound forge 9?

Grato.

zélo cardoso
Veterano
# ago/09 · Editado por: zélo cardoso
· votar


yourock, eu aqui no meu home studio, no vocal, além de Equalizador, Compressor, que é "de lei" usar, eu uso sempre Reverb e Delay, mas com moderação para não parecer "artificial!", ou no caso do Reverb não parecer estar cantando "dentro de uma caverna"!!!
Quando vou masterizar, eu uso o Sound Forge 8, eu uso Compressor Multiband, Limiters, e EQ Multiband, e quando necessário um redutor de ruídos!!!
Valeu, um abraço, Zélo Cardoso

yourock
Veterano
# ago/09
· votar


zélo cardoso
Fala brother, Eu tenho uma dificuldade muito grande de colocar reverb, não consigo dechar ele dahora, tipo sempre fica parecendo q estamos cantando numa caverna... rsrsrsrs
Tem alguma dica de como usar o reverb, como vc disse com moderação???

zélo cardoso
Veterano
# ago/09 · Editado por: zélo cardoso
· votar


Qual voce usa ? Eu tenho o pacote da Waves e uso o True Verb e o R-Verb, mas fui fazendo muitos e muitos testes em relação aos parametros usados, pesquisei aqui e em outros lugares na Net artigos sobre o uso de Reverb, e depois desses testes e pesquisas, cheguei a um ponto legal, daí criei um preset com essa "regulagem" e uso geralmente como padrão, e nos projetos que crio mo Cubase SX3 eu crio uma track com FX Channel, e vou em Sends, e por ali dá para regular a quantidade de Reverb para cada track, e no caso da Batera para cada peça ( por exemplo na caixa coloco mais, nos pratos menos) e por aí vai!!!
Qualquer dúvida que eu souber pode perguntar!!!
Um abraço, Zélo Cardoso

yourock
Veterano
# ago/09
· votar


zélo cardoso
Baixei esse pacote de wave... Muito bom.
Consegui colocar o reverb, acho q fico legal.

Oq os Pofissionais do ramo de produção musical, fazem pro cd fica tão bom, com aquela qualidade?
É claro, eles tem uns equipamentos pro... mas fora isso tem algum segredo???

zélo cardoso
Veterano
# ago/09
· votar


Eu também já tive essa pergunta em minha cabeça, e aqui no FCC e em outros sites a respeito de gravações, aprendi de que o "GRANDE SEGREDO" é um conjunto de coisas: conhecimentos, equipamentos, experiência, muitas horas de gravações, pesquisa, e aprendizado ! Além disso possuem também salas projetadas acusticamente por engenheiros, monitores ultra profissionais com qualidade (e preço) que nós "pobres mortais" não temos !!!
Acho que é por aí, mas mesmo com tanta "distância" entre um home-studio e um grande estudio, aprendi de que a PESSOA responsável pela gravação, mixagem e pré-masterização é que faz a grande diferença; pois em relatos dados aqui, já li posts de quem entende de gravações, de que é possivel fazer um trabalho de alto nivel em um estudio pequeno, e mesmo com equipamentos não tão sofisticados e caros, porém com muita dedicação e conhecimento se consegue!!!
Vamos aprender, aprender e aprender, quem sabe a gente chega lá!!!
Grande abraço, Zélo Cardoso

yourock
Veterano
# ago/09
· votar


zélo cardoso
quem sabe a gente chega lá
Nós chegaremos lá!!!

Po brother se tem msn????
Me passa aí, poderemos passar conhecimento mais facil né não?!

Abraços mano...
Obrigado Pelas resposta.

yourock
Veterano
# ago/09
· votar


zélo cardoso
Putz brother, tenho outra duvida...
Sab aqueles cd's... q na virada q a batera faz, vc percebe q em cada batida nos tons muda de panorâmica...
Tpi um tom sai no left e o outro no right (não sei se deu pa entender direito)
Como faço isso no cubase sx 3???

zélo cardoso
Veterano
# ago/09 · Editado por: zélo cardoso
· votar


yourock
Cara meu msn é zelocardoso@hotmail.com, mas é raro eu aparecer por lá, não sou muito de ficar nessa "praia", mas de qualquer forma quem sabe a gente se fala por lá!!!
Quanto ao lances dos tons e a mudança de panorâmica, eu faço o seguinte: Pra facilitar nomeie cada track no mixer do Cubase SX3 com o nome das peças da Batera, voce vai ver que em cima do fader de volume de cada canal, tem um visorzinho escuro e uma barrinha pequena no centro, é só você colocar para direita ou esquerda o quanto você deseja ! O bumbo eu costumo colocar uns 15% para um lado, e o Baixo os mesmos 15% para o lado inverso, isso ajuda a evitar que baixo e bumbo "briguem" pelo mesmo espaço e frequencia (aprendi com um fera daqui, o Makumbator) e na hora de mixar faço esse lance de usar o pan nas tracks para evitar que outros instrumentos se "conflitem", por exemplo se gravo 02 violões coloco um para cada lado, e geralmente em percentuais parecidos ou iguais, e faço isso com tudo, apenas a voz principal que fica no centro!!!
Valeu cara, ajudo no que posso !!!
Um abraço, Zélo Cardoso

yourock
Veterano
# ago/09
· votar


zélo cardoso
Opa brother... jah tah add.
Entendi esse esquema da panorâmica... eh bem interessante.

Valew, vou dar uma ajeitada na panoramica da musica...

Abraços.

Grato.

somosunos
Veterano
# ago/09
· votar


no setup do meu cubase oele diz que 'o processador não oferece suporte a este pacote de instalação'
o que e isso?

zélo cardoso
Veterano
# ago/09
· votar


somosunos, não entendi !!! A qual pacote de isntalação???
Fala aí brother!!!

somosunos
Veterano
# ago/09
· votar


tamem to viajando

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Como definir os canais no Cubase sx 3?