Caixas de som perto da CPU pode ocasionar problemas?

    Autor Mensagem
    zélo cardoso
    Veterano
    # ago/09


    Amigos do FCC, um amigo me disse que a proximidade das caixas de som a CPU (tenho 02 Edifier R1000 TCN, e uma delas fica em cima da CPU), devido aos imãs dos auto-falantes podem ocasionar alguns problemas no desempenho do PC, como perca de dados, problemas no HD e na memória.
    Gostaria de saber se isso procede ou não?
    Obrigado, Zélo Cardoso

    zélo cardoso
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Pô, ajuda aí galera!!!

    Powerslave158
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    zélo cardoso
    caraaa, não é aconselhável...sempre deixa o mais longe possível

    MauricioBahia
    Moderador
    # ago/09
    · votar


    O cara tá certo. Qualquer coisas eletromagnética não deve ficar próximos a equipamento eletrônicos pois há possibilidade de danificar sim. Os falantes das caixas são ímans super poderosos.

    Pode ser que nada aconteça, mas eu não daria mole pro azar...

    zélo cardoso
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Valeu Powerslave158 e MauricioBahia, mas só mais uma dúvida: Existe uma distãncia padrão de acordo com a potência das caixas ou vai meio no "zói"?
    Obrigado mais uma vez, Zélo Cardoso

    Powerslave158
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    zélo cardoso
    Aí acho que vai meio de zóio mesmo saca?
    hahahaha

    1 metro por aí, só não pode ficar perto perto encostado essas coisas!
    abraço!

    MauricioBahia
    Moderador
    # ago/09
    · votar


    zélo cardoso: Existe uma distãncia padrão de acordo com a potência das caixas ou vai meio no "zói"?

    Não sei dizer não, mas a potência ou tamanho dos falantes deve influenciar.

    Abs

    zélo cardoso
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Mais uma vez obrigado para vocês !!!
    Grande abraço, Zélo Cardoso

    ogaitnas
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    As Edifiers assim como outras caixas bem construídas tem blindagem para esses danos não ocorrerem, só se vc ligar algo tipo um ampli de guitarra, ou caixas abertas e caixas de pc muito fuleras é que pode causar algum dano por interefência no seu pc.

    Lembro de um colega que usava alguma marca furreca do lado do monitor, depois de sei lá um ano, o monitor ficou com a imagem inclinada...

    zélo cardoso
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Obrigado ogaitnas !!! Valeu pela dica!!!
    Um abraço, Zélo Cardoso

    kyo_ryo
    Veterano
    # ago/09 · Editado por: kyo_ryo
    · votar


    zélo cardoso
    Eu lembro que em um dos episódios dos Mythbusters eles tentaram utilizar imãs para tentar causar algum dano no HD de um notebook. Só conseguiram fazer isso com um eletroimã imenso, utilizado para levantar carros em ferros-velhos. Não creio que os monitores de áudio consigam causar tal tipo de dano, principalmente se blindados, como o ogaitnas disse.

    Mesmo pequenos imãs podem causar manchas em TV's e monitores CRT (de tubo), mas o mesmo não acontece com os LCD's.

    MauricioBahia
    Moderador
    # ago/09 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    kyo_ryo

    Bom, em todos manuais dos equipamento eletrônicos que leio diz que é para manter distância de fontes eletromagnéticas. Inclusive as garantias não cobrem danos por isso. Isso não é mito, é fato.

    No manual da minha Eventide Modfactor, que é toda blindada, um tanque:

    This unit is a complex piece of equipment that does not react well as being, droped, bounced,..., or exposed to electromagnectic fields.

    Faz um teste aí. Coloca seu celular perto do falante de uma caixa de som e depois conta pra gente se deu problema... hehehehe

    Abs

    ps. se as caixas são blindadas, ótimo. Mas eu, particularmente, não arriscaria meus dados preciosos por causa disso.

    ps2. o teste do HD mostrou que ele manteve os dados intactos ou apenas mostrou que funcionava?

    kyo_ryo
    Veterano
    # ago/09 · Editado por: kyo_ryo
    · votar


    MauricioBahia
    Acho muito estranho ter que ficar usando as caixas de som longe do pc. Agora mesmo tem um pequeno subwoofer do lado do meu monitor... hehe

    A blindagem eletrostática, gaiola de Faraday, também não é um mito. Acho que ficar tentando proteger objetos blindados é paranóia...

    O celular parece afetar mais as outras coisas do que o contrário. Quando eu recebo ligação ele causa interferência em tudo aqui... hehehe

    zélo cardoso
    Sobre os seus monitores, no site da Edifier fala que eles são 100 % antimagnéticos, o que garante uma proteção total ao seu computador.

    MauricioBahia
    Moderador
    # ago/09 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    kyo_ryo: Acho muito estranho ter que ficar usando as caixas de som longe do pc.

    Não é pra ficar longe, mas o zélo cardoso coloca 1 caixa em cima da CPU. Então, eu tô me baseando nisso. Minhas caixas (Maxell) ficam a uns 20 a 30 cm da CPU e não encostam noutros periféricos. Eu evito o contato.

    Abs

    ps. aliás, acho que 1m, como foi dito, é muuuita coisa.

    ogaitnas
    Veterano
    # ago/09 · Editado por: ogaitnas
    · votar


    já querem criar mais um mito, o de que a blindagem das caixas e dos equipamentos não é blindada o bastante, eu uso caixas há pouco mais de 5cm do meu monitor há muitos anos e nada de errado aconteceu com a máquina, quando um fabricante razoavelmente respeitável garante a blindagem, não acho que vc deva se preocupar muito com isso.

    Até pq para usar como monitor de áudio vc precisa posicionar as caixas de um jeito que fique bom de ouvir, e isso normalmente é na altura da sua cabeça e bem de frente para vc.

    teclado_mania
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Meu sub woofer do woofer theater de 1000w fica em cima do gabinete :) percebi nenhuma mudança,só do over que fiz, também tenho as famosas edifier. :)

    MauricioBahia
    Moderador
    # ago/09 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    ogaitnas: já querem criar mais um mito, o de que a blindagem das caixas e dos equipamentos não é blindada o bastante,

    Não é questão de criar um mito. Essas caixas são blindadas e, portanto seguras, 100% seguras, segundo o fabricante. Ok!!!

    Só acho que não é "boa prática" colocar equipamento eletromagnéticos junto a equipamento eletrônicos.

    Estou só repetindo o que leio nos manuais.

    Abs

    ps. se as caixas não forem blindadas, há risco de problemas sim!!!

    zélo cardoso
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    kyo_ryo

    Obrigado pela citação do site das Edifier, e muito obrigado a todos que postaram aqui suas considerações!!!
    Valeu galera, Grande abraço!!!
    Zélo Cardoso

    ogaitnas
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    MauricioBahia

    não entendi o pq do grito no ps, mas ok..

    não sei se falei lá no começo, mas sim caixas não blindadas oferecem riscos, até comenti do monitor de um colega que ficou torto, mas qdo vc compra uma caixa relativamente cara de um bom fabricante que garante a blindagem das caixas, não há pq ficar esquentando com isso, nenhum fabricante de respeito vai querer queimar a cara soldando uma caixa tosca que entorta telas e danifica outros equipos por aí.

    Tem que cuidar com a forma como fala, pq senão já vira mais um mito do "toda a blindagem existente não é suficiente" tosco mas até rima hauahau

    MauricioBahia
    Moderador
    # ago/09 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    ogaitnas

    Que grito? ahuhuahuahau Tá doido. :-)

    Vou tomar cuidado. É que na discussão a gente acaba, sem querer, escrevendo rápido e as vezes não falando as coisas muito bem explicadas. Ficarei alerta sim!!! hehe.

    Abs

    [offtopic]: três exclamações é grito? Sabia não. Pra mim era um alerta triplo. Grito não é por em caixa alta?

    ogaitnas
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    MauricioBahia

    muitas exclamações é grito, para mim 3 já o bastante para parecer grito hehe

    mas ok, escrever em fórum tem disso de às vezes não ser interpretado direito hehe.

    anderson_gesteira
    Membro Novato
    # 04/out/23 18:25
    · votar


    Procurando sobre, acredito que seja o tópico mais a ver com o assunto. Seguinte, tenho meu amplificador, mas aonde eu toco tem uma tomada apenas para ligar tudo. Queria de alguma maneira proteger melhor minha caixa de som, e dois filtros de linhas, e só a caixa ligada neles. Será q com isso consigo já proteger bem a caixa? Que realmente não tem outra tomada, e nesta liga a mesa de som, outras caixas de som e tudo mais o que precisar.

    guilherminhoGOD
    Membro Novato
    # 06/out/23 12:13
    · votar


    anderson_gesteira

    O problema ai é de fato a sobrecarga dos fios dessa tomada, muitos equipamentos ligados apenas nela. O ideal é você puxar outra tomada do seu quadro de disjuntores. Se isso n eh possível, o melhor q vc pode fazer eh ter um aterramento nessa tomada usar filtro de linha e estabilizador. fora isso, n sei oq vc pode fazer

    Schelb
    Veterano
    # 08/out/23 12:21
    · votar


    Um negócio que já aliviaria a situação seria instalar uma tomada dupla no lugar dessa, que é algo bem simples de fazer. Por mais que elas compartilhariam o mesmo fio internamente na parede, a dimensão desse fio eu acredito ser capaz de suportar bem tudo isso (e aconteceria o mesmo criando uma outra tomada em extensão dessa).

    anderson_gesteira
    Membro Novato
    # 09/out/23 13:56
    · votar


    guilherminhoGOD Então, lá está em reforma e tinha uma outra tomada que funcionava naquelas, ela era longe e uma vez tentei ligar minha caixa de som e a caixa desligou. Outras pessoas usando cubos de baixo acontecia a mesma coisa. Então eu usava uma estensão e ligava as outras coisas e na tomada principal ligava minha caixa sozinha. Mas agora a tomada não funciona de vez.


    Schelb A tomada tava antes toda desmontada e agora colocaram uma dupla de 20 A. Pelo q vi antes, aparentemente tem aterramento. Liguei numa tomada minha caixa e a outra o resto dos equipamentos

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Caixas de som perto da CPU pode ocasionar problemas?