formatação no PC do Home Studio

Autor Mensagem
zélo cardoso
Veterano
# jul/09


Amigos do FCC, gostaria de saber de quanto em quanto tempo é aconselhável fazer uma formatação no PC de um Home Studio; já li em alguns artigos de que é necessário esse procedimento periodicamente, mas gostaria de saber se existe um tempo estabelecido ou não e porque ?
Obrigado, Zélo Cardoso.

ogaitnas
Veterano
# jul/09
· votar


zélo cardoso

nmho vc só formata pc com problema, qdo vc só usa para estúdio, não pega vírus, no máximo o que vc faz é se livrar de arquivos temporários criados por programas de gravação que vão uma hora ou outra encher o hd, de resto não pq formatar, o SO não se autodeteriora com o tempo, o que acontece é fragmentação do file system, mas vc pode contornar isso fácil, deixando o essencial do sistema operacional em um partição separada da instalação dos outros programas e especialmente dos diretórios que eles usam para criar temporários.

zélo cardoso
Veterano
# jul/09
· votar


ogaitnas
Obrigado amigo, mas me dê mais uma explicação: Depois de tudo instalado, VSTs, VSTis, etc e tal, é possivel separar a partição com o sistema operacional ou não ? Eu tenho meus VSTs mais pesados em um HD, e o sistma em outro, porém nesse onde está o sistema também existem VSTs mais leves, você acha que tá certo ou não ? E desfragmentação de disco, devo fazer periodicamente, e ajuda no funcionamento do sistema no geral ?
Valeu e obrigado !!!

Suicidal_Joe
Veterano
# jul/09
· votar


Desfragmentação ajuda muito! Deve se fazer quando necessario...No software de defragmentação do windows tem uma opção de "analizar", então ele te dá um relatório se vc precisa ou não desfragmentar....
Vc poderia colocar tudo em um hd só tambem... é só uma questão de opção, por que normalmente quando "dá pau" no pc, é algo no windows, que vc tem que formatar, então tudo o que está nesse hd vai embora, por isso é bom ter dois hds, ou particionado...é só questão de comodidade e não de funcionalidade...

zélo cardoso
Veterano
# jul/09
· votar


Valeu meu brother "Suicidal_Joe", sábias explicações !!!
Muito obrigado!!!

ogaitnas
Veterano
# jul/09
· votar


eu acho que se vc usar um hd separado para arquivos temporários e rodar o windows a partir de outro hd onde vc escreva menos, o windows vai ficar ficar menos fragmentado e rodar melhor, se olhar em fóruns de hardware vc encontrará muitos tutoriais para fazer essas otimizações...

zélo cardoso
Veterano
# jul/09
· votar


Valeu meu amigo ogaitnas, vou tentar fazer isso!!!
Obrigado e um abraço, Zélo cardoso

ricolb
Veterano
# jul/09
· votar


zélo cardoso
Olá, não sei se vc conhece este site, ele está em inglês, mas é muito bom quando o assunto é audio e informática. O link abaixo te remete a um guia do site sobre otimização do Windows XP para audio, mas lá tb tem outros guias de otimização, inclusive do Vista. Vale a pena conferir.

http://www.audioforums.com/windows-xp-optimization.php

Mr. Phil
Veterano
# jul/09
· votar


ogaitnas
o SO não se autodeteriora com o tempo
Descordo. O Windows (qualquer versão) é programado para se autodestruir com o tempo... porém concordo com td mais q foi postado. Um defrag de vez em quando não resolve, mas ajuda.

Boa tb a sugestão do hd secundário para temp files, e a do site para otimizar o xp...

Abçs, ;P

ogaitnas
Veterano
# jul/09
· votar


Mr. Phil

Cara, nada é programado para se auto-destruir... usando direito ele continua rápido por muito tempo, só ver quem tem windows server e afins, o que estraga o negócio é começar a encher de tralha na inicialização e filesystem fragmentado, não vou ficar defendendo a m$, mas não exagere na paranóia tb, senão o cara vai ficar achando que sempre está lento e que vai derreter dali a 2 dias...

zélo cardoso
Veterano
# jul/09
· votar


ricolb, valeu, meu brother, obrigado!!!

Mr. Phil
Veterano
# jul/09
· votar


...vai derreter dali a 2 dias...
rsrsrs... morri de rir com essa frase! ;D

Na verdade, o que quis dizer é que, cá entre nós, o Windows com o tempo tende a apresentar anomalias e perda de prestações, mesmo se vc não usá-lo. Tenho tb Windows Server em vários dos meus computadores e, volta e meia, tenho tido problemas estranhos. Até em computadores novos... o Windows é muito instável! Não há ServicePack que resolva, nem fix tool, nem optimization guide... ainda acho que formatar um vez ao ano ajuda e muito...

Vlw! ;P

zélo cardoso
Veterano
# jul/09 · Editado por: zélo cardoso
· votar


Mr.Phil em relação à formatação anual, um membro daqui do FCC (está meio sumido, o Makumbator)me mandou um e-mail dizendo que ele formata o PC do Estudio uma vez por ano, mesmo com o trabalhão que dá pra instalar todos os VSTs e programas, ele disse que isso elimina muitos arquivos indesejaveis e inúteis, fazendo o funcionamento ser mais eficiente; e só coloquei o tópico para saber se realmente é preciso, e se caso não fizermos isso, se teremos problemas do tipo de perder arquivos importantes e coisas do gênero!!!
Valeu e obrigado!!!
Um abraço, Zélo Cardoso

ogaitnas
Veterano
# jul/09
· votar


Mr. Phil
zélo cardoso

Realmente, 1 ano, 1 ano e pouco e mesmo com cuidado e desfragmentação vc vai acabar tendo que reinstalar, acho que meu windows que durou mais ficou 2 anos e meio sem ser avacalhado, o grande problema é o registro que vai guardando tudo o que é feito no windows, e isso vai deixando ele lento.

Mas uma vez por ano para quem trabalha direto gravando e tudo mais, eu considero um intervalo até que tranquilo para ter que reinstalar, o problema é qdo sei lá, seu servidor de arquivos de uma empresa dá pane 1 vez por mês hehe

MauricioBahia
Moderador
# jul/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


ogaitnas
+4

Ahhh... Lembrando que não existe programa milagroso, que "acelera" etc... O que existe é manutenção e cuidado.

Uma dica é instalar SOMENTE o essencial.

Abs

ps. backup é fundamental! Se puder, diário!

trashit hc
Veterano
# jul/09
· votar


um programa tipo o ccleaner não ajuda não na limpeza dos arquivos temporarios, registros e cookies da internet?

MauricioBahia
Moderador
# jul/09
· votar


um programa tipo o ccleaner não ajuda não na limpeza dos arquivos temporarios, registros e cookies da internet?
trashit hc
Ajuda a manter o registro e o HD sem muito "tralha", o que facilita o acesso e busca à informações na inicialização e na execução de tarefas. Mas alguns "cleaners" podem limpar informações necessárias (como o histórico do IE) se for usado sem atenção.
Abs

trashit hc
Veterano
# jul/09
· votar


MauricioBahia

IE o que seria?? internet explorer? heheheh

abç.

Mr. Phil
Veterano
# jul/09
· votar


Pra quem usa Vista 32-bit e tem 4 Gb instalados:
como o Windows só vê 3Gb (3,5 no XP) há a possibilidade de se "transformar" aquele 1Gb "a mais" em um disco Ram.

Os discos Ram são muito úteis para alocar os "famosos" arquivos .tmp (temporaneos), gerados por programas tais como Word, Excel, WinZip, etc... Evitando-se, assim, de ter que eliminá-los após fechar o aplicativo, quando este não o prevê.

Sem contar as muitas vantagens em termos de velocidade da memória Ram. Enfim, além de se economizar espaço no disco, se evita tb de ter que defragmentá-lo com mais frequência... o Windows fica ligeiramente mais "light". :S E os programas iniciam e fecham com maior velocidade (depende do sistema obviamente, em alguns casos é quase imperceptivel...)

Porém é importante lembrar que, desligando o pc, todos os dados presentes no disco Ram, serão apagados definitivamente! Então, neste disco, somente arquivos "temp"!

Isso td pode ser feito baixando uns programinhas "free"... ou share... procurando "Ram drive creator" ou "ram drive tool". E depois especificar para cada programa, a sua pasta "temp" (indicando como endereço o novo drive).

Repito, isso td ajuda, mas não resolve definitivamente.

A dica vale tb pra quem tem memória "sobrando" no pc... ;D

PS1: como solução de backup, o "disc-mirroring" é ideal pra quem tem 1 hd sobrando. Vale a pena conferir!

PS2: Pra quem tem muitos vst's, samples e inteiros bancos de sons e fx... o ideal é copiar (instalar) tudo sempre num disco secundário. Se precisar formatar, depois só irá precisar instalar o "programa" em si, sem copiar os zilhões de arquivos, folders, dvds, etc...

Abçs, ;P

zélo cardoso
Veterano
# jul/09
· votar


Mr.Phil

Parabéns, brother !!!! Grande aula de infórmatica, muito obrigado, suas dicas ajudaram, e muito ao tópico, dando explicações e opções para muitos membros do FCC!!!
Valeu mesmo!!!
Grande abraço, Zélo Cardoso

Obrigado a todos que postaram suas opiniões e dicas!!!

Mr. Phil
Veterano
# jul/09
· votar


zélo cardoso
No que precisar, estamos aqui!

Abç! ;P

trashit hc
Veterano
# jul/09
· votar


Mr. Phil

valeu brother!

ajudou muito!

abç.

zélo cardoso
Veterano
# set/09
· votar


Galera, voltando a esse tópico, pois estou a beira "de um ataque de nervos", e acho que não vai ter outro jeito se não FORMATAR, gostaria de saber por exemplo, o seguinte:
*Tenho 2 HDs um particionado com os programas e com o sistema operacional, este com 160 GB; e outro com 250 GB com as bibliotecas de sons, samples, e arquivos mais pesados dos VSTs e VSTis, e minha dúvida é se eu formatar apenas o HD com o sistema operacional e programas, na reisntalação dos VSTs e VSTis os samples e bibliotecas de sons do outro HD serão reconhecidos pelo Cubase SX3 (programa que uso) ou não ? Se vai ser necessário formatar tudo e reinstalar tudo novamente, inclusive os samples e bibliotecas de sons ?
Muito obrigado, Zélo Cardoso!!!

SikGuitar
Veterano
# set/09
· votar


zélo cardoso

Mas vc tem mesmo necessidade de formatar?? Uma limpeza de disco e uma desfragmentação não resolve seu problema??

Nesse caso, se vc depois instalar os softwares e localizar o sitio onde está a biblioteca de sons, acho que não tem problema.

Desde que coloque o ficheiro .dll na pasta dos VST plugins...

um abraço

zélo cardoso
Veterano
# set/09
· votar


Meu brother, sei que é "barra" formatar, mas meu PC não quer fazer mais restauração de sistema, e vira e mexe dá "pau" no programa que uso, o Cubase SX3, as vezes fecha do nada, conflitos entre o programa e algum VST que ainda não identifiquei qual ou quais, e por aí vai a minha "saga"!
Mas vou seguir suas dicas e desfragmentar (tentar) depois posto os resultados, mas acho que periodicamente (de um ano e meio a dois anos) é necessário uma formatação, pois a quantidade de arquivos "desnecessários" que são criados acabam ocasionando certos conflitos!
Obrigado, um abraço, Zélo Cardoso

SikGuitar
Veterano
# set/09
· votar


zélo cardoso


Pois, nesse caso a formatação é a melhor solucção!
Também pode experimentar correr um programa de diagnóstico e de resolver problemas de sistema, como o tuneup utilities, é um programa muito bom!

ricolb
Veterano
# set/09 · Editado por: ricolb
· votar


zélo cardoso
Como falaram anteriormente, faça backups do sistema e desligue esta restauração do windows. Por exemplo: Se vc formatar e instalar todo o seu sistema, drivers e softs, configure tudo pra rodar no pique máximo pra audio e logo em seguida faça um backup da unidade do S.O, se vc tiver que formatar novamente, use esse backup, que em minutos seu sistema volta a ser como antes. Melhor do que restauração do sistema. Abraço Zélo!

edit: Guarde o backup em mídia de CD ou DVD, de preferência 02 cópias. Quem tem 02 tem 01, quem tem 01 não tem nenhum!

horacio.jo
Veterano
# set/09
· votar


formatei o meu ontem de noite e ainda ficou um zilhão de coisas para instalar hoje à noite!
ufffaaaa! formatar é dose! mas quando não tem outro jeito...

zélo cardoso
Veterano
# set/09
· votar


SilGuitar, ricolb e horacio.jo, muito obrigado à voces pelas dicas, vou chamar um técnico bom que tem aqui em Alegre/ES e tentar fazer o que me indicaram.
Mais uma vez muito obrigado a vocês, e um abraço!!!
Zélo Cardoso

AndrewMcPherson
Veterano
# set/09
· votar


e aí zélo, baum? rs

rapaz, eu costumo aqui fazer 1 formatação a cada 12 meses, levo 2 dias pra instalar todos os meus VSTi....demora mas é bom ter a coisa organizada e realinhada de tempos em tempos;

o windows é uma lixeira que vai enchendo com o tempo e se vc descuidar da manutenção dela...vai entrar em colapso...então antes de acontecer algo grave...costumo esvaziar por completo.

os VSTs precisam ser instalados após uma formataçao pois senão o windows não vai reconhecê-los, não basta tê-los no HD, é preciso o registro deles no registro do windows.

existem alguns plugins que são incompatíveis mesmo com o windows talvez seja por isso que tá travando/fechando seu SX3.

te aconselho a instalar somente o que vc vai realmente usar...instalar muito bagulho sem utilidade é fazer seu PC de carroça de lixo...

abs

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a formatação no PC do Home Studio