DROPOUT Sonar 6 depois da formataçao

    Autor Mensagem
    Lori_Dw
    Veterano
    # jun/10


    Galera, seguinte:

    Eu uso o Sonar 6, e tenho uma Delta 1010lt...estou aprendendo, sou novo no mundo da produçao e gravaçao de audio, mas tudo estava indo bem, eu estava gravando normal e aprendendo lances novos com minhas ferramentas; ate que semana passada eu tive que formatar meu PC por alguns motivos, e começou o seguinte:

    1-Apos instalar (aparentemente) todos os drives e tudo mais, gravando no sonar, nas primeiras gravaçoes tinha um ruido logo de cara ja, muito estranho, antes tinha ruido zerado, agora por algum motivo de configuraçao acho, estava dando ruido, de chiasso.

    2-Esta dando Dropout, nunca soube antes o que era isso, mas depois de mexer em algumas configuraçoes do sonar, e tbm do controle da delta, começou a dar dropout.

    Os ruidos até que diminuiram, mas nao cessaram....e o tal do dropout apareceu!! Nao sei se antes tinha mais algum drive ou configuraçcao diferente que o cara que instalou pra mim fez...só sei que antes de formatar estava uma belez, agora uma m...

    Alguem que entenda, por favor, me de uma luz!! Abraço

    janick
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Mudou de OS?

    Aqui no Vista os Dropouts já eram conhecidos meus, no 7 então, viraram visitantes frequentes.

    Lori_Dw
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Nao, eu usava o Windows XP, e continuo com ele.
    Mas assim, o que eh na realidade o dropout...o que leva ele a acontecer!!

    shoyoninja
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Lori_Dw
    Provavelmente algum driver que não está legal.

    http://www.thesycon.de/deu/latency_check.shtml

    Rode o programa, deve aparecer barras vermelhas de latencia. Com ele ainda aberto, vá desativando no Gerenciador de Dispositivos drivers de som, rede e tudo mais que for possível. Um por vez, quando você encontrar o driver que está dando problema (ao desativar o dispositivo as barras vermelhas vão parar de aparecer) atualize ou remova de uma vez.

    Comece por placas de som onboard, placa wifi e drivers de controlador de cooler (chipset fan control). Para desativar o fan control, o melhor é localizar a opção na BIOS e colocá-lo em Always ON.

    Abraços!

    trashit hc
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Lori_Dw

    aqui no meu sonar, tá dropando direto!! altas ondas... hehehe
    as vezes é a configuração do PC que não é muito boa.
    mais no seu caso, acho dificil!! porque vc tem um PC legal!! pelo o que vi em outro tópico.

    abç.

    Lori_Dw
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    shoyoninja

    Pow cara, valeu pela dica, vou tentar fazer isso que sugeriu, e ver se dá certo!! Tomara que eu consiga resolver!!

    Valeu pela atenção!! Abraço.

    Lori_Dw
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    trashit hc

    Sim, tu tá ligado que meu PC não é tão osso assim...ele tem uma configuração razoavel, e até antes de eu formatar, ele nunca tinha dado esse tal de Dropout, hahaha....eu nem sabia o que era isso, nunca tinha acontecido comigo; eu só lia em alguns tópicos, mas nunca tinha dado....até me assustei, quando depois de formatado e instalado tudo, fui fazer uma gravaçãozinha de um violão, e apareceu lá na barra do sonar DROPOUT, kkkkk...levei um susto.

    Lori_Dw
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    shoyoninja / trashit hc

    Alem de poder ser algum driver, pode ser também alguma configuração, não??
    Vocês sabem de algum lugar, ou algo que eu possa pegar pra ver a configuração ideal entre placa, sistema e DAW??

    Abraço galera, e obrigado mesmo pela atenção de vcs.

    ricolb
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Lori_Dw
    Ficaria mais fácil vc passar a tua configuração de hardware e software pra gente ver se descobre algo. Principalmente a de software, já que vc disse que o problema surgiu depois de reinstalação do S.O:

    Qual a configuração dos drivers de audio no Sonar?
    Qual a versão dos drivers Delta 1010LT?

    Vamos lá! Mande as informações. ABÇS!

    Lori_Dw
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    ricolb

    Bom, acho que não vou dispor de todas as informações agora de forma tão precisa, pois estou no trabalho e tudo está no meu "Home". Mas vamos lá.

    Hardware

    Processador Dual Core
    2 HDs de 160Gb Cada
    2 Gb de RAM
    Placa de Video de 256mb
    (Placa mãe não disponho agora dainformação)
    Placa de audio Delta 1010lt.

    Software

    Windows XP Professional
    Sonar 6 Producer Edition
    (Não sei se precisa de mais alguma informação quanto a software)

    Mas seguinte: antes de formatar, eu usei um programa que copia os drivers, e depois reinstala, DriverMax se não me engano. Então fiz esse backup dos drivers, e depois de formatado, reinstalei os drivers através desse programa.

    Sobre os driver no Sonar, tentei e instalei aquele ASIO, mas não consegui utilizá-lo, pois quando selecionei o driver ASIO no Sonar, e reinicializei o programa, nao encontrei os canais de saida e entrada da Delta...(não sei se há mais alguma configuração que eu não fiz)...então voltei, e coloquei WDN, ou algo assim, e apareceu de novo os canais da Delta.

    Quanto a outras configurações, não mexi em nada no sonar, a não ser nos esquemas de latencia, já que tava dando muito ruido, e chiasso, e me disseram pra mudar a latencia pra ver se melhorava. Realmente melhorou alguma coisa, mas ainda não está 100%.

    Sobre os drivers da Delta, eu instalei os do CD que vem com ela, não me recordo agora nomes, mas se for preciso, posso ver depois em casa, e postar.

    Eu andei vendo em alguns tópicos sobre configurações do sistema, para diminuir a utilização de memoria, e otimizar velocidade e processamento, vou tentar algo nesse sentido também...mas qualquer ajuda ou dica que vier, será bem vinda!!

    Desde já agradeço a colaboração de todos!! Abraço.

    MauricioBahia
    Moderador
    # jun/10 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Lori_Dw

    Não sei se está a par disso, mas vc deve usar o ASIO do fabricante da placa. Antes de baixar certifique que seu XP está com o SP2 ou SP1 (Service Pack 2 / Service Pack 1) pq me parece que são drivers diferentes para estas atualizações.

    Abs

    ricolb
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Lori_Dw
    Sonar 6 Producer Edition

    Pra começar procure atualizar para a versão 8.0(é a que eu uso). Alguns melhoramentos foram implementados.


    Sobre os driver no Sonar, tentei e instalei aquele ASIO, mas não consegui utilizá-lo, pois quando selecionei o driver ASIO no Sonar, e reinicializei o programa, nao encontrei os canais de saida e entrada da Delta

    Qual driver ASIO? O ASIO4all? Se for ele desinstale-o, esta placa não precisa dele, pois no site da M-audio tem a versão 5074 para WinXP SP3 e a versão 5057v3 para WinXP SP2(se liga nisso) e ambas dão total suporte de uso ao ASIO, que é a garantia da menor latência sem drops.

    Sobre os drivers da Delta, eu instalei os do CD que vem com ela

    "Never do this!" eheheh! Busque sempre no site do fabricante os drivers mais atuais para o seu hardware de acordo com o seu S.O. A formatação e reinstalação do sistema operacional é a ocasião ideal pra se procurar atualizações de drivers, mas também quando algo não funciona bem e de tempos em tempos os fabricantes disponibilizam correções, por isso mantenha esses sites nos "favoritos".

    Procure atualizar: driver do chipset da motherboard, vídeo e audio.

    Depois a gente posta algumas dicas de ajuste fino, primeiro procure seguir as que estão aí. ABÇS!

    Lori_Dw
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    MauricioBahia

    Valeu cara, obrigado pela dica!!

    ricolb

    Pow valeu mesmo pelas dicas...com certeza vou procurar verificar essas atualizações, e instalá-las!!
    Creio que fazendo essas atualizações, e aquela otimização do sistema, já vai melhorar uns 80%...o restante deve ser somente configuração no sonar mesmo, e na placa talvez...

    Sobre o sonar, existe forma de de fazer uma "atualização" só para o 8...ou terei que comprar um outro sonar, o 8 no caso??

    Abraço, e obrigado pelas dicas.

    ricolb
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Lori_Dw
    Sobre o sonar, existe forma de de fazer uma "atualização" só para o 8

    Não conheço modo de atualização do Sonar 6.0 para o 8.0, acho que não existe update para tal e mesmo que houvesse acho sempre melhor desinstalar os softs e instalar as novas versões deles do "zero" para evitar possíveis conflitos entre versões.

    Em relação a configuração do seu computador ela está mais do que ótima pra rodar tanto o Sonar 8.0 e os VSTis quanto qualquer outro soft de audio com a Delta 1010 gravando com qualidade e sem nenhum engasgo. É só atualizar drivers e configurar tudo que vai ficar muito bom! ABÇS!

    Lori_Dw
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    ricolb

    Ok amigo...obrigado pelas informações, vou ver se consigo o Sonar 8 então; pelo que vc diz ele é consideravelmente melhor que o 6 então?? E basicamente é o mesmo processo, a mesma "cara" do 6??

    Eu nunca havia pensado em mudar de programa, porque já me acostumei com o Sonar 6, então é bem mais facil, pra mim que estou a pouco tempo no "ramo", na verdade ainda estou descobrindo a minha versão, porisso nunca havia pensado em mudar....mas vou tentar, e ver no que dá!!

    Vou ver o mais rapido possivel essas atualizações, e ver o resultado que consigo...talvez eu precise de alguns toques de configuração no Sonar mesmo, algumas dicas que digamos sejam "obrigatorias" para uma melhor performance do soft.

    Valeu mano...obrigado pelas dicas, e atenção!!

    ricolb
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Lori_Dw
    pelo que vc diz ele é consideravelmente melhor que o 6 então?? E basicamente é o mesmo processo, a mesma "cara" do 6??

    A versão 8.0 ou 8.5 está mais estável que a 6 e a 7, eu usei a 5, 6, 7 e agora uso a 8.5, vem com vários plugins e VSTis nativos interessantes e possui o mesmo modo de operação do 6. Você não vai sentir nenhuma dificuldade.

    talvez eu precise de alguns toques de configuração no Sonar mesmo, algumas dicas que digamos sejam "obrigatorias" para uma melhor performance do soft.

    Na verdade no Sonar o mais importante é a configuração do driver da placa de audio, as outras configurações são no S.O. e há muitas que vc pode fazer para deixá-lo no pique máximo para trabalhar com audio.
    Algumas coisas vc já fez, que é trabalhar com pelo menos 02 HDs, um para o Sistema e softs e o outro para o audio. Eu uso 03(sistema, softs e arquivos).
    O detalhe é que um PC configurado para trabalhar com audio ou vídeo, principalmente em Estúdio profissional, não tem nada de jogo(nem paciência), nada de internet, rede ou antivírus ou quaisquer programas residentes em memória.
    Este não é o meu caso, apesar de ser um home studio tem internet, alguns joguinhos, antivírus... Mas mesmo assim não tenho problemas de qualquer tipo com o audio, Sonar ou outro soft.
    Uso o PC também para preparar as aulas que dou aqui. Ele roda o Win7 64 bits professional, 03 HDs sata, Core2duo E4500, 02 GB de ram ddr 800, MB Asus P5W, Delta1010LT. Mais infos estamos aí! ABÇS!

    Lori_Dw
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    ricolb

    Nossa, que bom que tu usa a mesma placa que eu, e tem bem mais experiencia no ramo, hehehe!!

    Olha só, estive hoje no meu home e fiz alguns passos que vc me indicou!! Olha só, baixei o driver lá do site da M-Audio, e reinstalei no meu PC, fiz algumas configurações no meu sistema, coisas que axei aqui no forum mesmo, do tipo descartar tudo que é programinha que naum uso, e configurar pra rodar(iniciar) com o windows só o que realmente é necessário. Usei um programinha CC Cleaner pra limpar os registros ... coisas desse tipo, recomendadas pra quem trabalha com audio e quer uma performance mais fiel da maquina!!

    Só não consegui descobrir ainda qual a minha placa mãe(não sei como verificar isso), eu comprei o PC pronto já, e não sei como faço pra conseguir essa informação!! Eu iria ver aquele esquema de chipset e tals...ver os drivers dela se estão ok.

    Bom, da placa de video, percebi um driver instalado NVIDIA, suponho que é da GeForce...deve estar ok...só vou ver se existe alguma atualização mais recente.

    E a novidade,(se é que podemos chamar de novidade hehehe) é que eu trabalhei hoje, numa música que eu estava fazendo semana passada(a dita que me começou a dar Dropout, mas só que no meio da gravação, e hoje eu fiquei só editando, e colocando efeitos, plugins e afins..), e não percebi nada de errado...sem chiasso, ruidos, ou dropout...nada de sobrecarga na CPU, coisa bem light....e olha que ao meu ver, usei plugins até demais, hehehe!! Não sei se posso comemorar já, porque os bremas estavam rolando na verdade na captação, gravação, e não na edição e na fase dos plugins...mas já achei uma evolução, fiquei de olho no consumo de CPU enquanto rolava a musica, e os efeitos, e aparentemente, tudo acima do esperado.

    Ah, consegui certinho a configuração do meu PC; aí vai:

    Intel Pentium Dual CPU E2160 1.80GHz
    2Gb RAM
    HD 160 Gb
    HD 160 Gb
    NVIDIA GeForce 8400GS
    Delta 1010lt

    Só a titulo de conhecimento, eu to usando o PC, só pro home mesmo, não tenho nada instalado, a não ser os programas que uso pra editar, mixar e masterizar...além de uns programas que convertem audio e video!! Nem Office instalei nele.

    Mais uma vez, valeu pela força meu caro!! Tem sido de muito valor seu conhecimento compartilhado!! grande abraço.

    MauricioBahia
    Moderador
    # jun/10 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Lori_Dw: Só não consegui descobrir ainda qual a minha placa mãe(não sei como verificar isso), eu comprei o PC pronto já, e não sei como faço pra conseguir essa informação!! Eu iria ver aquele esquema de chipset e tals...ver os drivers dela se estão ok.


    Baixa o CPU-Z: http://www.cpuid.com/softwares/cpu-z.html

    Abs

    Lori_Dw
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    MauricioBahia

    Valeu ae a dica!! Muito obrigado pela ajuda!!
    Abraço!!

    ricolb
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Lori_Dw
    Só não consegui descobrir ainda qual a minha placa mãe(2)

    Eu costumo usar o Everest Everest
    O "cara" cagueta tudo, mas o que o MauricioBahia falou também é bom, as vezes uso ele tb.

    Que bom que vc está conseguindo resolver o problema. Depois que estiver tudo instalado, configurado e rodando "tinindo", faça um backup de tudo e guarde duas cópias disto em DVD(mídia boa). ABÇS!

    Lori_Dw
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    ricolb

    Hoje vou ver se faço as considerações finais, hehehehe; vou ver se consigo fazer o resto...e posto mais alguma informação!!

    Depois que estiver tudo instalado, configurado e rodando "tinindo", faça um backup de tudo e guarde duas cópias disto em DVD(mídia boa)
    Vc diz pra fazer um backup...tem alguma forma específica que vc diz?? Algum jeito recomendado??

    Abraço.

    ricolb
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Lori_Dw
    Vc diz pra fazer um backup...tem alguma forma específica que vc diz?? Algum jeito recomendado??

    Existem programas específicos para isso, com várias opções. Os que eu posso recomendar são o R-drive e o Genie Backup Manager Pro 8.0, este último é o que eu uso atualmente. Estes são em inglês, não conheço nenhum em portugues para te recomendar.

    De qualquer forma já usei o utilitário de backup nativo do WinXP e ele serve pra fazer o serviço também.
    Só não se esqueça de fazer duas cópias do BKP, pois "quem tem duas tem uma, quem tem uma não tem nenhuma". Principalmente dos projetos de audio.

    Já vi estudio grande perder um HD de 500GB lotado de projetos musicais de clientes e nem em São Paulo conseguiram recuperar os dados ou seja voltaram a "estaca zero".

    Grave seu projeto, salve ele como "bundle" do Sonar, depois grave em um DVD multissesão, quando o DVD estiver cheio finalize-o. Em alguns casos um único projeto vai ocupar o DVD todo. ABÇS!

    Lori_Dw
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    ricolb

    Sei, então vc ta me sugerindo usar um desses programas pra backup do sistema, e também fazer backup dos projetos em DVD, pra não correr o risco de perder em alguma eventualidade??

    Valeu pelas dicas; abraço.

    Lori_Dw
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Fiz uma limpa no meu PC...passei uns programas que 'limpam" a maquina, desinstalei o desnecessário (já que o ele só é usado pra gravações) e mexi em algumas configurações de sistema, as quais achei aqui mesmo no forum, em outros tópicos sobre configuração para uma prformance mais rápida e fiel!!

    Confesso que a aparencia do desktop, e a primeira impressão que surge quando olho para a área de trabalho, e a barra de tarefas dos programas, é de uma feiura enorme, ainda não me acostumei com as figuras "quadradas" hehehehe....mas em termos de velocidade, até pra reiniciar, ou iniciar, está espetacular, uma velocidade de resposta incrivel!!

    Consegui com os programas aqui sugeridos, verificar todos os meus hardwares, e estou providenciando os respectivos drivers atualizados, e até o fim de semana tenho tudo instalado...e creio que 90% dos problemas que me rondavam, não existirão mais!! Dae só faltará atualizar meu Sonar para a versão 8...ajustar as configurações de Placa de Audio/S.O./Software e correr pro abraço.

    Se Deus quizer, tudo se normaliza, hehehe...e ficará melhor do que antes da formatação!!

    Valeu a galera que opinou ae...esse fórum me ajudou, me ajuda ainda...e sei que ajudará muito!! Vcs são demais!!

    Obrigado....Abraço.

    ricolb
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Lori_Dw
    Valeu a galera que opinou ae...esse fórum me ajudou, me ajuda ainda...e sei que ajudará muito!! Vcs são demais!!

    Caramba! Se todo mundo fosse grato assim... ABÇS!

    Lori_Dw
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    ricolb

    Caramba! Se todo mundo fosse grato assim...
    Hahahaha...cara, modestia a parte, se tem uma coisa que eu aprendi, é valorizar o conhecimento...e saber valorizar muito mais quem te possibilita esse conhecimento!! Porisso as vezes fico até meio chato, de tanto agradecer!! kkkkkk

    Mas pode ter certeza, só tenho a agradecer ao fórum/participantes, e nesse tópico especifico, agradeço a vc, ricolb que deu uma baita ajuda!!

    Pode ter certeza, que quando estiver ao meu alcance, e ao meu conhecimento, eu retribuirei a gentileza, de todos!!

    Abraço.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a DROPOUT Sonar 6 depois da formataçao