Como simular bateria antiga, estilo Raul Seixas?

    Autor Mensagem
    AxlVini
    Veterano
    # fev/08


    Alguém sabe qual é o caracter que deixa o som da bateria parecido com as gravadas antigamente (vide Tente Outra Vez do Raul Seixas, dentre outras), pois gostaria de deixar o som asism, mas não sei se é a microfonagem, pele da bateria , bateria em si etc...
    Muito obrigado desde já.

    Música de Preto
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Tente tirar a pele de resposta e microfonar bem de perto. Depois vê a equalização. Vá testando até te dar um som parecido.

    AxlVini
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Música de Preto
    Muito obrigado cara!
    Não sabia por onde começar hehe
    T+
    Alguém tem algo mais a dizer?!

    AxlVini
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Música de Preto
    Opsss desculpe-me, li MÚSICO, agora fui ver que é música
    ...

    Música de Preto
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Eu sou Músico mesmo. Música é a música e não a pessoa. Quanto a bateria, acho que o princípio é você ir fora do padrão para captar.

    AxlVini
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    rsrs
    Entendi.
    Quanto a bateria, o que você acha de um shure pra cada peça?!
    Obrigado.

    AxlVini
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Alguém mais tem alguma dica?!
    tks

    El_Cabong
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Teve uma vez que eu gravei uma bateria sendo microfonada toda com somente 2 microfones, e a sonoridade ficou bem parecida com Raul Seixas, Secos e Molhados, Mutantes, etc...

    Pega dois microfones a condensador, coloque-os à 1 metro da bateria e distantes 2 metros um do outro. Talvez você consiga a sonoridade que está procurando.

    AxlVini
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Opaa é essa mesmo a sonoridade que eu quero!
    Mas condensador não sei se seria viável pra mim, só se eu sustentar a idéia de levar um home stuidop a sério, pois vou gravar coma bateria que nem é minha... mas muito obrigado pela dica, vi um no mercado livre da Samson, o mais barato é este: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-68695427-samson-c15-cl-microfon e-condensador-supercardioide-tuixmusic-_JM
    será que a qualidade é boa!?

    El_Cabong
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    AxlVini
    Eu tenho dois microfones condensadores excelentes e baratos, os Behringer C2, comprei o par por R$229 + frete no ML.

    * Esta gravação eu fiz a muito tempo atrás e usei o que eu tinha ne época: mics dinâmicos, e gravei em cassete, infelizmente não a tenho mais.

    AxlVini
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    El_Cabong
    Valeu cara!
    Estou fazendo planos, tenho que melhorar meu orçamento!
    rsrsrs
    Muito Obrigado!

    BaNdAiD
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    se for p fazer no pc, use o EZ Drummer Vintage

    I.Nosferatu
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    AxlVini

    É cara, pra deixar a bateria o mais natural possivel como nas musicas que voce citou não tem outra forma senão usar 2 condensers pra microfonar tudo, mesmo em simulação se voce configura apenas os condensers fica razoavelmente parecido, voce não precisa começar com um par destes samson que voce colocou, mas mics semelhantes aos behringer c2 já dão pra fazer algo no genero e voce pode aproveitá-los para capturar baixo guitarra e alguns outros intrumentos, conforme voce for necessitando pode comprar mics melhores... abs e boa sorte!

    has4
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    CURIOSIDADES (evidentemente só para quem não sabia):

    Lembram do GALEÃO CUMBICA, aquele da Escolinha do Professor Raimundo? Ele tocou bateria com RAUL SEIXAS. Para quem não lembra dele, aqui vai um foto do LINDEZA ou COCADA (interpretado pelo Rony Cócegas):

    Nooo aaarrr... Cuuucooo!
    "caaaaalma cocada" (passando uma gostosa perto dele! rsrsr)
    "au-au / au-au..."

    http://www.youtube.com/watch?v=orP4O2K-JDk

    É... ambos devem estar fazendo um som agora....!

    has4
    Veterano
    # fev/08 · Editado por: has4
    · votar


    Encontrei isso na NET:

    Depois de muito pesquisar, encontrei a prova fatal de que GALEÃO CUMBICA foi baterista do Raul Seixas.

    Tirado do site do JAY VAQUER:

    INSUCESSOS COM RONNIE CÓCEGAS

    Outro amigão de Raul foi o humorista Ronnie Cócegas. Moravam na mesma rua, frequentavam a mesma escola de música, os mesmos bares e restaurantes, jogaram capoeira e fizeram vários shows junto. "Tocávamos em Feira de Santava e em Itabuna. Não tinhámos nem nome e não faziámos sucesso nenhum" , contou o humorista.

    A Mãe de Raul , dona Maria Eugênia, pedia que Ronnie diexasse seu filho em paz, pois não queria que ele virasse artista. Ronnie guardou a lembrança: "Ela queria que Raul fosse para os Estados Unidos, estudar e se tornar doutor. Mas eu dizia que não era eu quem o levava, era o Raul que adorava música e era ele quem me chamava para tocar. De fato , eu era baterista de uma banda que tocava numa boate de hotel em Salvador e o Raul sempre assistia ás apresentações escondido em um cantinho, pois era menor de idade e não podia frequentar o lugar". ( Este depoimento foi dado pouco antes da morte do humorista. )


    Bom, AxlVini

    Realmente também acho que nas gravações de bateria antigas, usavam mais microfones que captam especialmente ambiência e não diretamente o som das peças isoladamente, talvez até as duas situações. No seu caso, dois condensers, conforme acima dito já encontrará a captação aproximada à daquela que ouvimos nos discos de RAUL, por sinal, muito bem gravadas pra caramba! AGORA, como os condesers indubitavelmente captarão bastante e até mais os agudos dos pratos, deverá ser trabalhado também no equaliador (virtual, se PC) para maneirar a captação dos agudos dos pratos! É ISSO AÍ... ahhh quando gravar, volte aqui e mostra pra galera, ok? AGORA (n.2), simular VIRTUALMENTE, não sei não, acho que a 'pegada' não vai aparecer na parada, pois comparar uma batera acústica com uma virtual é meio complicado e meio!

    I.Nosferatu
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    AxlVini

    Veja esse video, o cara ta usando apenas um behringer c2, ta proximo ao braço dele do lado do surdo suspenso, claro que com mais equalização/compressão teria um resultado melhor, mas veja ai se é mais ou menos o que voce procura...



    AxlVini
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    has4
    Muito obrigado cara!
    Mas do jeito que estou ansioso pra gravar logo... vou fazer o "sacrilégio'' (rrsrs) de gravar com direcionais mesmo ...
    vou equalizar e tals... mas to com uma idéia forte de comprar os condensadores mais pra frente sim :D
    Quanto ao resultado, posso postar depois sim hehe :D

    I.Nosferatu
    tks pelos toques
    PS: este cara tem uma sonoridade massa! Toca muito bem, e acho que ainda está meio "moderna'' a gravação (hehe)
    mas se ele equalizasse e ussasse dois condensadores em posições ''estratégicas'' como vocês já disseram sairia algo mais setentista!

    Valeu galera!

    Allison Vaz batera
    Membro Novato
    # set/18
    · votar


    Tudo bem amigos? Quem fala é Allison Vaz batera que mora em Belo Horizonte.
    Então,eu gravo muito em Studio.Para simular o som de baterias antigas estilo as gravações do Raul como colega citou ,eu uso tons 12,13 ou 14 e cada peça vc coloca uma toalha ou flanela na metade de cada tambor.
    Microfona normal,( vai perder um pouco de volume dependendo da batera) mas tudo bem volume vc explica isso ao técnico como descrevi aqui e vai ter este som.
    Espero ter ajudado.
    Abraço,Allison Vaz batera.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como simular bateria antiga, estilo Raul Seixas?