Banda sem baixo, 3 guitarras?

    Autor Mensagem
    Pâmela L
    Veterano
    # jun/09


    Haveria alguma saída caso quisesse ter 3 guitarristas e nenhum baixista na banda? Não me perguntem o motivo pra fazer isso, quero saber se é possível sem deixar o som sem "preenchimento" e tal

    fill.zanchez
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Pâmela L
    Pâmela,
    No meu ver uma guitarra nunca irá substituir um baixo, pois este alcança notas muito mais graves e manca o ritmo junto com a batera. Agora, com três guitarras da pra levar uma banda tranquilho e calmo... Não vai ficar vazio n! Se Alguém quiser se arriscar numa 7 cordas melhor ainda, vai ter um grave a mais! Qual o estilo da banda?

    (acho q vc poderia postar em outro forum - o de guitarra ou baixo)

    BaNdAiD
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Pâmela L

    Haveria alguma saída caso quisesse ter 3 guitarristas e nenhum baixista na banda?

    Sim. Faça um guitarrista virar baixista. Se vc pensar bem, 3 guitarristas é um pouco demais em uma banda...ainda mais se não tem baixista!

    Abraços

    Rafael do Baixo
    Veterano
    # jun/09 · Editado por: Rafael do Baixo
    · votar


    Pâmela L

    Haveria alguma saída caso quisesse ter 3 guitarristas e nenhum baixista na banda? Não me perguntem o motivo pra fazer isso, quero saber se é possível sem deixar o som sem "preenchimento" e tal


    Você pode usar a formação que quiser,desde que ela se encaixe com a proposta de som da sua banda,se vocês criarem arranjos bons pra essa formação,dá pra fazer algo interessante até.

    Até que dá pra enganar deixando um guitarrista fazendo a função do baixo,seja usando um pedal oitavador [soa bem artificial],afinações mais baixas associadas a acordes,e assim usando os baixos nos bordões e ocasionalmente uns chord melody,usando essas alternativas dá pra dar um preenchida no som,mas não como um baixo faz.

    Uma outra maneira é usando um captador MIDI e um processador de efeitos midi,como os captadores Roland Gk-3 ou Gk-2,e os processadores Roland Gr-20,G4-33,VG-8 só pra citar alguns,usando essa [cara] alternativa você acabaria simulando o som de um baixo "virtualmente",mas existem algumas limitações como um pequeno atraso no som,ao se executar várias notas simultaneamente entre outras coisas.

    No geral isso apenas ia complicar as coisas pra própria banda,pois já é difícil fazer bons arranjos usando 3 guitarras,ia ficar mais complicado ainda agregando a função do baixo a uma dessas 3 guitarras.

    Honestamente,se você quer um som com "preenchimento" [como o baixo normalmente faz] ,te restam duas opções,ou chama um baixista,ou um tecladista pra cuidar dessa função,seja usando um synth bass ou um vst com sons de baixo.

    BaNdAiD
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Rafael do Baixo

    Não é mais fácil dar um baixo prum dos guitarristas e mandar ele tocar, ao invés de usar 1001 artimanhas pra fazer a guitarra soar como um baixo?

    Rafael do Baixo
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    BaNdAiD

    Não é mais fácil dar um baixo prum dos guitarristas e mandar ele tocar, ao invés de usar 1001 artimanhas pra fazer a guitarra soar como um baixo?


    Com certeza é!!!!

    Se quer fazer a função de um baixo,ou o som de um baixo,então use um.

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    pamela l

    sou guitarrista . a formaçao da minha banda eh vocal sem aula (tipo o ozzy diudaui) ,bateria ,e 3 guitarras.a banda eh de metal ,e ta dificil de achar baixista que goste de metal por aqui.
    mas o nosso som pra uma bandinha da escola até q eh muito bom ,porque 3 guitarras dão muitas possibilidades .seja um guitarrista dublar o outro ,seja jamear nos solos .fica massa. dos 3 eu sou o unico com alguma noçao de baixo . entao eu tento ser criativo em algumas partes ; veja crazy por exemplo ,na parte do solo (para o baixo

    E E E E S S S S E E
    ----------------------------|
    --4--4--4--4--4-4-4-4-2--2--|
    ----------------------------|
    ----------------------------|


    Q S S E E E E E
    --------------------------|
    --------------------------|
    --5----5-5-5--5--5--4--4--|
    --------------------------|



    oque eu faço pra nao deixar vazil é tocar isso pro gutiarrista solo solar . mais ao inves de tocar só essa tonica de cada parte ,eu adiciono uma 5 .fazendo um riff de power chords. nada substitui umbaixo .mas se nao tem da pra fazer coisas legais do mesmo geito

    Pâmela L
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Não vou deixar de procurar alternativas só porque o mais fácil é "por um baixo pra tocar".

    Acho que ficou muito padronizado, quero mudar, quero fazer diferente!

    Será que ficaria feio um sampler meio que simulando um baixo, fazendo uma linha grave pra dar aquele peso de fundo e colocar 3 guitarristas? Tanta banda toca sampleando tudo, no caso, a minha estaria sampleando só umas notas graves por trás, o público leigo nem presta atenção no baixo eu acho.

    Aí ficariam 3 guitarras e daria pra trabalhar demais nas músicas...

    Vamos lá, postem HHHAHA

    TerraSkilll
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Pâmela L
    Será que ficaria feio um sampler meio que simulando um baixo, fazendo uma linha grave pra dar aquele peso de fundo e colocar 3 guitarristas?
    Complicado. Você quer um grave de baixo, som de baixo e não quer ter um baixista? A idéia dos samplers é boa, mas não sei se preenche tudo o que você precisa.

    o público leigo nem presta atenção no baixo eu acho.
    Não repita muito isso por aí, pode despertar rancores rsrsrsrs. Mas, falando sério, ter ou não um baixista depende muito do que você quer. Se você sente falta, a ponto de querer colocar um sampler fazendo graves, então considere ter sim um baixista.

    Não precisa migrar um guitarrista, se a ideia é ficar 3 guitarras pra você poder trabalhar nas músicas. Chame um baixista e diga claramente pra ele: "você vai tocar, mas não vai aparecer. Nada de firulas, nada de grooves rebuscados". Duvido que ele tope mas, se topar, pode ser o que você precisa.

    Não vou deixar de procurar alternativas só porque o mais fácil é "por um baixo pra tocar".
    Acho que ficou muito padronizado, quero mudar, quero fazer diferente!

    Esse "padrão" (não chamaria de padrão, mas...) guitarra/baixo/bateria existe por que é simples e se adequa a um grande quantidade de situações e estilos musicais. Nada impede que você transgrida esse padrão e monte uma banda sem baixo. Aí, só depende da sua criatividade. Se acha que vai dar certo, faça. Só não espere que algo ou alguém substitua plenamente um baixista.

    Abraço

    Minow
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Pâmela L
    o público leigo nem presta atenção no baixo eu acho.

    Isso é verdade, mas quando tá sem baixo "falta alguma coisa", e não é pouca não!
    O Baixo faz toda a diferença, é como tirar o bumbo da bateria!

    guitarg3
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    eh.. o Minow falou td.. sem baixo a banda fica sem peso.. fica faltando o grave.. fica feio.. mas faça um teste.. marque um ensaio e toque sem baixo.. so as guitarras.. ae dps vc marca outro ensaio e arrume um baixo para ensaiar junto.. ae vc me diz =)

    sobre você dizer que ficou muito padronizado toda banda ter um baixo.. nao eh bem assim.. td banda tem um baixo porque sem ele fica faltando grave e peso na musica.. ate orquestras tem baixo! é a mesma coisa voce pegar uma musica e tirar todo o grave dela e deixar so o agudo.. experimenta pra vc ver se vc vai gostar

    Rafael do Baixo
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Pâmela L


    Será que ficaria feio um sampler meio que simulando um baixo, fazendo uma linha grave pra dar aquele peso de fundo e colocar 3 guitarristas?


    Feio não fica,mas tocar com um sampler rolando dá um bom trabalho,pois a banda teria que tocar usando o click do metrônomo no monitor [in-ear ou fone], pra se manter sempre sincronizada com o sampler que estiver rolando.

    Se você sente a necessidade até de colocar um sampler cumprindo a função de um baixista,é por que tal função pro som da sua banda faz falta,então colocar um baixista,é uma boa idéia a se considerar.

    o público leigo nem presta atenção no baixo eu acho.


    Pior que presta atenção,e ainda sente falta.


    Aí ficariam 3 guitarras e daria pra trabalhar demais nas músicas...


    Por que não usar 3 guitarras e um baixo na banda?

    Se a intenção é trabalhar mais nas músicas,te garanto que um baixista ia fazer uma bela contribuição.

    new-dawn
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Pâmela L
    eu ainda sou a favor desta sua ideia de tokar o baixo komo neste tópico :Contra-Baixo / Braço menor, indicações?

    leobozzo
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    new-dawn

    e assim nasce mais um baixista/guitarrista frustrado kkkkk

    melhor ficar na guitarra mesmo, se for pra ficar infeliz ou fazendo mesmice no baixo nem mude de instrumento.

    BaNdAiD
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Pâmela L

    Pam, uma coisa é querer fazer diferente, outra coisa é colocar uma guitarra pra fazer o papel do baixo!!

    Abraços!

    joao b.
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Qundo se fala em banda - principalmente de metal - automaticamente pensamos no padrão: Guitarras, baixo, Bateria... embora isso não signifique que todas tem que ser assim.

    Mas eu lhe aconselharia a trocar sua guitarra por um baixo.

    mpmegas
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    olha ia dar certo assim, uma guitarra de oito cordas, outra de sete. e uma normal para solar. fica louco mas se pudesse adicionava mas uma guitarra normal para base seria maluco!!! e já pensou ainda com um baixo de 6 , um conttra-baixo de 5. um teclado, e zabumba. fica louco!!!

    leo_lol
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    mpmegas
    é banda ou macumba...?
    auyauhauhauahauhau

    enfim, o que eu acho em relação ao que a Pâmela L disse sobre o baixo é que leigo não escuta o baixo, mas quando não existe o baixo, esses mesmos leigos acham que a musica ta estranha... pode perceber... o que você quer fazer não é má idéia, mas os guitarristas teriam que ser realmente bons a ponto de um fazer riffs, outro solo e outro base e ter o máximo de cuidado pra tudo isso não embolar, o que realmente não é muito fácil...
    minha banda recentemente estava sem o som do baixo porque o nosso baixista teve que sair, a gente quase desmontou tudo por causa da falta do som grave, sorte nossa que arrumamos outro baixista...
    o que eu queria te passar é que vocês vão ter que rebolar muito caso queira fazer um som maneiro
    abraço

    ___Léo___

    horacio.jo
    Veterano
    # jun/09 · Editado por: horacio.jo
    · votar


    o que eu queria te passar é que vocês vão ter que rebolar muito
    é, dependendo do quanto a menina rebolar, talvez não percebam a falta de um baixo, sabe como é este país....

    Lucas_fms
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Arruma logo um baixista.

    Euclidessn
    Veterano
    # abr/18
    · votar


    Eu tbm tenho uns amigos de uma antiga banda de metal,e queriamos fazer algo paralelo, só para diversão... bateria, guitarra e vocal...(ja que nosso baixista faleceu).

    Existe algum recurso que eu possa fazer na guitarra para compensar um pouco a falta do baixo? Tipo deixa-la um pouco mais grave de repente?

    dudurlzz
    Veterano
    # abr/18
    · votar


    Euclidessn


    Vê esse video aqui ignorando as partes que ele fala do baixista.

    ferraz bass
    Veterano
    # mai/18
    · votar


    Musica sem contra baixo, essa é nova

    fernando tecladista
    Veterano
    # mai/18
    · votar


    Musica sem contra baixo, essa é nova

    Na verdade a idéia não é tão nova assim...


    ferraz bass
    Veterano
    # mai/18
    · votar


    fernando tecladista
    eu sei que é uma ideia antiga, eu quis dizer que 3 guitarras na banda sem contra baixo, fica vazio demais.emfim, já explicaram sobre isso. ja vi 3 guitarristas tocando juntos porem era workshop

    Gabezorx
    Membro Novato
    # mai/18
    · votar


    ferraz bass
    Também toco baixo e acho indispensável em vários gêneros, mas será?


      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Banda sem baixo, 3 guitarras?