Discussão sobre timbres de guitarra/baixo/violão em gravação sem amplificador.

    Autor Mensagem
    janderimperium
    Veterano
    # mai/11 · Editado por: janderimperium


    Oi galera, como vão vocês?


    Sou fissurado por gravação, sempre estudei muito sobre isso e, finalmente depois de juntar um trocadinho consegui comprar meu primeiro de muitos, espero eu heheh, equipamentos de gravação: uma interface de áudio, a Fast Track pro, velha conhecida de todos nos que passamos metade da vida lendo essas paginas brancas e azuis.

    Há pouco tempo venho me perguntando como tirar um timbre agradável usando apenas VSTs, plugins e afins. Usei Guitar Rig e agora estou no Amplitube, que por sinal é MUITO BOM. Então agora estou procurando algo para melhorar esse som cara vez mais. Para que eu possa tirar o melhor som possível fazendo em casa. Um preamp? O que comprar??

    Dêem uma olhada na minha gravação, se der, e analisem o timbre da guitarra. Lembrando que o solo ficou uma m*... heheheh. Sempre tive aversão a solo, e agora estou me livrando dessa fobia. Hehehe :D

    Então vamos aos finalmentes. Discutiremos aqui o uso de compressor, equalizador, preamp e afins. Que preamp usar? Um preamp realmente ajuda? Uma equalização de guitarra deve ser feita como? Compressor, é necessário sempre como deve ser usado. Uma vez vi uma revista em um estúdio, mas li apenas por cima, nessa revista tinha: tire um timbre bom sem amp. E mexia nas freqüências e tal. Vocês sacam disso? Vamos conversar sobre isso. Não é todo mundo que pode ter um bom amp e tirar um bom timbre. Então vamos melhorar o nosso som com o que a gente tem em casa.


    Abraço a todos, e espero que haja contribuições legais nesse tópico.

    .omni
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    janderimperium
    Que preamp usar?

    Num mundo ideal... depende!
    Cada pré tem características próprias. Claro que uns são simplesmente melhores que outros, mas entre os tops, há controvérsias.

    Como nós mortais não vivemos nessa realidade, o melhor que seu dinheiro pode comprar!

    Um preamp realmente ajuda?

    Só ajuda. Sem prés não se grava um disco. Claro que pra gravar no quarto e tal dá pra se virar com o que tem, mas os prés são as canetinhas coloridas Faber Castell pra colorir tudo.

    Uma equalização de guitarra deve ser feita como?

    Ué, depende. A guitarra tem que caber na mix. Como você vai equalizar ela depende muito de cada música, se você vai dar ênfase a guitarra, a um piano, um synth, se vai deixar todos os graves pro baixo e bumbo, se ela vai ou não brigar com algum outro instrumento...
    Não existe receita de bolo, se você achar na internet um tutorial dizendo pra "aumentar em 400hz, atenuar em 3k, blablabla" feche a página porque o tutorial é uma merda.

    Compressor, é necessário sempre como deve ser usado.

    Não é necessário sempre, inclusive compressores são bem perigosos, acho que pra usar compressor o pessoal tinha que tirar licença.

    Sobre tirar um bom timbre em linha, num mundo ideal o necessário é ter um bom pré e uma boa DI.

    Cada um se vira com o que tem, nada te impede de plugar a guitarra direto na Fast Track e tirar um timbre legal, é possível.
    Vai ser "igual" plugar a guitarra num puta pré passando por uma DI top? Não. Mas que dá, dá, pelo menos pra a proposta de quem tem uma placa barata e grava em casa, gravar músicas pra botar no YouTube e etc.

    Se não conseguir tirar um bom timbre, não culpe o equipamento.

    Se não conseguir tirar o timbre do solo de Comfortably Numb, aí baixe um pouco suas expectativas pra não morrer de frustração.

    janderimperium
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    .omni

    boa resposta cara!!! \o/
    entao agora eu preciso de um preamp e um DI neh??? show de bola!!! em busca do DI e do pre :D

    aguardo mais respostas

    .omni
    Veterano
    # jun/11 · Editado por: .omni
    · votar


    janderimperium
    Você não "precisa" de um pré e uma DI.
    Se você comprar certamente a qualidade vai melhorar, mas chega um ponto em que de nada melhora sem uma interface com uma boa conversão, etc.
    Sem falar que um bom pré custa umas 10 vezes o preço de uma Fast Track Pro, uma boa DI umas 5... e nem estou falando dos mais caros.

    janderimperium
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    .omni

    eu tava falando de um pre baratinho tipo o dmp3 acho q ele eh barato e atende bem as exigencias. 10 vezes o preço da fast track eh um neve... hehehhe facada

    .omni
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    janderimperium
    10 vezes o preço da fast track eh um neve...

    O 1073 custa $3500 dólares, ou seja, mais de 20 vezes.

    eu tava falando de um pre baratinho tipo o dmp3

    Sim, claro que eu não imaginava que você iria atrás de um pré daquele naipe.
    Vai em frente, claro que vai melhorar suas gravações, é um pré que condiz com uma Fast Track Pro.

    T-Rodman
    Veterano
    # jun/11 · Editado por: T-Rodman
    · votar


    janderimperium
    Em tese, a FTP tem um prezinho que deve atender suas necessidades.
    Tem pedal aí de 'gain', se for o caso, nas VST's.
    Compressor/limiter você pode usar o da sua DAW, pra ver se fica melhor. O mais barato compressor/limiter, chega aqui no BR por R$ 1400 - da wwbw, um ART Pro VLAII:
    http://www.artproaudio.com/products.asp?type=80&cat=2&id=8

    exemplos. Em casa, eu gosto de brincar de gravar tudo. Tá longe de ser o que eu quero, mas atualmente, o resultado é esse:
    http://soundcloud.com/tributo-grunge/fade-into-you-mazzy-star-cover
    http://soundcloud.com/tributo-grunge/jesus-sunbeam

    - são minhas ultimas gravações para os tributos que eu participo de vez em quando aqui no FCC.

    amplexos

    T.

    Um pré barato só para gravação de guitarra, é o Meteoro Doctor Drive, que dizem ser clone de um Mesa Boogie, e tem gente por aqui que usa como pré de guitarra:
    http://guitarshell.blogspot.com/2007/05/meteoro-dr-drive.html

    No mais, eu falaria que existe essas coisas, mas nem precisa. Eu tenho os dois citados, mas não chegaria a dizer que são necessários.
    O que eu mais utilizo é um Presonus Bluetube, que é um prezinho bem básico de 2 canais.

    janderimperium
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    .omni

    hehehehe esses neves sao barril hehehe caros paca

    T-Rodman

    ouvi suas gravaçoes man!!! show de bola cara!!!!!!!! curti demais msm coisa de gente grande \o/.

    dei uma olhada nesse doctor drive. eh massa mermo??? posso ir sem medo no lugar do dmp3??

    pode ser q eu esteja enganado... mas o timbre q ele tirou nao eh tao pesado quantos o do vst e tal. e o dmp3 ainda serviria para microfone, baixo, violao... de um help ai ehehe

    dei uma olhada e esse Presonus Bluetube me pareceu no nivel do dmp3 eh verdad? vc ficaria com qual bluetube ou o meteoro ou ateh msm o dmp3?

    obs: meu objetivo eh um amp MASSA daqui a um tempinho e por enquanto quero me virar com vst e tal

    T-Rodman
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Jander, eu tenho o Bluetube e o Dr. Drive.
    Se o negócio é só gravar guitarra, creio que o Dr. Drive seria o mais indicado.
    Se fosse para ficar só com 1, e tentar aproveitar no futuro para uso em homestudio, eu já iria de DMP3 ou Tubeblue. Se os dois são equivalentes, creio que o preço seria o que definiria a preferência.

    No meu caso, com 8 canais, eu acabo utilizando os 2 preamps. E muita gente considera o Dr. Drive como preamp, já que ele é meio fraquinho como pedal de overdrive (como dizem do Mesa Boogie equivalente).

    Então creio que o negócio seria o pré da M-Audio ou da Presonus mesmo. Tem até o preamp da ART que é de 1 canal só, valvuladinho chinês, que também é funcional pra muita gente, e custa acho que menos da metade do preço dos outros.

    amplexos

    T.

    janderimperium
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    T-Rodman

    hmm... valeu pela resposta cara, entao vou pesquisar melhor sobre o DMP3 e o Bluetube e ver o q agrada o ouvido e o bolso.

    valeuzao

    esperando mais respostas

    .omni
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    T-Rodman
    Conhece aquele digitube? Ele tem um AD embutido e cospe digital, sabe qual é?
    Como pré eu acho que é igual o Bluetube, mas eu queria saber como é a conversão em relação a essas placas baratas tipo Mbox e tal.
    Quase nao gravo em casa, mas é bom ter um pré qualquer pra brincar de vez em quando, enquanto não monto minha lunchbox, haha.

    janderimperium
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    .omni

    o que seria lunchbox man???

    T-Rodman
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    lunchbox, lancheira ao pé da letra, mas pode ser uma pedaleira, uma caixa modular para equipamentos de estúdio, em música lunchbox é um termo bem genérico, mas acho que ele quis se referir nesse caso como set de pedais.

    .omni
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    janderimperium
    T-Rodman
    É um termo genérico, mas eu estava me referindo à Lunchbox da API, um rack portátil para periféricos série 500, que são uns pequenininhos (em tamanho, não em som).
    Vários fabricantes fazem periféricos pra série 500, não apenas a API.

    janderimperium
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    .omni

    PURRANNNNNNNNNNN
    MUITO MASSA MAN
    sao bons????
    sao caros???

    janderimperium
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    .omni

    esses ai podem ser considerado um tipo disso ai q vc falou?

    http://backstage.musiciansfriend.com/search/search.jsp?question=preamp +guitar#fT=2010:Randall&gP=1&pS=60&v=g&sB=bN&lP=s&question=preamp guitar

    T-Rodman
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    janderimperium
    lunchbox de estúdio, talvez você possa colocar aqueles que estão escritos 'module' na lista que você enviou.

    O duro que só uma carcaça de lunchbox começa a R$ 7000 no Brasil. Daí, cada módulo vai de 3000 a 5000 cada.

    Taí um completo:
    http://backstage.musiciansfriend.com/pro-audio/solid-state-logic-xlogi c-x-rack-fitted-with-8-dynamics-modules/182048000000000

    a lista da SSL:
    http://backstage.musiciansfriend.com/search/search.jsp?question=x-rack

    .omni
    Veterano
    # jun/11 · Editado por: .omni
    · votar


    janderimperium
    Depende, tem vários fabricantes que fazem periféricos pra série 500.
    Tem uns de $500, os API são na faixa de $700. Tem uma versão do Neve por $1000, mas sem o EQ (vendem o EQ separado, o mesmo do rack).
    Os que você postou não tem muito a ver. A lunchbox é pra esse formato mesmo.
    Mas se eu fosse você nem olharia isso, acho que não condiz, esses prés pequenos tipo da Presonus ou Focusrite condizem mais com o que você quer.

    T-Rodman
    Que isso, 7 mil Reais a carcaça? Viagem, esqueça os preços no Brasil, nego viaja muito.
    Lá fora só o rack custa $400, mas se voce comprar com 4 prés (tem 6 slots) ela vem de brinde.
    Isso aí vale a pena pra quem tem que levar pros lugares, senão não tem muito propósito. Vale salientar que um negócio desses pesa uns 20kg cheia. Parece lindo, mas não é tão prático quanto aparenta ser.

    Obs: esses links que você postou são de outros racks, lunchbox é trademark da API especialmente pra essa série 500, é outro formato.
    E existem outros racks que suportam a série 500, não apenas a lunchbox. Dá pra meter numa geladeira de racks, mas eles ficam em pé ao invés de deitados.

    janderimperium
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    T-Rodman

    vixi maria uhauhahuauhahuauha
    q facada eh essa?????????????????? uahhuahuahuahu
    mas deve ser qualidade pura neh?

    T-Rodman
    Veterano
    # jun/11 · Editado por: T-Rodman
    · votar


    .omni
    é um pouco prático, só, esse esquema de lunchbox parece muito com as de 'blade servers' onde eles colocam 8 servidores em espaço onde se caberia apenas 2 (2U) ou até 16 servidores em espaço de 4U.
    Pelo que vi, os lunchboxes ocupam 2U, certo?
    no esquema de estúdio, onde se empilha cada vez mais aparelhos em racks, até que a economia de espaço é válida.

    Sobre os preços, umas correções. O artigo está nas primeiras páginas da SoS de abril2011, com a capa do Cubase6.
    O lunchbox API 500 6b (com 6 baias em 3U, pelo que parece), tem preço sugerido de R$ 1610.
    O que custa caro, R$ 9650 é o 'The Channel Strip', que tem preamp 512c, compressor 527, equalizador 550A e um driver - tudo junto em um módulo 1U.

    BTW, meu esquema ainda não chega a ser isso. Meu home-studio é pra brincar em casa, só, e já torrei um monte nele. O esquema de 'rack' tá assim, até então:
    http://qik.com/video/40478883
    (o vídeo eu gravei pra mostrar a velocidade do SSD em boot, no mac, rs)

    .omni
    Veterano
    # jun/11 · Editado por: .omni
    · votar


    T-Rodman
    no esquema de estúdio, onde se empilha cada vez mais aparelhos em racks, até que a economia de espaço é válida.

    Sim, são 3U, acho super válido, muito mais jogo do que ter tipo um Avalon (que ocupa 2U).
    Tem rack de 11 pra série 500.

    Aqui um rack, mas tá meio perto a foto porque era foto de recall que eu tinha.
    http://db.tt/oOO0LAO

    Uma lunchbox:
    http://db.tt/QHeKaGY

    MMI
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    T-Rodman

    Esses mini-racks são legais. Eu tenho um que me ajuda bastante aqui em casa, o da Presonus. Nada muito cheio de recursos e complicado, mas resolve muita coisa. Depois que eu vi que a Enya usa esse equipamento, comecei a levar um pouco mais a sério o brinquedinho...

    janderimperium
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    MMI

    Esses presonus sao legais cara??? qualidade legal??? da pra brincar DIREITO em casa??? abraço ai

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Discussão sobre timbres de guitarra/baixo/violão em gravação sem amplificador.