A mesma história: novato sem grana, e pior: sem placa!

    Autor Mensagem
    Ed_Compasso
    Veterano
    # jun/07


    Olá pessoal, bom, sou um pouco entendido do assunto informática e musica, mas tô começando a montar alguma coisa pra gravar, tenho um pc de 256, 2.26... acho que é suficiente pras minhas neccessidades, mas quero saber que placa devo usar, no começo, uma "maia 44"?
    Mas a maia tá meio fora de mão, sabe como é né:$$$, e tbm não tenho os programas e pluguins, o resto dou um geito, tenho uma pedaleira zoombido 510, e som:uma mesa watsom 16 canais, um amp de 5000, microverb, equalizador.
    Bom gostaria de saber quem e como posso arranjar uns programas legais: sonar, sound forge, cubase... e opiniões sobre placas...

    makumbator
    Moderador
    # jun/07
    · votar


    Ed_Compasso

    Sua RAM tah muito baixa para gravar. O computador vai pipocar em programas mais complexos(como o Cubase, Sonar). Vc precisa de no mínimo uma offboard barata(tipo creative sounblaster), ajudaria uma placa de vídeo mais barata para desafogar a cpu. Mas te aviso, com esse RAM vc vai ter bastante latência.

    Ed_Compasso
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Makumbator.

    Me explica sobre a latência, eu ainda não tô por dentro, mas uma placa de vídeo nvidia 32 MB dá? Vc tem programas como esses listados? Onde encontro? meu amigo tem, mais ele pagou 60 pau e diz que pagou 3.000 e não quer me vender, que "amigo" heim. Bom, de qualquer modo ainda remei mas não saí do lugar... valeu!

    PS: neimeg_marques@hotmail.com

    makumbator
    Moderador
    # jun/07
    · votar


    Ed_Compasso

    Procura em bit torrent, emule e similares que vc acha TODOS eles(Cubase SX 3, Sonar 6, Sound Forge 8 e 9, plug-ins, etc...). Gosto mais de bit torrent(mais seguro e mais rápido para arquivos pesados), uso o bit comet(baixe grátis), mas qualquer um serve.
    A latência é o atraso entre o momento que vc toca e a hora em que o som sai do pc para vc ouvir, depois de passar pela placa, programa, etc..., se ficar muito alta fica uma merda gravar, pois vc vai ouvir trilhas já gravadas e seu audio vai sair sempre depois, tirando a concentração e atrapalhando demais. vc pode configurar de maneira a minimizar isso, em conjunto com um simulador de ASIO na placa de som, o Asio4all, mas quanto maior o RAM melhor. Pegue o Asio4all (grátis)aqui:

    www.asio4all.com

    Entretanto, para gravar vc vai precisar de no mínimo 512Mb de RAM, sendo que o ideal seria pelo menos 1 Giga(tenho 2 Gigas e como uso muitos samplers Vsti, efeitos, muitas trilhas gravadas, para mim já está no mínimo, muita gente usa 4 gigas para ter mais folga). Compra uma placa de vídeo de pelo menos 128mb(essas G-force da vida mesmo, já ajuda a cpu) e uma Soundblaster mesmo. Depois vc pensa em Maya 44, ou AudioPhile 192, ou 2496.
    Há outros fatores que influem na capacidade do pc em gravar tudo legal sem abrir o bico, como por exemplo a velocidade do disco(tenho SATA de 7200RPM) e bastante sobra de espaço no mesmo(portanto quando maior o disco melhor). Há samplers de orquestra, bateria, etc, que ocupam só eles dezenas de gigas, portanto quanto maior maiores as possibilidades.

    I.Nosferatu
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Ed_Compasso

    Cara se voce so quer gravar não precisa de muita coisa, até sua placa onboard serve, programa tem o Audacity que é gratuito e também não é pirataria e voce baixa da net, se não quer usar sua onboard e quer uma interface barata, compre uma UCA 202, mais barata que a MAYA de 24 bits voce só vai encontrar a JAM LAB, mais essa só tem um input, no mais existem diversos topicos no forum sobre placas, requisitos de sistema, latencia, programas, mesas de som, gravação, microfones, tecnicas de microfonação, cabeamento, plugins, instrumentos virtuais... etc. É só usar a busca e ter um pouco de paciencia e ler os topicos que voce encontrar... ninguém aqui pode te dar uma solução definitiva para suas necessidades a não ser voce mesmo!

    makumbator
    Moderador
    # jun/07
    · votar


    É só usar a busca e ter um pouco de paciencia e ler os topicos que voce encontrar... ninguém aqui pode te dar uma solução definitiva para suas necessidades a não ser voce mesmo!
    Com certeza!

    Ed_Compasso
    Veterano
    # jun/07 · Editado por: Ed_Compasso
    · votar


    blz, valeu a força, vou juntar um dinheiro para isso, como já estou SP talvez leve uma placa daqui, mas me explica uma coisa bem diferente, imagino que vc use o Guitar Pro 5, se vc usa, mediz: dá pra montar um playback e disparar com um pc no palco e tocar junto, tipo, usando só a bateria o baixo, strings, e rifs no meio? ou fica tosco demais? vc tem msn? se tiver fica mais fácil!
    valeu, abraço!

    makumbator
    Moderador
    # jun/07
    · votar


    Ed_Compasso

    Fica feio por causa dos timbres midi, que sempre soam igual atari. Para estudar funciona, mas no palco não, nesse caso vc teria que usar samplers VSTi, ou bases pré-gravadas com os instrumentos.
    Se vc quiser investir agora em uma única coisa(e não muito cara) te recomendo aumentar sua RAM para 512, OU comprar uma placa de som melhorzinha.
    Não uso msn, mas aqui meu e-mail:

    markum@ig.com.br

    Complementando o que o amigo I.Nosferatu relatou, aqui vão uns links de software de gravação grátis:

    http://audacity.sourceforge.net/
    http://www.kreatives.org/kristal/

    "aceleradores" de placa:
    http://kxproject.lugosoft.com/index.php?skip=1
    http://www.asio4all.com/

    sites de info sobre gravação(em português):
    http://audiolist.org/
    http://www.homestudio.com.br/

    em inglês:
    http://www.homerecording.com/

    Instrumentos e efeitos VST grátis:
    http://www.music-boss.com/freeware.htm
    http://www.kvraudio.com/

    I.Nosferatu
    Veterano
    # jun/07 · Editado por: I.Nosferatu
    · votar


    Ai, com isso ai que o makumbator colocou lá \o\ emcima já da pra começar a aprender como funciona as coisas... com o tempo voce vai se aprofundando e se precisar de mais coisas vai correndo atras do que precisa, mais com algum conhecimento já.

    Logo, logo alguém aparece por aqui e te faz a mesma recomendação de sempre:

    1- audiophile 2496
    2- mesa behringer (essa ciclotron sua não presta)
    3- Microfone B2 behringer ou algum da shure sm5x
    4- sound forge 8 e sonar 6
    5- computador de ultima geração com 2 giga de ram e 10 hds de 200Gb
    6- Um bando de vst pra voce instalar na sua maquina

    E por ai em diante, logico que isso ai é so pra começar a gravar... hehehehehe... :)

    Queria saber do pessoal se alguem ganha algum por essas indicações? :P

    makumbator
    Moderador
    # jun/07
    · votar


    I.Nosferatu

    Queria saber do pessoal se alguem ganha algum por essas indicações? :P

    hahaha!!! Mas só 2 gigas na sua lista? Aumenta pra 4.
    Vc esqueceu dos 2 monitores(LCD, claro) para abrir 2 janelas de programa de gravação ao mesmo tempo.
    Troca a 2496 pela delta 10/10(mesmo que o cara vá gravar só no máximo em stereo por vez)...heheheh

    I.Nosferatu
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    makumbator

    Hahahahaha... pode crer
    Mais isso ai é so pra começar a gravar... hehehehe... quando ele for profissa ai ele compra a 1010 uma mesa behringer de 32 canais 4 Gigas mais 10 hds de 400 Gigas scsi e por ai vai... Hehehehehe

    Na boa, quero ganhar minha comissão por indicação também, aonde que a gente vê isso? :) Rsrsrsrs...

    I.Nosferatu
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Bom, achei umas coisas nesse link:

    http://www.musicaudio.net/dicas/dicas_audio_digital.htm

    apesar de ser um pouco antigo, da uma base legal na hora de escolher um sistema, algumas placas e softwares citados ali já estão defasados, mais a base é a mesma e a informação é que importa, pra quem ainda ta confuso, da pra usá-la e comparar com os produtos atuais do mercado.

    makumbator
    Moderador
    # jul/07
    · votar


    I.Nosferatu

    Legal o link!


    Na boa, quero ganhar minha comissão por indicação também, aonde que a gente vê isso? :) Rsrsrsrs...

    heehe!!! Se a Behringer e a M-audio(campeãs em indicação aqui)pagassem comissão...ambas já tinham falido!!!

    I.Nosferatu
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    makumbator

    Nada cara, os caras vendem bem, também com essa propaganda toda (a maior parte gratuita), não é so aqui, mais em revistas, outros sites, se tiver assunto relacionado a gravação em pc, voce encontra elas lá... não é a toa que a Digidesign comprou a M-audio, agora não sei se futuramente isso vai prejudicar quem usa as Delta, ja que a digi é a lider do mercado, ainda mais com o sucessor do XP, o Vista, acredito que não, mais...

    Bom como provavelmente daqui a uns 5 anos toda essa parafernalia (com seus preços sabe lá onde) pra montar um modesto home studio vai estar toda desatualizada com o surgimento de novas tecnologias então isso é o de menos. :)

    Outro dia eu tava olhando esse produto da Alesis e achei muito interessante, a Alesis tem produtos de otima qualidade, aff... mais como hoje em dia a lei é grave tudo em 24 bits senão voce não tem qualidade nenhuma, então ja viu né... esquece!

    makumbator
    Moderador
    # jul/07
    · votar


    I.Nosferatu

    Gosto dessas workstation standalone. O problema é o preço realmente maior delas quase sempre, em comparação com o mesmo poder de fogo em computador. Já usei a top da Boss/Roland, a VS não sei das quantas, e essa grava em 24bits, pode acoplar monitor, tem placa de efeitos, pode aumentar disco rígido, etc...muito legal!
    Sobre o lance da Digidesign, vi a pouco tempo uma entrevista(na internet) de um dos executivos deles falando que por enquanto pretendem manter a linha da M-audio forte, e até certo ponto independente da linha Pro-tools, mas as coisas mudam...

    I.Nosferatu
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    makumbator

    As Roland VS 2xxx são boas mesmo, acho que esse tipo de aparelho vai dominar o mercado em alguns anos, mais depois de uma baixa nos preços e outros concorrentes e tals, o bom é que a maioria oferece conectividade ao pc, além dos efeitos, armazenamento, processamento, etc... isso é muito legal mesmo!

    Eu não sei, talvez esteja enganado, mais não vejo muito futuro em relação a linha m-audio, ou talvez um upgrade nos preços lá no futuro, numa nova linha de produtos... hehehehehe, mais agora que são uma empresa só deviam liberar atualizações para as versoes do protools mais parrudas para que trabalhassem com as M-audio que oferecem mais recursos, não falo do M-powered, já que existem varios usuarios que sonham em ter um protools instalado em sua maquina... hehehehe...

    makumbator
    Moderador
    # jul/07
    · votar


    I.Nosferatu

    A maior vantagem das standalone é a praticidade para levar para gravar(levar pc para gravar fora, em uma igreja ou teatro por exemplo, é uma merda...) e o fato de ela estar sempre pronta para gravar(não precisa ficar configurando nada, não trava, não tem vírus, as conexões são totalmente integradas, não tem latência aparente, problema de sincronismo, não tem incompatibilidades e faniquitos malucos de computador).
    Tenho um BR-532 da Boss(4 canais reais, 32 virtuais e um de batera)para gravar pequenas demos, compor, testar arranjos, e digo que não há nada melhor,´pois acha saco pra ligar pc apenas para gravar uma frasezinha...não tenho saco para isso!!!!

    I.Nosferatu
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    makumbator

    Pois é, são bem flexiveis mesmo, futuramente vou partir pra uma também e deixar o pc só pra edição, acho um saco também ficar toda hora na frente do pc gravando uma coisa ou outra, hahahahaha... meu pescoço que o diga. :)

    Ed_Compasso
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Legal, legal, mas nos desviamos do assunto original, eu agora como estou em Sampa, passei na Santa Efigênia(Rua) e comprei uma sound blaster 7.1, 24 bits, e aí, dá pra começar? tenho o sound forge 8 o 7 vegas, acid pro, music studio 5, cd arquitect 5 e to conseguindo o principal, sonar, e o resto já tenho, mesa, amp, eq, camara de efeito e pc, me digam agora, as saidas e entradas da placa como eh, preta pra que? vermelha pra que? azul, verde...imagino que seja o esquema das on-board mas e a preta eh pra que?
    não tem como passar midi né?!?! Com essa configuração minha dá pra gravar um ensaio ou até mesmo um showsinho? valeu, abrço!!!

    I.Nosferatu
    Veterano
    # jul/07 · Editado por: I.Nosferatu
    · votar


    Ed_Compasso

    Primeiramente, parabéns pela sua compra, a Creative SB 7.1 24 bits é uma excelente placa pra reprodução, como já foi dito qualquer placa pode gravar suas ideias, inclusive essa deve te oferecer dois canais L e R pra gravação, desses programas que voce falou o sonar é o unico que serve de plataforma multipista, portanto, voce vai ter que instalar e aprender como funciona, o mesmo quanto aos outros programas, antes de mais nada, os demais perifericos que voce tem (mesa, efeitos, zoom 510), é so voce fazer as conexões e ligar na entrada line in da placa, nada muito dificil, precisando apenas de cabos pra isso, no manual dos seus produtos e dos softwares também, deve ter essas informações, inclusive o da sound blaster que deve mostrar pra que serve a saida preta na placa.

    Ed_Compasso
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    ok, agora gostaria desaber se eu encontro aqueles sons de varias coisas na net, como, batidade coração, e esses sons aí, mas nada de son de teclado, aqueles sonsinhos são muito feios, e se ncontro sons de bateria tbm, pra montar a minha própria linha de bateria, entendem: montar meu ritmo, e gostaria de saber onde ou com quem posso encontrar, obrigado.

    makumbator
    Moderador
    # jul/07 · Editado por: makumbator
    · votar


    Ed_Compasso

    Aqui tem o que vc quer, tudo grátis:

    http://findsounds.com/types.html

    Mas não tem som de bateria nem instrumentos, apenas efeitos sonoros, natureza, máquinas, pessoas...etc,
    para baixar escolha a melhor qualidade que o site oferece: 16bits, 44100Hz e 2Mb.

    Para bateria, o VSTi mais leve e fácil(porém realista) é o Ezdrummer(dividido em módulos), veja a página do fabricante para ouvir os demos:

    http://www.toontrack.com/ezdrummer.asp

    selecione cada módulo e ouça.

    Ed_Compasso
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    blz, agora me explique, quanto menor o número de bits melhor é a qualidade? Qual a diferença de masterizaçao para mixagem, abrço...

    makumbator
    Moderador
    # jul/07
    · votar


    Ed_Compasso

    não, ao contrário, quanto maior melhor!!!!!

    Ed_Compasso
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    blz, etbm achei e gostei do site lá dos sons, valeu mesmo...

    Ed_Compasso
    Veterano
    # jul/07 · Editado por: Ed_Compasso
    · votar


    Qual a diferença de masterizaçao para mixagem, abrço...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a A mesma história: novato sem grana, e pior: sem placa!