Ensaio em casa, com banda - Retorno individual só em fones. (A felicidade dos vizinhos!)

Autor Mensagem
thmenezes_RJ
Veterano
# abr/09


Bem é o seguinte o batera que toca comigo comprou uma daquelas baterias em pad, da roland. Nenhum de nós está mais afim de gastar grana em estúdio e queremos montar um espaço pra ensaiar em casa, mas sem barulho, porque o local não permite e a gente tb não gosta de incomodar os outros.

Sendo assim, já temos equipamento pra ligar os instrumentos de cordas (guitarras, violões e baixo, utilizando simuladores e etc) e, obviamente, a batera também. O que falta pra nós é: microfones para a voz e mais os equipamentos necessários para que consigamos obter retorno individual para cada um (seis integrantes), de modo que todos possam ajustar a seu gosto. Ou seja, fones de ouvido, mesa e power para os fones.

Não será necessário amplificar o som, apenas o retorno para os fones. Sou completamente ignorante em relação a essa questão de impedância para os fones, não sei que mesas de som podem oferecer seis saídas individuais... em resumo, não tenho a menor idéia do que comprar. Aliás, se eu escrevi alguma merda aí em cima, já peço desculpas porque a ignorância é total mesmo.

Se alguém puder me dar uma ajuda, agradeço...

abs

gege_correa
Veterano
# abr/09
· votar


Pelo que entendi, vc precisa de um desses http://www.behringer.com/EN/Products/HA8000.aspx

thmenezes_RJ
Veterano
# abr/09
· votar


gege_correa

Mais ou menos cara. Isso é uma espécie de multi power click né ? Tipo, eu preciso de um também, eu acho. Mas não consegui entender se o equipamento faz o que eu preciso.

Só com ele, acho que não haveria jeito de colocar os retornos da forma que cada um deseja. Por exemplo, a cantora vai querer ouvir a voz dela, mas ela precisa ouvir a banda no fundo, porém a voz dela precisa ficar em destaque pra ela. No meu caso, quero ouvir a banda e as vozes, mas quero minha guitarra em destaque. Será que só esse equipo já faz isso ?

sarpa
Veterano
# abr/09
· votar


Pros mais 'endinheirados', um sistema AVION (www.aviom.com) seria a coisa mais linda do mundo. Ele tem um conversor de 16 entradas e envia isso pra um mixer pessoal pra cada músico através de um cabo ethernet.

Assim, cada musico faz a mix exclusiva do seu fone (EQ, Volume e PAN) individualmente. Sem depender de outro músico ou de técnico de som.

Mas é coisa cara ...

Colocando os pés no chão, thmenezes_RJ, o que você precisa é simplesmente de um mixer com 6 mandadas de auxiliar. Não quero ser pessimista, mas não é tão simples. Normalmente, mixer com 6 mandadas, somente a partir de 32 canais de input. Já procurei pra colocar aqui no estúdio de ensiao, mas não consegui encontrar nada.

Ôpa! Acabei de me lembrar de um console! A Mackie 24.6. Ela tem 6 mandadas. São 4 pré/pós e 6 pós. Rola numa boa. Você encontra ela usada por uns R$3500,00 se estiver com sorte.

Um abraço,
Juninho Sarpa.
www.jrestudios.com.br

BaNdAiD
Veterano
# abr/09
· votar


thmenezes_RJ

O problema é que, assim, vc precisaria ter uma "mesa" pra cada integrante da banda.

Acho que quando se ensaia nesse esquema, o som da banda como um todo é bem mais balanceado, dando pra ouvir todo mundo bem. Essa é a vantagem...

sarpa
Veterano
# abr/09
· votar


Só por curiosidade, olhe aí o sistema mais básico AVIOM:

http://cgi.ebay.com/Aviom-Personal-Monitoring-System-NEW-FREE-S-H_W0QQ itemZ360134376104QQcmdZViewItemQQptZLH_DefaultDomain_0?hash=item360134 376104&_trksid=p3286.m20.l1116#ebayphotohosting

Até que não achei tão caro. Esse é um sistema básico para monitoração de 4 músicos. Pode ser expandido até 8 músicos comprando mais 4 A-16II.

Achei barato por que, quando o pessoal do Edson&Hudson compraram, esse negócio todo ia pra mais de U$10mil.

Mas enfim, é um kit bacana:

- 4x A-16II - São os 'mixers' pessoais;
- 1x AN-16i - É o conversor com 16inputs. Ele converte 16 canais de entrada em informação digital que o AVIOM entende.
- 1x A-16D - É o distribuidor. A partir dele é que saem os cabos ethernet para cada mixer pessoal (A-16II).

Isso é uma boa!
Abrass.

thmenezes_RJ
Veterano
# abr/09
· votar


sarpa

Po valeu pelas informações, confirmou o que eu já achava sobre a dificuldade de obter esses retornos em mesas mais simples... valeu

Infelizmente os equipos que vc me mostrou são lindos cara, mas completamente fora da realidade. Mas valeu, aos poucos vo aprendendo mais sobre isso.

BaNdAiD

É cara, acho que vou tentar essa linha por aí, um retorno mais geral, com tudo mais balanceado mesmo. Acho que nessa linha o problema maior são os cantores mesmo.

Galera, será que pelo menos a saída estéreo das mesas mais simples eu poderia separar, tipo, um canal pros vocais com mais destaque neles e outro pro instrumental, pros músicos, com as vozes mais baixas ?

E outra coisa... além da mesa, que equipamentos (power, fones) vcs me recomendam ?

Agradeço os esclarecimentos galera, obrigado mesmo.

Abs

gege_correa
Veterano
# abr/09 · Editado por: gege_correa
· votar


thmenezes_RJ
Mais ou menos cara. Isso é uma espécie de multi power click né ? Tipo, eu preciso de um também, eu acho. Mas não consegui entender se o equipamento faz o que eu preciso.

Só com ele, acho que não haveria jeito de colocar os retornos da forma que cada um deseja. Por exemplo, a cantora vai querer ouvir a voz dela, mas ela precisa ouvir a banda no fundo, porém a voz dela precisa ficar em destaque pra ela. No meu caso, quero ouvir a banda e as vozes, mas quero minha guitarra em destaque. Será que só esse equipo já faz isso ?


É verdade! Ele não faz isso que vc quer... mas dava pra vc fazer uma esquema com vários power clicks db05... esse modelo tem 2 inputs e 2 outputs... daí vc faria um negócio assim, com 2 db05, por exemplo:

microfone1 -> input1 db05.1
output1 db05.1 -> mesa de som (canal para o mic1)
saida geral da mesa -> input2 db05.1
output2 db05.1 -> input2 db05.2
guitarra -> input1 db05.2
output1 db05.2 -> mesa de som (canal para a guitarra)

hehehe tipo não sei se deu pra entender... tipo o instrumento/microfone entra no db05 no input1 (ai o cara pode regular o volume individual como quiser), o som do instrumento sai do output01 para a mesa de som, onde vc vai mixar o "geral", que todo mundo vai ouvir... o som sai da mesa e volta para o input2 do primeiro db05, que seria o retorno geral... ai do output2 do primeiro db05 esse "retorno geral" ia "cascateando" para os outros db05... só que pra ligar o microfone direto no db05 vc teria que passa-lo antes por um amplificador, o db sozinho não vai dar conta...:) complicado isso! hehehe

thmenezes_RJ
Veterano
# abr/09
· votar


gege_correa

Po cara... entendi sim, a idéia é muito boa. Tb não sei se o power click aguenta a pressão tb.

Eu sei que existe um treco chamado "multi cabo" q sai da mesa para ser ligado a vários PAs, por exemplo. Eu acho que poderia ligar a saída da mesa direto nos inputs 02 dos powerclicks, ao invés de "cascatear" a partir do output 02 do primeiro, certo ?

Bem, eu tava pensando aqui numa coisa. Um mesa de som comum, com 8 canais, deve ter pelos 2 saídas estéreo, certo ? Uma para som de palco e outra para PAs. De repente os cantores poderiam usar essas saídas para seus retornos individuais, enquantos os instrumentos seguiam o esquema do powerclick. Isso poderia eliminar o problema do amplificador para os fones desde que a mesa tive phantom power. Sei lá, eu escrevo as coisas sem ter a menor idéia se faz sentido, ou se vai funcionar na prática...

Bem, muito obrigado aí pela ajuda cara.

abs

BaNdAiD
Veterano
# abr/09
· votar


thmenezes_RJ

As soluções são complicadas e paleativas, se não caras demais.
Acho que o melhor é conversar entre a banda e todos se entenderem. Provavelmente quando vcs verem o resultado no fone de ouvido, dando pra ouvir tudo certinho, não vão reclamar...

Quanto aos fones, depende muito do qto vcs vão gastar. Mas recomendo fones fechados, ou semi-abertos pra que a voz do vocalista não fique encomodando os musicos...
Dá uma olhada nos akg da linha K (44, 66, etc...)


Abraços!

thmenezes_RJ
Veterano
# abr/09
· votar


BaNdAiD

Opa, vou ver sim. Muito obrigado cara.

Abs

sarpa
Veterano
# abr/09
· votar


thmenezes_RJ, se você conseguir mesa com menos auxiliares, "agrupe" os músicos. Ou até mesmo por 'naipes'.

Por exemplo: Batera e baixo ouvem igual; teclado e violão ouvem igual; e assim por diante. Já tive experiências assim, a possibilidade de dar MUITO certo não é tão grande, mas é mais uma opção pra você.

Um abraço.

macaco veio
Veterano
# abr/09
· votar


na minha opiniao a opcao mais barata seria uma mesa behringer xenix 2442 FX (4 saidas auxiliares alem de 8 saidas independentes e outras opcoes de saidas) tenho duas e acho o melhor custo beneficio, e este ampli de fones behringer sitado acima.

thmenezes_RJ
Veterano
# abr/09 · Editado por: thmenezes_RJ
· votar


sarpa

Sim, cara, eu to pensando nisso. Acho que vai ser o jeito mesmo. Valeu pela ajuda.


macaco veio

Cara, vc acha que com a 2242 FX eu consigo isso ?

Por exemplo, a cantora vai querer ouvir a voz dela, mas ela precisa ouvir a banda no fundo, porém a voz dela precisa ficar em destaque pra ela. No meu caso, quero ouvir a banda e as vozes, mas quero minha guitarra em destaque.

Valeu pela ajuda galera.

Abs

macaco veio
Veterano
# abr/09
· votar


voce teria 4 opcoes de saida auxiliares para jogar no ampli de phones. tipo uma saida com todos instrumentos e por exemplo a voz mais alta, outra saida todos instrumentos com voz baixa e outro instrumento em destaque, etc. depende de cada volume independente de cada canal auxiliar.
nao tenho este ampli de phone, tenho um behringer menor de 4 saidas, mas ele tem opcoes de entrada em stereo, mono, balanceado e chaves que permitem trocar a saida tipo esta escutando o quem vem de uma entrada e trocar para escutar outra. Imagino que este de 8 phones tenha ate mais opcoes. ou talves usar dois de 4 teria ainda a opcao de coloca-los em locais diferentes mais perto dos musicos. Acho que da sim, a xenix 2442 e muito boa mesa pelo preco, da muitas opcoes, o problema eh que deve ser cuidadoso com ligacoes de tomada, pic de luz etc pois ela tem fonte interna chaveada (tipo de computador) e alguma parte de circuito digital por isso esta mais propricia a problemas. qualquer mesa brasileira mais simples estraga menos justamente por ter um circuito muito mais simples (e poucas saidas auxiliares).

inspetor C.Q
Veterano
# mai/09
· votar


bom galera esse topico e tudo que queria saber!!! valleu THMENEZES

vamos a um complemento da duvida...

bom vou comprar meu sistema de P.A ( mesa 12 canais ) ai vem a duvida!! quero um sistema desses de fone mais ai eu vou ter que comprar também POTENCIA, e EQUALIZADOR daqueles geral, pois pelo que sei isso e voultado para retornos e caixas frontal, sou meio leigo nessa parte....oque devo comprar ou descartar!!! com esse sistema????

MauricioBahia
Moderador
# jun/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Revivendo aqui...

Eu tô querendo ensaiar com uns amigos mas cada um usando fones (idênticos por sinal), por causa do barulho. São 3 pessoas. A bateria é playback. Tenho um mixer Behringer UB802 onde plugaríamos 2 microfones, baixo, teclado e guitarra. Para ter saídas amplificadas de fone (mínimo 3), pensei no Behringer Miniamp 800.

Eu acho que vai dar certo e termos um som bacana nos fones. Será?

Abs

makumbator
Moderador
# jun/12
· votar


MauricioBahia

Sim, funciona. Mas é claro que como o pessoal já explicou ao longo do tópico, vc terá uma "mix" igual para todos (cada um poderá apenas alterar seu volume individual do geral, mas não alterar o balanço de algum instrumento da mix).

É importante saber se no futuro vc não vai precisar de mais canais de phone, pois aí poderia comprar um modelo com mais saídas. Mas se ficar só em 3 ou 4, vai funcionar sem problemas.

MauricioBahia
Moderador
# jun/12
· votar


makumbator

É, tem a questão do panorama, apesar do mixer ter isso. A questão é que esse panorama não será replicado no miniamp, né?

:(

makumbator
Moderador
# jun/12
· votar


MauricioBahia

Será sim, desde que vc conecte em estéreo. Nesse caso cada phone terá o mesmo volume relativo de instrumentos e pan que for definida na mesa. Aí cada um arruma o seu volume individual por phone.

MauricioBahia
Moderador
# jun/12
· votar


makumbator: Será sim, desde que vc conecte em estéreo.

Entendi... Mas aí o mixer não será suficiente para 3 instrumentos + 2 mics!

:(

MauricioBahia
Moderador
# jun/12
· votar


makumbator

Tem certeza? hehe Será que não teria uma gambiarrinha básica?

hehe

makumbator
Moderador
# jun/12
· votar


MauricioBahia

Vc ainda poderá usar um dos estéreos para conectar dois instrumentos ao mesmo tempo em que utiliza a saída geral em estéreo. Só fica mais restrita a organização do pan desse canal compartilhado.

MauricioBahia
Moderador
# jun/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


makumbator: Só fica mais restrita a organização do pan desse canal compartilhado.

Pois é. Eu queria que cada instrumento tivesse seu pan e volume independente...

Será que esse cara aqui daria cabo e eu ainda poderia eliminar o uso do meu mixer?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-426788129-ha4700-amplificador-f one-behringer-powerplay-pro-xl-ha-4700-_JM

http://www.behringer.com/EN/Products/HA4700.aspx

Valeuuuuuuuuu}!

makumbator
Moderador
# jun/12
· votar


MauricioBahia

Esse amplificador de amp só tem uma entrada principal, portanto vc ainda precisaria da mesa de som para unir todos os sinais antes de enviar para ele.

Quando vc diz controle de volume independente está se referindo a cada músico ter uma mix diferente? Ou apenas poder mudar os volumes e pan por instrumento mas com uma única saída master?

No segundo caso vc precisa de uma mesa com o número de canais separados que te atendam (a sua atual não é suficiente, pois falta um).

No primeiro caso precisa de uma mesa com várias mandadas, o que é bem mais caro e difícil de achar em um mixer compacto.

MauricioBahia
Moderador
# jun/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


makumbator

O objetivo é ligar 1 playback de bateria, 2 mics e 3 instrumentos (guitarra, baixo e teclado) ao mesmo tempo. Eu queria poder regular o volume e pan de cada instrumento e vozes pra que ao ensaiarmos, cada um com seu fone, tivéssemos um retorno sem embolar.

A idéia era usar meu mixer UB802 e comprar um amplificador de fones. Pensei no tal Amp800 mas pelo que constatei não terei estéreo regulável pra três fones por causa do mixer. :)

A ideia também é gastar o mínimo possível! hehe

Valeu!!!

ps. o baixo e a guitarra entrariam "mono" hein...

MauricioBahia
Moderador
# jun/12
· votar


makumbator

Agora, esse AMP800 tem entradas na traseira. Será que não dá pra ligar o baixo (que normalmente fica nomeio do "pan")? Enfim, aí sobraria uma entrada no mixer. :)))

Valeuuuuuuuuuu!

MauricioBahia
Moderador
# jun/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Comprei o AMP800... Seja o que Deus quiser. A sorte é minha amiga! Glup...

Alan_Domingues
Veterano
# jun/12
· votar


MauricioBahia

Bicho, te apresento:

http://jamhub.com/

Entre no site e compre um. Não ira NUNCA se arrepender.

A antiga banda na qual tocava usa até hoje.

MauricioBahia
Moderador
# jun/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Alan_Domingues

Parece ser PERFEITO! Mas o pessoal quer gastar, no máximo, R$500,00...

:(

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Ensaio em casa, com banda - Retorno individual só em fones. (A felicidade dos vizinhos!)