Ensaio em casa, com banda - Retorno individual só em fones. (A felicidade dos vizinhos!)

Autor Mensagem
makumbator
Moderador
# jun/12 · Editado por: makumbator
· votar


sobrevivente

É, como vc quer manipular (e eventualmente gravar) tudo separado, precisa de uma interface com o número de pistas independentes que te atenda. Vc diz precisar de 4, então essa interface deve te atender no quesito de entradas individuais. Sobre as saídas vc teria que consultar o manual, para descobrir se a unidade também as envia separadamente.

Ela tem duas saídas de headphone integradas, mas vc precisaria conferir se os outputs da traseira podem levar o sinal de cada pista em separado. Aí vc conectaria esses sinais em um amp de headphone que te permita ter várias entradas separadas (lembre-se que vc vai precisar de 4 delas).

MauricioBahia
Moderador
# jun/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


thmenezes_RJ: AKG K414p
makumbator

Gostei desse modelo... Mas há uma diferença técnica entre eles (que eu nem sei avaliar se faz alguma diferença notável), além do design.

Valeu!

ps. já comprei várias vezes nessa loja e é bem legal!

sobrevivente
Veterano
# jun/12
· votar


makumbator
Entendi! Mas as saídas de fone não precisariam mandar o sinal em separado, penso em mandar todas as pistas para todos que usarem fones, ou seja, todos vão ouvir tudo. Se tiver tudo bem ajustado, acredito que deva ficar legal.

Vou dar uma olhada no manual dessa interface para saber de mais detalhes quanto a isso. Obrigadão cara!

thmenezes_RJ
Veterano
# jun/12
· votar


MauricioBahia
A principal diferença entre eles, no meu modo de entender, é que a gama de frequências que o K-414 libera é maior... nos agudos isso é mais perceptível, conheço um tecladista que acha o fone agudo. Já eu acho bom. O porta pro libera menos frequência agudas.

Vai também do ouvido e do gosto de cada um. No fim, todos são ótimos fones pra ensaio e retorno.

.omni
Veterano
# jun/12
· votar


sobrevivente
Você pode fazer isso, mas os outputs da placa não são feitos pra plugar um fone. Se você tiver uma mesinha já resolve. E pra fazer mandadas diferentes pra cada fone você vai precisar de 6 outputs (três mandadas stereo). Dá pra fazer na fast track ultra, pelo que parece.

No DAW, crie um canal pra cada instrumento/mic, crie três canais auxiliares pra as mandadas, mande cada auxiliar pra um stereo out (1-2, 3-4, 5-6).
Aí os canais de áudio você pode mandar pra um bus qualquer e endereçar pra um outro auxiliar só pra ter um master se quiser (mas na hora de tocar você vai deixar fechado).

Não acho prático, pra falar a verdade.

MauricioBahia
Moderador
# jun/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


.omni
thmenezes_RJ
makumbator

Comprei o AKG K414p mesmo, devido ao baixo orçamento do pessoal. Mas acredito que derá conta do recado. Saiu por R$100,00 cada na Ritmus. Acho que vem com o plug p2-p10 que será necessário. :)

Obrigado!

ps. esta semana devo testar na prática, que é o mais importante.

makumbator
Moderador
# jun/12
· votar


MauricioBahia

Beleza! Depois que testar fala aqui pra gente se o esquema funcionou bem no ensaio, e também sobre o desempenho dos headphones de maneira mais específica.

sobrevivente
Veterano
# jun/12
· votar


.omni
Era isso que eu queria! Espetar todos no multipista, endereçar um canal para cada instrumento e ensaiar, com possibilidade de adicionar efeitos vst por canal.

Mas teria um meio mais prático de fazer isso? Com uma mesinha eu teria a possibilidade de enviar um determinado canal da mesinha para um determinado track do multipista? Obrigado mano!

kiki
Moderador
# jun/12
· votar


Legal!

Meu irmao tem uma bateria dessas tambem, já ficamos pensando na possibilidade de um ensaio silent, mas ainda não viabilizamos (pois temos lugar pra fazer barulho, até que algum vizinho venha nos matar).
alguma hora ainda vamos apelar pra essa ideia.

legal deve ser quem ta de fora ouvindo o vocal cantando sozinho.

no aguardo dos resultados!

thmenezes_RJ
Veterano
# jun/12
· votar


MauricioBahia
Acho que vem com o plug p2-p10 que será necessário.
Eita cara, não lembrei de dizer isso, mas acho que no K 414p não vem...

kiki
Moderador
# jun/12
· votar


thmenezes_RJ
isso daí tem que ter de baciada em casa!
=)

MauricioBahia
Moderador
# jun/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


makumbator: Beleza! Depois que testar fala aqui pra gente se o esquema funcionou bem no ensaio, e também sobre o desempenho dos headphones de maneira mais específica.

É cara, inclusive vou levar meu H4 pra tentar gravar. :) Serviço completo! O que eu ouvi testando aqui em casa foi maravilhoso. Fiquei impressionado. Mas sabe como é né? Foi um mic com uma guitarra e um reverb pra ambientar geral. Algo muito simples pra dizer "FUNCIONA"! A coisa envolve o elemento humano e mais instrumentos.

A gente comprou o mesmo fone justamente pra não termos discrepância na saída do Amp800. Assim todos ouvem os sons de forma praticamente idêntica.

thmenezes_RJ: Eita cara, não lembrei de dizer isso, mas acho que no K 414p não vem...

Acho que no anúncio do ML citava esse adaptador. De qq forma eu tenho alguns aqui.

Abs

Abs

kiki
Moderador
# jun/12
· votar


MauricioBahia
É cara, inclusive vou levar meu H4 pra tentar gravar.
vai puxar um line da mesa e só?

MauricioBahia
Moderador
# jun/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Pessoal

Ficou inacreditável!!!! Inenarrável! Sem palavras. Infelizmente não levei o H4 pra gravar o que rolou mas na próxima eu faço. Só sei que ainda estou embasbacado com o resultado. A galera também não acreditou. Simplesmente virou um mini estúdio. Em alguns momentos me senti gravando um CD! hehe

Coloquei o Hall Reverb da RP-70 em estéreo na mesa pra ambientação. O baixo ficou num canal com L/R pra "forrar", minha guitarra dividiu com o teclado, um pra cada lado. Ficou muito fod@, mas fod@ meeeeeeeesmo!

Valeu cada centavo. Ainda estou em êxtase com o resultado. Obrigado a todos pela ajuda!

kiki
Moderador
# jun/12
· votar


Infelizmente não levei o H4 pra gravar
o bahia nao é mais o mesmo

MauricioBahia
Moderador
# jun/12
· votar


kiki

hehehe. Velho, era tanta tralha pra levar eu desisti. Mas da próxima vc vai ouvir e não vai acreditar! Ficou realmente espetacular!

:)

makumbator
Moderador
# jun/12
· votar


MauricioBahia

Legal!!! Ficou até emocionado? Hsahsha!

Mas e tinha voz também ou só instrumental? Explique melhor como ligou cada instrumento, tudo direto na mesa e mais nada?

MauricioBahia
Moderador
# jun/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


makumbator: Legal!!! Ficou até emocionado? Hsahsha!

Certamente ficamos e não é brincadeira. Na verdade ficamos meio que atordoados pois superou qualquer expectativa! Resolvemos um problema de anos que era o barulho que incomodada os vizinhos. Claro que é um outra proposta, outro mundo, bem diferente do com amplificadores, mas é tão legal quanto.

Mas e tinha voz também ou só instrumental?

Sim, eram 2 vozes ligadas nas 2 entradas de mic da Eurorack UB802. Vou fazer exatamente o esquema que fiz ontem. Será até bom pra eu me lembrar depois. O maaaaaaaaaaaaaais legal, pra meu caso é que a guitarra passa pela Vocalist, que fica ligada numa das entradas de mic. Com isso eu uso o canal do mic e posso deixar a guitarra em estéreo, caso precise em algum música que o teclado não esteja sendo tocado.

tudo direto na mesa e mais nada?

Sim. Depois eu posto o que fiz; )

Abs

[edit] Aqui o esqueminha "quebra layout" (o equipo lá abaixo é a traseira do Vocalist):
http://imageshack.us/a/img338/6425/esquemaensaio2.jpg

thmenezes_RJ
Veterano
# jun/12
· votar


MauricioBahia
Que bacana que o resultado foi bom. É isso, é bem legal mesmo ensaiar assim.
Gostou dos fones? E a guitarra, ligou como?

kiki
Com certeza, eu tenho um monte deles aqui. Mas não é tão fácil assim achar BONS plugs... aqueles de plástico são horrorosos. Tem uns de metal, dourados e uns de plástico menores, que são bem melhores.

Aqui vai uma dica... dealextreme. Comprei lá uns dez de uma vez. Mesmo com o dólar quebrando as pernas da galera, ainda vale a pena.

http://www.dealextreme.com/p/gold-plated-6-3mm-male-to-3-5mm-female-mi crophone-convertor-plug-2715

MauricioBahia
Moderador
# jun/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


thmenezes_RJ: Gostou dos fones? E a guitarra, ligou como?

Os fones ainda não chegaram. :( Levei uns que tenho aqui e o pessoal até achou que eram os AKG! hehe Mas eram Philips baratos, bem inferiores aos AKG! Vão pirar quando ouvirem pelo AKG.

A guitarra eu liguei no Vocalist Live 3 (que envia o sinal da guitarra junto com o microfone, caso eu desejar):

Guitarra -> Vocalist -> Hardwire Distortion -> Zoom G2nu -> UB802

Abs

JJJ
Veterano
# jun/12
· votar


MauricioBahia

Muito interessante e estou quase fazendo algo muito parecido com a minha banda. A única coisa que me pareceu estranha foi a guitarra e o teclado 100% no pan... Não fica esquisito, não?

MauricioBahia
Moderador
# jun/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


JJJ: guitarra e o teclado 100% no pan... Não fica esquisito, não?

A guitarra fica de um lado e o teclado no outro.
http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/208629/p2#8351768

No meio (canal dedicado) praticamente ficam o baixo e os dois microfones. Eu postei uma figura do esquema no post anterior pro Makumbator.

Por causa que a guitarra passa por dentro do Vocalist Live 3 eu até posso fazer com que ela soa estéreo, junto doo canal de voz. Isso foi um "bonus" que eu só me dei conta na hora.

;)

Abs

JJJ
Veterano
# jun/12
· votar


MauricioBahia
A guitarra fica de um lado e o teclado no outro.

Pois é... não fica meio esquisito um de cada lado?

thmenezes_RJ
Veterano
# jun/12
· votar


MauricioBahia
Cara, onde você comprou seu vocalist live? Fiquei um tempão enrolando pra comprar o meu, e agora que realmente estou precisando, o dolar disparou... já nem sei se um valor desse vale a pena importar, correndo o risco de ser tributado.

MauricioBahia
Moderador
# jun/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


JJJ: Pois é... não fica meio esquisito um de cada lado?

Não achei pq quando a voz, bateria e o baixo entram, eles preenchem o ambiente que está reverberado em estéreo pela RP-70, reverb este que é refletido na guitarra e teclado. Além disso você ouve bem seu instrumento. Imagina a mistureba de "estéreos" que ficaria nesse ambiente? Pra mim, como tá, funcionou muito bem. Se o teclado não for usado, eu posso desplugá-lo e a guitarra toma os dois canais automaticamente. Ainda, na Vocalist eu posso duplicar a guitarra pro sinal ir junto com meu mic. :) Próxima vez eu gravo, aí vc pode tirar sua conclusão EXATAMENTE como ouvimos.

Detalhe é que tocamos sentados, em volta de uma mesa. :) Quase uma roda de samba!

Eu cansei de fazer mixagens aqui pro FCC na qual e jogava a guitarra pra direita, por exemplo e outra pra esquerda. Cara, isso, pra mim, não é problema e pode até ser solução!

thmenezes_RJ

Comprei direto do site da Prymaxe Vintage e, por sorte, chegou sem taxas (via USPS Priority Worldwide). Acabou custando ~R$500,00 em 08/12/2010 (U$313.40).

Abs

makumbator
Moderador
# jun/12
· votar


MauricioBahia
Eu cansei de fazer mixagens aqui pro FCC na qual e jogava a guitarra pra direita, por exemplo e outra pra esquerda. Cara, isso, pra mim, não é problema e pode até ser solução!

É, eu também gosto de guitarras jogadas nos lados do pan, e acho que mesmo quando temos apenas uma guitarra (no seu caso), pode ficar legal o instrumento deslocado um pouco, mesmo sem uma pista "gêmea" do outro lado.

Gostei do esquema de ligação. E fico feliz que tenha dado certo com bem pouco investimento da parte de vocês! Isso também é mais do que interessante! Hehheeh!

ogner
Veterano
# jun/12
· votar


MauricioBahia
Uma opção mais que legal!! Hien, li rapidinhos os posts. Mas nao peguei sobre a batera. Como vcs estao fazendo? Estao usando bateria eletronica? Ou gravada?

JJJ
Veterano
# jun/12 · Editado por: JJJ
· votar


MauricioBahia
Comprei direto do site da Prymaxe Vintage e, por sorte, chegou sem taxas (via USPS Priority Worldwide). Acabou custando ~R$500,00 em 08/12/2010 (U$313.40).

O preço lá fora continua mais ou menos por aí. Já aqui na terra brasilis, tem loja vendendo por volta de 2000 REAIS !!! Fala sério... Comprando lá fora, mesmo com esse dólar alto, mais frete express e caindo na receita com imposto sai por menos da metade disso. As lojas brasileiras estão ficando totalmente sem noção...

MauricioBahia
Moderador
# jun/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


makumbator

:)

Chegaram os AKG. Gostei muito e se os caras gostaram com um fone furreca (quase de criança), imagina com esse! hehe Não vem o adaptador P2-P10, uma simpática bolsinha pra guardar o fone :(

ogner

Produzi a bateria usando um EzDrummer da vida (agora estou usando o Addictive. Achei mais legall!!) e gravei no meu MP3 Player, o qual ligo no mixer. Assim:
http://imageshack.us/a/img338/6425/esquemaensaio2.jpg

JJJ

O preço é caríssimo aqui!!! Eu ontem tava dando uma olhada nessas soluções "baratas" e, se eu pudesse, compraria um Zoom R16 http://www.zoom.co.jp/products/r16 . Pelo Ebay, U$370,00 com frete! Rachando entre a galera, pode sair muito em conta! Aí sim, outro patamar, sem muitos fios e ainda grava diretoi por canal! Eita...



:)

JJJ
Veterano
# jun/12
· votar


MauricioBahia

Interessante essa zoom r16, mas se tivesse saída para uns 4 headphones seria mais interessante ainda para o caso.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Ensaio em casa, com banda - Retorno individual só em fones. (A felicidade dos vizinhos!)