Mini Home Studio

    Autor Mensagem
    Lipeko
    Veterano
    # abr/09


    Bom gente, so novo aqui no fórum (não exatamente novo, já leiu a muito tempo, mas só fiz o cadastro esses dias.. ;P) e gostaria de tirar algumas dúvidas quanto a montar um MINI home studio aqui no meu quarto. Sei que já tem vários tópicos sobre isso, e sim, eu já lí muitos, mas acho que cada caso é um caso, então quem puder ajudar eu agradeço.. bom, vamos a situação:

    Preciso fazer gravações com voz, violão, guitarra e baixo (bateria apenas futuramente, vamos ignorá-la por enquanto) pra minha banda. Essas gravações NÃO PRECISAM FICAR PROFISSIONAIS, são gravações BEM SIMPLES, com poucos efeitos, sem muitos plug-ins e VSTs. Seria gravações em pista separadas (não sei se fala assim), ou seja, não vou gravar tudo junto, preciso apenas de 2 canais simuntâneos.

    Minha situação: bom, não é muito boa, sobre conhecimentos de gravação sei muito pouco (bem iniciante), só sei manejar o Audacity, tenho um pc dual core, os instrumentos, e uma "graninha" pra começa a comprar as coisas.

    Agora, dúvidas: O que comprar? não quero gastar muito dinheiro, até porque a banda só vai durar até o fim do ano, o pessoal vai se mudar pra outras cidades (--'). Então dentro dessas situações gostaria de saber o que comprar e como usar. por exemplo:
    Qual placa de som comprar?
    preciso de uma mesa de som?
    Pré-amplis estão incluídos na placa de som?
    Amplificadores/pedais servem como pré-amplis?
    É necessário um microfone condensador(acho que é isso) e um dinâmico ou só um já serve?

    Não precisam esclarecer tudo, sei que nem todos tem tempo, mas no que puderem ajudar eu já sou muito grato.

    BaNdAiD
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Lipeko

    Primeiramente, bem vindo ao forum!!
    Agora vamos lá!

    Qual placa de som comprar?

    Mesmo a banda acabando, vc ainda pode usar ou revender a placa, certo??
    EU recomendo uma M-audio Fast Track Pro ou uma Edirol UA4 FX (a preferida do gwallner!!!).

    preciso de uma mesa de som?

    Não, não precisa. Nem teria uso pra ela.

    Pré-amplis estão incluídos na placa de som?

    Sim, as duas recomendadas possuem preamps e Phantom Power!!

    Amplificadores/pedais servem como pré-amplis?

    Não. Infelizmente não!

    É necessário um microfone condensador(acho que é isso) e um dinâmico ou só um já serve?

    Depende, cada um tem uma aplicação específica. Pra voz, os condensadores costumam ser mais indicados (a não ser em alguns poucos casos) porém eles captam muito, ou seja, é bom ter um lugar silencioso pra usar.
    Os dinâmicos são mais usados pra captar instrumentos como guitarra, por exemplo (o maior expoente é o aclamado Shure SM57).

    Lembrando que os condensadores precisam de phantom power, e os dinâmicos não.

    Abraços!!!

    Lipeko
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    obrigado ^^

    eu ja tinha ouvido fala da FT Pro, o preço delas tá em torno de uns R$ 600~800 neh ?

    acho que quanto aos microfones eu vo compra um de cada mesmo, mas vc saberia alguma marca mais "em conta"? pq com o shure sm57 eu vo te que gasta uns R$ 300 ><''
    e o que seria phantom power?

    obraigado pela ajuda ^^

    Felipe Caineli
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Olá.

    Pra gravar a guitarra/baixo você tem a opção de usar o Guitar Rig ou o Amplitube.
    Assim não é necessário microfonar. Liga a guitarra/baixo direito na interface e usa um desses para simular amplificador, microfonação, aplicar efeitos, etc.

    Abraço
    Felipe Caineli

    Lipeko
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Liga a guitarra/baixo direito na interface e usa um desses para simular amplificador, microfonação, aplicar efeitos, etc.

    ouvi fala muito desse guitar rig e amplitube, mas nunca intendi direito em como usá-lo. assim, eu ligaria, por exemplo, a FT Pro no PC e ligaria minha guitarra na FT Pro, blz, dai no pc eu inicializaria o Guitar Rig e daria o REC, gravava, e depois abriria a gravação em algum soft de gravação tipo o audacity. seria isso ??

    Felipe Caineli
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    A parte da ligação da guitarra na interface está certo.

    No software que você quer gravar tem que incluir o Guitar Rig como plugin e usa-lo em tempo real para gravar.

    O guitarra entra com o som limpo, mas a distorção, reverb, delay, etc vai ser tudo simulado pelo Guitar Rig.

    Não sei como funciona o Audacity, mas no Sonar, na trilha que vai gravar a guitarra você insere o Guitara Rig como plugin e usa em tempo real.

    É claro, precisa ter o driver Asio confidurado corretamente para não ter problemas de latência.

    Lipeko
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    ahh certo certo, eu dei uma buscada aqui e descobri que ele é um plug-in ^^

    quato ao soft eu já to dando um jeito de baixar aqui o sonar e o pro tools. poderia dizer o tamanho (MB) do guitar rig pra mim pode bixar aqui?

    agora vc citou algo que a um tempão eu to querendo descobrir o que é mas nunca intendo:

    precisa ter o driver Asio confidurado corretamente para não ter problemas de latência.


    Quem é essa tal de LATÊNCIA ??? oO
    ela infui no que?

    Felipe Caineli
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Latência = atraso no som.

    Por exemplo: você toca uma nota na guitarra. Esse sinal passa no Guitar Rig, é processado e retorna nas caixinhas de som pra você, só que bem depois de você tocar a nota.
    Imagina só pra você gravar assim !!!

    O driver Asio justamente trata isso para não haver esse atraso.

    Lipeko
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    nuss, era isso? xD
    eu quebrava a cabeça pra descobrir o que é ><''
    obrigado mesmo ^^

    se eu consiguir roda esse guitar rig já é uma grana que eu economizo, daí só compro o mic condensador.

    então vamos ver se eu entendi:

    gravação com guitarra/baixo:
    computador(com sonar/guitar rig) ------> placa de som <---------guitarra/baixo

    gravação de voz:
    computador -------> placa de som <----------> microfone <------> voz

    é isso? e por último, só pra garanti porque acho que li isso em algum lugar, microfone condensador serve pra gravar um violão né?

    erico.ascencao
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Lipeko
    Você pretende gravar pra servir só como um registro de como a banda está indo, se todos estão tocando certinho, etc? Ou a intenção é fazer uma demo simples?

    Bem, vamos às respostas:

    1) Qual placa de som comprar?
    M-Audio Fast Track Pro, Behringer Xenyx 1202 USB (mesa de som com interface USB), entre outras. Com elas você pode gravar instrumentos ligados em linha (instrumento -----> placa -----> PC) ou usando microfones (microfone ----> placa ----> PC).

    2) preciso de uma mesa de som?
    Não necessariamente. O software de gravação faz muito bem o papel de uma mesa.

    3) Pré-amplis estão incluídos na placa de som?
    Sim, as placas de som já tem prés para mcirofones. Estes dois modelos que eu sugeri já vêm também com o phatom power, que é a alimentação necessária para os microfones condensadores.

    4) Amplificadores/pedais servem como pré-amplis?
    Teoricamente sim, porém não com qualidade na prática.

    5) É necessário um microfone condensador (acho que é isso) e um dinâmico ou só um já serve?
    Na verdade, microfones dinâmicos e condensadores são usados em aplicações diferentes. Os dinâmicos são usados para microfonar amplificadores, tambores de bateria entre outros. Microfones condensadores são usados para gravação de voz, violão e outros instrumentos acústicos de frequências mais amplas, como pratos da bateria, instrumentos de sopro, etc.

    Resumindo:
    - Para gravações mais simples (só pra se escutar), eu recomendaria gravar os instrumentos de corda em linha mesmo. Para tal, você poderia pegar uma M-Audio Fast Track (sem o "Pro"), que vem com entradas de linha (P10) e de microfone (XLR). Pra gravar a guitarra e o baixo, use os Amplitubes da vida. No fim das contas, você teria que investir na placa e num microfone dinâmico para a voz.
    - Para gravações mais "corretas", eu sugiro uma das duas placas que eu citei na resposta da pergunta 1, pois assim você poderá gravar voz e violão com microfone condensador.

    Felipe Caineli
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Sobre a ligação de guitarra/baixo, pelo que entendo, se você usar uma interface tipo edirol ou fast track, é isso mesmo.
    Olha esse post, principalmente a resposta do gwaller:
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/206568/

    Puts cara, sobre microfones eu não entendo nada.

    Sobre o software, eu uso o Sonar.
    O Pro Tools nem vale baixar, porque ele só roda se tiver os hardwares próprios dele (Digidesign) ou da M-Audio.

    O Guitar Rig que eu baixei aqui tem mais ou menos 100 Mb.

    O Guitar Rig simula amplis, efeitos, microfonação, etc.
    Mas o pessoal aqui no fórum diz que o melhor mesmo é um cubo microfonado, que o som é mais natural.
    Mas, depende do seu bolso e do seu gosto.

    Baixa aí o Guitar Rig e testa. Se te agradar, bom proveito.

    Abraço
    Felipe Caineli

    erico.ascencao
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Lipeko
    Você também pode gravar o amplificador microfonado, usando microfones dinâmicos.

    BaNdAiD
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Lipeko

    Em relação ao ASIO, comprando a placa de som ela vai ter o driver proprio (que no caso da M-Audio é ASIO), então não vai ter que se preocupar com isso!!

    A FTPro tá custando em torno de 800 reais no mercado livre, mas nas lojas passa de mil!!

    Abraços!

    Lipeko
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    vlw pela ajuda ae pessoal ^^

    por enquantu ja tiraram bastante das minhas duvidas, qlqr koisa eu posto mais dpois

    brigadão msmo, espero pode aprender bastante pra ajudar o pessoal ae tambm ^^

    XáReza
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Pessoal
    É o seguinte: estou montando um "homezinho studio" e tenho um "problema", pelo menos acho que é um... Tenho uma interface Fast track pro da M-Audio, Uso notebook Satellite L355 processador T5800 2GHz e 4Gb RAM alem de um violão Yamaha APX700 e monitores Resolv 65a, microfone B1 e Nova na M-audio e apetrechos. Creio que é uma material básico porém não tão "xulé". Uso Mixcraft para gravar.

    Pergunta: Porque tenho que colocar o ganho do pre da M-Audio quase "no talo" para ter alguma resposta de volume nas trilhas, além de já estar com + de 90% de volume nelas.
    Para trabalhar com ganho menor tenho que quase encostar no microfone.
    Eu sempre acreditei que deveria trabalhar nos meios das escalas (meio volume, meio ganho, etc)
    Isto é normal? Pode ser a entrada USB? Preciso adquirir ou é recomendável adquirir mais algum equipamento?

    Um abraço a todos

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Mini Home Studio