Dúvida: "Edirol UA 4FX" ou "M-Audio Fast Track" ?

    Autor Mensagem
    Felipe Caineli
    Veterano
    # mar/09


    Olá pessoal do Fórum.

    Por gentileza, preciso da ajuda de vocês:
    Estou com uma dúvida para comprar uma placa de som melhor para fazer minhas gravações.

    Primeiro estava em dúvida entra uma placa PCI ou uma externa (USB).
    Acabei optando pela externa, porque futuramente eu posso usá-la em um notebook.
    Mas estou em dúvida entre a "Edirol UA 4FX" e a "M-Audio Fast Track".
    As duas estão na mesma faixa de preço: Edirol R$700,00 / Fast Track R$650,00

    Porém, tenho umas dúvidas sobre elas:

    1. No momento, por motivo financeiro, só posso comprar a placa. Pra conseguir um resultado legal, preciso de uma mesa de som?
    2. Na entrada de som delas, eu posso gravar guitarra, voz, baixo, teclado, etc (um de cada vez, é claro)? É só plugar o instrumento na entrada dela e gravar?
    3. Pra gravar midi, é só plugar o teclado controlador midi e gravar?

    Atualmente eu gravo com minha onboard.
    Basicamente gravo guitarra.
    Estou conectando a guitarra da seguinte forma: Guitarra em uma Zoom505II (em stand by). E da Zoom na entrada de mic da placa onboard.

    4. O resultado vai ser muito melhor?

    Eu gravo usando o Sonar 6 e uso o Guitar Rig 3.
    Sei que o Edirol já vem com o Sonar. Então ela é compatível com esse software.

    5. As duas placas são compatíveis com os softwares que uso?

    6. Usando uma dessas placas, como fica minha placa onboard? Usando o Windows normal (assistir filme, por exemplo): qual placa que vai reproduzir o som: a onboard ou a USB?

    Li muito sobre a Edirol nos posts do Gustavo Wallner.
    Se o Gustavo pudesse me dar mais alguns detalhes legais sobre a Edirol eu agradeço muito.

    Minhas dúvidas são mais em relação às funcionalidades e resultados.
    Nas minhas gravações eu faço basicamente a bateria no Ezdrummer, o baixo no Boomstick e gravo as guitarras com Guitar Rig 3. Tudo no Sonar 6.
    Mas futuramente gostaria de gravar o baixo e a voz também com essa placa.

    Muito Obrigado pela atenção de vocês.

    Abraço
    Felipe Caineli

    ogner
    Veterano
    # mar/09 · Editado por: ogner
    · votar


    Felipe Caineli

    Bom, de cara aconselho a pegar a fast track pro, pelo pre-amp, quebra um galho enorme e a maior reclamaçao do pessoal q tem a fast track é a falta do controle de ganho.

    Possuo a fast track pro e tem algumas gravaçoes minhas pelo forum, gravo basicamente guitarra e baixo. O resultado é bem satisfatorio sim. Devo pegar logo um pre-amp bom pra melhorar o resultado.

    Obs: nao conheço essa outra placa

    Uso a fast track no note, muito pratico, levo pra qualquer lugar e gravo, uso o amplitube e o Adobe Audition pra gravaçoes. Começei a microfonar o amp agora tb.

    EDIT/; da uma procurada na busca que vc vai achar muitas respostas.

    MauricioBahia
    Moderador
    # mar/09 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Felipe Caineli
    O gwallner diz que a Edirol em questão é a que tem o melhor custo benefício hoje. Neste post e em outros ele fala o mesmo:
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/176946/
    Abs

    [edit] acho que vc deve ter lido já...

    gwallner
    Veterano
    # mar/09 · Editado por: gwallner
    · votar


    Felipe Caineli

    Edirol UA-4FX R$629 á vista na www.playtech.com.br e se for na loja vc paga bem menos.
    Link direto do anúncio http://www.playtech.com.br/produto.asp?cod=292283
    Eu paguei R$520 na Made In Brazil. Mas lá está em falta.

    Repostas às suas perguntas:

    1- não
    2- sim
    3- sim (se for por cabo midi), se não plugue via USB
    4- sim
    5- sim
    6- qualquer uma das duas, basta vc deixar uma delas configurada como padrão na configuração de audio no painel de controle.

    Te darei algumas dicas:

    Vc faz tudo da mesma forma que faço... gravamos da mesma maneira. Utilizo meu controlador MIDI CME-UF5 plugado via USB em meu laptop. Plugo minha guitarra na minha interface Edirol UA-4FX. Utilizo o Sonar e nele vários VSTi como o Battery por exemplo para fazer a bateria.

    Acho que essa gravação responde boa parte da sua curiosidade quanto à Edirol UA-4FX: http://www.4shared.com/file/93064903/e9a78b01/4_original_sample.html


    É só uma parte de uma música que estou terminando.
    Gravei no Sonar utilizando minha guitarra com Guitar Rig 3, 4 amps diferentes em 3 pistas, a bateria fiz com o Battery 3 e o baixo com o Hypersonic, alem de um efeito de synth que fiz com um VSTi Roland.

    No meu perfil palcomp3.com/thechemicaltrance a primeira música "Don´t Make Me Destroy You" foi feita com a Edirol.

    A vantagem dela sobre a Fast Track é que ela tem os efeitos nela mesma... e são vários: reverb, chorus, delay, distortion, compressor, ajustes de highs e lows, simulação de tubo para guitarra, pré-amp, phantom power.... uma penca de efeitos e ferramentas que não sobrecarregam seu processador do PC, já que o uso de plugins acaba comprometendo o desempenho de sua máquina, principalmente quando trabalhamos com MIDI.

    Espero ter te ajudado.

    Abraço.

    gwallner
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    ogner

    A Edirol tem preamp também e não perde em nada para a Fast Track Pro alem de ter a metade do preço.

    Abraço.

    ogner
    Veterano
    # mar/09 · Editado por: ogner
    · votar


    gwallner

    Entendo, eu realmente nao conheço essa placa, vou procurar saber mais sobre.


    Edit. Só pra constar comprei a minha lá fora...Aqui é um absurdo.

    valeu.

    gwallner
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Galera, eu destaco muito essa importância de uma placa ter efeitos nela própria, dá uma diferença tremenda na gravação e também quando queremos ver um filme ou escutar uma música. Assim não precisamos intupir o processamento da CPU com plugins.

    Abraço.

    gwallner
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    ogner

    Isso é verdade... aqui os preços são horripilantes!!

    Por isso que nos USA a maioria dos engenheiros de audio não utilizam plugins e sim hardwares que processam efeitos. É tudo muuuuuuito mais barato.

    Felipe Caineli
    Veterano
    # mar/09 · Editado por: Felipe Caineli
    · votar


    Olá pessoal.

    Primeiramente, obrigado a todos pela ajuda.

    Ogner:
    Obrigado pela dica da Fast Track Pro.
    Infelizmente ela é mais cara e no momento não disponho de recursos financeiros.

    MauricioBahia:
    Obrigado pela dica do link. Realmente já havia lido esse post.
    Minhas dúvidas eram em relação se ela atende às minhas necessidades e também porque, como não conheço o universo de gravação além dos recursos simples que tenho em casa, tinha dúvida se com essas placas posso fazer o que realmente desejo.

    GWallner:
    Obrigado pelas dicas.
    Sobre seus projetos, já havia ouvido o "The Chemical Trance" e o "Bokatronic". Achei muito legal e muito bem produzido.
    Minhas dúvidas eram se realmente eles foram feitos usando a Edirol.



    Sobre os preços do produto, são realmente caros.
    Porém, eu estava vendo um site chamado "B&H Photo Video" (http://www.bhphotovideo.com/).
    É um site americano que vende também pro Brasil.
    A Edirol nesse site está US$ 149.00 (dólares). Mais uns bons dólares de frete. Fora o tempo que demora pra chegar.
    Nesse link (http://macmais.terra.com.br/forum/index.php?topic=4731.0) a galera fala bem desse site, e indica umas formas mais "baratas" de comprar nessa loja.
    Particularmente prefiro ir à loja e ver o produto, conversar com o vendedor, etc. Mesmo porque, juntando o produto e frete dá quase o preço da Playtech. Fora que demora um tempão pra chegar o produto.

    Mais uma vez, muito obrigado a todos pela ajuda.
    Assim que comprar a placa e testar faço um post com os resultados.

    E se alguém tiver mais alguma informação pra postar sobre o produto (dicas de utilização) eu agradeço.

    Abraço
    Felipe Caineli

    Hendrix_ssa
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    se eu soubesse comprar no ebay, ja teria comprado o edirol ;/

    é um absurdo as taxas que o Brasil cobra, é um vergonha esse país

    BaNdAiD
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Felipe Caineli

    Se for entre a edirol e a fast track usb, não tem nem o que comparar!! É edirol na cabeça!!

    gwallner
    Veterano
    # mar/09 · Editado por: gwallner
    · votar


    Felipe Caineli

    As músicas que estão em meus projetos não foram feitas com a Edirol. Foram feitas com placa de audio onboard. A música "Don´t Make Me Destroy You" foi mixada e masterizada com a Edirol e a que diponibilizei como sample no 4shared foi gravada com a Edirol.
    A Edirol comprei em dezembro.
    Irei postar novos projetos e também melhorar os antigos com a Edirol.

    gwallner
    Veterano
    # mar/09 · Editado por: gwallner
    · votar


    Hendrix_ssa

    Fuja de Ebay brother. Minha irmã começou a comprar lá até que na terceira compra tomou um chapéu e eles não a ajudaram.

    Para quem quer trazer de fora, sugiro essa loja www.musiccenterinc.com em Kenosha - Wisconsin - USA. Fui cliente deles nos 5 anos que morei por lá.... no site eles não disponibilizam nada para exportação, mas mandando um e-mail e conversando, eles podem enviar algo dependendo do produto.

    Abraço.

    gwallner
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    BaNdAiD

    Até hj não entendo como eles podem manter o preço da Fast Track parecido com o da UA-4FX, sendo que a segunda é bem superior.

    BaNdAiD
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    gwallner

    Na verdade tem uns 40 dolares de diferença entre as duas nos eua, mas como aqui no brasil o povo mete a faca em tudo....

    gwallner
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    BaNdAiD

    Metem a faca e o governo ajuda metendo a faca nos impostos também.
    Cultura brasileira....rs.

    Cara, em Chicago eu comprei um cabeçote pro baixo SVT3 da Ampeg por 600 dólares.... vai ver quanto custa aqui.
    Os cabinets 8x10 Ampeg custam 800 dólares .... aqui tá mais de 3 mil reais!!!!

    BaNdAiD
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    gwallner

    Eu comprei minha x3 pela gigasonic e não paguei impostos. A "façanha" saiu por 950 reais. Na loja, ela ta custando mais de 2.000 reais!!!

    É tenso!!

    gwallner
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    BaNdAiD

    Pois é, nem tudo que entra no Brasil é cobrado impostos... acontece...rs.

    XáReza
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Pretendo gravar voz e violão ao mesmo tempo em dois canais
    A Edirol atende ou neste caso terei que usar a fast track?
    Ou qual seria o método/equipamento mais indicado?

    gwallner
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    XáReza

    Nenhuma das duas.
    Vc tem que ir atrás de uma interface que grave dois canais simultâneamente e te dê a opção de output para duas pistas diferentes ao mesmo tempo.
    Fast Track Pro, por exemplo.

    Abraço.

    XáReza
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    blz gwallner
    A minha dúvida era justamente esta
    Adquirir a Edirol UA-4FX ou a FAst Track Pro
    Me parece qua a última a indicada para gravar voz e violão ao mesmo tempo em duas pistas diferentes

    gwallner
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    XáReza
    Se não me engano dá para vc gravar duas pistas ao mesmo tempo na Edirol, mas uma em L e outra em R, ou seja, mono.

    Felipe Caineli
    Veterano
    # mar/09 · Editado por: Felipe Caineli
    · votar


    Olá gwallner

    Por favor, queria tirar mais uma dúvida com você:

    Por exemplo, quando uso minha onboard no sonar, eu tenho três opções de entrada de audio: Left, Right e Stereo.
    Na Edirol eu vou ter as mesmas opções?

    Se sim, para poder gravar duas pista ao mesmo tempo na edirol (Left e Right) como você citou acima, eu só posso usar as entradas RCA. Correto?
    Se for usar a entrada da guitarra (P10), é possível gravar duas trilhas ao mesmo tempo?

    Aproveitando: o fato da conexão dessa interface ser USB 1.1, não trás nenhum problema?

    Muito Obrigado.
    Abraço
    Felipe Caineli

    gwallner
    Veterano
    # mar/09 · Editado por: gwallner
    · votar


    Felipe Caineli

    A conexão é USB2.0

    Vou fazer alguns testes em casa e te digo sobre a gravação de dois canais ao mesmo tempo. Creio eu que seja possível em L e R, mas ainda não estei.

    Abraço.

    rickalencar
    Veterano
    # abr/09 · Editado por: rickalencar
    · votar


    gwallner
    Cara estou justamente querendo saber sobre isto, se tem como gravar simultaneamente em 2 canais, L e R no caso.
    Estou aguardando teus testes.

    Outra coisa é a respeito dos pre amplis, eles estão presentes nas 2 entradas (XLR e TRS) ou só na XLR.

    Estou em dúvida entre a UA 4FX e UA 25, a 4FX tem a vantagem de ter 2 RCAs que é legal para passar Vinil e K7 para CD, enquanto a 25 é bem mais profissional pois tem controle individual de volume, alguém tem a UA 25 para dizer se ela vale a pena ?

    Otanael.
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Tenho a msm dúvida.
    Tbm pretendo gravar duas faixas simultaneas e separadas

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida: "Edirol UA 4FX" ou "M-Audio Fast Track" ?