Mini Home studio dicas

    Autor Mensagem
    guitarg3
    Veterano
    # abr/10 · Editado por: guitarg3


    Boa noite galera, sei que já existem muitos tópicos sobre isso, mas minha dúvida é específica.
    Durante minhas pesquisas aqui no forum eu estou considerando comprar a interface de audio M-audio fast track 2

    Minha intenção seria gravar um violão por exemplo, e como tem duas entradas essa fast track 2 eu poderia usar uma para gravar o violao microfonado e a outra em linha tendo mais opçoes depois na mixagem; gravar voz, tudo separado; um baixo; a percusão eu faria no pc mesmo. Gravaria tambem uma guitarra plugada em linha usando o guitar rig por exemplo.. mas gostaria de ter qualidade nessas gravaçoes, sem aquelas latencias e chiados de uma placa on board.

    A intençao principal é gravar ideias de musicas pra depois trabalhar nelas, nao pretendo fazer a gravaçao de uma banda toda no lugar pois ai pagamos um estudio pra gravar.
    O principal é gravar ideias de musicas com uma qualidade boa, pra trabalhar em cima dela, talvez gravar alguma musica acustica bem gravada, presumo que essa placa atenda meu interesse, correto?

    Outra coisa que usaria essa interface seria pra gravar os ensaios da minha banda, eu posicionaria um microfone num lugar que de pra captar tudo e gravaria o ensaio todo, só pra gente analisar depois com calma aonde precisamos melhorar, eu possuo uma mesa de som de 12 canais tb, talvez poderia no ensaio pegar o sinal que sai da mesa de um dos canais (usamos a mesa pra ligar as vozes) e ligar na placa na entrada da guitarra, e na outra entrada colocar um microfone pegando geral o som do lugar, se tiverem outras sugestoes tambem do melhor jeito de captar o som em um ensaio.. mas esse som seria unicamente pra gente ouvir depois aonde estamos errando para melhorarmos no outro ensaio.. nao usariamos essas gravaçoes pra mais nada.

    Outra intençao com essa placa é usar ela ao vivo em shows pra reproduzir samplers ja gravados em algumas musicas. Como essa placa possui saida esterio a ideia seria jogar numa saida o efeito do sampler e jogar isso na mesa de som, e a outra saida jogar pro batera com o metronomo.

    o que me dizem sobre tudo isso? Vocês acham que essa placa atenderá a todas as coisas que quero fazer que citei acima?

    Sobre o microfone penso sobre um condensador.. teria utilidade pra mim? no caso qual vocês recomendariam (melhor custo beneficio) pretendo gastar uns 200 reais no maximo se for comprar o microfone, se nao uso os dinâmicos que possuo em casa mesmo se vocês disserem que nao ha necessidade de um condensador.

    Se tiverem mais sugestoes de como posso melhorar as coisas que pretendo fazer fiquem a vontade para dar sugestões. Lembrando que nao estou rasgando dinheiro e o objetivo é apenas comprar o esencial pra isso tudo q eu disse funcinar com uma boa qualidade.

    T-Rodman
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Fast Track 2 não tem Phantom Power, que é essencial para microfone condensador.
    Se quer um kit básico, pelo preço ainda, a Presonus Audiobox USB é uma boa pedida, combinado com um Behringer C2 que é condensador.
    A Presonus já vem com um software DAW, que seria essencial para você gravar multipista, ou seja, voz e violão, segundo violão, guitarra, etc - ou seja, com um software multipista você vai gravando trilha por trilha de duas em duas se quiser, até formar sua 'demo'.
    Pra gravar ensaios, se você usar mesa de som, poderia captar os dois canais da mesa de som que daria certo tambem. Condensador pegaria o sinal, mas como ele é bem sensivel, você vai precisar de posicioná-lo em um bom local para pegar todos os sons.

    guitarg3
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Fast Track 2 não tem Phantom Power, que é essencial para microfone condensador.
    tem sim.. eu vi no site.. a fast track 2 eh a versao nova da fast track antiga q tava com alguns defeitos.. e dentre as novidades eles destacam principalmente q a nova tem o phantom power

    A Presonus já vem com um software DAW, que seria essencial para você gravar multipista, ou seja, voz e violão, segundo violão, guitarra, etc - ou seja, com um software multipista você vai gravando trilha por trilha de duas em duas se quiser, até formar sua 'demo'.
    quanto a pista de audio o softwere é o menor dos problemas.. isso eu consigo facil.. um sonar.. cubase.. inclusive a da m-audio vem com o pro tools junto

    Condensador pegaria o sinal, mas como ele é bem sensivel, você vai precisar de posicioná-lo em um bom local para pegar todos os sons.
    com um condensador entao no ensaio eu pegaria melhor o som do que com um dinamico?

    T-Rodman
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Cara, vai na loja e testa.
    Um condensador não tem nada a ver com um microfone dinânico.
    Condenser pega do outro lado da rua se quiser, rs.
    Mas se ele tem vantagens, ele também tem suas desvantagens. Gravar em casa não é fácil sem isolamento acústico, porque vai pegar o cachorro latindo, alguém conversando, um carro passando na rua... pega tudo.

    Nunca testei, mas em tese, se gravasse um ensaio de uma banda, eu colocaria o condensador perto da bateria para ver como ficaria a captação da bateria no mínimo som do microfone, e o resto eu pegava de uma mesa de som.

    é, e eu tive a Fast Track 1, e hoje em dia eu tenho a Audiobox. E quer saber: eu sempre cito os dois como opção, mas por mim, eu não volto tão cedo para a M-Audio.

    guitarg3
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    entao.. eu vi esse c2 que tu citou mas ele vem 2 microfones.. e ele é pra instrumentos né? sera que nao seria melhor pegar um c1 ou c3 q e pra voz e ae eu ja usaria ele pra instrumentos..

    no que vc diz q a audiobox é melhor q a m-audio? essa m-audio q vc disse ela é 200 reais mais caro.. axo q ela se equivaleria a uma m-audio pro ne?

    guitarg3
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    esse audiobox ele tem 2 entradas com phantom power? pq essa m-audio q eu tava vendo ela so tem um phantom power entao na me adiantaria nada ter 2 condeser se só da pra usar 1

    guitarg3
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    eu tava vendo tb os condensadores da Behringer.. e tem 3 modelos.. vc sabe me dizer qual a diferença entre cada um deles e qual seria o melhor pro meu caso? pretendo usá-lo para captar voz e som de instrumentos.. talvez ate usar pra captar o som d um amplificador d guitarra.. so ideia.. mas o principal é captar voz e um instrumento acustico.. e nos ensaios usá-lo para gravar o ensaio, mas isso é o de menos.. o principal sao as duas coisas citadas anteriormente

    guitarg3
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    uma outra duvida é.. com essa placa d som e esse microfone nao será necessário eu comprar um direct box né?

    T-Rodman
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Esse 'e um Behringer que voce pode usar

    o Phantom da Audiobox, quando voce habilita ele, vai junto nos dois canais.

    E nao precisa de direct box nao. Direct Box e para mesa de som.

    E, huh, C1, B1, esses modelos da Behringer sao os condensers mais em conta do mercado. Porem nunca os testei. Eu tenho um MXL que e da faixa dos R$ 350, e sao todos inicialmente para voz, mas conseguem captar qualquer coisa.

    Desculpe-me pela falta de acentos, mas e que estou digitando do meu mal configurado mac, rs.

    amplexos

    T,

    guitarg3
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    sakei.. entao o c1 é melhor q o c3 pra o q eu quero?


    mais alguem?

    guitarg3
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    putz q duvida cruel.. sera q compensa gastar 200 reais a mais e pegar a fast track pro pra o q eu quero?? ae no caso eu poderia comprar o behiniger c2 q vem com 2 microfones condensadores e poderia usar os 2 pra gravar voz.. instrumentos.. ahh q duvida.. to perdido haha.. alguem me da uma luz??

    T-Rodman
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Você leu isso nas specs do C2:
    Perfect for acoustic instruments, overhead, piano, etc.

    Em tese, só pelo formato, tem-se a destinação principal de um condensador. Os finos são mais utilizados para instrumentos, e contam até com atenuadores de captação, enquanto os 'gordinhos' são de uso geral - tanto para voz, quanto para instrumentos, caixas, etc.

    guitarg3
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    humm entao pro meu caso seria melhor eu pegar um c1 correto?
    pelo q eu li a diferença do c1 pro c3 é q o c1 tem membrana simples portanto capta principalmente o som vindo na frente dele.. ja o c3 tem membrana dupla ai ele capta o som tanto na frente como atras dele.. isso procede?

    O c1 é um bom microfone no quesito custo beneficio?

    T-Rodman
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    deve ser um bom custo-benefício, justamente porque ele é o mais barato.
    O C2 deve custar o dobro. O C3, também. Basta ver na página da Behringer que é mais ou menos isso mesmo.
    Ou seja, pela 'simplicidade da coisa', o Behringer é o mais em conta.
    Depois vem o MXR "baratinho" na faixa dos R$ 600. Depois já começam os valvulados por R$ 1200 e daí pra frente o céu é o limite.

    Então o que vai te restar é o C1 mesmo. Ele é quase filho único no segmento, por seu preço.

    guitarg3
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    entendi.. ms com ele vou ter uma qualidade superior do q gravar com um leson por exemplo q nao eh condensador?

    T-Rodman
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Cara, dinâmicos é um universo. Condensers é outro universo.
    Se entre um Leson e um PG58 da Shure tem um abismo, o C1 devidamente ligado é outra coisa.

    Dinâmicos são ótimos pra ensaiar, pra tocar ao vivo, etc. No estúdio, o universo dos condensadores é o que manda, mas também, no que você ganha de detalhes, você ganha em problemas também, tipo: cachorro latindo, carro passando na rua, ecos do seu quarto, movimento de folhas - muita coisa um condenser capta e um dinâmico não.
    Sacou a diferença?

    guitarg3
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    sakei.. to pensando se pego um c1.. muita gente recomendou juntar mais 200 reais e pegar um mxl

    uma duvida.. suponha q eu compre a m-audio fast track 2... ela me atenderia perfeitamente.. ae suponha q mais pra frente eu queira mexer com midi.. teria como eu comprar somente uma interface midi pra ligar no pc? existe um negocio q vc pluga no pc so com uma entrada midi? ou eu teria q comrpar outra interface d audio?

    Minow
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    guitarg3
    pelo q eu li a diferença do c1 pro c3 é q o c1 tem membrana simples portanto capta principalmente o som vindo na frente dele.. ja o c3 tem membrana dupla ai ele capta o som tanto na frente como atras dele.. isso procede?

    Não!
    Isso não depende do tamanho da cápsula, e sim do padrão de polaridade dela.
    Dá uma lida aqui.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Mini Home studio dicas