Autor |
Mensagem |
cataclisma Veterano |
# fev/09
galera, to querendo montar um equipamentozinho legal para gravacao. pretendo gravar 1 instrumento de cada vez, só violão, voz, instrumentos de sopro. nada de bateria e muitos canais simultâneos.
tenho uma mesa de som wattsom 8 canais, um pc legal e to querendo comprar um mic condensador que ainda não decidi qual.
mas o seguinte a minha dúvida é em relacao a placa de som. ESi Juli@ ou a Audiophile 192?? E para gravar com mic condensador eu preciso de um ambiente totalmente silencioso? Qualquer ruído externo vai afetar?? E no caso de eu não possuir um ambiente com sonoridade adequada, vai interferir muito na qualidade do som final??
abraços
|
gwallner Veterano |
# fev/09 · Editado por: gwallner
· votar
cataclisma
Bom, já que ninguém te respondeu até agora.... vou tentar ajudar.
O ideal é o cantor ficar isolado num ambiente só para ele e o microfone. Além de evitar a captação desnecessária de ruídos, isto permite que o produtor monitore a gravação com mais conforto através das caixas de som. Se for possível, prefira o cômodo de melhor acústica da casa, que é aquele onde a voz soa mais natural. Neste cômodo, que acaba de virar uma cabine de voz, escolha o ponto onde ela soa melhor. Tente abafar um pouco as reflexões das paredes cobrindo-as com algum material absorvente acústico. Tecidos, cortinas, carpetes e espumas são as soluções mais comuns. Lã de vidro e Sonex, as mais clássicas.
Se você tem apenas um cômodo disponível em sua casa, desligue a televisão, ponha a família e o papagaio pra dormir e corte o som das caixas. Todos os envolvidos com o trabalho terão que usar fones de ouvido, que devem ter boa vedação.
Nos lugares mais barulhentos, usamos microfones dinâmicos, sensíveis o suficiente para bem captar o que está a poucos centímetros de distância. Os mais comuns são os Shure SM58 e SM57. Em um quarto silencioso, podemos captar vozes com microfones a condensador, mais sensíveis, como os modelos AKG C414 e Neumann U-87. Estes precisam ser alimentados pelo phantom power da mesa de som, uma corrente elétrica de 48 volts que alimenta o microfone através do próprio cabo de áudio ao pressionarmos o botão correspondente na mesa.
Leia mais: http://homestudio.com.br/Artigos/Art043.htm
Abraço.
|
cataclisma Veterano |
# fev/09 · Editado por: cataclisma
· votar
Beleza. Valeu amigo.
Sua opinião foi importantíssima para mim. Obrigado
E no caso da placa de som? a ESi Juli@ compensa para o que estou pensando em fazer? gravar um instrumento por vez...somente voz, violão e instrumentos de sopro, nada de bateria. É uma boa opção??
Abraços
|
gwallner Veterano |
# fev/09
· votar
cataclisma
Todos falam muito bem dessa placa e eu quase a comprei. Mas como na época eu queria vender meu Desktop e ficar usando meu laptop por um tempo, escolhi uma interface externa, a Edirol UA-4FX que é ótima para gravações como vc quer fazer, um instrumento por vez. Paguei só R$522 na loja Made in Brazil em SP. As M-audio também são muito boas. Sei lá, dê uma olhada na Edirol UA-4FX e veja o que vc acha http://roland.com.br/edirol/produtos/category/124 O legal é que ela já vem com efeitos que vc pode utilizar nela mesma ao invés de utilizar plugins e ficar sobrecarregando o processamento do seu computador. Mas a Juli@ também é boa.
Abraço.
|