Autor |
Mensagem |
Gui_sc Veterano |
# out/08
· votar
EdsonKT Posso estar enganado, porque estou ouvindo em caixinhas multimídia, mas acho que a voz precisa de mais definição; aparentemente, está conflitando nos graves. Não acho que seja só um problema de volume.
Sim sim, mas se ele cortar ali onde você falou a voz do cara irá perder muitas frequencias, pois a voz dele é mais grave, acho que se ele aplicar os efeitos em send e der uma regulada melhor na mix já irá ficar bem melhor.
Acho que o que você diz agora tem sentido, mas ele deveria tentar tirar as frequencias nos instrumentos ao invês de na voz.
|
Lucas_fms Veterano |
# out/08
· votar
Sinto lhe dizer, mas esta profundamente enganado, não é que o uso no send é o mais aconselhado, se você não tem a intenção de modificar a fonte sonora, você DEVE usar em send, o dry/wet serve para você aplicar a quantia do efeito que sera aplicado no canal e não quanto do som ira passar por ele.
Sim, me expressei errado na descrição do dry/wet. Ali você faz uma mixagem do sinal "limpo" e do sinal "molhado". Agora não vejo, ou não estou conseguindo entender porque isso muda a fonte sonora. Você vai ter uma pista com som+reverb, ao invez de ter duas pistas separadas com reverb e som. É a soma da onda do som com a onda do reverb que muda o timbre do som original?
|
Neuras Veterano |
# out/08
· votar
Galera.. esse debate está me ajudando muito, já comecei a mixar tudo do zero e vou aproveitar bastante as dicas.
E assim q terminar posto o resultado aqui..
Obrigado!
|
Lucas_fms Veterano |
# out/08 · Editado por: Lucas_fms
· votar
Sinto lhe dizer
E outra coisa, não precisa "sentir" em me dizer, em nada me ofendo por estar errado, nem por aprender coisas novas, ou questionar outras. Deixe a sua consciencia tranquila
|
makumbator Moderador
|
# out/08
· votar
Neuras E assim q terminar posto o resultado aqui..
Se possível, coloque o arquivo no www.4shared.com
Pois é melhor para publicar arquivos sonoros do que o Rapishare, uma vez que se pode ouvir em streaming direto da página.
|
Gui_sc Veterano |
# out/08
· votar
Você vai ter uma pista com som+reverb, ao invez de ter duas pistas separadas com reverb e som. É a soma da onda do som com a onda do reverb que muda o timbre do som original?
Quando você aplica em insert você não esta somando e sim modificando a fonte sonora.
Se você aplicar em insert você não tera um canal com o efeito e outro canal com a fonte sonora, fica no mesmo canal assim modificando a fonte sonora.
Quando você aplica em SEND, o canal da fonte sonora fica com o canal como se não tivesse aplicado nenhum efeito no canal e o efeito vai para o canal RETURN, assim adicionando o efeito com a fonte sonora, e não modificando a fonte sonora, entende?
Entende o efeito fica em outro canal, não fica no canal do instrumento.
|
Gui_sc Veterano |
# out/08
· votar
Lucas_fms E outra coisa, não precisa "sentir" em me dizer, em nada me ofendo por estar errado, nem por aprender coisas novas, ou questionar outras. Deixe a sua consciencia tranquila
É só uma forma de expressão aqui do norte de SC essa, não quis ser sarcástico, nem nada.
|
EdsonKT Veterano |
# out/08
· votar
Acho que o que você diz agora tem sentido, mas ele deveria tentar tirar as frequencias nos instrumentos ao invês de na voz. Um ou outro ou os dois - o que ficar melhor. Quem vai poder dizer o que é melhor é o Neuras porque, a princípio, a música é dele. Não pretendo interferir na criação de ninguém; se ele quiser cortar na voz, nos instrumentos ou onde quer que seja, é opção dele. Não é uma repreensão, OK?
Só estou tentando ajudar, como todos aqui. Como ninguém falou nada sobre EQ, joguei a idéia, porque me pareceu evidente, apesar de estar usando uma ferramenta inadequada para ouvir uma mixagem.
Claro, mais uma vez repito: posso estar enganado.
Abraços.
|
Lucas_fms Veterano |
# out/08 · Editado por: Lucas_fms
· votar
Mas ai naquela história do amp de guitarra que você falou. O caminho do sinal é
guitarra-------> pré-------> efeito------->power \--------------------->/
Ai a não ser que o power seja estereo o resultado seria o mesmo do insert, ou não?
Edit: o desenho saiu errado, vou explicar: a seta debaixo sai do pré e vai direto ao power
|
Gui_sc Veterano |
# out/08 · Editado por: Gui_sc
· votar
Mas ai naquela história do amp de guitarra que você falou. O caminho do sinal é
guitarra-------> pré-------> efeito------->power \--------------------->/
Ai a não ser que o power seja estereo o resultado seria o mesmo do insert, ou não?
Não, é a mesma situação que lhe expliquei la em cima, a unica diferença é que seria em mono...
Inclusive esses dias alguem criou um topico ai falando sobre isso, que ligou a pedaleira em SEND e ficou surpreso com o resultado, que foi bem melhor.
Edit...até eu me confundi agora kkkkkkk, usando da primeira maneira vc estaria usando em insert, e da segunda em SEND
|
Lucas_fms Veterano |
# out/08
· votar
Gui_sc
Como assim primeira maneira e segunda maneira?
|
Gui_sc Veterano |
# out/08
· votar
Lucas_fms
Como assim primeira maneira e segunda maneira?
se você ligar assim estará ligando em insert
1-guitarra-------> pré-------> efeito------->power
Se você ligar assim estará ligando em SEND
2-guitarra-------> pré------->power<------efeito return/send
Mesmo sendo mono ou esterio o primeiro estará ligado em INSERT e o segundo em SEND
|
Lucas_fms Veterano |
# out/08
· votar
Gui_sc
O send/return é depois do power? Não sabia disso
|
Gui_sc Veterano |
# out/08
· votar
Lucas_fms O send/return é depois do power? Não sabia disso
Quando eu me referi ao desenho dessa maneira, foi o melhor jeito que achei para mostrar que ele entra no return/send do power e não que seja depois do power...
|
makumbator Moderador
|
# out/08
· votar
Gui_sc Lucas_fms
Lembre-se que existem equipamentos com loop pré e pós(ou ambos). Por exemplo, tenho um Bass Vamp Pro que tem loop mono pré(em que eu ligo um compressor DBX) e loop stereo pós(em que ligo multiefeito stereo).
|
AlexB Veterano |
# out/08 · Editado por: AlexB
· votar
A voz na mixagem é sempre o componente mais difícil, pois nós humanos somos muito mais atentos à nossa própria vocalização do que a outros elementos da música. Mixar significa misturar, temos N canais de som e temos que distribuir tudo em apenas 2. Na natureza nossa audição recebe e separa a informação auditiva de várias fontes e ambientes e nosso cérebro processa estas informações para dar a noção de "espacialidade". Quando mixamos em estéreo tentamos enganar o ouvinte para que tenha esta mesma "espacialidade" com o som saindo diretamente de apenas duas fontes. As ferramentas para este truque são o reverb, que simula a reverberação natural do som no ambiente e o delay que permite um sinal ser atrasado, além da variação da potência do som entre os dois canais. Imagine que você está em uma sala grande e tem uma pessoa cantando no outro canto. O som vai sair da boca da pessoa e chegar nos seus ouvidos fazendo diversos caminhos, uma parte do som mais forte vai diretamente para o ouvido direito e esquerdo, dependento da posição pode haver um pequeno atraso entre a chegada do som, parte do som irá refletir nas paredes e atingirá o ouvido com maior atraso, e outra parte irá refletir mais ainda nas paredes e ser refletida denovo chegando aos ouvidos com maior atraso. É este comportamento que tentamos simular com apenas duas fontes sonoras. Sons iguais com um atraso de menos de 35ms, são considerados como o mesmo som por nosso ouvido, mas criam a sensação de espacialidade dos sons que chegam diretamente ao ouvido direito e esquerdo em tempos diferentes. Para isto podemos criar um canal de delay com pan para um lado enquanto o sinal puro estará com o pan do lado oposto. No canal de delay acrescentamos um atraso abaixo de 35ms para dar a noção de espacialidade. Se você estiver longe de um som a energia do onda direta irá dissipar-se antes de chegar a ti, assim quanto mais reverb no som mais distante ele irá parecer ao ouvido. Assim podemos deixar o nosso sinal puro em um volume x e ir acrescentando o reverb até criar ambiência sem deixar parecer que a voz está distante, podemos variar o tempo do reverb para melhorar esta relação, assim você terá a ambiência mas ainda parecerá que o cantor está próximo ao seu ouvido. Existe um motivo para o mix e o máster serem processos separados, existem efeitos que devem ser aplicados apenas na mix pronta para obterem o efeito desejado e dar aquele "polimento profissional" na música. Mas o post já está ficando muito comprido, vou deixar esta estória para depois. Abraço, Alex
|