Vamos mixar uma música em conjunto?

Autor Mensagem
.omni
Veterano
# mar/13


Tem vários multitracks legais pela internet. Que tal a todo mundo mixar a mesma música pra trocar figurinhas de plugins, conceito e etc?
Outro dia o Guibrandão postou uma mix de um do site da Telefunken que eu acho que pode ser uma boa opção, a música não é muito grande e é muito bem gravada.

http://www.telefunken-elektroakustik.com/download/jackie-greene/

Tem outras opções, mas essa eu achei que é teria mais a ver com o pessoal daqui em geral.
Eles gravaram as mesmas coisas com vários microfones, isso é legal também pra dar uma comparada entre eles e escolher o que quiser pra usar na mix.
Quem quiser participar, baixe as multitracks e vamos falar de mix.

Minha mix:
http://tinyurl.com/cf6nr9r

Acho que o conceito foi deixar a música "quase" rock n roll, mas manter esse estilo sulista norte-americano e meio setentista lo-fi, na onda do Doobie Brothers. A bateria no verso é mais marcada pelo hi-hat (e não pelo bumbo e caixa), o bumbo tem o papel de definir o baixo. No refrão, é um pouquinho mais pro rock n roll com mais caixa e guitarras.
Eu mantive a forma bem careta (como veio) e não acrescentei nenhum sample a mais.
Não masterizei, mas mixei razoavelmente alto, mantive a média entre mais ou menos -15, -10dB.

Digam o conceito usado na mix de vocês e quaisquer observações a mais e vamos trocar figurinhas.
Quem quiser falar de plugins também, fique à vontade.

Abraço

Lelo Mig
Membro
# mar/13
· votar


.omni

Bastante legal essa proposta...e muito válida para trocar experiências de mixagens, com algo prático e que pode ser comparado.

Não estou com desktop (consequentemente meus softs de audio) esse feriadão, mas semana que vem se sobrar um tempinho vou dar uma analisada no material e ver se faço algo.

Bem interessante!

ogner
Veterano
# mar/13
· votar


.omni
Também vou tentar. Mas aviso logo que sou duma escola de produção diferente. não mixo/masterizo como se é "esperado"!! Sou da escola dos que não sabem nada!! aheuhauheuhuahe

o/

renatocaster
Moderador
# mar/13
· votar


.omni

Muito bacana a proposta! Queria poder participar, mas não tenho conhecimento suficiente para tal. Vou acompanhar o tópico para aprender sobre mix com essa galera da pesada!

MauricioBahia
Moderador
# mar/13
· votar


.omni

Boa! Baixando.

Valeu!

ps. só vou ouvir sua mix depois que fizer a minha pra não me influenciar. hehe

.omni
Veterano
# mar/13 · Editado por: .omni
· votar


renatocaster
Mas a idéia é justamente aprender alguma coisa!

MauricioBahia
Hahaha, no link tem uma cópia de monitor da música pra referência!

ogner
Ih, você ficaria surpreso como isso funciona!
Você não vai se sentir na obrigação de comprimir nada porque viu na revista ou puxar um monte de frequências numa coisa que já está boa pra "mostrar serviço" ou porque você quer muito usar um plugin novo.
O que está bom está bom e o que não está você mexe até ficar bom, não precisa entender! Hahaha

brunowebguitar
Veterano
# mar/13
· votar


.omni
Gostei demais da ideia. Nunca mixei nada, acho que vou acabar aprendendo bastante com essa brincadeira!!
Abraço!!

f14gomes
Membro
# mar/13 · Editado por: f14gomes
· votar


Taí a minha versão de mix, como já havia postado anteriormente:
https://soundcloud.com/f14gomes-1/jackie-greene-rise-up-singing



Como eu curto mais rock, então tratei de enfeitar a guitarra com um compressor, reverb e delay e deixei-a bem alta tbm, rs.

Pra bateria eu gastei um tempinho tentando minimizar as saídas dos vazamentos e tentei simular uma situação com menos recursos de gravação e não usei os mics: kick outside, back of kit e front of kit (esses 2 últimos por não saber exatamente pra que servem mesmo, rs). (e já me disseram aqui no fórum, no meu tópico, que os pratos ficaram altos e até concordo. Fiz essa mix após assistir um ensaio, então minha referencia para pratos estava no volume alto).

Violão, usei somente um track com eq, comp e chorus (vai entender...)

Nas vozes eu experimentei bastante os pans, pra aprender mesmo, e tentei montar um efeito rádio em um trechinho. Usei 2 vozes principais centralizadas no pan nos refrões e 2 backings 20% L e 20% R cada.

Baixo de rock eu gosto de usar simulador de amp somado ao sinal de linha, mas como não é rock, então ficou só a linha mesmo que estava muito boa.

e quanto ao piano eu nem comento pq não sei muito sobre o assunto.

editado.

Adler3x3
Veterano
# mar/13 · Editado por: Adler3x3
· votar


É parece ser bem legal.
Mas não vou me contentar em fazer uma simples mix.
Escutei a música e gostei.
Estou pensando em adicionar mais instrumentos e alongar a música.
Mas no momento estou com o meu braço direito estourado (uma bursite no ombro direito que se estende por todo o braço) e esta difícil tocar alguma coisa seja no violão, cavaquinho ou no teclado.
Se não melhorar vou partir para fazer tudo no mouse mesmo.
Mas vou dar um tempo e acompanhar bem este tópico de perto.
Parabéns pela iniciativa.
Acho que devemos criar mais tópicos como este.
E manter uma sequência de músicas a mixar.
Vou pesquisar mais músicas.
Existe uma coleção de músicas do músico que não lembro o nome agora, mas que veio numa das primeiras versões do Reaper, e tem um album completo na Web, com várias opções para fazer mixagem.

Adler3x3
Veterano
# mar/13
· votar


f14gomes

Não consegui acessar a música no soundclouds.
Clico no link que você indicou mas sempre cai numa outra música de outra pessoa.

MauricioBahia
Moderador
# mar/13 · Editado por: MauricioBahia
· votar


.omni: Hahaha, no link tem uma cópia de monitor da música pra referência!

No link da dua mix?

Valeu!!

f14gomes
Membro
# mar/13
· votar


Adler3x3

Pra mim aqui estava ok, mas dei uma editada. Confere lá.

Desculpem-me pelos 15 segundos de silêncio no início do arquivo. Erro de principiante.
Obrigado.

.omni
Veterano
# mar/13
· votar


MauricioBahia
Não, no link da Telefunken, tem um soundcloud com uma cópia de monitor.
Ela vem nos arquivos com os multitracks também.

Legal que a galera tenha se interessado!

f14gomes
Show! Tou trabalhando mas quando eu chegar em casa eu escuto sua mix!
Abraço

Adler3x3
Veterano
# mar/13
· votar


f14gomes

Acho que ficou boa.
Gostei da presença da bateria e do baixo.
Acho que o som ficou com mais grave que a mixagem original.
Mas para mim soa melhor assim.

waltercruz
Veterano
# mar/13
· votar


Gostaria bastante de participar, mas ando bem sem tempo pra muitas coisas. Mas to baixando aqui as tracks pra ver no que dá.

.omni
Veterano
# mar/13
· votar


f14gomes
Legal sua mix, achei bem moderna, com as vozes fazendo o pan e tal. Achei que ela respirou bem, gostei do ride brilhantão.
Bem sequinha e crua, achei legal assim.
E eu vi que você botou os claps só no refrão, eu também fiz isso.
Parabéns pela mix, abraço

kiki
Moderador
# mar/13
· votar


.omni
vou tentar fazer algo amanhã, vamos ver se consigo!

f14gomes
Membro
# mar/13
· votar


.omni

Obrigado cara. Eu não conheço esse estilo musical então quis dar esse ar de crua mesmo. ( que bom que soou bem ).
Na sua os claps estão mais presentes, eu acho, o que da um ar de gravação de show, tipo com o público participando... eu coloquei só no refrão tbm pra dar uma animada porem não ficar enjoativo.
Fale um pouco do que vc usou tbm pois eu só identifico o delay a princípio.

.omni
Veterano
# mar/13 · Editado por: .omni
· votar


f14gomes
No início eu nem tinha usado os claps, mas resolvi colocar só pra encher um pouco mais o refrão.
Na verdade eu comecei a fazer essa mix só pra testar um plugin de channel strip pra ver como ele se comportava, então acabei usando ele em quase tudo. De resto tem um room e uma plate, o delay e uma porrada de simuladores de fita e distorcedores. Eu lembro de usar também um plugin de 1176, EQ de 1073, API e Lo-fi. Depois eu abro a sessão e dou uma olhada, mas foi mais pra testar o channel strip mesmo, teve coisa que eu nem mexi, eu não tinha tido a idéia de criar esse tópico ainda, hehehe

Adler3x3
Veterano
# abr/13 · Editado por: Adler3x3
· votar


Saiu a minha versão da mixagem.
Inclui mais tracks e instrumentos.

Não fiz nenhuma masterização.

Segue o link do soundcloud:

https://soundcloud.com/pfranzen/rise-up-singing-j-greene-mix

Procurei dar um ar mais dos anos 70 , afinal este estilo de música já vem sendo executado a décadas.
Quase não usei compressores e equalizadores.
Tentei deixar mais dançante respeitando a dinâmica do estilo.
Lembrando das festinhas dos anos 60 e 70.
Rss....
Depois vou detalhar mais o processo e os plugins utilizados.

Franz Becker (Adler3x3)

JJJ
Veterano
# abr/13
· votar


Marcando pra ler com calma.

.omni
Veterano
# abr/13
· votar


Adler3x3
Legal, cara! Parabéns pela mix.
Acho uma boa idéia não usar compressão, mas acho que sempre dá pra puxar um brilhozinho de certas coisas com um EQ (ainda mais considerando que tudo foi gravado limpo e sem nenhuma EQ).
Só acho que a voz podia vir bastante pra frente, você por acaso usou vários canais de voz? Eu acho que eles estão se cancelando bastante.
Abraço

Adler3x3
Veterano
# abr/13
· votar


.omni
Com relação aos vocais não fiz nada de excepcional.
Separei o solo e back em duas submix distintas.
E apliquei um tape emulador da Tonebooster, um plugin que adquiri recentemente mas ainda não aprendi a usar direito.
E depois apliquei o Upstereo e reforcei um pouquinho os agudos.
E fiz pequenas alterações na automação da track na linha do tempo no volume.
O Upstereo fazia tempo que não utilizava em nenhum projeto.
Não estou acostumado a gravar e mixar vocais, as músicas que tenho produzido estão mais para o instrumental.
Tenho um teclado Yamaha PSR S 910 que tem recursos de vocais, com vários efeitos.
Só que tenho que aprender a usar também.
Nada mais.

Adler3x3
Veterano
# abr/13 · Editado por: Adler3x3
· votar


Minha mix

Bem pessoal foi um trabalho rápido que esta longe de ser de alto nível, vou tentar descrever tudo o que fiz.
Não é fácil detalhar, mas vamos lá:

Procedimentos:
01- criei uma track para cada arquivo wav deixando na ordem da planilha, conforme disponibilizado no site do J. Greene;
02- inseri as tracks em alguns sub-mix que criei:
2.1- bateria;
2.2- hand claps;
2.3- lead vox;
2.4.- back vox;
As demais deixei nas tracks normais sem me preocupar com os canais.
03- baixei o volume de todas as tracks para 70% o mesmo para a mastertrakcs (para evitar qualquer clipe, mas depois na mix fiz alterações subindo ou diminuindo)
04- crie novas tracks com novos instrumentos:
4.1.- gaita de boca;
4.2.- uma guitarra solo no estilo country;
4.3- uma guitarra slide;
4.4.- um orgão tipo B3;
4.5.- percussão:
- um tamborim;
- mais algumas hand claps de samplers para reforçar um pouco;
- cymbals para reforçar também certos trechos das hand claps (bem sutil);
- cowbell para variar um pouco a percussão em alguns trechos;

05- Efeitos e Plugins, Pan, Volumes etc...
5.1 Bateria
Usei basicamente o Classic Compressor, e alguns sub-instrumentos da bateria equalizado e reverb do Mixcraft;
Na Master da submix usei FAT++ do Plugin da G-Sonik.
Com queria mais volume na bateria deixei tudo em 100%, e em algumas pequenas partes pela automação baixei um pouco.
Fiz pequenas alterações no pan e através da automação na linha do tempo da música em pequenas partes.
5.2. Handclaps
Não deixe igual a original, inclui somente em algumas partes em tinha a função de deixar a música mais envolvente, pois na música inteira ficaria muito repetitivo e enjoativo.
Usei somente um plugin na mastertrack da Sub-Mix o "Pultronic Tube EQ da G-Sonik
No final acabei deixando o volume em 92%.
E como comentei anteriormente fiz o reforço das handclaps com mais alguns samplers.
No Pan deixei o AR 51 de um lado e o AK do outro lado e o Copperhead no centro.
5.3. Leadvox
Não fiz variações de pan, pois utilizei o plugin UpStereo com um pouco de reforço nos agudos e apliquei um tape emulador da Toneboosters, tudo na mastermix da Sub-Mix.
Deixei o volume final em 82%.
5.4. Backvocals
O mesmo procedimento para a Leadvox.
No final deixei o volume em 100%, mas fiz pequenas alterações na automação da track da sub-mix no decorrer da música.
No geral não estou muito satisfeito com o resultado das vozes, mas tentei deixar os vocais dentro da música com um todo, variando no movimento.
5.5. Piano
Não usei nenhum plugin.
Como as tracks do piano me pareceram muito repetitivas fiz questão de não deixar o piano com muito destaque, faz parte da música mas aparece bem discreto.
Fiz o pan de acordo com a indicação dos microfones, e deixei o volume variando entre 72 a 76%
5.6. Violão
Como estava muito bem gravado e com o som limpo e claro que gosto não apliquei nenhum plugin.
Fiz o pan de acordo com as indicações dos microfones deixando o Copperhead mais para a esquerda por tinha a intenção de deixar o violão aparecendo mais deste lado.
5.7 Guitarra Elétrica
Não apliquei nenhum efeito, a guitarra me sou bem.
Deixe o pan das diferentes gravações e microfones mais para a direita para contrastar com o violão, com o pan variando de 23% a 30%;
Na média deixei o volume em 61%.
5.8 Baixo
Usei o plugin FAT+ da G-Sonik para reforçar a linha do baixo.
Deixei o volume em 82% no centro do Pan.
5.9 Orgão
Usei no B3 o plugin Plultronic EQ da G-Sonik.
E fiz variações no volume usando uma pista de automação.
Deixando o pan em 31% a esquerda.
5.10 Gaita de Boca
Usei o Plugin Twisthead da G-Sonik.
O Pan deixei no Centro, mas por linha de automação fiz variações quase sempre deixando do lado direito.
5.11. Guitarra Country
Utilizei o Plugin Izotop Ozone para guitarra no sentido de aumentar um pouco o volume..
O volume da track deixe em 100% ,O pan deixei em 24% a esquerda.
5.1.2 Guitarra Slide
Usei o Plugin FSQ1964TransienteVitalizer.
O volume ficou em 100% e o pan em 36% do lado esquerdo.

5.13. Master Geral
Na Track "Master Geral do Mixcraft", inclui somente o plugin do ISOTOP OZONE Essentails, usando o preset "Country", mas aliviando a carga dos sub-plugins.
Na Master track o volume final ficou em 66%.
No geral costumo criar uma pista de automação para a Master Track para fazer variações na linha do tempo, mas desta vez não fiz nada neste sentido.
Sempre tento prevenir os clips de áudio, e faço o seguinte:
- evito usar 100% nas tracks e na master, mas nem sempre isto é possível, só deixo em 100% quando o instrumento apresenta problemas de volume;
- sempre fique de olho no sinal vermelho na DAW para evitar clips.
- a medida que o processo de mixagem vai evoluindo de tempo em tempo exporto para áudio e verifico no audacity se existem pontos de clipagem, e tendo descobrir qual o instrumento que esta causando o problema;
- sempre evito o uso de outros softwares para diminuir ou eliminar o clip, somente em último caso, quando não tem solução apelo para os compressores/limiters e outros, mas sempre de forma moderada.
No caso do projeto objeto deste tópico não ocorreram grandes problemas, pois a gravação de todas as tracks e instrumentos estão muito bem feitas e com uma boa qualidade, e isto por si só já garante uma boa possibilidade de se fazer uma boa mix.
No final não deixa de ser um desafio, pois deu mais de 50 tracks, não contei, mas isto por si só explica a complexidade, pois os instrumentos foram gravados por diversos tipos de microfones. de alta qualidade, e não estamos acostumados a este tipo de gravação profissional feita em estúdio de verdade.

Não fiz uma masterização.
Não se pode confundir a "Master Track" da DAW com o processo de Masterização propriamente dito. (as palavras parecidas podem confundir)

Queria incluir mais instrumentos mas a falta de tempo limitou o trabalho.

6. Exportei o arquivo em wav
7.14. Abri no Audacity
Não editei nada.
Somente cortei os primeiros compassos que estavam vazios.
E exportei o áudio para mp3.
8 .E coloquei no Soundcloud.
Bem se não esqueci de nada e isto aí, e devo ter esquecido pois são centenas de detalhes nos pequenos ajustes em cada track.
Tentei deixar a música com um balanço dançante respeitando o estilo, e brincando.
Desculpe se o post ficou longo, mas tentei detalhar o máximo possível para atender os objetivos deste tópico.
Poder ajudar e também ser ajudado.
E assim todos faremos progressos na "arte da mixagem".

É importante trocarmos informações.
Pois no home studio temos limitações tanto de software como de hardware, e temos que nos ajudar.
omni.
Parabéns pela iniciativa.
Espero que outros membros também façam as suas mixagens e coloquem aqui as suas impressões e práticas.

Guibrandao
Membro
# abr/13
· votar


Aqui nesse site tem várias multitracks também
http://www.cambridge-mt.com/ms-mtk.htm

f14gomes
Membro
# abr/13
· votar


Adler3x3
Me responde uma coisa: você usou todos os canais do arquivo ao mesmo tempo, tudo junto mesmo, ou deu uma selecionada em quais mics usar pq sua mix ficou muito preenchida porém perdeu definição e os instrumentos acrescentados ficaram sem espaço e acabaram soando muito na frente ao meu ver (ouvir, rs).
Abraço.

JJJ
Veterano
# abr/13
· votar


Bom, agora que li com calma...

Muito bacana a ideia, mas... seria muito mais bacana se os tracks fossem nossos, hein? Hein?

Quem sabe a partir da collab III, hein, MauricioBahia? Hein? Hein?

Adler3x3
Veterano
# abr/13 · Editado por: Adler3x3
· votar


JJJ

Muito bacana a ideia, mas... seria muito mais bacana se os tracks fossem nossos, hein? Hein?

Concordo plenamente!
Mas veja bem os arquivos originais do projeto são em wav de 24 bits de alta qualidade, e ocupam um espaço considerável.
O primeiro ponto a resolver é onde hospedar as tracks.
E o segundo ponto é uma boa composição com uma boa gravação.
Com a palavra o "omni"

Adler3x3
Veterano
# abr/13
· votar


f14gomes

Sim usei todas as tracks originais.
O problema ao meu ver não esta nos novos instrumentos e sim no vocal que ficou muito espalhado.
Mas já fiz alguns testes e a solução esta no próprio plugin que usei nos vocais e algumas variações no pan.

f14gomes
Membro
# abr/13
· votar


Adler3x3

você por acaso usou vários canais de voz? Eu acho que eles estão se cancelando bastante.
Abraço

.omni

então acho que o .omni pode estar certo e não ter muita relação com plugin não.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Vamos mixar uma música em conjunto?