Autor |
Mensagem |
Música de Preto Veterano |
# ago/08
Seguinte, queria saber qual seria a melhor técnica pra gravar grupo vocal. Cada um gravar separado no aquário ou irem os grupos de vozes ao mesmo tempo, cada qual com seu fone.
Aproveitando o tópico. já ouvi falar de uma interface chamada JamLab da M-Audio e parece ser uma alternativa legal de baixíssimo custo. Porém, se eu comprá-la, terei a mesma qualidade típica dos conversores da M-Audio? Ou ainda é melhor uma Soundblaster avançada que tem por aí?
Ainda aproveitando. Numa técnica estranha de mixagem, eu queria deixar o baixo um pouco mais definido e pra iso eu apliquei um pequeno delay nele. Não é o efeito, eu atrasei mesmo o baixo em alguns milissegundos. Deu certo, embora aind não seja o baixo que eu queria, mas acho que isso é problema de VSTi. no mais, que vcs acham do que eu fiz? tem explicação técnia ou foi a maior besteira que eu podia pensar?
Ainda aproveitando, queria divulgar uns lances que fiz aqui em casa e que vocês avaliassem. São play-backs, pois não dá pra gravar voz legal aqui ainda.
O Chamado-Daniel Ribeiro http://www.4shared.com/file/58633333/19db4875/O_Chamado.html
Por Que Você Não Olha-Coral Resgate (essa eu adaptei um pouquinho) http://www.4shared.com/file/58631305/719c7608/Por_Que_Voc_No_Olha.html
Acho que é só isso...
|
makumbator Moderador
|
# ago/08
· votar
Música de Preto
Sobre a jam lab:
Eu tenho e é ótima. Mas lembre-se que grava apenas em mono(ou duo-mono, ou seja, sem ser stereo de verdade). E não serve para ligar microfone nela, apenas cabos monos. O que também exclui gravar teclados e outros sinais de linhas verdadeiramente em stereo. Talvez seja melhor comprar as interfaces acima dessa, como a Fast track e fast track Pro.
Sobre grupos vocais:
Vai depender do estilo musical e do nível de ensaio e qualidade do grupo. Se forem bem ensaiados, afinados e que não ficam errando toda hora(pra não atrasar a gravação), grave todos juntos, dispostos em semi círculo, com microfone condensador stereo. E se quiser, mais outro mic um pouco mais afastado para balancear a ambiência. Já gravei quarteto vocais assim, e ficou muito bom.
Sobre o baixo:
Muita gente usa isso. Esse fenômeno provoca uma sensação de "puxar para trás". Bons instrumentistas fazem isso "na mão" ás vezes, para criar o mesmo clima. Claro que não se pode exagerar, para parecer errado e fora do tempo, mas bem dosado funciona. Certos bateristas também fazem isso com o bumbo em certos momentos.
|
Lucas_fms Veterano |
# ago/08
· votar
Música de Preto
E se resolver gravar os cantores separados preste atenção a interpretação, porque pode soar artificial.
E lembre-se que gravando todos juntos, você não vai poder aumentar o volume individual de um dos componentes na hora da mixagem.
|
BaNdAiD Veterano |
# ago/08
· votar
Música de Preto
Acho melhor gravar tudo junto, como a dica do makumbator. Nesse tipo de captação, é sempre legal dar uma atenção extra à captação do som ambiente.
|
Música de Preto Veterano |
# ago/08
· votar
Valeu, observarei as dicas sobre grupo vocal. Sobre o delay no baixo, estou lendo um livro de mixagem e aprendendo mais sobre a importância de pequenos delays para enconrpar o som. Sobre a interface, essas Fast Track sao no mesmo nível e preço da Audiophile? Quais as vantagens entre uma e outra?
|
makumbator Moderador
|
# ago/08
· votar
Música de Preto
Acho que se bobear os conversores da Fast track pro e Ultra podem ser superiores ao da Audiophile, mas realmente não tenho certeza(talvez sejam os mesmos, mas acho que inferiores eles não são). A versão normal vai até 24bits/48KHz, enquanto as versões Pro e ultra vão até 24bits/96KHz
Entretanto, todas as versões tem a vantagem de portabilidade(para usar com notebook é uma maravilha), saída direta para fone de ouvido, e entrada para XLR(que a Audiophile não tem), além de entradas p10(coisa que a Audiophile também não tem). As 3 são muito boas. A versão fast track ultra, lançada há pouco tempo, vem com ainda mais opções de entradas e melhorias(como duas saídas independentes de fones). Veja os links para comparar:
Fast Track:
http://www.m-audio.com/products/en_us/FastTrackUSB-main.html
Fast Track Pro:
http://www.m-audio.com/products/en_us/FastTrackPro-main.html
Fast track ultra:
http://www.m-audio.com/products/en_us/FastTrackUltra-main.html
Audiophile 2496:
http://www.m-audio.com/products/en_us/Audiophile2496-main.html
|
Música de Preto Veterano |
# ago/08
· votar
Percebi outra coisa ainda sobre a JamLab. Parece que a entrada dela não é um entrada de linha comum e sim uma entrada específica para guitarra. Realemente não me serviria...
|
I.Nosferatu Veterano |
# ago/08
· votar
Música de Preto
Meu a Jamlab é especifica pra instrumento, blz, todo mundo sabe disso e provavelmente a entrada dela seja em torno de 50k~100M Ohms, provavelmente essa ultima, porém isso não é empencilho pra usar a entrada desde que voce plugue um sinal de linha ali (não um microfone diretamente), ou seja a saida de um preamp ou mesa já faz alguma coisa ali, quanto a impedância ser maior, o sinal da saida do preamp/mesa também é, e uma coisa compensa a outra, portanto quem tiver a Jamlab pode usar tranquilamente pra capturar outros instrumentos através dela, desde que passem por um preamp/mesa e cada um a seu tempo.
Olha, só confirmando, no site da m-audio as especificações de entrada da jamlab por exemplo:
INSTRUMENT INPUT (A/D) Input Impedance: 280 k Ohm Maximum Input Level: +12dBV ( 4.0Vrms), unbalanced SNR: -96dB, A-weighted Dynamic Range: 96dB, A-weighted THD+N: 0.005% (-86dB) @ -1dBFS, 1kHz Frequency Response: 20Hz to 20kHz, +/-0.1dB @ 48kHz sample rate
Como voces mesmos podem ver o sinal de entrada é até 4 v +12dBV em 280 kOhm, mais que suficiente pra suportar sinais de linha que ficam em torno de 1V ~ 3V(profissional) e normalmente é de 47KOhms.
O mesmo serve pra quem tem a UCG da behringer ou as pedaleiras da zoom ou outra do tipo com interface para gravação.
Sobre gravação de coro/ grupo vocal, como já foi dito 1 microfone condensador bem sensivel ou 2 bem posicionados já são o suficiente pra captar bem, desde que a sala não sofra com interferencias e ruidos externos.
|