Essa "técnica" para gravar vocal funciona?

    Autor Mensagem
    stormizinhu
    Veterano
    # set/13


    Sempre tive a curiosidade sobre gravar vocais, mas quando vi o Making Of Shattering The Skies Above Pt.3 Vocals, sendo gravado num canto, com toalhas e afins, e no final das contas ficar tão bom quanto profissional.


    aos 2.20
    http://www.youtube.com/watch?v=h5gq_su_1GU

    Valeu

    Homem Cueca
    Veterano
    # set/13
    · votar


    stormizinhu
    Temos que avaliar algumas circunstâncias antes de chegar na conclusão de que qualquer coisa pode ser gravada assim...

    No caso estamos falando de uma gravação de voz de uma banda de metal onde quase não há variação dinâmica. Tudo é tocado (e cantado) com muita pressão sonora.

    Primeira coisa que você nota; é um Shure SM7b, microfone dinâmico. Muito usado por muita gente grande. Puta microfone...mas ele é duro, é um mic dinâmico, então os problemas acústicos do ambiente são reduzidos na captação.

    Segunda coisa; o ambiente de gravação da voz foi isolado com toalhas, cobertores e outros materiais absorcivos. Estamos falando de metal, pouca variação dinâmica e quanto mais "seco" vir a captação, melhor.
    Se você notar, tem uma estante com CD's atrás...eles estão empilhados de um jeito bem organizado e pensado. É um difusor acústico improvisado...mas pensado. Com certeza.

    Terceira coisa; o cara manda porrada no microfone. Canta alto pra caráleo! É só notar como o áudio da camera distorce quando ele começa a fazer os screamings e guturais, juntando esse fator com os outros dois, opa...dá pra fazer em casa, pois é exatamente isso que seria feito em ambiente de estúdio. O vocalista iria para uma cabine, muitas vezes improvisada, o mais absorciva possível, para que a voz venha seca, apenas ela.


    Agora vamos lá...não tem nenhum "cabaço" ali. Provavelmente a idéia de gravar assim foi muito bem pensada antes. O eng.de som responsável sabe exatamente o que está fazendo. Então não temos o "ficar tão bom quanto profissional". O que temos é um resultado profissional e ponto...


    Daria pra gravar as vozes de um disco de Soul desse jeito? Um disco de MPB? Jazz?

    Não...são estilos que dependem muito do ambiente e como o som interage com ele. São estilos que possuem muito mais variação dinâmica no canto.

    JAMAIS que um disco da Melody Gardot poderia ser gravado assim...

    Tudo depende do que você quer...

    Ken Himura
    Veterano
    # set/13
    · votar


    stormizinhu
    O vocalista fala sobre isso no vídeo, antes de mostrar as gravações. Ele diz algo como "eu gosto de gravar tudo onde eu vivo, no meu loft; eu não gosto de estúdios, eles custam uma fortuna... e se você encontrar o engenheiro certo, você consegue os mesmo sons, os mesmo tons na sua casa, no seu quarto..."

    Então, como disse o amigo Homem Cueca, aquilo é um trabalho profissional; os caras sabem muito bem o que estão fazendo ali e foram gastos milhares de dólares neste cd.

    kazu keyboard
    Veterano
    # out/13
    · votar


    trabalho profissional + ambiente amador = resultado profissional.
    trabalho amador + ambiente amador = resultado amador
    trabalho amador + ambiente profissional = resultado amador
    trabalho profissional + ambiente profissional = resultado profissional.

    Lógica.

    Homem Cueca
    Veterano
    # out/13
    · votar


    kazu keyboard
    Logo; Trabalho Profissional = Resultado Profissional

    kazu keyboard
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Homem Cueca
    pois é, pois é, pois é, pois éeeeeeeeee kkkkk....

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Essa "técnica" para gravar vocal funciona?