Planejamento para novo estúdio - dúvidas

Autor Mensagem
Alan Cota-ES
Veterano
# jun/08


Olá galera! Tudo bem com vcs? Espero que sim.

Estou a um tempo planejando e estudando a viabilidade técnica e financeira para criação de um estúdio de ensaio e gravação, onde eu moro.

Hoje não existem estúdios de qualidade que possam gravar desde pequenos jingles até mesmo CDs completos aqui onde moro. Sem contar que estúdio para ensaiar é igual orelha de freira... sabemos que eles existem porém ninguém nunca os vê ou consegue horário.

Meu projeto contempla 2 salas de ensaio e 1 de gravação com uma sala técnica atendendo as duas de ensaio e 1 sala técnica de gravação. Minha idéia é trabalhar 24 horas, que é uma deficiência dos estúdios daqui: todos trabalham no máximo até as 22h.

Bom, mais vamos às dúvidas. Eu estou pensando em não colocar caixas de PA, nem monitor dentro das salas de ensaio e gravação. Quero disponibilizar somente fones de ouvido para retorno. O que vocês acham? Aqui onde moro isso não é nem de longe uma realidade, visto a precariedade técnica dos estúdios da região. Eu vi um estúdio assim no making off da gravação de um DVD de uma cantora católica. Eles estavam ensaiando, inclusive o coral, todos em um estúdio somente com fones. Nada era ouvido além do som acústico da bateria.

Bom como pelo menos aqui os estúdios não possuem tal funcionalidade eu sou forçado a pensar que ou eu sou muito bom e descobri o Brasil ou existe algum impedimento para que os estúdios de ensaio adotassem os fones ao invés das caixas de PA.

Alguém conheçe algum estúdio de ensaio que possua somente fones de ouvido para retorno, ao invés de caixas de PA? Existe algum impedimento técnico para disponibilizar somente fones do tipo PORTAPRO dentro da sala de ensaio?

Uma dúvida cruel é em relação à sala técnica de gravação. Eu estou na dúvida entre uma mesa digital Yamaha O1v96 ou uma mesa analógica com mais vias. Estou com 3 possiveis mesas de som para a sala técnica de gravação:

1. Yahama digital 01v96-2
2. Allen & Heath GL-2800/48
3. Yamaha analógica MG-32/14FX
4. Mackie analógica 32.8 bus
5. Behringer analógica MX9000

Preciso de uma mesa de som de altíssima qualidade, pois quero fazer um trabalho de qualidade e tenho uma boa verba para investir.

Uma outra questão é sobre a plataforma de gravação. Eu nunca fui muito fã de ficar preso a um fornecedor e por isso relutei durante muito tempo contra o Pro-Tools, pois ele exige hardware e software do mesmo fabricante, etc... Só que o mercado pede pro-tools. Existem pessoas que deixam de gravar, ou optam por um outro estúdio, somente por que um deles tem o Pro-tools. Acho que qualidade é possível tanto com o Pro-Tools quanto com outras placas.

Bom estou na dúvida de investir no sistema pro-tools ou pegar uma MOTU 2408 (2 unidades) para poder gravar até 48 pistas simultâneas.

Bom pessoal, se possível gostaria da opinião e comentários de vocês.

Desde já muitíssimo obrigado.

Fellipe Quirino
Veterano
# jun/08 · Editado por: Fellipe Quirino
· votar


e ai cara blz? to montando uma sala para ensaio / gravação aqui na minha cidade mais ou menos no esquema q vc pensou.. mais no meu caso darei a opção de um ensaio "silencioso" ou tradicional.. uma solução que eu encontrei foi usar bateria eletronica em vez de acustica cara... pq para gravação economizei bastante com microfones e tudo mais.. usando softwares como Ezdrummer controlado com batera eletronica fica show de bola.. esse é o diferencial que encontrei aqui.. pois nenhum estudio trabalha dessa forma.. nem abri o estudio ainda e já tenho clientes mensalistas :)

edit: o meu ta ficando parecido com isso o

http://www.toontrack.com/videos/session_3.html

olha esse q legal
http://www.toontrack.com/videos/session_1.html

Alan Cota-ES
Veterano
# jun/08
· votar


Interessante amigo. Tem alguma foto do teu studio?
Minha dúvida maior é se vale a pena investir nos fones ao invés de um sistema de PA para as salas de ensaio.

E sobre a mesa de som?

[]s e obrigado.

Vinigabriel
Veterano
# jun/08
· votar


E ai blz?

Bom não ha problemas de você usar apenas os fones na sala. A unica coisa é que nunca se sabe o cliente que vai aparecer, pode ser q não goste, em uma banda q eu toquei um tempo o guitarrista nao podia colocar nada no ouvido dele, nem fone, nem protetor auricular q ele se perdia completamente, falta de costume logicamente, mas os seus clientes podem naum estar acostumados.
O seu cliente pode ser descuidado e se nao tiver cuidado no fim voce vai acabar perdendo um fone por ensaio.
Mas naum deixa de ser funcional, eu mesmo iria gostar de tocar assim... eu ja uso apensa retorno no ouvido que eu acho muito melhor.
Seria bom vc da uma andada atras das pessoas q possuem bandas e fazer uma pesquisa, seria bem interessante, pois enquanto voce faz a pesquisa acaba fazendo ja uma propaganda do futuro estudio.

Quanto plataforma de gravação, com o pro tools concerteza vc nao vai fika na mão, tanto pelo programa que é excelente e pela popularidade que ele tem, pois realmente muitas pessoas vão atras dele pois acham que apenas ele tem qualidade. Se vc opitar por outra plataforma tambem pode gravar algumas coisas pra mostrar q a qualidade é igual a do pro tools para quem estiver em duvida.

Agora a mesa, nao conheço essas mesas cara, mas as mesas da Mackie tem uma qualidade incrivel!

Bom, espero ajudar!

Abraço!

BaNdAiD
Veterano
# jun/08
· votar


Alan Cota-ES

Amigo, tb moro em vitória, e posso opinar sobre sua idéia!

- a concorrencia em Vitória é fraca no trato com os clientes! Os donos de estudio são quase todos egoístas e mal educados com as bandas, visando somente o lucro e deixando de lado o relacionamento com o cliente. Se vc tiver atenção quanto a isso, vai chegar mais perto do sucesso!

- Em relação ao estudio com retornos, depende do q vc pretende!
Um studio q trabalha digitalmente (batera eletronica, pedaleiras, simuladores, etc) ainda sofre muito preconceito. O ideal é ter as 2 opções, mas custa muito caro! Poucos guitarristas abrem mão de tocar no amp, e poucos bateristas gostam de bateria eletronica.
Foi aberto um estudio nesses moldes perto do cefet, mas acho q ja fechou!

- Em relação a gravação, depende também de que público vc pretende atingir! Se quiser fazer gravações de altissima qualidade, pra profissionais, tem q investir pesado (mesmo) e tem o maior problema: a preferencialidade! Os musicos "profissionais" já gravam em determinado estúdio, de conhecidos deles...

Enfim, se vc quiser trocar mais ideias, me add no msn: bandaid_@hotmail.com

Alan Cota-ES
Veterano
# jun/08
· votar


Bandaid, já te adicionei no MSN. Obrigado pelas dicas.
E em relação a mesa de som? Vale a pena investir em uma Mackie?

[]s

BaNdAiD
Veterano
# jun/08
· votar


Alan Cota-ES

É dificil dizer...depende do que vc pretende gravar com ela...

talvez 48 canais sejam muito...

enfim, se vc abrir o estudio em regime de 24 h, me arruma um emprego lá!! heuheuheue

abraços!

Alan Cota-ES
Veterano
# jun/08
· votar


Cara, vou precisar mesmo de gente... hehehehe.
Preciso definir a mesa.... :(

BaNdAiD
Veterano
# jun/08
· votar


Alan Cota-ES

Cara, vou precisar mesmo de gente... hehehehe.

Sério! Se vc não tiver alguem de sua preferencia já, eu me candidato a uma entrevista!

Preciso definir a mesa.... :(

Procura reviews em forums do exterior...deve te ajudar um pouco!

Jubstelda
Veterano
# jun/08 · Editado por: Jubstelda
· votar


Alan Cota-ES


E ae cara tudo blz??

Seu projeto é bem interessante e tem um enorme potencial, visto que vc tem muitos possíveis clientes em um curto espaço de tempo.

Creio que aqui você colocou no papel poucas coisas, sendo que os principais recursos você não citou aqui.

Vamos por etapas...

1º Sala: Um projeto acústico bem executado é a chave de bons resultados.Não se iluda, uma sala com uma boa projeção, com acústica agradável é capaz de gerar resultados surpreendentes.E também tem aquele negócio de evitar dor de cabeça futuramente, então já que está começando faça uma sala decente que pode ter certeza, isso é mais importante do que vc pensa!

2º Mesa de som: Eu por exemplo acho um desperdício de grana um mixer digital.Porque um mixer digital realmente bom e com vários canais é realmente caro, sendo que nesse caso esse dinheiro pode te servir pra comprar outras coisas que julgo mais importantes.Boa smarcas de mixer´s é Mackie, Yamaha, Allen & Heath, etc.

3º Microfones: Pesquise e compre bons microfones.Pra Bateria existem os Kits, mas que muitas vezes são limitados, porque sempre em um Kit tem um ou outro microfone que é ruim.Marcas como Audio Technica, Mxl, M-audio, Shure, Akg são excelentes microfones com custo na maioria das vezes acessível.

4º Pré amplificadores e/ou Compressores: os Top´s são Manley, Avalon, etc.Porém prés como o Octane, Digimax, Vtb1(1canal) são de excelente qualidade e com bom custo.O Octane e o Digimax possuem conexão óptica Adat, que pode ser integrado na maioria dos sistemas ou interfaces atualmente.

5º Monitoração: Outro ponto crítico de um estúdio.Um estúdio que pretende fazer algo profissional recomendo no mínimo um par de HS 80M da Yamaha e o Sub Hs10.

6º Cabos: Use cabos no mínimo da Santo Angelo e Plugs SwithCraft que são excelentes e evitam posteriores dores de cabeças.Cabos como Mogami, Evidence Audio e Monster são muito bem vindos.

7° Batera e amplificadores: Não sei se vai dispor desses aparelhos em seu estúdio, mas se for ter, recomendo Laney´s, Peavey´s, Marshall e para Bass um Gk cai muito bem. Porém pra gravação tem que ser Valvulado.Pra ensaio um transtorizado ou pré valvulado é melhor porque ampli de ensaio sofre pau e se for um valvulado que é mais sensível provavelmente o mesmo terá muita manutenção.
Bateria eu não entendo muito, mas nos estúdios de porte médio sempre vejo baterias Pearl Export com uma caixa melhor ,Premier ou tama.

8º Controlador MIDI: Extremamente útil em um estúdio, a linha Axiom da M-Audio é muito boa.Um Acess Virus é bem melhor, porém custa 4 vezes +.

9º Interface: Depende de quantos canais precisa.Hoje em dia creio que não são necessários mais do que 16 canais, porque você não vai gravar tudo ao mesmo tempo.
Uma batera completa com 1 mic no bumbo, 1 no Top da caixa, 1 na esteira , 3 nos tons, 1 no surdo, 2 de Over e 1 Chimbal não exige muitos canais, então somente 10 canais são suficientes.Se vc comprar um Octane, usar 2 de uma interface e 1 Avalon 737 para voz e instrumentos creio que estará muito bem servido.

Interfaces com bom custo benefício:

E-MU 1616M (tem dois prés que são os mesmos do Pro Tools Hd);
MOTU 828mk3 ;
M-audio Project Mix (interface interessante já integrada a um mixer);

Se quiser ProTools o rack 003 da Digidesign é muito bom, porém bem mais caros que os citados anteriormente.


Conclusão:

Claro, tudo depende do quanto quer gastar, opções é o que não falta.
Pra ensaio não recomendo usar coisas muito caras como bons amplis valvulados e microfones de mais de 500 reais.Esse negócio de ensaiar com fone de ouvido pode até ser bom, mas eu já tive experiencia com isso e dá muito dor de cabeça.Sempre tem alguem pedindo pra ajustar o volume, a interação é menor, etc.
Recomendo usar um PA mesmo, se não quiser gastar pode ser um Antera mesmo.Se quiser melhor tem os Mackie e JBL.

Boa sorte ae e tipo, se vc falar quanto pretende gastar eu acho que posso te ajudar melhor.Porque creio eu que pra realizar esse projeto com as 3 salas de boa qualidade e bons equipamentos pra uns 10 canais não vai sair menos de 20 mil.

Abçs!

Alan Cota-ES
Veterano
# jun/08
· votar


Caro Jubstelda, obrigado mesmo pela força e por ter perdido seu tempo respondendo minha dúvida neste post.

Bom sobre a lista de equipamentos eu estou enviando esta aqui para orçamentos:

Equipamentos para sala de ensaio:

Mixer Yamaha Analógico MG32/14FX 1
Amp p/ guitarra Fender combo FM-212R 2
Amp p/ baixo Hartke combo VX-3500 1
Caixa ativa JBL EON 15G2 2
Caixa passiva monitor JBL JRX 112M 4
Equalizador gráfico Behringer FBQ-3102 1
Potência Mackie FR-1400 1
Microfone dinâmico AKG D-880 12
Pedestal de microfone 12
Compressor Behringer MDX4600 1
Patchbay HOSA PDR-369 2
Patchbay Behringer PX-2000 1
Bateria Pearl ELX 825 1

*os números são a quantidade de cada equipamento

Estes são os equipamentos para a sala de gravação:

Mixer Yamaha Analógico MG32/14FX 1
Compressor/Limiter DBX 166XL 5
Equalizador Gráfico DBX 2231 1
Pre-Amp ART TubeFire 8 0
Multiefeitos Lexicon MPX-1 1
Interface MOTU PCI HD-192 Core 1
Cabeçote p/ guitarra Marshall JCM-900-4100 1
Caixa p/ guitarra Marshall JCM-900 1960A 1
Cabeçote Gallien-Krueger Backline 600 1
Caixa Gallien-Krueger 115 SBX 1
Pedestal p/ microfone 12
Microfone condenser AKG C-4000B 1
Patchbay HOSA PDR-369 2
Patchbay Behringer PX-2000 1
Bateria Pearl Session Custom SRX-905 1
Microfone AKG D112 1
Microfone Shure SM-57Lc 3
Microfone Sennheiser MD 421 3
Microfone Shure SM-81 3
Microfone Shure Beta 57A 1
Microfone Audio-Technica AT3031 1
Par de monitor referência Yamaha HS-80M 1
Headphone AKG K-601 1
Headphone Sony MDR-7506 5

O investimento para 1 sala de enaio e 1 de gravação, com suas respectivas técnicas é de quase R$ 100.000,00. Mais estou fazendo todo o estudo de viabilidade financeira ainda para ver se vale a pena começar também com gravação, ou se é melhor fazer uma boa sala de ensaio e ir evoluindo para gravações com o tempo. Pois quero usar ProTools e sei que é uma plataforma cara mais será que vale a pena investir de cara em um sistema ProTools? Por isso pensei em começar com uma MOTU HD. O que acham?

Obrigado novamente pela força e opinião.

BaNdAiD
Veterano
# jun/08
· votar


Alan Cota-ES

amigo, ficam algumas dicas de um guitarrista e usuário de estudio:

- Não coloque 2 amps iguais na mesma sala: É pouco abrangente, e desagrada a maioria das bandas....

sugestão: Pra sala de ensaio, coloque 1 fender e 1 laney. Ou então cabeçotes + 4x12 (nesse ponto, amps handmade são uma boa, como o valvulado horizon, da lifesound)

- Será que a sala de ensaios precisa mesmo de uma mesa de 32 canais, que custa 3 mil reais???? Lembrando que em ensaios, o que passa pela mesa é a voz e o teclado, parece meio exagerado ter uma mesa dessas...

Sugestão: uma mesa como a Behringer Xenyx 1204FX pode servir muito bem a esse quesito, a um preço mais barato.

Equipamentos como o equalizador e o compressor certamente vão dar uma melhorada na qualidade da voz, mas tomam tempo para ser regulados. No fim, poucas bandas irão usá-los... Mas de qualquer forma é um bom add no estudio.

Na sala de ensaios, vc pode usar o dinheiro de alguns itens "não tão necessários" para melhorar a qualidade de itens importantes...

O dinheiro que vc economiza na mesa, pode usar para pegar amps valvulados (ou pré-valvulados), ou o clássico cabeçote + 4x12, que certamente vão melhorar a qualidade do som, e atrair mais os clientes...

Para o baixo, notei que na sala de ensaio, falta um sub, e na sala de gravação só tem o sub....em ambos os casos, vai fazer falta...

sugestão: Um kit como esse da Hartke seria muito bom!


Vejo que vc tem um bom capital para investir, e vontade de fazer algo com muita qualidade! Porém, lembre-se que se vc cortar alguns gastos que podem ser "não tão necessários", vc vai ter verba para investir em equipamentos melhores onde realmente precisa!!

Abraços!

BaNdAiD
Veterano
# jun/08
· votar


Outra coisa,

trabalhando com uma DAW, não acha q é mais prático usar o equalizador em forma de plugin?

Alan Cota-ES
Veterano
# jun/08 · Editado por: Alan Cota-ES
· votar


Obrigado mesmo pelos toques Bandaid.

Eu não queria colocar amps valvulados na sala de ensaio, pois exigem muito cuidado e querendo ou não ele será ligado e desligado várias vezes durante o dia. Penso em por amps valvulados somente na sala de gravação.

A mesa Yamaha de 32 canais servirá também para fazer directouts e gravar o ensaio em várias pistas, além de servir às duas salas de ensaio. Terei uma sala técnica para as 2 salas de ensaio e tudo ligado em uma só mesa. Por isso optei por 32 canais.

Eu estou comprando um amp JCM-900 valvulado + caixa para a sala de gravação. É um conjunto muito caro pra guitarra e não dá pra comprar outro, pelo menos agora. Pensei em trocar um Fender por um Rolland Jazz Chorus. O que acha?

Obrigado novamente!

[]s

BaNdAiD
Veterano
# jun/08
· votar


A mesa Yamaha de 32 canais servirá também para fazer directouts e gravar o ensaio em várias pistas, além de servir às duas salas de ensaio. Terei uma sala técnica para as 2 salas de ensaio e tudo ligado em uma só mesa. Por isso optei por 32 canais.

ah sim! assim, sim!! huheuheuheuhe

Quanto aos amps, pré valvulados são um "sucesso" em estudios. Os laneys LV e TF principalmente!

Pessoalmente, não colocaria um fender e um rolland! o motivo é que ambos tem o som na mesma categoria, low gain!!
Com esses dois amps, uma banda de metal (por exemplo) fica totalmente deslocada!! Acho q o fender e um amp com mais ganho formam um par bem abrangente!

Abraços!

Jubstelda
Veterano
# jun/08
· votar


Alan Cota-ES

O investimento para 1 sala de enaio e 1 de gravação, com suas respectivas técnicas é de quase R$ 100.000,00. Mais estou fazendo todo o estudo de viabilidade financeira ainda para ver se vale a pena começar também com gravação, ou se é melhor fazer uma boa sala de ensaio e ir evoluindo para gravações com o tempo. Pois quero usar ProTools e sei que é uma plataforma cara mais será que vale a pena investir de cara em um sistema ProTools? Por isso pensei em começar com uma MOTU HD. O que acham?


Gostei muito da sua lista e do propósito de realmente fazer algo profissional com qualidade compatível.

Creio que dá pra vc melhorar um pouco em alguns equipamentos para a sala de ensaio de acordo com suas necessidades começando pela mesa de som.Pode ser uma mesa com menos canais.Na verdade sugiro uma mesa com 16 canais no máximo e de uma qualidade razoável.Uma sugestão seria uma Yamaha Mg166C que custa na faixa de 1300 reais e é boa.

Os amplificadores de Guitarra eu iria de 1 Fender FM212 e um outro diferente, talvez 1 Laney LV300 Twin.Isso se forem combo´s.

O Fender existe também em versão stack, cabeçote mais caixa 4x12.Ae no caso você pode usar um cabeçote Fender com uma caixa 4x12 da própria Fender ou uma que estiver mais barata tipo Laney, Behringer ou Carvin, que são as caixas mais baratas do mercado.E comprar outro cabeçote diferente e usar em uma caixa respectiva.A Carvin tem bons cabeçotes transistor e já vi alguns Marshall MG tb.É sempre bom ter 2 amplificadores diferentes pra ensaiar, fica mais versátil e provavelmente isso irá agradar a grande maioria.

No baixo use um Stack 4x10 + 1x15.Hartke e GK são boas opções.

Nos microfones, eu por exemplo não gosto dos D 880.Acho eles muito sensíveis.Sugiro os da Shure SM 58 mesmo.

Pra mim aqui está pronta uma sala de ensaio.

Jubstelda
Veterano
# jun/08 · Editado por: Jubstelda
· votar


Para a sala de gravação você tem muitas opções.A lista que vc postou é muito boa, porém podemos resumir ela ou aumentar.

Uma sugestão mais econômica poderia ser você tirar a mesa de som Yamaha, o pré Art e a interface e substituir tudo por uma Project Mix da M-audio.
A Project Mix trata-se de uma Interface, Mixer digital e 8 pré amplificadores integrados; e não ache que é ruim.Tem um estúdio aqui na minha cidade que está tendo excelentes resultados com esse equipamento.

Os prés da Project Mix são bons, porém você pode usar outros.Dessa forma vc iria utilizá-la apenas como Mesa de som e Interface.Sugiro o Focusrite ISA-828 (+ caro) ou o Presonus Digimax 96.Lembrando que os 8 prés da Project Mix são muito bons e são perfeitamente "usáveis".Eu sugiro um pré diferente para voz, que na minha opinião seria um Avalon 737, que é um baita pré com EQ e Comp.

Nos mics, sugiro a compra de 2 At 4050.Estes são mics com diferentes padrões de captação e de qualidade absurda e pode ser usado pra praticamente tudo o que pensar.É bem parecido com o AKG C414 e é bem + barato.Não recomendo o C4000.Esse pra mim é muito caro, não tendo um bom custo benefício pelo que oferece.No restante dos Mic´s eu estou a favor, porém com 2 At 4050 não precisará de 1 At3031 e nem de mic´s pra Over.Os At4050 são muito bons para Over e captação de Room, Voz, Violão, etc.

Como havia dito, há ainda outras possibilidades.

Como por exemplo começar usando um Pro Tools.

Conheço um cara de Brasília que vende ProTools HD3 Accel por 30 Mil.Creio que o Hd1 deva ser uns 20 Mil.

Essa opção a se considerar, porém bem mais cara e talvez pra quem está começando não seja tão interessante.

Abçs!

Alan Cota-ES
Veterano
# jun/08 · Editado por: Alan Cota-ES
· votar


Jubstelda, mais uma vez muitíssimo obrigado pela força e tempo dedicado às respostas.

Bom, assim como o Bandaid tinha me informado nos tópicos anteriores eu começei a rever a lista de amps de guitarra na sala de ensaio. Vou de Fender 212 e um Laney LV300, como vocês dois indicaram.

Vou dar uma refinada na lista e postarei aqui novamente. Além do mais eu estou pensando em dar uma mudada no projeto e começar com uma única sala que servirá para ensaio e gravação. O Fender 212R e o Laney LV300 seriam bons para captar e gravar guitarra com uma boa qualidade?

Sobre a mesa de som, você aque que uma Mackie CFX-16MKII de 16 canais resolveria o problema na sala de ensaio? Ela é uma mesa mais barata e possui 2 Aux, pois pretendo ter 2 vias de monitor dentro da sala de ensaio.

Sobre o ProTools eu confesso que não sou um profundo conhecedor de assuntos relacionados à gravação. Eu sei que o ProTools é uma plataforma de gravação respeitada, etc. Porém é um investimento caro e que eu quero fazer sim, porém no momento certo e quando o volume de trabalhos e produções necessitar de um sistema ProTools HD.

Eu tinha pensado no Project MIX da ProTools, porém eu tenho uma grande dúvida e com certeza vocês poderão me ajudar. Minha restrição em relação ao Project MIX é no momento da gravação. Por exemplo, ele tem 8 pistas e logo eu não poderei gravar uma banda ao mesmo tempo, visto que só a bateria iria consumir 8 canais. Minha dúvida é, normalmente as gravações profissionais ainda são feitas em separado? Primeiro bateria com um guia, depois os outros instrumentos, etc. Eu devo preparar minha sala e equipamentos para fazer gravação de bateria, guitarras, baixo, teclado, voz, tudo ao vivo e em várias pistas simultâneas? Ou eu simplesmente posso começar com o Project MIX, gravando primeiramente bateria e depois cada instrumento em separado? O que o mercado têm feito em relação a isso?

Se der para gravar em separado eu irei começar com uma única sala para as duas finalidades, inclusive irei tratar a técnica para poder gravar alguma coisa nela também como guitarras, etc. Penso em fazer uma pequena sala, totalmente tratada e "viva" para gravar voz.

Outra coisa seria em relação ao ProTools HD. Ele vem com a placa, um (ou dois) HDs com o produto e algum equipamento de rack com pré-amps, etc? Só conheço de ouvir falar e ler (muito). Nunca trabalhei nem vi pessoalmente. Vou fazer um curso de ProTools para conheçer mais da plataforma.

Também tenho uma dúvida em relação aos pré-amps. Eu os utilizo somente para voz ou para tudo que entrar de sinal?

Este final de semana o engenheiro de acústica David Fernandes irá ao local. Ele será meu consultor de acústica. Ele é bem respeitado por aqui e tem registros na AES e ABPAudio. Vou investir o que tiver que investir em acústica. Quero salas totalmente moldáveis e acusticamente perfeitas.

Obrigado mais uma vez.

Aguardo suas respostas sobre a gravação.

BaNdAiD
Veterano
# jun/08
· votar


Alan Cota-ES

Quanto aos amps, eles são bons!
Mas se vc for montar só uma sala, pra gravação e ensaio, dê preferencia pra cabeçote+4x12! Assim, o guitarrista que tiver seu próprio cabeçote pode ligar na 4x12!


Pessoalmente, eu acho q vc devia esquecer o Pro Tools por enquanto. USE O SONAR!
A diferença entre um e outro é pouca se vc não usar o sistema do pro tools HD.

Se vc comprar 2 delta 1010, vc tem 20 canais pra gravar simultâneamente, e como a maioria das gravações são feitas em linha, instrumento por instrumento, vc raramente vai usar mais de 10 canais ao mesmo tempo!

Quando vc realmente tiver necessidade, invista no Pro Tools, mas comece com o sonar!

Abraços!

Alan Cota-ES
Veterano
# jun/08
· votar


Obrigado novamente Bandaid pelas valiosas dicas!

Jubstelda
Veterano
# jun/08 · Editado por: Jubstelda
· votar


Alan Cota-ES

O sistema ProTools Hd vem com os conversores e as placas PCI pra serem ligadas a um MAC.Os prés, mesa e outras coisas são a parte.É um sistema muito bom, se você já investir em um desses provavelmente não terá que trocar de sistema por muitos anos a frente.

Usando a Project Mix, você pode usar os 8 prés dela e ligar em ADAT um outro pré de 8 canais, totalizando 16 canais.Prés compatíveis com com ADAT é o Digimax, Octane, etc.Como já dito anteriormente recomendo álém desses prés um outro pré Avalon 737 pra voz.

Sobre o que o Bandait falou de usar 2 placas delta 1010 eu não recomendo de forma alguma.

Se você tem a intenção de usar esses periféricos, mesa e microfones citados na sua lista, tem que ter uma interface à altura e pode ter certeza que a delta 1010 não é.A placa é para uso em stúdios de pequeno porte e os conversores são fracos.Não que seja muito ruim, porém não está no nível dos outros equipamentos.É igual você ter um pré Avalon ou Focusrite e usar um Mic Behringer B1;Você não terá equipamentos compatíveis e o resultado final não será tão satisfatório.

Sobre o que o Bandaid Falou a respeito dos amplis eu concordo que usar Stack pra ensaio é muito melhor.Use cabeçote + caixa 4x12 e no baixo tb use stack.

Abçs

Jubstelda
Veterano
# jun/08 · Editado por: Jubstelda
· votar


Alan Cota-ES


Uma outra coisa também é o seguinte...

Você pode começar com a sala de ensaio e vai começando as salas de gravação aos poucos.
Com uma Project Mix, monitores de referência e alguns microfones você pode gravar bem.Deixe os periféricos rack pra depois porque você pode ir usando plugins por enquanto.Depois a medida que o negócio for dando certo e vc achar necessidade você vai ampliando o negócio.

Sobre o sistema, vc tem possibilidade de usar várias DAW diferentes como o Pro Tools LE (ou M-Powered p/ M-audio), Sonar ou Nuendo.
Eu por exemplo não gosto do Pro Tools se não for o HD, prefiro mil vezes o Nuendo por que domino ele totalmente e o Pro Tools nem tanto.O Pro Tools tem algumas pequenas frescuras, mas que pra mim as vezes enche o sako!

Sobre o esquema de Mesa com muitos canais posso te dizer novamente que não é necessário de + de 10 canais ao mesmo tempo.Tudo tem que ser gravado separadamente.Muito raramente existem alguns artistas que gostam de gravar tudo junto pela dinâmica e tals, mas isso é 1 em 10mil pessoas.

Agora, não sei se é impressão minha, mas parece que você está muito perdido.Cuidado, porque pra quem não tem muito conhecimento a lei do menos é mais concerteza é válida.Não adianta nada você ter 10 periféricos, compressores e diversos prés caros se não souber operá-los.Pense o seguinte, quanto mais coisas pra regular mais complexo será.Na hora de gravar você sabe que está faltando algo mais não sabe o que pode preencher aquilo.Trabalhar simplificado as vezes é bom pra começar e evoluir.

Flw e qualquer coisa é só perguntar!

Abçs!

BaNdAiD
Veterano
# jun/08 · Editado por: BaNdAiD
· votar


Se você tem a intenção de usar esses periféricos, mesa e microfones citados na sua lista, tem que ter uma interface à altura e pode ter certeza que a delta 1010 não é.A placa é para uso em stúdios de pequeno porte e os conversores são fracos.Não que seja muito ruim, porém não está no nível dos outros equipamentos.

É verdade...não tinha pensado nisso...
a qualidade não é PROFISSIONAL, não sei qual placa teria o nivel melhor....

Tirando o pro tools, tem alguma outra placa q vc recomenda pra gravar vários canais?

Abraços!

felggv
Veterano
# jun/08 · Editado por: felggv
· votar


Alan Cota-ES

Cara , também sou de vitória , e fico feliz em saber que poderemos ter um estúdio legal , só de tratar os clientes com interesse você ja vai sair na frente , e principalmente se colocar um preço acessível ( sei que isso é a última coisa a pensar ) . Ja frenquentei alguns estudios aqui e os camaradas que tomam conta do estúdio tao se lixando pra você , eles nao te dão tempo de regular os equipamentos do jeito que lhe satisfaça , você tem que entrar correndo naquela porcaria , ligar as coisas sabe deus onde ... e se for uma banda iniciante , cade o auxilio ? apartir do momento que você entra no estúdio o cara ja rola o tempo e te pede pra sair no horário exato , ou seja , tempo pra regulagem e pra ligar os instrumentos e tudo mais é nulo . isso eh irritante para os músicos.

em relação aos amps valvulados e o resto dos equipamentos, uma sugestão é monitoramento por câmeras e avisos pregados nas paredes com as instruções de como usá-los e uma pessoa ( talvez você ) ou um funcionário que dê atenção e ajude na regulagem e tudo mais !

e quanto à gravação , nao posso ajudar , mas iria ser bem legal ter uma coisa sólida em relação a isso , os preços que sao cobrados aqui para a realização de uma gravação breve é bem alto e não tem repercussão alguma. Uma coisa muito interessante porém distante ( eu acho ) , seria ,posteriormente , entrar em contato com alguma rádio daqui ( universitária talvez ) e quem sabe fazer um projeto de divulgação para as bandas que gravarem ... quem sabe um concurso !


Perdão se coloquei o carro na frente dos bois , é que é empolgante saber que poderemos contar com um estúdio de qualidade aqui em vitória ! realmente os que temos hoje pecam em vários aspectos , e o principal é a falta de interesse para com os clientes !

O que tem de gente querendo ensaiar com bandas por aaqui no estúdio não é brinquedo

Muito boa sorte na sua empreitada ! espero mesmo que esse projeito saia , desbanque os outros estúdios e que o seu futuro estúdio seja um incentivo à música aqui no estado , que cá entre nós , é precário...

Forte ABRaÇO !

Jubstelda
Veterano
# jun/08
· votar


BaNdAiD


Uma interface melhor que a Delta 1010 com vários canias seria uma RME Fireface 800, Focusrite Saffire PRO 26 I/O 8-Channel FireWire Interface ou então usar uma E-MU 1616m c/ um Octane ou qualquer pré ADAT c/ vários canais.A Motu tb fabrica modelos interessantes, algumas bem carinhas.

Abçs!

BaNdAiD
Veterano
# jun/08
· votar


felggv

Também penso assim! O funcionário do estúdio devia auxiliar a banda para que ela perca o mínimo de tempo possível com montagem e regulagem de equipamento, assim como um roadie faz!!

Alan Cota-ES

Se precisar desse funcionário, to aki!....heuheueuheueh

Jubstelda

Honestamente eu não conhecia essas placas! Vou dar uma olhada e me atualizar em relação a isso!! heuheuheuhe

Alan Cota-ES
Veterano
# jun/08 · Editado por: Alan Cota-ES
· votar


Pessoal, cheguei agora em casa e irei ler os novos posts do tópico. Depois edito este aqui com as respostas.

------- Editado:

Bom, obrigado mesmo pelas valiosas dicas dadas aqui. Cara, então eu irei reduzir e muito a lista de equipamentos. Já decidi e vou começar com uma Project Mix 003 Factory da Digdesign, com ProTools LE 7.4. Com isso eu consigo gravar bateria à vera e também ir gravando as demais coisas em separado. Não pretendo, nem poderei, gravar uma banda inteira ao mesmo tempo. Se isso for necessidade no futuro eu invisto. Por hora eu acho besteira e arriscado investir tanto.

Vou comprar microfones para poder gravar a bateria (8 microfones) e depois comprarei 1 bom microfone para gravar voz.

Agora, minha dúvida. Sobre gravação de backing vocal. Seria melhor gravar todo mundo junto em um único microfone ou é melhor colocar a voz guia e ir pegando cada voz em separado?

Obrigado.

Alan Cota-ES
Veterano
# jul/08 · Editado por: Alan Cota-ES
· votar


up up

Olá pessoal!

Defini uma nova lista de equipamentos e um novo modelo para começar o negócio. Eu irei levantar 1 única sala, inicialmente, e trabalhar com ensaio e gravação no mesmo local.

Vamos à nova lista de equipamentos que pensei:

Mixer: Yamaha 01v96-V2
Quantidade: 1
Justificativa: resolvi optar por mesa digital para poder guardar a equalização dos ensaios, bandas e projetos de gravação em meio eletrônico e poder recuperar isso muito facilmente. Além do mais esta mesa tem equalizador, compressor e efeitos para os 16 canais digitais, que podem ser expandidos também. Penso em usar os compressores para melhorar qualidade de voz no ensaio e também para as gravações de bateria, principalmente. Vou precisar comprar um compressor ou a idéia de usar o que vem na mesa Yamaha é boa?

PA do estúdio:

2 caixas ativas JBL EON 15G2
2 monitores de chão passivos JBL JRX 112M
1 potência de 1500 ou 2000w
1 subwoofer JBL PA JRX-118S
2 equalizadores Behringer FBQ-3102

Microfones e equip. para ensaio:

Guitarra:
01 Laney LV300 Twin
01 Fender FM 212R

Baixo:
01 Cabeçote para baixo: Hartke HA-5500
01 Caixa p/ baixo: Hartke 410 TP

Voz:
12 Microfones dinâmicos Shure SM-58Lc
20 Pedestais de microfone RMV

Bateria:
01 Bateria Pearl ELX 825 (2 tons)

Esta bateria servirá para o ensaio e também para gravação.

Equipamentos para gravação/captação de áudio:

Vou começar com a Project MIX da Digidesign, com ProTools LE, se não me engano. Isso me permitirá fazer trabalhos de gravação com qualidade sem ter que investir muito. Se eu perceber que a gravação está se tornando o carro chefe do estúdio, então eu irei investir em um sistema ProTools HD completo.

A dúvida agora é em relação a qualidade do compressor da mesa Yamaha. Alguém já usou e recomenda? Ou vale a pena comprar pelo menos um quad-gate com comp/limiter para gravar bateria?

Bamos aos equipamentos para gravação:

01 Digidesign Project MIX 003 I/O Factory
01 ProTools LE 7.4
01 MIDI Control M-Audio 61ES

Captação da bateria (8 pistas):

01 Microfone AKG D112 (bumbo)
01 Microfone Shure Beta 57A (caixa)
03 Microfone Sennheiser MD 421 (tons)
02 Microfone Shure SM-81 (overhead)
01 Microfone Audio-Technica AT3031 (chimbal)

Eu conseguirei bons resultados usando os pré-amps da Projectmix, para captar bateria? Ou seria melhor eu adquirir um pré-amp de 8 canais, como o Octane para fazer esta pré-amplificação?

Captação de voz:

01 Pre-amp Avalon VT-737SP
02 Microfone AT-4050

Organização de cabos:

02 Patchbay HOSA PDR-369 (XLR)
01 Patchbay Behringer PX-2000 (P10)

Captação de guitarra:

01 Microfone Shure SM-57

Captação de baixo:

01 Microfone Equitek E-60

Eu posso usar o microfone AT-4050 para captar guitarra e baixo. Captar direto nos falantes dos respectivos amps. Ou é melhor deixar outro microfone, como o SM57 p/ guitarra e o E-60 para captação do baixo? O que dá para otimizar nos mics?

Monitores de referência e headphones:

01 Par de monitores KRK RP-8
01 Headphone referência Sony MDR-7506
01 Headphone referência AKG K-601

Além dos equipamentos aqui listados também será comprada 01 medusa de 36 vias, com multicabo também de 36 vias. Conectores Neutrik XLR e P10. O cabo terá cerca de 25 metros para ficar bem folgado na sala de captação, principalmente para os mics de bateria.

O que me dizem deste novo modelo e desta nova lista?

Obrigado.

BaNdAiD
Veterano
# jul/08
· votar


Mixer: Yamaha 01v96-V2

Acredito ser uma boa pedida, pois como vc disse, a possibilidade de poder guardar as configurações é uma ótima vantagem e vai agradar muito as bandas...
a banda vai dizer: Aquele dia o som estava tão bom...tem como fazer igual?? e vc diz: tem sim!!

Para ensaio, pode usar o compressor da mesa sim! Na maioria dos estúdios, o ensaio sequer tem compressor...

Guitarra:
01 Laney LV300 Twin
01 Fender FM 212R


Acho um ótimo set de guitarras, como já tinha dito antes!


Baixo:
01 Cabeçote para baixo: Hartke HA-5500
01 Caixa p/ baixo: Hartke 410 TP


Falta o sub! parece bobeira, mas faz muita diferença para o baixista!


Bateria:
01 Bateria Pearl ELX 825 (2 tons)


É muito pedir pra ter uma bateria pra ensaio e outra p gravação? Gravar em peles velhas é tenso....heuheuheue

Voz:
12 Microfones dinâmicos Shure SM-58Lc
20 Pedestais de microfone RMV


12 mics SM85 a 300 reais cada, dá 3.600 reais!!
- São muuitos microfones para um estúdio só! Será q cabe 12 vocalistas dentro da sala?
- Pense em ter por exemplo, 4 Shures e o resto em mics behringer XM8500, que tem um bom custo-benefício. Microfones também estragam, e pro batido do dia-dia, o behringer é mais jogo!

Abraços!

Alan Cota-ES
Veterano
# jul/08
· votar


Bandaid, valeu pelas respostas velho. Obrigado mesmo.
Sobre o sub do baixo, eu realmente esqueçi de incluir na lista.

Em relação a quantidade de microfones eu penso que seria um diferencial. Por exemplo, minha banda tem 4 vocais principais mais 3 backings e até hoje eu não consegui ensaiar em um estúdio (por aqui onde moro) que tivesse a quantidade necessária de microfone para nos atender. Acho que 12 seria um bom número para atender uma banda grande onde todos podem fazer vozes. Porém, pode ser que eu tenha uns 5 microfones bons e outros intermediários. Vou estudar melhor a questão.

Sobre a bateria eu realmente não pensei em ter 2, pois eu teria que investir em tratamento acústico em outra sala, pois não tenho espaço para colocar 2 na mesma sala e nem deixar uma guardada tomando poeira. Talvez eu faça uma sala menor, para captar bateria e voz e coloque uma outra bateria nesta sala. Pode até ser. Tenho que ver a viabilidade ainda.

Obrigado novamente!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Planejamento para novo estúdio - dúvidas