Autor |
Mensagem |
zélo cardoso Veterano |
# mar/08 · Editado por: zélo cardoso
Estou montando um pequeno home-estúdio, mas já estou fazendo algumas gravações em experiência, comprei um curso de produção musical, e tenho pesquisado muito na Net (Cifra Club e outros foruns do assunto); sei que temos que mixar para depois masterizar; tenho usado o Sound Forge para isso, só que tenho encontrado uma dificuldade, de como deixar TODAS AS MÚSICAS NO MESMO VOLUME (próximo a 0db, não é isso? para não distorcer).Se alguém com experiência nessa questão puder me ajudar, agradeço!!! Obrigado, Zélo Cardoso/Alegre-ES
|
João_Luiz Veterano |
# mar/08
· votar
zélo cardoso Procure usar alguma ferramenta que faça compressão, do tipo Wave Hammer.
Ela vai ajudar a ficar próximo ao "0" sem deixar clipar.
Lá você tem alguns presets pra começar a pegar o espírito da coisa.
O ideal é na mixagem você já estar usando-o, como plug-in dentro do Sonar ou outro programa que você usa para gravar.
Essa ferramenta vem com o Sound Forge.
|
BaNdAiD Veterano |
# mar/08
· votar
zélo cardoso
Masterizar é um pouco mais complicado que isso...A questão do volume por exemplo, se vc deixar todas as musicas com o mesmo volume, pode perder a dinamica do album como um todo!
Uma dica q eu te dou é abrir as faixas e comparar o volume natural de cada uma, conseguindo uma média!
Existem também algumas comunidades no orkut em q se acha informações interessantes!
ps:qual é esse curso q vc comprou?
Abraços
|
AlexB Veterano |
# mar/08
· votar
masterizar envolve vários processos e no estágio final normalmente é usado um DSP chamado Limiter. Existem várias versões. O limiter vai fazer com que a sua música não passe de um limite pré estabelecido. na prática muitos compressores podem ser usados para limiter com uma taxa de compressão de 10:1 você vai ter uma "brickwall". Na prática é um pouco mais complicado que isto. Pois vai envolver dois fatores, o ganho ou o aumento de, e a taxa de compressão. Músicas muito comprimidas tendem a soar mais alto mesmo que o limiter tenha aparado os picos no mesmo ponto. O volume que você percebe vai ser uma função da compressão e do aumento de ganho da música. Abraço, Alex
|
jaime willians Veterano |
# mar/08 · Editado por: jaime willians
· votar
zélo cardoso sua nessecidade é de pré-masterizar,masterizar é o final de tudo,quando Cd esta pronto,mas enfim utilize o waves maximizer ou o ultramaximizer,Vintage Warmer, tem também plugins da nomad factory que são exelemtes,faça alguns teste para ver qual se adequa ao sua nessecidade[b][/b]
|
Oruam Veterano |
# mar/08
· votar
Amigo experimente usar o WAVES L2, é muito bom e fácil de usar
|
I.Nosferatu Veterano |
# mar/08
· votar
zélo cardoso
Bom, vou dizer o que já me falaram por aqui quando tive duvida semelhante...
PRE-Masterizar é ajustar o volume, equalizar, comprimir, definir a imagem estereo e organizar as faixas de audio para serem finalizadas (Masterizadas) num CD (ou outa via)...
Se voce não manja nada de como utilizar essas ferramentas, começe com um plugin muito simples e intuitivo de uso chamado iZotope Ozone 3, não fique preso apenas nos presets, ajuste-o para cada track em cada parametro da forma que for mais conveniente, depois voce vai tentando outras opções, mas acredito que esse já vai fazer tudo que voce necessita...
|
rapper Veterano |
# abr/08
· votar
ewu le indico o izotop ozone,ele e um vst qe roda em varios programas eu uso ele no cubase sx3 para masterizar e fica 100% http://www.izotope.com/
|