Quebrando Tabus com Equipamentos de Baixo Custo

    Autor Mensagem
    abn
    Veterano
    # jan/08


    Quem nunca presenciou essa cena:
    Fulano tem uma banda e pede ajuda num fórum sobre qual equipamento mais barato atenderia suas necessidades.

    As respostas quase sempre são:

    "Os da Ciclotron quebram o galho", ou "É melhor vc investir mais um pouco e comprar aquele que é 20x mais caro"

    Então o "Fulano" indaga: "Mas dizem que os da Behringer são muito bons e baratos", e outro diz: "NÃO!!! Behringer não!!!!"

    Pois é... Eu já passei por isso... E o pior que a gente recebe um monte de opiniões que cada vez nos deixam mais e mais indecisos.

    Pois bem... depois de muito "bater-cabeça" eu aprendi que os melhores equipamentos são sempre muito mais caros, e que o bem mais baratos são sempre os piores.
    Mas não adianta também comprar os mais caros sem ter conhecimento técnico suficiente para aproveitar seus recursos.
    Ex: Me Indicaram um PreAmp de Mic de US$2.000, mas eu uso um Mic Leson VHF.

    ou então "Comprei um baita Mic Sennheiser de US$1500 mas 'plugo' ele direto na minha mesa Wattsom de 4 canais"

    Bom, então minha dica é: no caso de não ter certeza se 'tal' equipamento muito mais é além do que vc precisa ou se aquele mais barato é muito ruim, procure sempre optar pelo equipamento 'mediano'. A marca mais atraente hoje-em-dia é a Behringer, Alesis e AKG, por oferecerem produtos de qualidade acima da média por preços bem mais acessíveis. ISSO NÃO É PROPAGANDA, É FATO!

    Como eu sou do tipo de mata a cobra e mostra o pau, vou mostrar a minha opinião na prática... Sou vocalista da banda Violators (cover do Depeche Mode no Brasil) e nos shows utilizo os seguintes equipamentos:

    01 Mesa Behringer Eurorack UB1832FX
    02 PreAmps de Mic Behringer UltraVoice
    01 Mic com fio AKG D880
    01 Mic sem fio AKG UHF (HT40 com cápsula D880)
    01 Multi-efeito Behringer Virtualiser PRO
    01 Multi-efeito Alesis QuadraVerb
    01 Tramissor da Guitarra da marca Nadir VHF
    01 Synth Roland XP-30
    01 Synth Roland XP-50
    01 Guitarra Semi-Acústica Ibanez
    02 MDs de mesa SONY (1 para reprodução das bases e outro pra gravar o áudio do show)

    Com exceção da guitarra, o restante dos equipamentos são considerados de custo super reduzidos.

    Agora vejam a qualidade que esse conjundo de equipos de baixo custo nos ofereceu. Então, agora vc poderá tirar suas próprias conclusões:

    Seguem os links abaixo:

    * No YouTube o acesso é mais rápido mas está em mono e com alta compressão, o que deixa a mixagem final totalmente diferente do real. Mas dá pra ter uma idéia:

    http://www.youtube.com/watch?v=nbIMT-dAySQ
    http://www.youtube.com/watch?v=OnJ8bGtT86A
    http://www.youtube.com/watch?v=hSs8TiyI4vc

    * Se tiver um pouco mais de paciência, pode baixar os mesmos clips e escutar com áudio stereo com ótima qualidade:

    http://www.4shared.com/file/34245575/9d4cf6df/Enjoy_The_Silence_-_Viol ators_2007.html

    http://www.4shared.com/file/34287060/9d0fd470/StrangeLove_-_Violators_ 2007.html

    http://www.4shared.com/file/34253145/a9637bac/I_Just_Cant_Get_Enough_- _Violators_2007.html


    Espero poder ter contribuido... Um grande abraço à todos do Fórum Cifra Club!

    Anderson BN
    andersonbn@ig.com.br

    Bog
    Veterano
    # jan/08 · Editado por: Bog
    · votar


    abn

    Cara, só um comentário quanto à Behringer... Ao que parece, ela produz equipamentos de qualidades diversas. Não são todos os que são "amaldiçoados" por problemas. Se por um lado, muita gente fala até bem dos equipamentos de áudio em geral deles, por outro lado a quantidade de reclamações a respeito do X-Vamp, por exemplo, é grande demais para ser ignorada.

    Mas ocorre que o X-VAmp NÃO É o "equipamento mediano", é sim um dos mais baratos. O mesmo vale para muitos equipamentos voltados para guitarristas.

    Esta semana, fui procurar um equalizador e um overdrive que fossem os mais baratos que eu pudesse encontrar. Fui em 4 lojas GRANDES aqui em Tokyo. Sabe qual era a marca mais barata? Behringer. Não era a mediana. Era *A* mais barata. 18 dólares (2000 ienes) cada pedalzinho!!! Quando fui pegar os pedaizinhos, o vendedor - vendedor japonês às vezes parece sofrer de honestidade crônica - disse "ih, mas esse aí eu não recomendo!" Eu perguntei por quê. Ele disse que dá muito problema.

    Comprei mesmo assim, porque é só temporário. Mas estou ciente de que é um risco que eu corro. O "dá muito problema", na verdade, não quer dizer que 100% das unidades vão apresentar defeitos. Se uma proporção aparentemente pequena - uns 10%, por exemplo - das unidades derem problema, já é coisa demais. E claro que dizer "eu comprei coisas da Behringer e nunca deu problema" não é prova de nada - afinal, você provavelmente está naqueles 90% das pessoas que NÃO tiveram problemas.

    Quanto à qualidade do som, não tenho muito o que dizer. Os pedais são simples, meio ruidosos, mas não chegam a ser "péssimos" (não chegam a ser "bons" também).

    Opa, mas se a qualidade sonora é aceitável, então qual o problema da Behringer? Simples, o problema não é no projeto - no caso dos pedais, por sinal, muitas vezes é cópia de circuitos de outras marcas. O problema está nos componentes usados. Componentes de baixo custo apresentam pouca consistência - a maior parte funciona sem problemas, mas uma pequena porção deles apresenta defeitos após pouco tempo de uso. E nem é questão de usar com cuidado. Esses componentes falham "do nada" mesmo.

    A moral da história é: quando esses equipamentos funcionam, o resultado não é ruim. Mas as chances de eles não funcionarem é maior do que com outras marcas. Obviamente, não quer dizer que "se é Behringer vai quebrar", e nem tampouco que outras marcas não têm também problemas. Mas quando alguém compra certos produtos da Behringer (não todos), está fazendo uma aposta. E falo como alguém que acabou de comprar 2 pedaizinhos desta marca.

    Para finalizar, já viu os vídeos abaixo? :)

    Parte 1:


    Parte 2:


    abn
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Ok BOG,

    Entendi sua mensagem. A minha intenção era mostrar na prática o resultado final de um show onde foram utilizados somente produtos de baixo custo. Se vc assitiu aos videos, deve concordar que a qualidade está surpreendente.

    Eu sempre pedi opiniões à colegas do ramo musical e sempre costumava ouvir para comprar mesa Yamaha ou Makie, efeitos Lexicon etc... Pois bem, se eu tivesse partido para esse lado, certamente não teria formado a minha banda pois não teria grana para comprar todos os tais equipamentos melhores e mais caros. Considerando isso, a Behringer me salvou e continua me salvando até hoje (possuo os equipos há mais de 3 anos).

    Conheço muita gente que não abre mão das melhores marcas mas nunca mostram um trabalho completo porque nunca tem o dinheiro para comprar todos os equipos que necessitam.

    Então, eu com mais ou menos R$3.500,00 montei todo o meu Set de áudio (com exceção dos instrumentos, é claro). E ainda os utilizo tanto no meu HomeStudio quanto nas apresentações ao vivo. Por esse preço se consegue comprar apenas um mixer da Mackie (que nem é a mais cara) equivalente ao meu.

    Meu intuito era apenas mostrar na prática que pode-se fazer um trabalho de alta qualidade com equipamentos de custo mediano (não estou falando só da Behringer). Mas é claro que se vc tem dindin sobrando, não pense 2 vezes e compre equipos das marcas mais renomadas.

    Pra vc ter uma idéia, preciso comprar uma mesa com 24 canais com Inserts e Direct Out em cada canal. Vou partir para a MX 9000 da Behringer que encontrei 0km por R$4.100,00. Não encontrei nada com essas características que custasse menos de R$13.000,00.

    É isso... Pra quem não tem muito dindin disponível (como eu), ainda há uma esperança!

    Um abraço!

    Anderson BN

    Bog
    Veterano
    # jan/08 · Editado por: Bog
    · votar


    abn

    Sim sim... eu entendo, só quis dar uma espichada no assunto, porque tem muita preconcepção espalhada por aí. Gente que acha uqe Behringer = lixo, que se comprar sempre quebra logo, ou que o som final é uma porcaria. Como eu disse, a maior diferença no caso da Behringer é que o som fica bem razoável para o custo, mas o problema desse custo é que os equipamentos podem dar problemas "do nada". Mas acho que isso vale mais para as linhas mais baratas deles.

    Eu também faço minhas gravações em casa, e tirando a minha guitarra, provavelemnte nenhum dos esquipamentos é "top de linha", mas são todos "bons o suficiente". ;)

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # jan/08
    · votar


    abn
    Achei o resultado muito bom realmente. E não acho os Behringers ruins em termos de resultados. O que pega realmente é a durabilidade, como o Bog comentou. Eu tenho um compressor/pré-amp behringer que funciona perfeitamente há mais de ano, usando quase todos os dias por umas 4 ou 5 horas. Devo fazer parte dos 90% tb.. rs

    E sem meias palavras: Acho que banda cover, ainda mais no Brasil, tem mais é que montar set de baixo custo mesmo. O que não pode é deixar de investir.

    Só um detalhe:
    01 Tramissor da Guitarra da marca Nadir VHF

    É Nady. Do jeito que vc escreveu da uma impressão de algo ainda mais baixo custo.. ahuahua Nady é uma submarca da Alesis. Meu monitor in-ear é Nady e sinceramente responde muito melhor que o shure psm-200 que eu usava antes.

    Abraços.

    128556
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    abn
    curti o som de voces

    parabens !

    shoyoninja
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    abn
    HEhehe eu tmb já vi cada coisa...

    Tinha um cidadão que trabalhava comigo na época que comecei a arriscar a gravar a minha banda tocando ( meios mais criativos e toscos possíveis ehuehuie) que quando soube que eu estava aprendendo a gravar já veio logo botando banca, que eu não devia nem tentar pq não tinha equipamento adequado, que só ficava bom gravado em microfones AKG daqueles fudidões e bla bla bla bla...

    Bom esse cara tinha uma banda tmb, e com a banda era a mesma coisa, eles tocavam muito, tinham um equipamento top dos tops, sabia tudo de tudo o cara...

    Daí eu mostrei uma gravação da minha banda tocando que foi gravada no tosco style, armamos os instrumentos no quintal, peguei 2 lesson sm58, tirei os domos, fiz um cabo mais ninja que o meu nick e liguei um em cada canal de um MD walkman que eu tinha... Ficou cheio de ruído de fundo, tinha muitos erros da banda, MAS o som estava equilibrado, dava pra ouvir tudo e, mais importante, PARECIA música. Dei uma retocada no soundforge do jeito que eu sabia e pronto.

    Ele disse que "precisávamos nos entrosar mais", mas que no geral estava bom. Já quiz logo saber do equipo.

    Os guitarristas usavam 2 meteoros vulcano e 2 pedais digitech, equipamento mais fuleiro impossível, SÓ que sabiam tocar.

    O baterista usava, e ainda usa uma RMV Turbo que ele foi modificando inteira com o tempo. Essa turbo tem muito mais som que a Mapex que tenho hoje, que é bem cuidada por sinal. E, ele sabe tocar.

    O baixista, usava um amp que não lembro o nome, fulerinho que só ele... Mas o cara sabe tocar...

    Eu usava um Lesson sm58, um amp de PA que deus sabe a marca e duas caixas supimpas tmb. Só não falo que sei cantar pq já é forçar a barra, mas engano heuihuiheui.

    Quando falei ele torceu o nariz, disse que agente devia investir, pq não dava pra fazer um som bom com isso.

    Não era o melhor som do mundo, bem longe disso, mas era redondo, as músicas que agente tocava saiam bem tocadas sim.

    Aí ouvi uma gravação do cidadão...

    Produziu tudo, gravou em estúdio, contratou até músicos profissionais para fazer as linhas instrumentais, a voz comida de autotune... Ele fez uma das guitarras também, usava uma fender. E ainda assim ficou um lixo, simplesmente pq ele não tinha a menor noção de como cantar, e tocava a guitarra pior do que eu. Mesmo com autotune era sofrível...

    A gravação estava limpa, cristalina... Mas eu prefiro a minha banda tocando e gravada nos sm58 com todos os erros cometidos a ouvir 2 segundos daquele negócio.

    Não é equipamento que vai fazer qualquer um soar bem ou não, é dedicação.

    Véio eu usava um lesson pra cantar. Perto dele o meu B2 da behringer que uso pra gravar é um monstro. Talvez um dia eu ache que o mic está me limitando ou no canto ou nas gravações que faço, mas por enquanto, nem minha voz, nem meus ouvidos estão nem perto disso.

    AlexB
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    O problema não é exclusivamente o equipamento, é uma soma de fatores onde o mais caro é a habilidade de quem está usando o equipamento. Normalmente o pessoal com pouca experiência acaba comprando material mais barato o que soma pouca habilidade com equipamentos potencialmente problemáticos. Dá para fazer excelentes gravações com equipamentos fora do topo de linha, mas exige habilidade para escolher bem os equipamentos baratos. Saber onde gastar e onde economizar. Saber exatamente o que comprar para evitar gastar com bobagem.
    O maior tabu é a falta de conhecimento, nehuma música vai levar na gravação a marca do fabricante do equipamento o que importa é o resultado final. Estamos na era do digital, com um gasto "mínimo" podemos ter recursos dos antigos estúdios de milhares de dólares, 24p já era, fairchilds, fita de 3", multiband dynamics etc. Um computador, um daw, um conjunto de plugins custam uma fração de uma unidade de audio.
    O problema é que a habilidade de entender e usar todo este arsenal, não é fácil. Tem muito detalhe, muito lugar para se perder. Hoje em dia as pessoas tem milhares de plugins como se fossem mágicas para fazer o som ficar bom, cada plugin é como uma unidade de audio antiga, aquela que ocupava uma posição no rack, no patch bay e que custava alguns mil dólares. O bicho chegava e você ficava um mês brincando com todo tipo de som que tinha gravado para ver o que ela faz.
    Digital depois que entra no micro é miséria, assim é necessário prestar atenção na captação (mics, di etc...), pré amp para ter uma boa relação sinal ruido, e um bom conversor AD. O resto é experiência.
    Abraço,
    Alex

    abn
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    É isso aí... acho que vcs endenteram bem o que eu queria passar. Realmente os equipamentos utilizados significam muito mas não tudo. De nada adianta um mega piano de calda alemão nas mãos de um leigo. Realmente os aspectos mais importantes estão na habilidade e também na dedicação de cada um. Me dou como exemplo: não posso comprar bons cabos pois são muito caros. Mas também não vou comprar aqueles cabos ching-ling no camelô. Então o que fiz... li bastante sobre como funcionam os cabos/plugs de áudio e aprendi a faze-los. Então compro bons cabos, bons plugs e monto eu mesmo por uma fração do custo dos cabos Santo Angelo. Tudo bem que não dá pra comparar, mas não tenho medo dos meus cabos pois sei que os montei com o maior cuidado do mundo.
    Resumindo: realmente o que vale mais é a vontade de estudar e evoluir cada vez mais, seja com equipos de baixo custo ou com os Top-de-Linha.

    E vcs devem concordar comigo que este site é um presente de Deus. Adoro trocar ideías com os membros deste fórum.

    Um grande abraço à todos!

    Anderson BN

    krydes
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    abn
    gostei, vcs mandam muito bem tão de parabéns ,independente do equipo um abração

    kiki
    Moderador
    # jan/08
    · votar


    abn
    gostei do tópico, é um tema que surge o tempo todo aqui.
    inclusive se estende pros instrumentos tambem.

    tem mais uma coisa que acho que tem que ser levado em conta. aqui no forum transistam varias classes sociais, não tem como a gente saber. tem muito rico, que pod comprar do bom e do melhor, e tem muito pobre tentando começar a se equipar.

    acho até um desrespeito alguem chegar chutando "X não presta, compra no mínimo Y se não tá jogando dinheiro fora". vai saber quanto tempo o cara tá juntando o solario dele pra comprar um pedalzinho?

    apesar de adorar o forum, e aprender muitissimo aqui, eu acho que esse é um efeito colateral dele: a gente fica com um GAs danado. moleque de 15 anos já tem umas pedaleiras que muito tiozão nunca viu. e muitas vezes não precisam disso.

    eu assino em baixo a moral da historia do shoyoninja, em primeiro lugar tem que tocar/cantar.
    eu não compro mais um equipamento que eu não tenho noção do que ele pode me oferecer.

    AlexB
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    abn
    Todos os estúdios mais sérios montam os próprios cabos, pelo menos fora do Brasil. Nos estúdios analógicos cabos podiam ser uma constante fonte de dor de cabeça, é tanto cabo que se um começa a chiar dá um trabalho louco e pode estragar todo um trabalho ou show.
    Assim melhor confiar em um cabo que foi montado com todo cuidado, testado e tratado com carinho.
    Abraço,
    Alex

    AlexB
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    abn
    mega piano de calda alemão com sorvete?
    ps-desculpa esta não deu para deixar passar hehe.
    Abraço,
    Alex

    mazza
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Não é equipamento que vai fazer qualquer um soar bem ou não, é dedicação.
    mandou bem!!!

    shoyoninja
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    AlexB
    huiehiuehuiehuiehui

    El_Cabong
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Já que a marca Behringer está sendo muito mencionada neste tópico, eu queria saber o que vocês acham do par de microfones a condensador Behringer C2 para gravações de vocais e captação de ambientes Estéreo ??
    Estou pensando em comprar um par destes C2 para o meu Home-studio.

    shoyoninja
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    eu tenho eles. Acho mto bons. Uso em abertura estereo. Sao bons pra voz tmb mas sao delicados.

    Tenho moh ciumes deles, nego n chega nem perto. Soh eu cuspo nos meus hehehe

    AlexB
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Uma boa dica para quem for comprar behringer é:
    teste o equipamento que for comprar na loja, se puder teste dois ou três, veja o chiado com o ganho no talo. Equipamentos baratos usam componentes baratos com tolerãncia variada, assim teste para ver se você não pegou justo o bichado.
    Ps_ com ganho no talo tudo chia, uns mais, outros muito mais e alguns menos.

    abn
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    El_Cabong

    Eu tenho um C-1 da behringer... Estou muito satisteito com ele. Mas como nem tudo é perfeito, ao ir verificar o modelo para escrever aqui (sabia que era behringer mas esqueci o modelo), procurei, procurei e não havia nada escrito. Mas eu tinha certeza que tinha escrito no corpo do mic. Para minha surpresa, quando olhei na embalagem vi e lembrei que realmente era escrito mas apagou sozinho... Que coisa doida... E olha que eu nem tiro ele da aranha. rs rs rs

    Mas o mic tem um som excelente. Segue abaixo dois audios que gravei com ele aqui em casa:

    http://www.4shared.com/file/34587920/ebb71a43/ABN_Nothing_is_Impossibl e__acustico_.html

    http://www.4shared.com/file/34588536/4ab66705/ABN_The_Sinner_In_Me.htm l

    O primeiro poderia passar por voz e guitarra mas é voz e VSTi...rs rs rs. Na verdade, é tudo virtual com exceção das vozes.

    O esquema foi o seguinte: MIC Behringer C-1 direto no PreAmp Behringer UltraVoice Digital. A saida SPDIF deste PreAmp direto na entrada SPDIF da minha placa de áudio ESI 1010 (que por sinal tem 10 IN e 10 OUTS com hack externo e comprei por apenas R$1350,00 há 2 anos).

    Depois me diz se o MIC dá pro gasto...

    Um abraço à todos!

    Anderson BN

    D_carvalho
    Veterano
    # jan/08 · Editado por: D_carvalho
    · votar


    sinceramente , o son da banda cover tá muito bom , e realmente se vc quer ter equipamentos bons tem que saber usá-los , se comprar um mic bom , tem que ter uma mesa boa um pré amp bom uma sala boa , e tudu isso encarece demais , o projeto .

    abn
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Exatamente. É preciso insistir e insistir para tirar o melhor proveito do equipamento que se possui. Aí vai ser necessário também que o "técnico" tenha bom senso para distinguir o que é um som bom ou ruim. Para maioria dos iniciantes, ao montar um Set de Áudio, bastou sair som e já muito bom. Quase nunca ele se empenha para melhorar mais e mais.

    pedrogrohl
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Tópico muito interessante, concordo com tudo que foi dito.
    E isso é uma coisa que as vezes me desagrada muito em alguns tópicos, qndo um camarada comenta todo empolgado que irá comprar tal equipamente, e de repente vem outro "superior" e em um instante quebra todas as esperanças da pessoa, dizendo que esse equipamento não presta e não vai ter utilidade nenhuma.
    Acredito que nada no mundo é tão ruim a ponto de não ter utilidade NENHUMA.

    Eu ainda sou totalmente iniciante nesse assunto, mas já constatei que o maior investimento está longe de significar o melhor resultado final, e isso eu constatei aqui na minha cidade, que possui dois estúdios mais conhecido, um com a estrutura bem simples, uma bateria velha, etc, nada mais do que o suficiente.Enquanto o segundo estúdio tem uma mega estrutura, equipamentos todos novos, caros, e técnicos marrentos. Eu sempre fiquei curioso para conferir a qualidade desse segundo estúdio, até que esses dias eles lançaram um jingle para fazer propaganda do próprio estúdio, aqui em uma rádio local.A decepção foi tamanha, que prefiro gravar minha banda no primeiro estúdio citado (que já ouvi trabalhos e por sinal são de extrema competência) por menos da metade do preço, do que gastar um mísero real no segundo estúdio.


    A dica que posso dar é que seja feita uma pesquisa bem abrangente antes de comprar qualquer componente do seu set. Nunca comprar o mais barato simplesmente porque é o mais barato. Pois em muitos casos com a economia de mais apenas um mês, vc consegue comprar um equipamento que lhe trará um benefício muito maior. Vejo isso acontecendo muito com os kits de microfone pra bateria, qndo muitas pessoas vão lé e compram o kit da marca "X" por R$1000,00 pq foi o mais barato que encontrou, sendo q com esse preço, poderia comprar microfones separados, de marcas variadas, e muitas vezes microfones que terão outras utilidades além de captar a bateria, esse é o caso dos shure sm57 (é claro que um set com esses mic já tem um custo bem mais elevado) e os seus similares. Estes similares muitas vezes atendem perfeitamente as necessidades do músico, e o seu ponto forte está na versatilidade: são ótimos pra captação da caixa da bateria, tons, surdo, amplificador de guitarra, e até vocal.

    Minha dica é a pesquisa, entrar em fóruns como esse, perguntar aos mais experientes, e testar várias dicas e opiniões, e principalmente, nunca deixar um babaca arrogante com mais recursos financeiros acabar com a tua vontade de fazer, gravar e divulgar sua música.

    Já me estendi demais. rs.

    Espero não ter falado bobagem.

    Pedro.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Quebrando Tabus com Equipamentos de Baixo Custo