Waves - Incompatibilidade com plataformas x64

    Autor Mensagem
    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # jan/08 · Editado por: Christhian


    Alguém já 'saboreou' a experiência de ter migrado pra 64 Bit e os plugins da Waves não funcionarem? Em um fórum de HS, li isso:

    Waves Plugins are DirectX over a VST wrapper. They will not work in 64bit.

    Also DXi will not work in 64bit. You will have to use VST only. And even then some plugins won't work due to 64bit limitations. You can run the 32bit version of Sonar on your workstation and have the advantage of using your Waves plugins. It runs very stable that way.


    É isso mesmo? Se sim, alguém recomenda bons plugins vst ou é melhor voltar para versão de 32 bits?

    Abraços

    ZeeG
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    pUtz, x64 eh treta, problema q eh moh tesao usa ele mas kuase nada eh compativel pra audio, ai dpois vc volta pra 32bits e fica mal acustumado pq 64 eh mt mais rapido e le mais memoria RAM.
    Eu tava com winxp64 e nao teve jeito, a interface da line6 q comprei soh funfa no 32, e varios plug-ins tb, entao tive q volta pra 32.

    shoyoninja
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Voltar?
    Você já instalou?


    É verdade sim, eles ainda não adaptaram os plugins deles para o x64, justamente por usar o Dx Wrapper. Vão ter que reescrever muito código hehehe.

    Eu recomendo voltar para o 32 bits por enquanto.

    Usei durante um tempo o sonar 6 em 64 bits e peguei um pack de plugins daquela marca que vem com ele, Sonitus, são bonzinhos também, mas o waves é melhor (usa BEM menos CPU).


    Não tive nenhum ganho de performance, até porque, mesmo os plugins da Sonitus são 32 bits e trabalham usando um tal de "bitbridge" que vem no Sonar 5 pra cima, significa mais uma etapa de processamento de dados.


    Problemas que você vai ter:
    A maya66 só tem driver pro windows xp x64, a microsoft meio que abandonou o x64 e está desenvolvento o Vista 64.

    O Vista 64 e o XP x64 ainda têm problemas de instabilidade. De vez em quando dá aquela travada basica... É bem de vez em quando. Mas o xp 32bits é estável se for configurado direitinho.

    O driver da maya66 que a m-audio fornece para o XP x64 é Beta. E beta é o que há para causar mais instabilidade ainda.


    Vantagens (teoricamente):
    O processamento em ponto flutuante de 64bits deve ser mais rápido... Só que esse processamento já não é mais o ponto crítico do sistema, os plugins são.


    Acesso a memória acima de 4Gb...
    Cara, 4 Gb de memória é MUITO som, vc precisa de MUITOS tracks em 24 bits e 192khz pra gastar isso.
    Pode ser vantagem se você quiser editar vídeos em alta definição e, claro, se você tiver mais de 4Gb de memória.


    Acho que os sistemas x64 ainda tem que amadurecer muito para que sejam eficientes em edição de áudio ou vídeo. E isso vai acontecer só quando os programas começarem a sofrer limitações pelo processamento em 32 bits.

    shoyoninja
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    ZeeG
    o x64 não é MUITO mais rápido não.

    Ele é tão rápido quanto o xp 32 bits, só que você tem que saber configurar o sistema.

    O xp 32 bits tem MUITO update e serviços inuteis que a microsoft instala e que gasta recurso do sistema atoa. O x64 é um sistema meio largado pela microsoft e não tem muitos updates, por isso que ele aparenta ser mais rápido.

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # jan/08
    · votar


    shoyoninja
    ZeeG
    Valeu!

    Instalei um Xp x64. A máquina em si, com todos os mesmos aplicativos anteriores, ficou mais rápida, principalmente quando lidando com imagem e som. E como é original, baixei todas as atualizações. Tinha todas tb no 32 bits.

    A diferença na hora do mixdown é bem grande no x64 para o x86. Com os mesmos plugins num teste que fiz, rola coisa de uns 30% de tempo a menos no mixdown (sonar 7 em ambos) em x64. Mas só isso não me motivaria a mudar. O lance era mesmo o calculo melhorado dos algoritmos, mas sinceramente não sou tão experiente e não gravo tantas coisas assim pra que isso seja tão perceptível pra mim. É algo que ainda não me seduz.

    Não vou desinstalar o XP x64. Simplesmente reinstalei o Sonar em versão 32 bits e tudo funciona como antes. Não fiz comparativos, mas não sinto nada de anormal, não ocorrem dropouts nem nada. E o meu sistema está bem estável. Estou usando a uns 3 dias praticamente sem desligar e tudo está correndo muito bem, sem nenhum travamento. Não sei, mas sempre achei que essas instabilidades que todos falam, desde os primórdios do XP tem algo relacionado a originalidade do produto. Não no sentido "romântico", mas no fato da Microsoft instalar numa atualização qqr alguma atualização que literalmente prejudique o sistema.

    Se alguém souber de algum pacote de efeitos vst no nível dos Waves, seria bem vindo, pelo menos pra testar.

    Abraços.

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # jan/08
    · votar


    Ah, e em relação a incompatibilidade de hardware, não tive nenhuma.

    :)

    shoyoninja
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Ihhh mals, lembrei agora

    O sonitus já É o que vem com o Sonar, eu baixei uma versão que eu "achava" completa e vieram os mesmos plugins -.- , acabei usando eles mesmos...

    Esquece isso.

    Quanto aos ganhos de velocidade, provavelmente é porque na instalação o registro é recriado e fica limpinho. Assim como os registros de indexação e otimização de disco. Enfim... Tinha uns outros plugins que eu usava e não lembro o nome, amanhã passo, tão tudo no estúdio.

    Loko_Bass
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    BAhhhh... eu to vendo um micro novo todo 64 e agora vcs me fizeram pensar 2x...
    Tem mais plugins que dão problema com a plataforma 64 bits?
    Tem bons plugins pra rodar com ela sem problema??
    Abraço.

    I.Nosferatu
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Eu uso o xp 64 e não tive problemas com o Waves, o que acontece é que eles rodam em modo 32 bits, assim como o Nuendo que to usando com ele, são poucos os programas que rodam em plataforma x64 realmente em 64 bits, alguns de 32 nem abrem por causa do engine, tipo gigastudio, mas isso não quer dizer que devemos ficar presos ao xp de 32, afinal de contas, investir numa plataforma de 64 e instalar um sistema de 32 e ficar tranquilo com isso é o Ó, acho que quem tem seus programas e drivers tem que enviar email cobrando suporte dos fornecedores, muitos programas já estão saindo pra plataforma 64 e de certa forma o que vejo de mais empecilho é muito mais a escassez de drivers do que programas em si, os caras tão muito tranquilo desenvolvendo apenas pra 32 bits e já faz um bom tempo que o 64 ta ai... lastimavel!

    Eu uso um driver beta na minha placa de som no x64 e não tive problema algum, ao que parece o lance do beta do driver deve estar ligado ao Gsif ou até ao asio da placa do que propriamente ao hardware, porque o funcionamento esta redondinho até agora.

    Abri todos meus projetos antigos e tudo funcionou normalmente, mas apesar do sistema e a plataforma serem 64 bits ta tudo rodando em 32 bits e eu bem sei disso, mas não volto pro XP x86 por nada!!! Só não migro para o Vista x64 porque ainda não tem drivers pra muita coisa no meu pc.

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # jan/08 · Editado por: Christhian
    · votar


    I.Nosferatu
    Acabei reinstalando o XP x86 por dois pequenos motivos, mas fundamentais pra mim.

    Não armazeno meus e-mails no PC, uso o webmail pra tudo. E com o Xp x64 o webmail do terra não funciona, nem usando Firefox, nem IE7. O segundo motivo é que o Xp x64 é tão esquecido pela Microsoft, que eles não corrigiram um bug simples: Não é possível editar os Id Tags das mp3. Eu até poderia suprir isso com algum outro programa, mas ainda ficaria com o problema do Webmail, então resolvi abortar.

    Vou comprar um drive de DVD e comprar uma licença do Vista 64. Mesmo rodando o Sonar no modo de 32 bits, o PC em si estava funcionando mais rápido. E outra coisa que percebi, mas não sei se já é relacionado ou coincidência: Usando um SO 64 bits meu processador ficou sempre 2 ou 3 graus mais frio.

    Abraços.

    I.Nosferatu
    Veterano
    # jan/08 · Editado por: I.Nosferatu
    · votar


    Christhian

    Pra suprir uma ou outra necessidade do XP x86, fiz uma coisa melhor do que reinstalá-lo, intalei o Ubuntu Studio, já que meu hardware ta todo compativel, além de fuçar os programinhas dele de audio e video, ele tem bastante coisa e roda bonitinho, muito estavel, inclusive to usando ele agora, acesso webmail e faço outras coisitas com ele, além de ser muito chapado, tem suporte a 64 bits, além de tudo é Opensource, bahhhh!agora que não volto mesmo pro antigo XP :P

    Verifica esse lance ai do webmail do terra, tenho visto muito problema com ele mesmo no XP x86, mas a maioria tem relação à algum programa ou configuração no xp, tanto que quando se cria uma nova conta de usuario no XP e se tenta acessar o webmail do terra, funciona normalmente.

    shoyoninja
    Veterano
    # jan/08 · Editado por: shoyoninja
    · votar


    I.Nosferatu
    Hummm velhinho nunca usei o Ubuntu, vc ta gostando?

    Os programas de áudio guentam o tranco na boa? Tem plugins?

    Eu precisava de uma plataforma gpl, mas estou preocupado com os drivers pro linux, pelo que sei não existem drivers para interfaces firewire ainda... :(

    I.Nosferatu
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    shoyoninja

    Bom, sou meio suspeito de falar porque já uso o linux faz um tempo pra internet, openoffice e alguma coisa de multimidia, o sistema é bem legal, facil instalação, atualização e opção de adicionar remover programas a seu gosto, o Ubuntu talvez seja a melhor ou uma das melhores distro do Linux, já tinha utilizado outras antes e nessa dificilmente voce precisa digitar comandos para isso ou aquilo, quase tudo é baseado em GUI, eu diria que o XP perde em muito pra esse sistema, ele me satisfaz bastante, não tenho do que me queixar.

    Quanto aos programas de audio que vem na distro do Ubuntu Studio, apesar de ainda não ter usado para um projeto serio, eles rodam legal, o chato é ter que configurar o Jack, que é de longe semelhante à um asio4all da vida, quando voce ta acostumado com a interface dos programas de audio do windows voce estranha um pouco a simplicidade dos programas e dos plugins, mas eu gostei e da pra produzir algo tranquilamente com esses recursos. Se quiser de uma conferida no EstudioLivre que tem bastante informações sobre os programas e de uma conferida no
    site do projeto ALSA onde voce encontra possiveis interfaces compativeis.

    Pois é, as firewire ainda não são suportadas e isso é uma pena! Mas acredito que logo apareça até porque nos ultimos anos o Linux vem ganhando um bom espaço, pena que muita gente já pensa logo em colocar o Rwindows Pirata quando pega uma maquina com ele... rsrsrsrsrs... fazer o que?

    shoyoninja
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    I.Nosferatu
    Hehehe slackware user aqui véio, adoro digitar um comandinho no shell :D

    Pois é eu também curto linux pra caralho, o que me deixou triste é justamente a ALSA ainda não suportar a firewire e nem minha DELTA 1010 rack. Tenho certeza que depois que implementarem vai ficar 50 x melhor que qualquer driver tosqueira desenvolvido as pressas.

    O que eu estou curioso mesmo é justamente sobre os plugins. Existe algum adaptador ninja para usar as DLLs de VST? Qual padrão os aplicativos trabalham?

    Ainda não estou fazendo gravações seriamente no meu estúdio, falta muito para deixar tudo pronto e por enquanto quero aprender mais. Mas quando começar, usar DAW e plugin muquiado não rola né... Esse Linux vai salvar a pátria.

    I.Nosferatu
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    shoyoninja

    Cara, quanto a firewire não tem jeito, mas a delta 1010, ou melhor
    todas as deltas, algumas echo, maya, e muitas usb e outras interfaces conhecidas, já estão suportadas e nesse Ubuntu Studio já são instaladas automaticamente sem necessidade de compilar nada, portanto a unica coisa a fazer é se certificar que ela esteja instalada após a instalação do sistema e configurar o jack pra rodar os aplicativos.

    Quanto aos plugins, eu sei que existe um meio de usar alguns vst/vsti no linux, mas nunca testei, funciona basicamente através de uma emulação do windows pelo WINE para que os dlls encontrem um ambiente familiar, já que são sistemas diferentes.

    O padrão a que voce se refere é o formato dos arquivos? Se for são os mesmos formatos suportados por qualquer DAW no Windows /MAC com mesmas taxas e tudo mais...

    É... se voce pretende abrir um estudio, pelo menos deve ter todo sistema legalizado, ou ter coragem e meter as caras e ver no que dá, qualquer coisa o pessoal do forum te manda correspondencia no xadrez, rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs...

    Mas se voce tem a delta 1010 e tiver de 5 à 10 Gb de espaço ou um hd mais ou menos desse tamanho instale o sistema, habilite a leitura/escrita em ntfs (que provavelmente seja o formato de onde voce armazena seus arquivos) e vai explorando os recursos dele ai...

    shoyoninja
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Hehehe é ou vou por o linux ou vou comprar, não vai ter jeito não.

    Valeu cara, vou testá-lo sim.

    Clau
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Amigos, também estou quase desistindo de usar o Vista 64 com Sonar 64 e Delta 1010.
    A princípio deu um trabalhão pra configurar mas depois ficou bem legal.
    Só na hora de por a mão na massa ele se comporta de maneiras estranhas. hora funciona muito bem e hora dá uns paus loucos.
    Eu consigo rodar o sonar em 32 bits em cima do SO vista 64 ??
    Pq também não consegui instalar o Waves e queria muito.
    Por favor, coloquem suas experiências aqui ..rss
    Valeu

    I.Nosferatu
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Clau

    Voce pode instalar qualquer programa de 32 bits no Vista 64, pode ocorrer de alguns não funcionarem por incompatibilidade, porém o Sonar 32 e Waves vão funcionar em modo 32bits sem problemas...

    fidelismusico
    Veterano
    # dez/13
    · votar


    Que nada velho,migra sim pro 64bts,é bem mais rapido,os plugins da waves funcionam perfeitamente em 64 bits,mas se os plugins, forem piratas ai meu velho,nao vai funcionar nada mesmo.compre original,as vezes o barato sai caro.

    Insufferable Bear
    Membro
    # dez/13
    · votar


    fidelismusico
    Véi, vê a data do tópico: 2008.

    Veterano... Sei...

    makumbator
    Moderador
    # dez/13
    · votar


    fidelismusico

    O pessoal do tópico já migrou para a plataforma de 345678 bits!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Waves - Incompatibilidade com plataformas x64