【FIXO】 Gravação Digital - Princípios básicos, equipamentos, exemplos, etc.

Autor Mensagem
mfwitzel
Veterano
# out/12
· votar


Vou comprar uma interface usb (focusrite 2i1 ou 2i4) para começar gravaçoes caseiras.
A principio apenas cordas e vocais.
Mas como futuramente quero comprar uma bateria eletronica ja quero antecipar uma informação.
Só da para ligar a bateria eletronica se a interface tiver midi in? Se for isso mesmo eu ja vou optar pela 2i4 (por ter entrada e saída midi) para evitar mais gastos futuros.
Aproveitando, nao manjo nada de batera eletronica, quais as formas de ligar a danada num pc ou numa interface? um cabo só? tem como fazer canal por canal (instrumento por instrumento, tipo caixa, tom, prato, bumbo, etc.. um cabo paa cada um?) viajei??
Valeu
Marcelo

OverZakk
Veterano
# out/12
· votar


Galera tudo bom?
Seguinte eu estou fazendo umas gravações aqui em casa, porem a voz e a guitarra ficam como se fossem uma gravação a parte, como se não fizessem parte da gravação juntamente com o baixo bateria e teclado.
Como posso resolver isso?

Bog
Veterano
# out/12
· votar


OverZakk
Como posso resolver isso?

Equalização e ambiência (reverb e espaçamento stereo, principalmente). Alguns usam também compressores multi-banda. Infelizmente, eu não conheço uma "receita de bolo" para como configurar essas coisas.

Se você postar uma mixagem do jeito que está, fica mais fácil de dar palpites.

OverZakk
Veterano
# out/12
· votar


Bog
Na hora do almoço eu posto!

mfwitzel
Veterano
# out/12
· votar


Vou comprar uma interface usb (focusrite 2i1 ou 2i4) para começar gravaçoes caseiras.
A principio apenas cordas e vocais.
Mas como futuramente quero comprar uma bateria eletronica ja quero antecipar uma informação.
Só da para ligar a bateria eletronica se a interface tiver midi in? Se for isso mesmo eu ja vou optar pela 2i4 (por ter entrada e saída midi) para evitar mais gastos futuros.
Aproveitando, nao manjo nada de batera eletronica, quais as formas de ligar a danada num pc ou numa interface? um cabo só? tem como fazer canal por canal (instrumento por instrumento, tipo caixa, tom, prato, bumbo, etc.. um cabo paa cada um?) viajei??


Melhorando a minha pergunta, se eu ligara bateria eletronica por cabo midi na interface/pc eu consigo separar o sinal de cada instrumento no DAW? (para cada instrumento da bateria eletronica ficar numa track separada do DAW)?
Valeu
Marcelo

andrievisk
Veterano
# nov/12
· votar


galera to com um problema com minha interface de audio, tanto nas gravaçoes usando o reaper ou mix craft ou audacity (testei os 3 ) quanto nas simulaçoes vst (amplitube) apõs agum tempo (tipo 1 min) o som fica robotizado.

Ja tentei de tudo e nada resolveu, alguem sabe o que isso pode ser?

A interface 'e uma Steinberg Ci-1
por favor me ajudem!

soldano1
Veterano
# nov/12
· votar


Olá pessoal,
Antes de mais nada, gostaria de parabenizar o fundador deste tópico : "Mr. shoyoninja " manja muito esse kra !!
Sou novo por aqui e estou aprendendo muito para o meu propósito q. é gravar, violão/guita e voz.
Por enquanto só tenho o micro, instrumentos e o que julgo primordial que é essa carga de conhecimento que estou adquirindo aqui...aprendi (e já economizei muita $$) deixando de comprar o que seria desnecessário.
E na verdade to aqui apenas para pedir que UP UP UP nisso aqui... não deixem morrer ... vc´s são demais !!

abs a todos.

salton
Veterano
# jan/13
· votar


Dicas rápidas para usuários do REAPER.
http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/299789/

marcelo..ribas
Veterano
# jan/13
· votar


olá galera, estou precisando de ajuda. nao tenho nenhum pedal/pedaleira, apenas um amp de 15w antigo e vejo no youtube gravaçoes caseiras de otima qualidade. andei dando uma pesquisada pra saber como é feito isso e acabei me interessando por gravaçao no computador experimentando o guitar rig mobile, mas ainda estou meio em duvida pois me falaram pra pegar um software melhor. eis a minha pergunta: qual a melhor escolha de produto para fazer gravaçoes no computador? (comprei recentemente uma ibanez rg prestige e nao estou podendo gastar muito...)
valeeeu pessoal, abraço aí

nanasom
Membro
# mai/13
· votar


Olá! alguem poderia me dizer se é possivel usando um gravador adat expandir os canais da mesa tascam TM D 1000 e qual conecçao usar?grato!

Gabriel_mac
Veterano
# mai/13
· votar


Pessoal, como eu posso gravar o som da minha G2 nu no PC?

Minha maquina é:

4Gb Ram
O processador é um AMD 1.0 de 2 nucleos
Windows 8

FelipildoAvatar
Veterano
# jul/13
· votar


Olá pessol do fórum cifra club!
Boa tarde primeiramente, venho usado pouco o fórum ultimamente por falta de tempo, até para meu lado músico.

Mas vamos lá, recentemente adquiri um Violão Takamine GS 240, do qual venho estudando sua captação através de um Guitar Link Behringer no meu notebook, porém queria utilizar de outro método para captar seu som mais "LIVE", queria adquirir um microfone condensador, por me recomendaram o mesmo, gostaria da sabedoria de vocês para me ajudar a escolher um bom microfone condensador (de preferência USB) que seja bom,e barato.

Aguardo resposta pessoal!
Abraço!

Hobbit_headbanger
Membro Novato
# ago/13
· votar


Olá pessoal.

Não sei se é uma pergunta de leigo e nem mesmo se estou perguntando no fórum certo, mas vou arriscar, e se por acaso eu estiver postando erroneamente aqui, me desculpem e por favor me deem direções.

A questão é: no caso de minha placa de som ser capaz de reproduzir áudio a 24 bit/ 96000 Hz, eu posso (ou devo) deixar a opção do gerenciador sempre setado dessa forma, ou ao reproduzir áudios de fontes q sejam menores, por exemplo, um cd q é gravado em 16 bit/ 44100 Hz, eu devo sempre alterar a configuração do gerenciador manualmente pra ter o áudio reproduzido com a maior fidelidade???

Não sei se estou sendo confuso, mas n sei como perguntar isso de outra forma.

Me lembro de ter lido em algum lugar q o bit eu posso deixar setado no máximo q a placa de som permita, seja 16, 24 ou 32, mas q no caso da taxa de amostragem (Hz) o ideal seria adequar sempre ao mais próximo possível manualmente msm, pq de outra forma, ao reproduzir um cd de áudio de 44100 Hz com a opção de 48000 Hz selecionada, o driver vai fazer um tipo de 'upscaling' (acho q esse termo é só pra vídeo mas talvez vcs me entendam), algo como uma conversão, e como conversão n é o ideal, então é recomendável mudar a opção do driver de áudio para 44100 Hz ao reproduzir um CD.

Até que ponto essas informações são verdadeiras ou equivocadas, alguém pode me esclarecer isso ou indicar onde postar minha duvida?

Eu n conseguir sanar minha duvida pelo google nem pela busca, até msm em sites gringos procurei saber, encontrei em muitas paginas coisas uteis, mas minha duvida exata está difícil de sanar.

Agradeço muito a ajuda de todos!

Slash_1989
Veterano
# ago/13
· votar


Hobbit_headbanger
Essas configurações são para gravar!

Não precisa mudar nada pra ouvir musica!

Hobbit_headbanger
Membro Novato
# ago/13
· votar


Slash_1989

Desculpa mas vc está enganado. ^^ São configurações da aba "Speakers" do controlador de áudio do driver. Configuração de alto-falante, ou seja, reprodução, e n gravação. ;]

Mas obrigado pela boa vontade!

Continuo no aguardo caso alguém ache q possa me ajudar!

Slash_1989
Veterano
# ago/13
· votar


Hobbit_headbanger
Bom, de qualquer forma, se o audio ta em 44.100, reproduzi-lo a 96.000 não vai melhorar a qualidade, muito pelo contrario. Reproduzir um audio num sample rate diferente, fará com que ele seja tocado mais rapido ou mais lento.
O sample rate ta relacionado com a resposta de frequência do audio. Pegar um arquivo a 44.100 eh como passar uma regua de 22khz pra cima. Mesmo convertendo pra 48k ou 96k, vc não tem mais como recuperar as frequencias perdidas. O mesmo vale pra bit depth. As informações descartadas durante a conversão não podem mais ser recuperadas.

Hobbit_headbanger
Membro Novato
# ago/13
· votar


Slash_1989
E pq vc n disse isso antes! huahuahau
Brincando... Muito obrigado irmão! Era EXATAMENTE isso q eu estava querendo q alguém me dissesse, pois, era o a minha forma de interpretar a coisa, mas n tinha base pra saber se eu tinha razão. Parece que sim!

Grande abraço!

amador_ssa
Veterano
# ago/13
· votar


Boa tarde Senhores! Li apenas a 1ª página, os pos do criador deste tópico, e que tópico bom esse. Tenho uma dúvida, Se eu gravar um vídeo numa câmera de celular (1.3mpx), tem como eu melhorar esse som, dar mais acústica a ele? Tipo, tem como eu gravar voz e violão no celular e dar uma melhorada pelo pc? Alguém pode dar um norte aew??? Vlw

Fulilico
Veterano
# dez/13 · Editado por: Fulilico
· votar


Quero criar um Home Studio com a possibilidade de gravação dos ensaios.
O espaço isolado e tratado acusticamente já existe: Tem 12m2
Possuímos uma bateria eletrônica Roland TDK, baixo, guitarra, violão, teclado e voz (02 cantores). Temos 2 caixas ativa de 200w cada uma e um ótimo PC com Sonar e Cubase
Indicaram-me comprar a Zoom R16, pois ela serviria como uma mesa de som, gravador multipista e interface. Então, ligaria todos os instrumentos e microfones diretamente nela. Na própria Zoom R16 já faria a equalização (ou no PC) e a gravação direto para o PC.
Dúvidas:
1) A Zoom R16 realmente faz tudo isso?
2) Não preciso pre-amplificadores, direct box, etc ?
3) Qual tipo de microfone vcs. recomendariam: dinâmico, condensador, outro?

JeGuitar
Veterano
# dez/13
· votar


Fulilico

1. ela faz tudo isso, só não vejo necessidade de gravar tudo de uma só vez, se eu fosse vc compraria uma interface de audio usb com 2 canais e entrada de midi pra ligar a bateria (tbm tenho uma tdk) que vai economizar uma boa grana.

2. ligando tudo junto ao mesmo tempo vc precisaria de direct box pro sinal dividir, indo pra interface de gravação e ao mesmo tempo pro seu amplificador pra vc ouvir em tempo real. Mas se for gravar com a interface usb que te sugeri, ela já serve como direct box.

3. para gravar tudo ao mesmo tempo teria que ser dinamico, pois o condensador é muito sensivel e pegaria o som de todos, o que ficaria uma merda pra mixar, já se for gravar uma coisa de cada vez pode ser dinamico ou condensador, vai de gosto pessoal, para o meu gosto um dinamico já serve muito bem, gosto de vocal mais lo-fi, mas para quem quer aquela voz "quente" e rica em detalhes recomendo um condensador, mas tome cuidado com ruidos no fundo, ele é muito sensivel!

kauemeissner
Veterano
# dez/13 · Editado por: kauemeissner
· votar


Pessoas, tenho uma duvida, provavelmente meio babaca.
Tenho uma banda que é basicamente feita de guitarra/baixo/bateria/voz/voz (5 "instrumentos"), e quero gravar pequenas coisas, como acusticos. Tenho o equip basico do basico (os instrumentos + 3 mics) e quero saber como posso gravar isso (obviamente sem pensar numa qualidade ótima).

Além de uma mesa (Xenyx 1002fx, achei por um bom preço e vi falarem bem dela) + instrumentos/cabos + notebook (no meu caso, macbook), preciso de mais o que?

Respondam sem dar pedrada se possivel :D

JeGuitar
Veterano
# dez/13
· votar


kauemeissner

Cara, o que vc precisa é só uma interface de audio pra gravar tudo isso, só ligar tudo em linha e gravar.

Já a bateria é um pouco mais delicado, se quiser gravar ela de modo simples dá pra usar 2 microfones nela, que são as 2 entradas padrão de qualquer interface barata. Nesse caso não precisa nem comprar mesa, ela seria inutil.

Se quiser gravar a bateria inteira microfonada (4 ou 5 microfones) vc tem duas opções, a primeira (e melhor) seria comprar uma interface de 6 canais onde vc gravaria cada microfone da bateria de forma independente, caso já tenha a mesa e use uma interface de 2 canais mesmo, pode usar a mesa pra pré-mixar a bateria do jeito que vc quer antes de mandar pra interface, mas assim vc vai ter menos opções de mixagem dentro da DAW.

Em relação a DAW use a que vc tiver/conseguir. Eu uso pro tools 10, é super facil, leve e intuitivo!

Se ainda tiver em duvida, só perguntar, não se acanhe não! hahaha

kauemeissner
Veterano
# dez/13 · Editado por: kauemeissner
· votar


JeGuitar

Em interface, aquele iRig ou até o tal Guitar Link da vida já dá pra começar? To meio sem grana e tal.

Pra conectar tudo seria: Instrumentos > Mesa > Interface > Computador?

E pra batera, vou meter um pra microfonar "em cima" e um pro bumbo por enquanto (sou o baterista e nao fico muito de frescura, por enquanto hehe). To precisando do som gravado mais pra mandar pra releases/demo mesmo e, digamos que, os microfones de celular não são validos.

Se ainda tiver em duvida, só perguntar, não se acanhe não! hahaha


Pode deixar, perguntarei sim ahuaheae

Ah, só mais uma coisa, se eu colocar um p10 numa daquelas entradas que tem L/R, o som fica no "centro" se eu conectar em só uma das portas? Ou precisa de adaptador pro som ficar assim?

NINO_D.BOB
Membro Novato
# dez/13
· votar


Em interface, aquele iRig ou até o tal Guitar Link da vida já dá pra começar? To meio sem grana e tal.

Cara, eu não conheço os equipamentos, mas imagino que por ser entradas pra gravação de guitarras tenha alguma diferença nas frequencias de entrada, o que pode prejudicar a qualidade na captação de outros instrumentos tipo a bateria ou até mesmo vocais. Sem contar que acho que a entrada seria mono, somente a saida seria L/R. Vamos deixar alguem que conhece esses equipos falarem melhor sobre eles.

JeGuitar
Veterano
# dez/13
· votar


kauemeissner

Então cara, essa gambiarra não dá certo não hahaha compre uma interface mesmo, no Brasil uma das mais acessiveis é a m-audio fast track que vc encontra por 500 e poucos reais, é um preço ridiculo pela melhora na qualidade que seu som vai ganhar, vai por mim. Quer gravar um demo em casa e não quer nem gastar 500tão pô! parece que assim nem vc acredita no potencial da sua banda hahahah faz uma vaquinha com a galera aí!

E em relação a mesa nem profissionais usam mesa analogica hoje em dia porque dizem que é mais uma coisa no meio do teu sinal entre seu instrumento e a interface, e se for mal ajustado só vai atrapalhar, isso que eles falam de mesas profissionais, imagine vc querendo colocar uma mesa da behringer que é a mais barata do mercado livre? a chance de estragar o sinal é muito maior do que melhorar ele, entende? Se eu fosse vc deixaria a mesa de lado nesse caso.

E se vc ligar um p10 em saída L/R ele vai jogar seu som todo pro lado esquerdo, tem que ligar em saída mono para o som ficar centrado.

Dica: grave tudo em mono e na hora de mixar vc faz o pan, que é jogar para um lado ou para o outro. Isso facilita absurdamente na hora de mixar, gravar em estéreo é mais chatinho e a diferença para nós que fazemos gravação em casa não muda praticamente nada.

Hawklord
Veterano
# jan/14
· votar


Pessoal, é o seguinte, minha banda está se preparando pra gravar o primeiro disco, e a gente tava pensando em fazer a coisa em casa mesmo.
Pra não criar outro tópico resolvi por minha dúvidas aqui.

Eu já tenho uma interface de aúdio da Behringer e um microfone bonzinho até.
Tava pensando em comprar uma mesa de som pequena e mais dois microfones(pra poder gravar as bases com a banda toda tocando etc).

Eu consegui um computador também, ainda não mexi nele ainda e acho que ele tem uma placa de som um pouco melhor que as padrões.
Então, queria saber se alguém tem alguma sugestão em respeito ao equipamento, se vale a pena investir numa placa mais garantida, ou outra interface.

Outro detalhe, o programa que vamos usar provavelmente vai ser o Audacity, que eu já tenho alguma familiaridade.
Eu já dei uma mexida no Reaper e deu uma latência que eu me bati pra resolver e ainda sim não foi satisfatório. Alguma sugestão nessa área seria muito útil.
Acho que por enquanto é só.

makumbator
Veterano
# jan/14
· votar


Hawklord

Vocês podem gravar apenas a bateria em um estúdio profissional (com uma parte do grupo fazendo a guia na técnica para o baterista) e usarem as pistas dela para fazerem o restante em casa, um de cada vez. Basta pedir para o operador consolidar tudo e passar para um pendrive/DVD. Depois você monta uma sessão na DAW de sua escolha já com a bateria registrada.

Se decidirem fazer isso precisam ensaiar bastante com o batera e o pessoal da guia, para não perderem tempo (dinheiro) no estúdio e conseguirem fazer uma gravação legal.

Sobre investir ou não em outra interface vai dos seus objetivos. Você quer depois ter mais recursos ou será apenas para esse projeto mesmo?

Tudo tem prós e contras. É difícil opinar nesse tipo de coisa.

Hawklord
Veterano
# jan/14
· votar


makumbator
Gostei da ideia de gravar a bateria num estúdio mais profissional.
Ter outros recursos seria muito bom também.
Além de tocar com a banda eu faço minha própria música também e uma boa interface ajudaria.
O problema dai é financeiro, com a grana que eu tenho agora ia ter que escolher entre um dos dois.

Tudo tem prós e contras. É difícil opinar nesse tipo de coisa.
Verdade.
Mas até uma opinião meio subjetiva já ajudaria. Saber de algumas experiências de outras pessoas, dai eu podia decidir que eu acho melhor pra mim.
Já que por enquanto a opção mesa pequena>interface(a que eu tenho mesmo)>pc pra mim parece ser a melhor.

makumbator
Veterano
# jan/14
· votar


Hawklord
Gostei da ideia de gravar a bateria num estúdio mais profissional.

Fica bem legal. E se o baterista e a galera da guia estiverem afiados as gravações saem até rápido. Faça uns orçamentos aí na sua região de quanto ficaria esse serviço. Fica com som muito mais profissional.

Além de tocar com a banda eu faço minha própria música também e uma boa interface ajudaria.

Sim. Aí tem aquela coisa, se você for comprar uma interface legal, com entradas XLR e P10, Hi-Z e tudo mais, não vai precisar de mesa de som. Pois ela seria totalmente inútil nesse cenário. bastaria ligar o que for ser gavado (um a um) na própria interface.

Caso queira usar essa interface que você tem aí vai precisar da mesa para ligar os instrumentos e mics, uma vez que a interface só tem entrada RCA.

Hawklord
Veterano
# jan/14
· votar


makumbator
Cara valeu pela ajuda ai, já ta me ajudando a me situar bem e decidir direito como agir pra não acabar fazendo cagada ou gastando dinheiro a toa.

Agora eu só preciso me decidir entre a mesa ou a interface melhor, mas dai é mais uma questão custo/beneficio mesmo né, porque cada tem suas vantagens mesmo.

Só mais uma dúvida: será que uma boa interface consegue compensar uma placa de som meia boca? Ou é besteira pensar isso?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Gravação Digital - Princípios básicos, equipamentos, exemplos, etc.