【FIXO】 Gravação Digital - Princípios básicos, equipamentos, exemplos, etc.

Autor Mensagem
Snakepit
Veterano
# mai/15 · Editado por: Snakepit
· votar


RafaelBernatto
Então vai ser o mais barato mesmo pra ligar a guitarra.

Focusrite Scarlett Solo Compact.

kzumoable
Veterano
# mai/15
· votar


RafaelBernatto
marcelosz


Mas na questão dos conversores, a M-Audio não sairia na frente ? Até mesmo por ter sido comprada pela Avid (marca dona do Pro Tools e de algumas placas).

makumbator
Moderador
# mai/15 · Editado por: makumbator
· votar


Os conversores da fast track e fast track pro são inferiores ao da Focusrite, além dos drivers piores (tenho fast track pro e scarlett 18i8).

E a m-audio não pertence mais a Avid há alguns anos (foi vendida novamente para evitar a falência da Avid). Mas é importante dizer que a linha fast track ainda pertence á Avid, eles venderam o restante (além de outras sub marcas, e demitiram muita gente boa). Não é mais a empresa que foi no passado. Vive em situação semi falimentar há algum tempo.

kzumoable
Veterano
# mai/15
· votar


makumbator

Imaginei que havia acontecido alguma coisa, porque houve uma queda brusca de opinião em relação a M-Audio, principalmente devido a M-Track, que é a mais "recente". Mesmo assim as pessoas ainda falam muito bem das Fast Track. Ainda assim, a própria Avid lançou uma linha Fast Track, como vc citou, a linha é deles. A qualidade é boa das interfaces ?

makumbator
Moderador
# mai/15
· votar


kzumoable

É boa, mas a Focusrite é melhor na mesma faixa de preço. Prés melhores, construção mais robusta, drivers mais estáveis, software de controle superior.

Hoje em dia não quero Avid nem de presente. Hoje só troco a Focusrite por RME ou UA.

kzumoable
Veterano
# mai/15
· votar


makumbator

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Faz sentido. E só mais uma pergunta por curiosidade. Você tem conhecimento de alguma marca brasileira nesse ramo do Home Studio ?

kzumoable
Veterano
# mai/15
· votar


makumbator

A propósito, a linha Apollo da Universal Audio é bem conceituada mesmo. O problema é só o custo.

makumbator
Moderador
# mai/15
· votar


kzumoable

Brasileira não. Até pelo fato que muitas dessas marcas (principalmente as mais baratas) pelo mundo fabricam tudo na China, alugando fábricas locais e depois só colocam a marca.

kzumoable
Veterano
# mai/15
· votar


makumbator

Capitalismo selvagem. No pensamento empreendedor de hoje, se você produz em larga escala, é quase suicídio não baratear a mão de obra.

Eu li sobre a marca Arcano, que fazia simulações de marcas consagradas. Microfones da Shure, os Pre Amps pareciam os da PreSonus. O processo de produção era exatamente esse, mas parece que a marca tinha uma certa qualidade. Aqui no forum mesmo falaram bem dos microfones. Não existe nenhuma marca dessa linha da Arcano ?

nwalker
Veterano
# jun/15 · Editado por: nwalker
· votar


Alguém saberia me dizer se a iRig HD é uma boa interface para utilizar com Garage Band, Guitar Rig e Amplitube no PC? Atualmente ligo a guitarra no PC utilizando o cabo do jogo Rocksmith, é uma interface simples 16bits.

Só pra hobby mesmo, nada sério, só quero um som legal.

makumbator
Moderador
# jun/15
· votar


nwalker

Eu só uso Irig HD para conexão com Ipad Air e iphone, é bom o suficiente nessa tarefa. Sei que é possível ligar no PC (usando Asio4all), mas nunca fiz isso. Não tenho como te falar se a latência seria adequada nessa ambiente (no IOS ela é bastante baixa).

nwalker
Veterano
# jun/15
· votar


Eu só uso Irig HD para conexão com Ipad Air e iphone, é bom o suficiente nessa tarefa. Sei que é possível ligar no PC (usando Asio4all), mas nunca fiz isso. Não tenho como te falar se a latência seria adequada nessa ambiente (no IOS ela é bastante baixa).

Na verdade eu iria utilizar num Mac, e também tenho um Ipad Air então utilizaria nele também. Você tem alguns áudios gravados com essa interface?

marcelosz
Membro Novato
# jun/15
· votar


nwalker
Na verdade eu iria utilizar num Mac, e também tenho um Ipad Air então utilizaria nele também. Você tem alguns áudios gravados com essa interface?

Amigo, pode comprar sem medo. Eu tenho uma iRig Pro, é um pouco melhor que a iRig HD (tem MIDI e phantom power também, só isso a mais...). Funciona em tudo: Mac, iPad, iPhone e PC (Windows). O bom do Mac é que não precisa nenhum desses Asio4Alll etc... Sistema nativo de áudio do Mac (CoreAudio) é plug and play, latência quase nula, e qualidade excepcional.

makumbator
Moderador
# jun/15
· votar


nwalker
Na verdade eu iria utilizar num Mac

Então não tem dúvida. Uso também de vez em quando em um macbook pro sem problemas. No Windows nunca usei (na verdade uso mais tanto no PC quanto no Mac uma Focusrite 18i8, mas aí é outro nível).

Obviamente tem coisa melhor que o Irig, mas não vai ser ruim.

Você tem alguns áudios gravados com essa interface?

Não. Eu uso ele pra tocar no ipad e eventualmente ouvir algo nos computadores, quando não quero ligar a Focusrite. Mas gravação sempre faço com ela (que é obviamente muito superior).

nwalker
Veterano
# jun/15
· votar


Comprei, agora é esperar chegar e ver se presta. =P

Valeu.

marcelosz
Membro Novato
# jul/15
· votar


Acabo de receber um e-mail da IK Multimedia dizendo que liberaram um upgrade de firmware para o iRig Pro e iRig HD, transformando estas interfaces em 96KHz!!! Show! Vou testar...

mario31201
Membro Novato
# jul/15
· votar


Gostava de saber quais os melhores micros para microfonar os pratos da bateria, mas assim dentro de um preço razoável e bem baratinho ahahah, alguem me ajuda?

Der1ck
Membro Novato
# ago/15
· votar


cara to com uma duvida crueu aqui.

sempre gravei tudo normal pelo meu computador de mesa que usa windows 7 e nunca tive nenhum problema, mas agr ele ta zuado e eu tenho q usar o notebook (windows 8) pra isso, só que o problema é q ao invés de gravar o áudio pela entrada do mic ele ta gravando pela saida de som do note e eu já tentei de tudo no pc e nos programas mas não sei arrumar isso

mauriciomira1
Veterano
# ago/15
· votar


Der1ck

sempre gravei tudo normal pelo meu computador de mesa que usa windows 7 e nunca tive nenhum problema, mas agr ele ta zuado e eu tenho q usar o notebook (windows 8) pra isso, só que o problema é q ao invés de gravar o áudio pela entrada do mic ele ta gravando pela saida de som do note e eu já tentei de tudo no pc e nos programas mas não sei arrumar isso

Vc já tentou de tudo mas pra mim o problema só pode estar em:

1: Verifique se está selecionada a saída MIC como gravadora.
2: No software de captação do áudio, veja lá nas configurações qual ele está usando.
3: Na track que vc está utilizando pra gravar veja se tem alguma opção tb de seleção de input.

Faça um teste.. tente gravar com o gravador do windows e veja se ele está usando o MIC. Aí vc já identifica se o problema é o windows ou o software de áudio.

Der1ck
Membro Novato
# ago/15
· votar


1: No painel de controle ta certo o mic pra gravar e as caixas reproduzir
2: No audacity ta aparecendo normal e no gravador do windows ta fazendo a msm coisa

meu note só tem uma entrada de mic, não tem outra pra caixa de som eu até achei q era isso mas era pra aparecer pra configurar se fosse assim, mas nem isso ta aparecendo

jnninho
Membro Novato
# ago/15
· votar


galera, alguem pode me indicar uma interface usb legal na faixa de uns 800 reais no máximo?
e que rode tranquilo no windows 10, sem complicações pra instalar os drivers e tal.. eu tenho a m audio fast track MkIi, e ja deu um trabalhão de conseguir fazer funcionar no windows 8.1.. e agora meu pc ta dando uns bugs por causa de um arquivo do driver dela..
eu uso pra gravar a guitarra com guitar rig, amplitube.. e gravo vocal e violão com um microfone condensador tbm..

Iversonfr
Veterano
# ago/15 · Editado por: Iversonfr
· votar


jnninho
e que rode tranquilo no windows 10, sem complicações pra instalar os drivers e tal.

Acho que por hora vai ser difícil alguém botar a mão no fogo pelo W10. É muito recente ainda, recomendar uma interface assim é dar um tiro no escuro. Na minha opinião o melhor é ficar no W7 se não quer complicações. Quem gosta de andar na ponta da tecnologia sempre corre esses riscos de incompatibilidade.

marcio_zav
Veterano
# set/15
· votar


Estou querendo começar a fazer gravações de guitarra (despretensiosas mas com alguma qualidade), partindo da microfonação do ampli pro pc.
Além de um microfone, o que mais seria necessário?

marcelosz
Membro Novato
# set/15
· votar


marcio_zav
Além de um BOM microfone, uma BOA interface.
Ex.: microfone Shure SM57 + interface Focusrite Scarlet 2i2.

RafaelBernatto
Veterano
# set/15
· votar


marcio_zav

Se você quiser aprender a microfonar.. Lidar com ambiência.. Aprender o ofício...Faça o que marcelosz disse...
Agora.. Se vocē só quer se gravar tocando.. Parta pros simuladores... Bem menos dores de cabeça e timbres a perder de vista...

marcelosz
Membro Novato
# set/15
· votar


RafaelBernatto
Concordo!!!!

Xoole
Veterano
# set/15
· votar


fala galera !! seguinte : vou perguntar aqui pq não achei nada ainda que seja parecido com meu caso ... vamos lá :

eu e meu irmão estamos querendo montar uma banda , eu toco batera e ele teclado , nós dois cantamos ... guitarras , violões , baixo e backs serão usados em Vs ... dúvida : o que precisaremos para rodar esses samples ? notebook mega power , placa de som , sonar ?? e se precisar de placa de som e talz .. consigo gravar com ela sem precisar ir a um estudio ? afinal , será uma porrada de músicas ... ( de todos os estilos )

se alguém pude ajudar !!
forte abraço a todos !!

OBS : já montei alguns samplers com o kontakt mas não manjo nada de gravação home studio ... já saquei + ou - como vai rolar na hora do palco , mas as dúvidas são mesmo para saber o que precisarei e se posso montar em casa com boa qualidade com esses equipos .

Iversonfr
Veterano
# set/15
· votar


Xoole

Cara evite flood, não precisa postar a mesma coisa em outros tópicos.

Se for rodar ao vivo, eu acho mais fácil você montar uma as músicas em mp3 mesmo pra mandar pro PA, aí você faz assim: A track será stereo, aí no canal direito você constrói a música pra mandar pro PA certinho, no canal esquerdo você monta a música mais baixa com o clicker bem mais alto pra ficar no ouvido do batera. Bota uns 2 compassos pra começar a música e ta bala. Não creio que faça muita diferença mandar a track mono dependendo de onde for tocar, até porque o teclado por ficar stereo já que você vai tocar. A única coisa que você vai precisar é um mp3 player pra rodar ao vivo, pode ser qualquer notebook meia boca ou até seu celular se quiser. Só terá que fazer um cabo específico pra mandar um P10 pra mesa e a outra ponta pro fone do batera.

Xoole
Veterano
# set/15
· votar


ok ...ja recebi minha punição por isso ... rsrss

mas é ... essa parte até já saquei , seria um sample fechado " como o pessoal chama né

mas idéia seria usar algo onde tivesse as pistas abertas e pudesse mexer nelas conforme cada ambiente que fosse tocar , tipo , aumentar ou baixar volumes ...

mas queria saber mesmo o que preciso para gravar em casa esses samples ? dependendo do custo vou pra um estudio ou não

marcio_zav
Veterano
# set/15
· votar


RafaelBernatto
marcelosz
Valeu as dicas!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Gravação Digital - Princípios básicos, equipamentos, exemplos, etc.