【FIXO】 Gravação Digital - Princípios básicos, equipamentos, exemplos, etc.

Autor Mensagem
Rafael10
Membro Novato
# out/15 · Editado por: Rafael10
· votar


Iversonfr

Sim Iverson mas estou perguntando porque estou querendo comprar dois, um condensador e um dinamico, estou ate olhando se acho o SM57 em alguma loja aqui. Por isso a pergunta do condensador.

edit

os SM57 nas lojas aqui o mais barato que achei foi 980.

Iversonfr
Veterano
# out/15
· votar


Rafael10

Não conheço tanto mic assim, gosto de falar apenas do que conheço, por isso recomendei o AT e o MXL. Nessa faixa não conheço mais.

os SM57 nas lojas aqui o mais barato que achei foi 980.

SM57 novo vai ser paulada mesmo. Eu tentaria achar um usadinho com alguém de confiança, mas é complicado. Existem alguns vendedores no ML que trabalham com compra e venda de usados que podem ser uma opção.

RafaelBernatto
Veterano
# out/15
· votar


Rafael10

http://gangmusic.com.br/p/audio-e-tecnologia/microfones/microfone-dina mico-shure-sm57-p-instrumento/1373/

Rafael10
Membro Novato
# out/15
· votar


RafaelBernatto

esse site é confiável?

williberg
Membro Novato
# out/15 · Editado por: williberg
· votar


boa tarde galera!!!
bem pessoal, sou iniciante em gravação digital, literalmente iniciante...sou tecladista e recentemente, decidi entrar na área de produção musical...recentemente (3 meses atras) adquirir uma interface de áudio (Audio box usb presonus, Mic condensador MXL 770 e um par Monitores de áudio Beringher MS40) , uso um notebook CCE Core i5 2GB ram 320 HD.
então a minha dúvida é a seguinte:
quando vou gravar...é de boa ...só que quando vou reproduzir o som fica estralando ...ai tipo n sei se pode ser, o fato de ter pouca memoria no not, ou talvez o driver da placa no qual instalei o mais recente (acredito que seja), acho q n é defeito nos monitores,, pois quando utilizo sem estar ligando o nuendo 4..(como placa principal do not para reprodução de áudio e vídeo o som sai normal com uma qualidade excelente).
uma outra duvida relacionada ao Mic condensador , no quando ligo ele a placa ...ativo o phanton o sinal gráfico dele é muito baixo, e volume tbm, quando normalizo o áudio ai sim o som chega...será q estou conectando de forma errada?

desculpem o texto muito grande..mais n tenho conhecimento sobre a área, espero retorno dos amigos, obg!!!

segue link da placa:PLACA AUDIO BOX
segue link driver usei a V1.2.1 pois a V1.2.2, V2.8.40 n consegui instalar:
[url=null]null[/url]DRIVER V1.2.1
MXL 770: MXL 770

williberg
Membro Novato
# out/15
· votar


boa tarde galera!!!
bem pessoal, sou iniciante em gravação digital, literalmente iniciante...sou tecladista e recentemente, decidi entrar na área de produção musical...recentemente (3 meses atras) adquirir uma interface de áudio (Audio box usb presonus, Mic condensador MXL 770 e um par Monitores de áudio Beringher MS40) , uso um notebook CCE Core i5 2GB ram 320 HD.
então a minha dúvida é a seguinte:
quando vou gravar...é de boa ...só que quando vou reproduzir o som fica estalando ...ai tipo n sei se pode ser, o fato de ter pouca memoria no not, ou talvez o driver da placa no qual instalei o mais recente (acredito que seja), acho q n é defeito nos monitores,, pois quando utilizo sem estar ligando o nuendo 4..(como placa principal do not para reprodução de áudio e vídeo o som sai normal com uma qualidade excelente).
uma outra duvida relacionada ao Mic condensador , no quando ligo ele a placa ...ativo o phanton o sinal gráfico dele é muito baixo, e volume tbm, quando normalizo o áudio ai sim o som chega...será q estou conectando de forma errada?

desculpem o texto muito grande..mais n tenho conhecimento sobre a área, espero retorno dos amigos, obg!!!

segue link da placa:PLACA AUDIO BOX
segue link driver usei a V1.2.1 pois a V1.2.2, V2.8.40 n consegui instalar:
[url=null]null[/url]DRIVER V1.2.1
MXL 770: MXL 770

RafaelBernatto
Veterano
# out/15 · Editado por: RafaelBernatto
· votar


williberg

Provavelmente o que está causando os estalos é a configuração dos samples... (Mude no software da placa de audio ou na própria DAW)
Diminua pra gravar (Para ter uma resposta rápida e poder se ouvir sem atrasos) e aumente quando for produzir (para aumentar a capacidade de processamento de plugins e etc)...

Sobre o condensador... Difícil... Cadê o ganho? Geralmente condensers são bem sensíveis a ponto de às vezes a pessoa precisar baixar o ganho (Pra um valor negativo)...
Se você não estiver querendo gravar batimentos cardíacos esses 60dbs de ganho da sua Audiobox são suficientes... Se ao gravar voz, por exemplo, mesmo aumentando ao máximo o gain do canal e ligando o phantom o sinal ainda estiver baixo... Algo está com defeito.

Abç

RafaelBernatto
Veterano
# out/15
· votar


Rafael10

É sim cara! Só converse com eles por e-mail antes para saber os prazos.

williberg
Membro Novato
# out/15 · Editado por: williberg
· votar


RafaelBernatto
Veterano



como seria essa mudança de sampler ?
e em relação ao mic, enquanto n estou gravando o som dele sai de boa, porém quando coloco pra gravar o audio n tem ganho...na interface (audio box usb) gravo os instrumentos de boa.. ai n sei como resolver..

RafaelBernatto
Veterano
# out/15
· votar


williberg

como seria essa mudança de sampler
Leia o manual da sua interface. Lá tem o passo a passo para essas configurações.

Sobre o microfone: Você precisa ser mais claro.

enquanto n estou gravando o som dele sai de boa

Sai aonde? Nos fones de ouvido?
Provavelmente isso é "culpa" do knob mixer da sua interface... Que deveria estar em 100% em Playback (todo pra direita)...

Você está usando cabo XLR <-> XLR ? A Audiobox só manda o phantom power por esse conector...

williberg
Membro Novato
# out/15
· votar


RafaelBernatto

sim, estou usando um cabo xlr, ´assim quando conecto da placa o som sai normal, porém quando gravo o áudio o gráfico fica bem resumido, como se existisse, apenas a linha e nada mais no gráfico gravado no programa, ai o som fica lá embaixo, quase n se esculta nada, aí quando normalizo o som chega.

RafaelBernatto
Veterano
# out/15
· votar


williberg

assim quando conecto da placa o som sai normal
Sai normal aonde? Nos fones de ouvido? Se a resposta for sim... Provavelmente o seu problema está no knob da interface chamado "MIXER"... Gire-o no sentido horário completamente em direção a "Playback".

Detalhe o seu processo de gravação por favor.

Rafael10
Membro Novato
# out/15 · Editado por: Rafael10
· votar


Aí galera depois das dicas de vocês decidi mais ou menos o que comprar pra gravar voz e violão.

MICs

Dinâmico - SM57 (vou comprar na loja aqui mesmo para não correr o risco mesmo sendo o dobro do valor)
Condensador - aqui ainda tenho dúvida segue alguns para que me ajudem:
- AKG C3000 http://www.musitechinstrumentos.com.br/Produto_1102,144/Audio/Microfon es/Condenser/Microfone-AKG-C-3000-Condenser-Cardioide.html
- AT2020

HEADPHONE

Akg K-240 Mk Ii - http://www.americanas.com.br/produto/8581267/fone-de-ouvido-akg-k-240- mk-ii?DCSext.recom=Neemu_Produto_viu-comprou-1&nm_origem=rec_produto_v iu-comprou-1&nm_ranking_rec=1

INTERFACE

Focusrite Scarlett 6i6 - http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-705016198-focusrite-scarlett-6 i6-interface-de-audio-e-midi-loja--_JM


A dúvida que segue é em relação ao condensador, pois quero pegar tudo novo.

Outra dúvida é em relação aos sites citados e ao vendedor do ML que achei, será que nestes sites citados todos estes produtos são originais?

RafaelBernatto
Veterano
# out/15 · Editado por: RafaelBernatto
· votar


[duplo]

williberg
Membro Novato
# out/15
· votar


RafaelBernatto

então uso, nuendo 4, :
1.um novo projeto ,
2 add uma track,
3. conecto a interface
4 mic mxl 770 cabo xlr conecto na placa
5 dou volume da placado canal do mic, sempre deixo os volume dos monitores no meio
6 o sinal que sai de volume do MIC no nuendo é abaixo da metade, porém consigo ouvir o retorno dele nos monitores.
7 quando gravo , o grafico que aparece na track, mostra apenas uma linha como se n existisse audio nenhum gravado,
8 dai quando clico na ferramenta NORMALIZE o som chega.


alan.bassplayer
Membro Novato
# nov/15
· votar


Galera, quando o assunto é gravação eu sou literalmente uma porta, por isso venho pedir uma ajuda para os mais experientes no assunto aqui no fórum.
O lance é que eu gostaria de começar a gravar minhas linhas e estudos de baixo, e não tenho uma ideia muito concreta de como fazer isso. Bem, o último pedal do meu set possui saída DI, se eu ligar um cabo desta saída para a entrada mic do computador, com um adaptador, eu consigo uma gravação de qualidade?
Algum software gratuito recomendado?
Frisando que não quero uma gravação profissional, mas sim para fins acadêmicos.

Iversonfr
Veterano
# nov/15
· votar


alan.bassplayer

Imagino que você gostaria de algo bacana, aceitável. Para ter um mínimo de qualidade acho que você precisaria de pelo menos um "Guitar Link" da Behringer, é barato. Som com qualidade pela porta do mic não tem como.

alan.bassplayer
Membro Novato
# nov/15
· votar


Iversonfr
Obrigado pela dica. Eu vi no mercado livre um Guitar Link USB, custando entre R$60,00 e R$70,00.
Não vou perguntar se é bom porque imagino que não seja lá essas coisas, mas será que pelo menos atende ao mínimo para se fazer uma gravação caseira?

Xoole
Veterano
# nov/15
· votar


Boa noite pessoas !!
sobre Reaper e Kontakt :

consegui abrir o kontakt td certinho no Reaper, sai som normal no canal do Reaper quando toco o teclado virtual do kontakt , porém quando dou inicio a gravação o Reaper não grava o som do kontakt !!

o que preciso mexer ??

dá uma luz aí galera !! abraço!!

Xoole
Veterano
# nov/15
· votar


ninguém ????? : /

KayoMelo
Membro Novato
# nov/15
· votar


Galera, seguinte:
Tava querendo gravar minha guitarra no reaper SECA e adicionar os efeitos depois (re-amping, eu acho).
Porém, na hora de adicionar o efeito, a track inteira fica com um só preset. Se determinada música possuir mais de um preset ao seu decorrer, como faço para dividir a track em várias para poder adicionar mais de um preset na gravação?
Valeu!

KayoMelo
Membro Novato
# nov/15
· votar


mas será que pelo menos atende ao mínimo para se fazer uma gravação caseira?

Cara, até serve se você quiser salvar as ideias, saca? Se for querer gravar pra postar no YT ou qualquer outra coisa é melhor que compre uma placa mesmo.
Comecei também pelo Guitar Link, porém acabei de comprar uma Fast Track da M-Audio.

LordMessiah999
Membro Novato
# dez/15
· votar


Galera, tem um blog que tá iniciando agora que promete trazer uns posts sobre isso, mas pelo que eu vi, é bem basicão mesmo.

Se liga ai
https://montarhomestudio.wordpress.com/

gaitistaSP
Veterano
# dez/15
· votar


gente, boa noite..

seguinte.. to tentando aprender aqui a gravar com o ableton 9 live.. e trava demais.. meu pc é muito bom.. não sei pq acontece isso.. pq ele é potente.. o que devo fazer pra não travar..?

Ismah
Veterano
# dez/15
· votar


gaitistaSP

Sugiro que comece com algo mais básico, como um Audacity, depois passe para um mais complexo como o Ableton.

gaitistaSP
Veterano
# jan/16 · Editado por: gaitistaSP
· votar


Ismah

o que acha dessas caixas..?:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-705544947-monitor-ativo-krk-rok it-rp5-g3-110v-o-par-brinde-_JM

o que vc tem a me dizer sobre a diferença de preço no link acima e no link abaixo..? pq o do mercado livre está mais caro?:

http://www.famasom.com.br/krk-rokit-5-g3-rp5-monitor-de-audio-referenc ia-para-estudio-preto-110v-unidade-pr-4858-304884.htm

marcelosz
Membro Novato
# jan/16
· votar


gaitistaSP
Basicamente pq no ML o preço é referente ao par (2). No outro é cada um

gaitistaSP
Veterano
# jan/16
· votar


marcelosz

Ok..

gaitistaSP
Veterano
# jan/16
· votar


boa noite, pessoal..

minha dúvida é a seguinte: como gravar dois canais, tipo, violão e voz, ao mesmo tempo com o ableton 9 live numa focusrite scarlett 2i4.. isso é possível?

Ismah
Veterano
# jan/16
· votar


gaitistaSP

No Reaper tens de indicar, e armar as duas tracks. Fora isso consulte o "Manuel" que veio junto.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Gravação Digital - Princípios básicos, equipamentos, exemplos, etc.