Configuração de PC para Home-Studio

Autor Mensagem
lula_molusco
Veterano
# ago/07


o que acham dessa?
Processador: Intel Pentium E4300 (1.80Ghz)
Memória: 2GB DDR2 533
Tamanho do HD: 320GB Sata2 marca MAXTOR
Placa mãe: GA-VM900M marca Gigabyte

1349 em 12x
http://www.submarino.com.br/software_productdetails.asp?Query=&ProdTyp eId=10&CatId=51433&PrevCatId=11101&ProdId=1965930&ST=BL51433&OperId=0& CellType=2

lula_molusco
Veterano
# ago/07
· votar


isso clro sem placa de som

luiz_sjrp
Veterano
# ago/07
· votar


lula_molusco

Placa mãe: GA-VM900M marca Gigabyte
Eu particularmente não gosto dessa marca.

Processador: Intel Pentium E4300 (1.80Ghz)
Não tem um maior? Eu não sei.

Dá uma pesquisada em lojas menores onde você possa fazer sua própria configuração.
Abraço.

Probe
Veterano
# ago/07
· votar


pode-se ter um pc bem melhor, com a mesma grana... eh soh comprar as peças soltas e montar sozinho...

LetoLA
Veterano
# abr/08
· votar


Eu tenho uma dúvida.

Tenho um P4 2.8GHz, 256 MB Ram, 40 GB HD, só que ta muito lento para fazer minhas gravações. Por isso, tava pensando em montar um com a seguinte configuração:

P5 2.4 ghZ Intel Quad Core
2 ou 4 GB Ram 800 MHz
500 GB HD Sata 2 7200 Rpm

Fica em torno de 3.000 a 3500 pra montar. Será que eu preciso de tudo isso?

Me ajudem ae.

shoyoninja
Veterano
# abr/08
· votar


LetoLA
O "gargalo" da sua configuração atual não está no processador, está na memória e PRINCIPALMENTE no HD.

Se é só para gravar, fazer apenas a "coleta", e não usar VSTs ou outros efeitos para mixagem, um upgrade nessa memória ram e no HD já seria de bom tamamanho.

Existem HDs IDE de 7200 rpm. Com R$200,00 vc compra um bom da Seagate.

Mas especifique bem no que você vai usar, fica mais fácil recomendar algo.

gege_correa
Veterano
# abr/08
· votar


LetoLA

Se for "coisa pouca" um Dual Core dá conta... ou um AMD X2... os 2 ou 4 GB de RAM seria bem legal! No mínimo 2 GB... Windows XP... Ao invés de 1 hd de 500 GB vc poderia usar 2 de 250 GB... um para o Windows e programas, e outro só para os arquivos de áudio... É isso ai, FLW! :-)

I.Nosferatu
Veterano
# abr/08
· votar


LetoLA

Sua maquina não é nem muito boa, nem muito ruim como voce pensa, ta num nivel intermediario, seu problema como o shoyoninja comentou é pouca memoria e hd, tira essa de 256 e compra um par de 1Gb de preferencia Corsair, compre um HD SATA ou IDE no minimo de 160Gb/7200rpm ou melhor pra gravar nele e um outro pra instalar só VSTi e coisas do genero se voce pretende usá-las...

Mantenha o windows limpo somente com o que voce precisa e com uma configuração de programas e plugins que voce realmente vá usar, nada de instalar coisas que voce provavelmente quase nunca vai abrir, faça isso e vai ver que o rendimento da sua maquina vai subir legal... gastando bem menos que comprar um novo pc e ainda por cima economizando pra comprar alguma outra coisa para o seu home... Abraço!

LetoLA
Veterano
# abr/08
· votar


shoyoninja

A aplicação é para gravar de tudo, ou seja, fazer um playback inteiro para um cd, desde o teclado, batera (ezdrummer), violão e baixo em audio.

I.Nosferatu

O problema é q eu acho q minha placa mae nao aguenta memoria de 1 GB, talvez aguente mais uma de 512 junto com a minha de 256, totalizando 768, só q este tipo de memória(DDR 33MHz) tá dificil de achar. Quanto ao HD, ja pensei mesmo em comprar outro maior, mas to meio sem grana agora. este PC que estou querendo montar é pra daqui algum tempo, pois já estou juntando a grana.
Mas por isso q eu gosto deste fórum, vcs são 10. Sempre nos ajudando no q é possível.

Vou ver o q faço. é pq tb o q eu tenho mais raiva é mexer com
computador lerdo.
Falow! :)

LetoLA
Veterano
# abr/08
· votar


PS: A minha memória é de 333MHz e nao 33MHZ. DDR e não DDR 2.

shoyoninja
Veterano
# abr/08
· votar


LetoLA
olha velho...

se não é para comprar agora, é perda de tempo ficar pensando em configurações... Em 3 meses já mudarão todos os preços...

Como você pensa em trabalhar com VST tmb, então o legal seria uma máquina com processamento bom tmb... Seguinte:

Processador: Sempre primeira linha: Intel ou AMD. A não ser que você pense em fazer apresentações ao vivo usando VSTi's, não precisará de nada muito parrudo não, pegue o que estiver na média de velocidade e preço no momento da compra.

Placa Mãe e memória: Aqui é preciso investir um pouco mais. Procure sempre placas com chipset Intel ou Nforce. Nada de VIA. Prefira placas com resfriamento por dissipação e sem coolers (ventoinhas), é mais silencioso e CONFIÁVEL. As memórias, procure sempre pares casados de uma marca legal (Kingston, Corsair), use o dual-channel. Prefira velocidade ao invés de capacidade. 2Gb são suficientes. Nada de áudio/vídeo integrado na placa mãe.

Placa de Vídeo: Qualquer G-force servirá, existem muitas que são baratinhas. Prefira uma com 2 saídas de vídeo.

Monitor: Se você tem um CRT, troque por um LCD. CRT cansa a vista e gera interferência eletromagnética nas gravações. Com a placa de vídeo com 2 saídas, é possível trabalhar com 2 LCDs.

HD: Quanto mais rápido, melhor. Existem dois caminhos a se seguir: SATA ou SCSI.Um sistema SATA tem a vantagem de ter a mesma velocidade do SCSI por um custo menor. O SCSI oferece a mesma velocidade com uma confiabilidade muito maior, assim como o custo ( depois que o Sarpa falou deles, resolvi pesquisar, ele tem razão, um sistema SCSI é bem melhor para um estúdio profissional).

Para um gravação em até 8 canais a 24/96, um HD de 7200 RPM é suficiente. Acima disso, recomendo partir para um sistema em RAID ou um HD de 10.000 RPM. Tanto em SATA como em SCSI, as velocidades dos HDs e dos RAIDs serão as mesmas.

RAID, tmb é uma vantagem e uma desvantagem. Por um lado vc ganha em velocidade, por outro, perde em confiabilidade (2 HDs funcionando como 1 = 2 x as chances de falha).

LetoLA
Veterano
# abr/08
· votar


shoyoninja

Valeu pelas dicas, cara. Eu tava querendo saber agora pq eu tenho q fazer um planejamento de quanto eu tenho q ter pra adquirir esta maquina, mas como vc disse, daqui a seis meses já vai estar tudo diferente. Bem, mas eu vou guardando o quanto der, e quando tiver um montante bom, eu compro os periféricos todos.

Ah, estive pensando tb: será que, já q eu vou gastar um tanto razoável pra montar esta maquina, será que não compensava mais eu juntar mais e comprar logo um Mac, que, segundo o que eu li a respeito, é bem melhor para home-studio? Ou o que eu preciso pra montar um Mac é BEM MAIS do que o que eu preciso pra montar o PC? Desculpe a ignorância.

makumbator
Moderador
# abr/08 · Editado por: makumbator
· votar


LetoLA

Mas vc gastará muito mais para comprar um Mac, e com menos recursos e capacidade. Um pc bem montado, com peças de boa qualidade, e mantido corretamente(desfragmentando disco, apagando tudo que é inútil, deixando rodar por trás apenas o essencial, não instalando trocentos programas inúteis a todo momento, fazendo pontos de restauração, backups, fazendo sempre updates de drivers e de itens de segurança,etc...)é tão confiável quanto um Mac, e vc terá uma máquina mais poderosa por muito menos .

Computer Music
Veterano
# abr/08
· votar


Máquina para áudio o mais importante é a compatibilidade:

Se for trabalhar com processador INTEL, o Chipset da Placa Mãe tem que ser Intel, caso contrário você pode ter problemas de clics no Audio. Use de Preferência Core 2 Duo.

Se for trabalhar com processadores AMD o Chipset da Placa Mãe tem que ser Via ou NVIDIA, processador X2 de Preferência.

Placa Mãe de preferência ASUS, que apresentam melhor compatibilidade

Memória Ram de Preferência Kingston

Abraços
Rodrigo Chiacchio
http://suportenext.blogspot.com/

gmarpm
Veterano
# abr/08
· votar


Olá amigos, estou com uma máquina na seguinye configuração: processador intel: quad- core 2.4 - placa mãe asus p5k/ premiun - com 8 GBde ram - 3 placas delta 1010lt - placa de video 12MB- 2 HD 250 7200 RPM SATA - tela wides 19 polegadas. o vcs acham dessa máquina? porém estou precisando do windows xp 64 bits, alguem poderia me passar ele? ficaria muito grato.

jorgemone
Veterano
# mai/08
· votar


Olá amigos, estou com uma máquina na seguinye configuração: processador intel: quad- core 2.4 - placa mãe asus p5k/ premiun - com 8 GBde ram - 3 placas delta 1010lt - placa de video 12MB- 2 HD 250 7200 RPM SATA - tela wides 19 polegadas. o vcs acham dessa máquina? porém estou precisando do windows xp 64 bits, alguem poderia me passar ele? ficaria muito grato....

tava vuando por ai e vi tua pergunta... tenho uma config parecida com a tua e testei o xp 64 ca foi so travaçao to pesquisando sobre isso...to p da vida pois agt q lida com audio precisa d mais memoria e nao tem uma P> de um SO. 64bits que preste.

LetoLA
Veterano
# jul/08
· votar


Pessoal;

Juntei uma grana aí e agora vou comprar. A config. que estou querendo continua sendo a mesma:

Pl. Mãe Asus P5K Premium
Proc. Intel Core 2 Quad - Q6600 2,4GHZ ou Intel Core 2 Duo (essa é a minha principal dúvida)
Memória 2GB Kingstom Dual-Channel 800 ou 1066MHz (outra dúvida)
HD 500 GB Samsung 7200 SATA 2
Video Ge-Force 512 MB GTX8600

Tenho lido a respeito do processador e vi que o Core 2 Duo parece que é melhor pra este tipo de aplicação. Porém, sempre fica aquela dúvida, pq afinal de contas o outro tem 4 núcleos, né?

Agora, se o 2 Duo for mesmo melhor que o 2 Quad, qual a velocidade q vcs me recomendam? 2.4, 2.8 ou 3.0GHz?

POR FAVOR, PESSOAL! ME AJUDEM AEH!!!!

joao.nascimento
Veterano
# jul/08
· votar


LetoLA
O 2 Quad é melhor porque é tecnologia mais nova. Quantos as Ghz, quanto maior melhor, entao se vc puder colocar 2.8 ou 3.0 é melhor.
Aproveita que a memória tá barata e coloca logo 4GB.
O Hd tá ótimo e o vídeo também.

O vídeo é off-board né?

LetoLA
Veterano
# jul/08
· votar


O video é off.

To pensando mesmo em colocar 4 GB, mas vamos ver.

"O 2 Quad é melhor porque é tecnologia mais nova".
Certo, é mais nova, só que me falaram que o 2 Duo é mais rápido no processamento de multiplas tarefas, por trabalhar como se fosse em série, enquanto o Quad trabalha como se fosse paralelo. Ou seja, qd a informação chega, ele a distribui nos 4 núcleos enquanto o Duo espera encher um núcleo para depois mandar para o outro. Isto faz com que o processamento da informação demore mais.

Agora tem outra coisa, essa "demora" deve ser algo de mili ou até mesmo nanosegundo. Eu sinceramente tô meio perdido.

Vamos enriquecer este topico, pois pelo q tenho conversado com alguns amigos, esta eh uma duvida muito comum.

Diino
Veterano
# jul/08
· votar


qto ta:

core 2 duo
core 2 quad

2.4 2.6 3.0?

to pensando em monta uma maquina tb.
so to por fora de preços

joao.nascimento
Veterano
# jul/08 · Editado por: joao.nascimento
· votar


LetoLA
Estive lendo em alguns fóruns de hardware e não comparam de maneira nenhum Quad com 2 Duo.
Meu trabalho final de faculdade foi um cluster, onde prova que mais processamento = resultado mais rápido.

Porém, não adianta ter 4 núcleos se a aplicação não está otmizada para trabalhar com 4 núcleos e sim com dois.
É preciso levar isso em consideração também.

john_joao
Veterano
# jul/08 · Editado por: john_joao
· votar


makumbator

Mas vc gastará muito mais para comprar um Mac, e com menos recursos e capacidade. Um pc bem montado, com peças de boa qualidade, e mantido corretamente(desfragmentando disco, apagando tudo que é inútil, deixando rodar por trás apenas o essencial, não instalando trocentos programas inúteis a todo momento, fazendo pontos de restauração, backups, fazendo sempre updates de drivers e de itens de segurança,etc...)é tão confiável quanto um Mac, e vc terá uma máquina mais poderosa por muito menos .

jamais ... posso te garantir por experiência em estúdio (e por ter sido usuário na época dos PowerPC) que tinha as duas plataformas Apple/Windows, que o PC perde feio, mas feio mesmo, em termos de desempenho, confiabilidade (incompatibilidade). Mas ganha de longe em quesito dor de cabeça.

"já ví muita gente passar vergonha em estúdio, por que o PC simplesmente trava com determinado plugin (e de repente mudava-se a resolução da tela e o plug in não travava)."

casos do windows

igorout
Veterano
# out/08
· votar


tenho um P4 2.13 Ghz com 2GB de ram, só que ao trabalhar com o reason em rewire no cubase fica meio lento, e ao usar plugins mais pesados como o "amplitube metal" então, tá horrivel, chega a ficar mtos estalos na gravação!!

então resolvi montar um assim...

Intel core 2 quad, 2.66Ghz por núcleo, 6mb cache L2
Placa mãe Intel
Memória ram 4GB DDR2
HD 500GB sata II
Placa de video Geforce 512mb

a placa de audio que tenho é uma delta, vou só transferir do meu atual pc!

quero comprar essa semana ainda, e quero opiniões, com essa configuração consigo trabalhar BEM com o reason e com os simuladores de guitarra mais pesados?

obrigado

BaNdAiD
Veterano
# out/08
· votar


igorout

Talvez mais um hd, pra colocar o OS seria uma boa...

igorout
Veterano
# out/08
· votar


saquei, e no mais? essa configuração aguenta minhas necessidades?

jefrol
Veterano
# dez/08
· votar


Pessoal,

Bastante instrutivas as infs proferidas!

Meu novo PC está em fase de montagem, mas tenho algumas dúvidas. Segue configuração:

Intel Quad Core 6600
8 GB Ram Kingston
2 x 250 GB HD Sata2 7200
Placa de video Geforce 512mb
LCD 22''

Placa mãe Intel ???
Placa de áudio (2 canais de entrada) ???


Sou novo na modalidade home studio e realmente preciso de uma força!

Muito Obrigado!

BaNdAiD
Veterano
# dez/08
· votar


jefrol

desculpa, mas seu pc tem RAM de mais e HD de menos...
O XP só reconhece até 3gb de RAM. Sugiro que vc coloque 4 e uns 2 hds de 500!

abraços!

jefrol
Veterano
# dez/08
· votar


BaNdAiD, muito obrigado pela dica!

Tem alguma sugestão qto a Placa mãe e Placa de áudio (2 canais de entrada)???

Sds.!

rogeriohas
Veterano
# dez/08
· votar


shoyoninja

rogeriohas
Veterano
# dez/08
· votar


Olá pessoal! Sempre tive o sonho de ter um "estudiozinho", mas sempre achei que que era caro e complicado, dando uma olhada por aqui tomei coragem para me aventurar, o problema é que eu não sei nada! Quero contar com a juda de vcs. Pra começar, alguém pode falar desse projeto: PLACA MIDIMAN AUDIPHILE 2496, INTERFACE MIDI MIDIMAN MIDISPORT 2x2, SOFTERWARE CAREWALK SONAE e MESA BEHRINGER MX 1604, Valeu pessoal!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Configuração de PC para Home-Studio