Configuração do meu Home Studio - opinem!

Autor Mensagem
eduardonogueirarj
Veterano
# dez/06 · Editado por: eduardonogueirarj


Pessoal, estou planejando meu Home Studio. Não pretendo gravar mais de 1 instrumento ao mesmo tempo e os únicos instrumentos que pretendo gravar em áudio ao invés de MIDI são: violão, guitarra e contrabaixo. Só irei gravar em 2 canais simultaneamente se for o caso de eu gravar algum instrumento em stereo, só neste caso mesmo. Também não pretendo gravar voz (a não ser uma voz guia), só pretendo gravar mesmo pra valer a parte instrumental.

A idéia é fazer 100% do trabalho intrumental no meu studio e em caso de gravar voz, eu tenho um amigo aqui pertinho que tem um studio completo e lá eu poderia fazer apenas isso, chegando com o instrumental já 100% e só adicionando a voz ... ou talvez um nype de metais (se o que eu fizer usando VSTi deixar a desejar), rs.

Pessoal, até o momento a configuração do meu home studio será a seguinte:

** HARDWARE:
* PLACA DE SOM: M-Audio Audiophile 192;
* HEADPHONE: AKG K 66;
* PRÉ-AMPLIFICADOR: Presonus Blue Tube DP;
* MONITOR: Behringer B2031A;
* CONTROLADORES MIDI: Novation ReMOTE 61 & CME UF8;
* BATERIA ELETRÔNICA: Staff Drum REALISTIC RK-120;

** SOFTWARE:
* SONAR 6;
* SOUND FORGE 8;
* TOONTRACK DFH SUPERIOR;
* SPECTRASONICS - TRILOGY;
* SYNTHOGY - IVORY 1.5;
* NATIVE INSTRUMENTS - ELEKTRIK PIANO;
* NATIVE INSTRUMENTS FM8;
* APPLIED ACOUSTICS - LOUNGE LIZARD EP-3;
* NATIVE INSTRUMENTS B4II;
* SPECTRASONICS ATMOSPHERE;
* SONIK SYNTH;
* CAKEWALK RAPTURE;
* CAKEWALK DIMENSION PRO;
* NATIVE INSTRUMENTS - KONTAKT 2;
* BEST SERVICE - CHRIS HEIN HORNS VOL.1 + AMG - KICK-ASS BRASS;
* NATIVE INSTRUMENTS - GUITAR COMBOS + NATIVE INSTRUMENTS - GUITAR RIG 2
* MUSICLAB - REALGUITAR 2L;
* WAVES IR-1 (convolution reverb);

Nota: A ausência de uma mesa de som se dá por eu não precisar gravar mais de 2 canais simultaneamente. Pelos meus planos isso nunca irá ocorrer. Então, só pra eu não ligar direto na placa de áudio (audiophile 192) os instrumentos acústicos que eu for gravar, eu adicionei um pré-amplificar de 2 canais (Presonus Blue Tube DP).

E então, o que acharam? Será que consigo finalizar um trabalho instrumental com BOA qualidade???

Grato a todos!

alexdiffer
Veterano
# dez/06
· votar


Se num conseguir se mata hueuhehuehehuehue =)

Tem algum sampler ai?

entao será que voce consegue colocar um arranjo de metais nessa musica? pelo menos uma faluta?

http://www.4shared.com/file/6826575/c220246f/intro_music.html?

eduardonogueirarj
Veterano
# dez/06 · Editado por: eduardonogueirarj
· votar


Se num conseguir se mata hueuhehuehehuehue =)

Tem algum sampler ai?

entao será que voce consegue colocar um arranjo de metais nessa musica? pelo menos uma faluta?

http://www.4shared.com/file/6826575/c220246f/intro_music.html?


Hehehehe!

É que sou novato nessa área, ainda não tenho nada dessa lista aí, devo começar em janeiro, se Deus quiser! rs

Continuem opinando.

alexdiffer
Veterano
# dez/06
· votar


eduardonogueirarj
Pensei que jah tava montado =)

Vai precisar de um pc animal viu

no minimo 1Gb de memoria RAM

e uns 120Gb de HD e um processador 3,0Ghz se quiser brincar um poquinho

And the meek shall inherit the earth
Veterano
# dez/06
· votar


eduardonogueirarj
E o(s) microfones pra gravar violão e microfonar o amp de guitarra?

eduardonogueirarj
Veterano
# dez/06 · Editado por: eduardonogueirarj
· votar


Pensei que jah tava montado =)

Vai precisar de um pc animal viu

no minimo 1Gb de memoria RAM

e uns 120Gb de HD e um processador 3,0Ghz se quiser brincar um poquinho


O pc 'animal' eu já tenho. Minha máquina é um AMD X2 4800, 2GB de ram, 160GB em RAID 0 e etc.

------------------------------------------------------------------------------------

E o(s) microfones pra gravar violão e microfonar o amp de guitarra?

O violão tem captação própria, não precisa de microfone (a não ser que o microfone me daria melhor qualidade de som) e sobre a guitarra eu estava pensando em plugar direto no pré-amplificador e usar o guitar rig.

Fica ruim assim?!

Eder Muchiutti
Veterano
# dez/06
· votar


eduardonogueirarj
violão microfonado com um condensador (de voz - diafragma largo) vai te dar um som infinitamente superior ao plugado direto. Os prés e violão têm som duro, independente de qual seja. A mistura da gravação em linha com a microfonação produz resultados interessantes, dependendo do caso.

Guitarra microfonada também é outra história em relação ao uso com Guitar Rig. O programa é ótimo, mas não substitui uma microfonação sequer razoável, na minha opinião.

Ah, e pode dispensar o Direct Box. Esses prés (no seu caso o Presonus) têm DI embutidos.

And the meek shall inherit the earth
Veterano
# dez/06
· votar


eduardonogueirarj
violão microfonado com um condensador (de voz - diafragma largo) vai te dar um som infinitamente superior ao plugado direto. Os prés e violão têm som duro, independente de qual seja. A mistura da gravação em linha com a microfonação produz resultados interessantes, dependendo do caso. (2)


a guitarra eu estava pensando em plugar direto no pré-amplificador e usar o guitar rig.

Fica ruim assim?!

fica.

eduardonogueirarj
Veterano
# dez/06 · Editado por: eduardonogueirarj
· votar


Bom, então senhores, por favor indiquem-me o que devo ainda incluir nessa listinha minha, rs.

Sei não, pelo visto vou precisar incluir na minha lista mais:
* 1 cubo p/ guitarra;
* 1 cubo p/ contrabaixo;
* 1 microfone (indiquem que microfone(s) devo usar pra gravar violão, guitarra e contrabaixo ... citar marcas e modelos, por favor.).

Certo?! Ou faltou alguma coisinha aí?

O que me dizem sobre o microfone AKG C 3000 B para estas aplicações (violão, contrabaixo, guitarra, saxofone* e voz*)?

http://www.hendrixmusic.com.br/produto/detalhe.scale?codigo=25328

* Incluí saxofone e voz só para eu saber se serve bem para estas aplicações, mas não tenho certeza se gravarei mesmo estas coisas no meu studio, a certeza que tenho é a de usar este (ou outro segerido) para violão, contrabaixo e guitarra, no então se puder achar um microfone que seja realmente bom para tudo isso ao mesmo tempo, eu daria preferência.

Grato!

Pablo Gross
Veterano
# dez/06
· votar


Um cubo de baixo provavelmente não vai ser necessário pra gravação. Plugando ele no pré já fica bem legal.
O c3000b é um microfone muito bom, bem versátil. Pra guitarra pode ficar legal, mas os mais usados são dinâmicos como o sm57. Mas acredito que inicialmente não seja necessário comprar mais outro mic além do akg.

eduardonogueirarj
Veterano
# dez/06 · Editado por: eduardonogueirarj
· votar


Um cubo de baixo provavelmente não vai ser necessário pra gravação. Plugando ele no pré já fica bem legal.
O c3000b é um microfone muito bom, bem versátil. Pra guitarra pode ficar legal, mas os mais usados são dinâmicos como o sm57. Mas acredito que inicialmente não seja necessário comprar mais outro mic além do akg.


Bom, então no meu caso que só irei usar o microfone pra gravar violão e guitarra melhor seria ao invés de comprar este AKG c3000b comprar um Shure SM57 né? Visto que este último custa quase 1/3 do preço deste AKG.

Só gostaria de saber se este Shure SM57 é legal também pra gravar um saxofone. O que me dizem?

Note: A voz que vou gravar no meu home studio será apenas uma voz guia.

Grato.

Pablo Gross
Veterano
# dez/06
· votar


Na verdade, o que eu quis dizer é que para GUITARRA os mais usados são dinâmicos tipo o sm57. Para instrumentos acústicos, o mais indicado é a condensador, por ter uma captação mais detalhada e natural. Com o c3000b você pode captar de tudo com qualidade.
Se você quiser maiores opções e versatilidade, considere ter um dinâmico e um a condensador. Assim, você pode usar eles em conjunto, para pegar a ambiência da guitarra, por ex. Pra sax, tem gente que usa dinâmico e tem gente que usa a condensador.
Um sm57 mais um mxl990 custam menos que o akg, em torno de 1000 reais. O mxl990 é um mic muito elogiado, o sm57 nem se fala.
Mas como disse antes, o akg é pau pra toda obra!

eduardonogueirarj
Veterano
# dez/06
· votar


Ok Pablo, vamos ver se entendi.

* SM57 p/ guitarra;
* AKG c3000b p/ violão, saxofone e voz.

Fica show assim?

Pablo Gross
Veterano
# dez/06
· votar


eduardonogueirarj
Isso aí. Se tiver essa grana, ótimo. Se não puder gastar tanto, segue a dica do mxl990. Mas o akg é melhor, já usei e tive resultados excelentes.

eduardonogueirarj
Veterano
# dez/06 · Editado por: eduardonogueirarj
· votar


Ok, então segue abaixo a listagem de hardware e software atualizada:

** HARDWARE:
* PLACA DE SOM: M-Audio Audiophile 192;
* HEADPHONE: AKG K 66;
* PRÉ-AMPLIFICADOR: Presonus Blue Tube DP;
* MONITOR: Behringer B2031A;
* CONTROLADORES MIDI: Novation ReMOTE 61 & CME UF8;
* BATERIA ELETRÔNICA: Staff Drum REALISTIC RK-120;
* MICROFONE CONDENSADOR: AKG C 3000 B;
* MICROFONE DINÂMICO: Shure SM57.

** SOFTWARE:
* SONAR 6;
* SOUND FORGE 8;
* TOONTRACK DFH SUPERIOR;
* SPECTRASONICS - TRILOGY;
* SYNTHOGY - IVORY 1.5;
* NATIVE INSTRUMENTS - ELEKTRIK PIANO;
* NATIVE INSTRUMENTS FM8;
* APPLIED ACOUSTICS - LOUNGE LIZARD EP-3;
* NATIVE INSTRUMENTS B4II;
* SPECTRASONICS ATMOSPHERE;
* SONIK SYNTH;
* CAKEWALK RAPTURE;
* CAKEWALK DIMENSION PRO;
* NATIVE INSTRUMENTS - KONTAKT 2;
* BEST SERVICE - CHRIS HEIN HORNS VOL.1 + AMG - KICK-ASS BRASS;
* NATIVE INSTRUMENTS - GUITAR COMBOS + NATIVE INSTRUMENTS - GUITAR RIG 2
* MUSICLAB - REALGUITAR 2L;
* WAVES IR-1 (convolution reverb);

Colegas, alguma alteração que vocês queiram dizer??

Grato!

Eder Muchiutti
Veterano
# dez/06
· votar


eduardonogueirarj
com esse AKG3000B vc não precisa gravar só a voz guia no seu estúdio, pode ser a final. A qualidade dele é excelente.

eduardonogueirarj
Veterano
# dez/06 · Editado por: eduardonogueirarj
· votar


com esse AKG3000B vc não precisa gravar só a voz guia no seu estúdio, pode ser a final. A qualidade dele é excelente.

Pois é Eder, mas pra isso provavelmente eu terei que construir uma sala de técnica só pra colocar o microfone né? Eu estava pensando em uma única sala, não duas ... e aí?! rsrs ... o que me diz?

Como que ia ficar a pessoa cantando no microfone do meu lado enqto estou no computador operando o Sonar? rs

Eder Muchiutti
Veterano
# dez/06
· votar


eduardonogueirarj
durante os takes vc fica quietinho e blz.. hehehe.
O ruído do pc pode ser amenizado de várias formas, inclusive há umas placas que vendem para se colocar do lado interno da gabinete (algo como E.V.A.), sem atrapalhar o resfriamento dele.
Pense seriamente a respeito de gravar a voz em sua própria casa. Isso é uma mão na roda pro cantor.

SylvioLima
Veterano
Prêmio FCC 2007
# dez/06
· votar


eduardonogueirarj

ae... tu vai gostar dessa area meu colega... eh muito bom qnd vc sabe mexer nas coisas. por issu... estude bastante...

se liga numa BT da Fairy Tale q eu to fazendu com VSTi + alguns instrumentos tocados por mim e por meus amigos

Fairy tale instrumental

eduardonogueirarj
Veterano
# dez/06
· votar


Pessoal, vocês tem MSN?!

Se tiverem, podem me adicionar, o meu é: eduardonogueira82@gmail.com

Valeu!!

TheChaosSpirit
Veterano
# dez/06
· votar


em vez de torrar grana em softwares propietarios porque nao monta em linux ?

http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/150025/

eduardonogueirarj
Veterano
# dez/06 · Editado por: eduardonogueirarj
· votar


em vez de torrar grana em softwares propietarios porque nao monta em linux ?

http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/150025/


Detesto trabalhar com linux, rsrs.

Meu negócio é Windows, sou MCSE, hehe.

eduardonogueirarj
Veterano
# dez/06
· votar


SylvioLima
ae... tu vai gostar dessa area meu colega... eh muito bom qnd vc sabe mexer nas coisas. por issu... estude bastante...

se liga numa BT da Fairy Tale q eu to fazendu com VSTi + alguns instrumentos tocados por mim e por meus amigos


Cara, ficou muito legal essa música, parabens!

eduardonogueirarj
Veterano
# dez/06
· votar


Num trabalho de mixagem e masterização de um CD, qual o mais importante: o monitor ou o headphone? pq?

Grato!

Eder Muchiutti
Veterano
# dez/06
· votar


eduardonogueirarj
monitor. Simplesmente pq se vc tiver monitor, o headphone quase não tem utilidade. Pra mixar e masterizar usa-se monitor. Fones são só pra conferir algum errinho e pra monitorar a gravação. Os fones não dão idéia real do "espaço" (PAN, profundidade, etc). Pelo menos é assim que trabalho.

eduardonogueirarj
Veterano
# dez/06 · Editado por: eduardonogueirarj
· votar


Se eu substituísse a placa M-Audio Audiophile 192 por uma E-MU 1212M eu ainda necessitaria comprar um pré-amplificador para substituir os prés dessa E-MU também como eu faria com a audiophile 192 ou os prés dessa 1212M são tão bons ao ponto de dispensar o pré que eu iria comprar (Presonus Blue Tube DP)???

Se a 1212M oferecer qualidade de prés a ponto de eu não precisar comprar um pré a parte (Presonus) acho que a melhor opção então obviamente seria essa 1212M.

Mas o que vocês me dizem???

Lembrando que não pretendo gravar mais que 2 canais simultaneamente.

OBS.: Favor deixar claro qual combinação me daria melhor qualidade ao gravar instrumentos em linha ou voz ... se é a Audiophile 192 + Presonus Blue Tube DP ou apenas uma E-MU 1212M.

Obrigado!

Eder Muchiutti
Veterano
# dez/06
· votar


eduardonogueirarj
eu com certeza iria de 1212M por ter conversores melhores que a Audiophile, PORÉM, ela não tem pré (a 192 tem?). Então se o problema é grana, melhor pegar uma com bons conversores e o Presonus. Verifique outras possibilidades de placas também: Echo Mia MIDI, ESI Maya 44 e Juli@ (iria nessa), E-MU 0404. Dessas a ESI Maya 44 é a única com pré.

eduardonogueirarj
Veterano
# dez/06 · Editado por: eduardonogueirarj
· votar


Eder Muchiutti

Mas dentre as opções que vc citou a melhor escolha seria uma E-MU 1212M + Presonus Blue Tube DP né? (estou pensando em qualidade)


Uma outra pergunta de leigo: No meu caso, comprando uma 1212M, esse pré-amplificador me faria falta pra que?


Obrigado!

Eder Muchiutti
Veterano
# dez/06
· votar


eduardonogueirarj
pq se vc ligar um microfone na entrada da placa, simplesmente não havia sinal. Esse pré também funciona como Direct Box, pra que vc possa ligar instrumentos de alta impedância (guitarras e baixos por exemplo) sem que haja distorção do sinal (vejaESTE TÓPICO para maiores detalhes).
Outra coisa: ele também oferece Phantom Power, como a maioria absoluta dos prés externos, pra alimentar microfones condensadores.

eduardonogueirarj
Veterano
# jan/07 · Editado por: eduardonogueirarj
· votar


Uma dúvida importantíssima:

Na E-MU 1212M, onde vou ligar os monitores + os headphones???

Nessa placa só vi 1 par de saídas para monitores ... e agora?

Brigadu!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Configuração do meu Home Studio - opinem!