Muito chiado, mas será só aterramento?

Autor Mensagem
Baruck
Veterano
# ago/07
· votar


AlexB

Dei uma olhada no modelo da sua mesa, ela já tem phanton power e mic pré- amp, experimente ligar o mic diretamente e veja no que dá.

Já fiz isso. O chiado tá lá. Qdo ligo o mic no preamp piora porq soma o ruído do mic com o do preamp. O mic100 (preamp do link do Mercado Livre). Detalhe q os dois - c1 e mic100 - são os únicos q estão chiando. O sm58, a guitarra em linha e o teclado estão limpinhos.

Não entendo mt dessa coisa, mas será impedância. Não sei se o cabo cannon já elimina esse problema. O fato q não tá eliminando. E não é cabo, porq o mm cabo no 58 tá sem chiado.

Tá foda!

Valeu pela força.
Abraço.

AlexB
Veterano
# ago/07
· votar


Só pode ser defeito, pois tudo já foi testado. Qual o tamanho do cabo e tipo 1/4 ou xlr que liga o pré na mesa e o mic no pré? Voc~e está usando o phase inversion do pré? Qual impedância do mic? Qual a entrada da mesa? qual a especificação de entrada e saida do pré-amp? O shure sm 58 ligado no préamp ( sem phanton power) como se comporta?
Abraço,
Alex

Baruck
Veterano
# ago/07
· votar


AlexB

Valeu mais uma vez pela força, bicho. Vamos por partes...

Qual o tamanho do cabo e tipo 1/4 ou xlr que liga o pré na mesa e o mic no pré?

Tudo de 3 metros, os menores q encontrei. Qdo ligo o xlr mesa-sm58, ruído nenhum. Qdo uso o mesmo cabo pra mesa-c1 ou mesa-preamp, o ruído fica alto pra caramba. Já reparei q qdo ligo o preamp na mesa usando um cabo 1/4 (banana), o ruído fica bem menor, mas mais alto q com o sm58.


Voc~e está usando o phase inversion do pré?

To, mas não ta fazendo nenhuma diferença no chiado.


Qual a entrada da mesa?

Testei todas. A situação e sp a mesma. Chiado com o mic100 e o c1 e sem chiado para teclados, sm58 e guitarra em linha, nos mesmos canais e com os mesmos cabos (na medida do possível).


O shure sm 58 ligado no préamp ( sem phanton power) como se comporta?

Chiando. Como disse, o sm58 direto na mesa ta bonito. Só de ligar o preamp, o chiado aparece. O mesmo sm58 q ta limpo direto, qdo passa pelo preamp chia também.

qual a especificação de entrada e saida do pré-amp?

O mic100 tem entradas e saídas xlr e 1-4. Testei os 2 tipos. A saída 1-4 ta com menos chiado, mas acho q não é a ideal. Deve ta chiando menos simplesmente porq o nível de sinal é menor com esse tipo de cabo, em comparação com o xlr.

http://www.behringerdownload.de/MIC100/MIC100_SPECS_Rev_B.pdf

Valeu. Abraços.

AlexB
Veterano
# ago/07
· votar


Uma coisa dá para concluir, o seu pré da chiado. É relativamente normal um pré aumentar o chiado, pois na prática todo microfone tem chiado, uns mais baixo outros mais alto. Normalmente os prés conseguem melhorar o som sem aumentar demais o chiado, que é o que acontece quando se aumenta muito o ganho. Só acho estranho, que pelo que li no site da behringer este mic era para ter menos chiado. Se você usar o pré, desligue o pré da mesa e o phanton power. Se possível compare o seu C1 com outro C1 para ver se ambos chiam igual. Nunca usei produtos da behringuer, mas imagino que pelo preço o controle de qualidade deve ser inferior a produtos mais caros o que pode fazer com que alguns mic chiem mais que os outros.
Qual foi sua intenção em comprar o c1 e o pré-amp?
Abraço,
Alex

Baruck
Veterano
# ago/07
· votar


AlexB

Pois é. O preamp to desconfiando agora do transformador, porq a fonte dele é 220 e minha rede é 110, daí tenho q transformar antes. Li q transformadores costumam dar ruído. Já testei 3 e é a mesma coisa. Lá vou eu procurar uma fonte 110 pro mic100. Mas vai saber se é isso tb?

O q to estranhando é o microfone c1. Ele não tem nada ver com isso, já q é alimentado pela pp mesa ou preamp. Ele não deveria chiar tt ligado direto na mesa. Será q um DI Box entre eles ajuda a tirar chiado ou não tem nada a ver? Se fosse o barulho externo captado, ia lá. Bastaria diminuir um pouco o ganho. Mas é chiado mesmo, ssssshhhhhh. E ele pinta já qdo começo a levantar o sinal. Êta!

AlexB
Veterano
# ago/07
· votar


Transformador é encrenca, não só pelo ruido da linha mas pela imensa fonte de eletromagnetismo. Não sei de onde você é, mas em Sampa tem uma loja na Aurora próxima à santa efigênia onde eles podem lhe fazer a fonte que precisa, se já não tiverem pronta. Eles são os verdadeiros salva pátria de mesas antigas ou outros equipamentos. Chama-se Nodaji:
http://www.nodaji.com.br/home.asp
Você não tem um local para testar um C1 e ver se o seu é que está barulhento?
Abraço,
Alex

Baruck
Veterano
# ago/07
· votar


Alex, valeu pela dica. Já liguei pra lá e vi q pode ser q eles me salvem com outra fonte. Mas to na possibilidade, antes, de levar novamente o eletricista lá em casa pra puxar uma tomada 220v no estúdio (não é complicado, basta juntar 2 fases). Restará saber se o problema maior q causa chiado (se é q a causa é essa mesma) é a tensão (aqui é 110v e a fonte é 220v) ou a freqüência da rede (aqui é 60Hz e a fonte é 50Hz). Se for a freqüência, daí esquece. Acho q só com outra fonte mesmo. Ô inferno astral!

De qq forma, acho q o mic C1 dá pra levar (sem passar pelo mic100). Fiz uns testes e consegui gravar uma voz com um nível aceitável de ruído. Ele ta batendo -55dB (sem falar nada, só ruído mesmo). Acho q é alto, mas testei e meti um noise reduction. Ficou tolerável.

Aos poucos, vou levando. Abraço.

AlexB
Veterano
# ago/07
· votar


50 para 60 hz não tem jeito.
Abraço e boa sorte.
Alex

AlexB
Veterano
# ago/07
· votar


50 para 60 hz não tem jeito.
Abraço e boa sorte.
Alex

Krist Novoselic
Veterano
# dez/07
· votar


Tive q reviver o tópico pra tirar uma duvida..

Eu uso um mic 200 no meu baixo como pré, o som ficou foda, mais tem um problema
CHiado tipo uma chuva " shuuuuu"

Ja testei tudo e tenho certeza q o chiado vem do pedal.

Ele veio com uma fonte 220 eu levei no melhor profissional q mexe com transformadores aqui e pedi pra ele prassar pra 110 só isso...

Eu nao sabia do lance da frequencia da rede eletrica.. A fonte é 50hz , e agora descobri q aqui pro brasil tem q ser 60hz..
Entao.. isso pode ta me causando o chiados?

shoyoninja
Veterano
# dez/07
· votar


Nunca usei o mic 200 como direct box.

Use um microfone nele e veja se permanece com chiado.

Se sim, então essa fonte tá zuada. Você levou no melhor profissional de fontes e o cara não viu que era 50hz?

Se não, o problema é a impedância do baixo que é muito alta. Use um DI box.

Krist Novoselic
Veterano
# dez/07 · Editado por: Krist Novoselic
· votar


Como eu disse, eu testei sem nada ligado nele...ele chia até sozinho ligado no amp.

shoyoninja
Veterano
# dez/07
· votar


então o problema é dele e muito provavelmente é essa fonte.

Música de Preto
Veterano
# dez/07
· votar


Se não, o problema é a impedância do baixo que é muito alta. Use um DI box.
Na verdade esse pré já tem uma entrada com impedância alta. Já li sobre o MIC-100 e tem 1M na entrada desbalanceada.

Krist Novoselic
Veterano
# dez/07
· votar


"Musica de preto" uhaUHAUHuhAhuauhauh Comédia uhaUHa muito bobo

Perguntei um tecnico em eletronica, ele me disse q essa fonte sendo uma fonte ac/ac (um transformador apenas dentro da caixa de plastico) nao tem mistério, ele disse q deve ser falta de aterramento, interferencia de rede eletrica.. essas coisas.

Ele disse q se eu ligo uma fonte dessas em uma rede q funciona em 60hz, oq sai do transformador e 60hz. Mas nao tenho certeza.

AlexB
Veterano
# dez/07 · Editado por: AlexB
· votar


O problema é que se o circuito do Mic200 exigir 50Hz, ele não vai funcionar apropriadamente em 60Hz.
Abraço,
Alex

Krist Novoselic
Veterano
# dez/07
· votar


Imaginei. Bosta.. então essas equipamentos nem deveriam vir pro brasil.

AlexB
Veterano
# dez/07
· votar


Se a fonte for AC/AC você está frito, se for AC/DC aí pode ter jeito. Infelizmente como este mic200 tem válvula acho que é AC/AC...
Abraço,
Alex

Krist Novoselic
Veterano
# dez/07 · Editado por: Krist Novoselic
· votar


É ac/ac mesmo. Então nao tem como trocar de 50 pra 60 hz nesse tipo de fonte? Foda q nao consigo a resposta exata, vou ter q continuar pertubando algumas pessoas com experiencia em eletronica pra descobrir isso.

Se descobrir q essa frequencia causa chiado mesmo, eu mando o cara aqui refazer o tranformador. (tem um cara fera aqui)

AlexB
Veterano
# dez/07
· votar


Equipamente de som para mercado europeu é encrenca, é melhor pegar dos versões vendidas no padrão EUA.
Abraço,
Alex

AlexB
Veterano
# dez/07
· votar


Tem jeito, mas deve sair mais caro que o aparelho.
Abraço,
Alex

Krist Novoselic
Veterano
# dez/07
· votar


Vc ta falando de alterar o aparelho né??
Isso eu nao tenho certeza se seria preciso, no caso de mexer no transformador, consigo barato, mais ai q tá, não sei se tem alguma coisa no transformador q manda na frequencia tb.. acho q nao eim..

shoyoninja
Veterano
# dez/07
· votar


Krist Novoselic
Velho... alterar a frequência vai ser um pouco complicado. Em quantos volts trabalha o pré?

O esquema tem que ser assim:

1 - transformador de 110/220 para a voltagem do pré, de preferência toroidal com núcleo de grão orientado ( caro)
2 - Retificador AC-DC BEM construído.
3 - Conversor DC-AC para os 50Hz também muito bem construído e que gere uma onda SENOIDAL (esse é o problema).

Como a potência do pré deve ser baixa, imagino que os componentes não sejam muito caros.

Escreve aí a voltagem e a amperagem dele que vejo se encontro algum circuito pra vc.

Krist Novoselic
Veterano
# dez/07
· votar


9 volts só q em 1300 ma

shoyoninja
Veterano
# dez/07
· votar


Krist, achei o circuito do inversor DC/AC, com essa voltagem e essa potencia baixas um circuito simples dá conta. O único problema é construí-lo MUITO bem para que a frequência seja realmente 50 Hz e
para que a onda de saída seja senoidal (ou o mais próximo disso possível).

Você manja alguma coisa de eletrônica?

Posso montar um para voce, só não prometo que vai ser rapido, meu tempo anda meio apertado.

Bom, se você quiser me manda um email, shoyoninja uol com br

Krist Novoselic
Veterano
# dez/07
· votar


Valeu. Mas eu nao construir essas coisas.

Krist Novoselic
Veterano
# dez/07
· votar


Com todos esses problemas, Cheguei a uma ideia..
Devo me desfazer do mic 200 e do BDI q nao uso mais, e comprar um pedal valvulado hand made q funcione como um pré, com equalização , ganho e volume.

Lembro q o pedrone fazia um pedal assim... Por acaso alguem ai tb faz um pré pequeno desse estilo? Só q eu preciso q tenha uma saida comum e uma XLR tb, assim como o mic 200. O pedal pode até ter 1 canal só mesmo.

shoyoninja
Veterano
# dez/07
· votar


mals, ainda não cheguei nesse nível, ^^ no máximo um prézinho transistorizado.

rone10
Veterano
# mai/12
· votar


Olá! estou tento o mesmo problema aqui no nosso estudio!!!
tenho uma placa de som delta 1010LT, uma behringer henyx 2442fx, uso os direct out da mesa para gravar em multipista no cubase 5( programa q uso), e sempre tive problemas com ruidos e chiados!!!!
Acredito q meu problema tbm seja energia e/ou falta de aterramento.
Do lado do nosso estúdio temos uma sala, onde tem ar condicionado, outro pc e teclado quando está sala está vazia sem ninguém, gravo sem problemas, mas quando tem alguém usando a sala sem chance de gravação, os ruídos ficam mais na cara!!!!
Acredito tambem q pode ser o balanceamento dos cabos, os canais 1 e 2 da minha placa são balanceados(positivo, negativo e neutro), já os canais 3 a 8 são apenas 2 cabinhos, pode ser isso????? me ajudem se possivel!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Muito chiado, mas será só aterramento?