Muito chiado, mas será só aterramento?

Autor Mensagem
Baruck
Veterano
# ago/07


Olá a todos.

Acabo de me mudar para uma casa e montei um estúdio em um dos quartos. Hoje meti espumas nas paredes, revesti o piso, louco pra apertar power e testar.

Depois de tudo armado, notei que está rolando um chiado quando levando os canais com GAIN da mesa (o teclado, q fica em linha no canal estéreo, ta tocando normalmente, sem ruído nenhum). No outro estúdio, não tava rolando isso com o mesmo equipamento.

Para adiantar e eliminar algumas possíveis hipóteses:

1. não é computador. O problema é o mesmo quando ligo só a mesa, o power e os intrumentos. E só quando eu levanto os canais com gain.

2. não é cabo. Tentei vários. E usava os mesmos antes sem problemas.

3. realmente não acho que seja a mesa (uma Behringer mx602a) pelo mesmo motivo mencionado acima.

Pensei, claro, em aterramento. Cheguei a inverter a tomada, menos piorou. O ruído permanece ainda alto. Quanto toco no metal do mic o chiado diminui, mas continua inadmissível.

Dizem que tem um tal Módulo Isolador que resolve o problema de terra.
Mas como é que funciona (se funciona)? Basta ligar todos os equipamentos em uma régua e esta régua neste módulo? Pronto?

Será q meu problema é mesmo aterramento? Ou só aterramento?

marcosbanin
Veterano
# ago/07
· votar


Quanto toco no metal do mic o chiado diminui

na grande maioria das vezes isso é sim aterramento...

Música de Preto
Veterano
# ago/07
· votar


3. realmente não acho que seja a mesa (uma Behringer mx602a) pelo mesmo motivo mencionado acima.
Vale lembrar que essa mesa tem chiado principalmente em ganhos mais altos

Krist Novoselic
Veterano
# ago/07
· votar


aterramento meu caro. hehe pode testar

Baruck
Veterano
# ago/07
· votar


Pelas respostas, acredito que seja realmente aterramento agravado (leia-se multiplicado) pelo ruído natural que tem a minha mesa. De qualquer forma, o ruído dela antes não era um impeditivo. Agora está impraticável gravar qualquer coisa.

Ok. É aterramento. O que que eu faço?!? O tal do Módulo Isolador realmente aterra? Ele tá saindo por umas 140 pratas. Há algo que eu possa fazer mais barato?

Baruck
Veterano
# ago/07
· votar


E valeu pelas respostas.

cybx
Veterano
# ago/07
· votar


Baruck

Pode ser muito mais simples que aterramento tb. Eu tava com isso tb, quando levantava o gain do meu pré-amp os chiados ficavam mais propícios a aparecerem.

Regulei a latência da minha placa de som, aumentei os samples, e o problema parou. Checa isso.

Baruck
Veterano
# ago/07
· votar


cybx

Pode ser muito mais simples que aterramento tb. Eu tava com isso tb, quando levantava o gain do meu pré-amp os chiados ficavam mais propícios a aparecerem.

Regulei a latência da minha placa de som, aumentei os samples, e o problema parou. Checa isso.


Bem que eu queria que fosse isso. Mas o lance é elétrico mesmo. O ruído não tem a ver com o computador e a placa porq ele acontece mesmo qdo ligo só a mesa e os equipamentos de áudio, com o pc desligado.

E hoje reparei q qdo toco nos metais da mesa ou do mic rola um choque se eu estiver descalço. Agora estou certo q ta rolando um problema de aterramento. A questão é descobrir como fazer esse aterramento de forma mais eficientemente econômica d:-)

Vi o tal equipamento isolador da microsol mas to pensando em meter uma barra de cobre no quintal e fazer à moda antiga. Deve sair mais em conta e não estraga com o tempo.

O que preciso saber é se tem alguma manha ou é isso mesmo. Um fio ligado a uma barra de cobre de um lado e ao terceiro pino do estabilizador de outra.

Abração e valeu pela força!

AlexB
Veterano
# ago/07 · Editado por: AlexB
· votar


O aterramento é basicamente isto, enterre a barra de cobre(3mts) e coloque carvão junto, saia com um fio de bom calibre e faça o seu terra, só tome cuidado de deixar ele bem baixo, pois se ficar meio alto vira um para-raio.
Abraço,
Alex

Baruck
Veterano
# ago/07
· votar


Valeu Alex. Acho q vou tentar.

Mas, me surgiu outra dúvida. Se o equipamento (no caso, a mesa de som) tem uma tomada do tipo 2 pinos, faz diferença aterrar o estabilizador? Acho q se a tomada da mesa não tem o 3o pino não vai fazer diferença nenhuma o estabilizador estar aterrado.

Espero estar errado, porq senão a coisa vai complicar ainda mais.

Já li alguma coisa sobre interligar os equipamentos entre si (fio na carcaça mesmo) pra igualar. To perdidão. Maldito terra, malditos 2 pinos.

Baruck
Veterano
# ago/07
· votar


Acho que matei a charada. O problema não é (ou não é só) aterramento. A mesa simplesmente ta sofrendo interferência do nobreak. Qdo ligo a chave do nobreak - pra passar corrente -, o ruído diminui um pouco. Quando tiro o nobreak da tomada (os equipamentos de áudio não estão ligados no nobreak, só o pc), o ruído praticamente desaparece. Tentei ligar os eqs de áudio em uma tomada de outro cômodo, deu na mesma. Conclusão: sem ruído, até agora, só se for sem nobreak tb. Pior q eu comprei um fodão, de 700 va da SMS.

Então a pergunta muda. Como é q eu faço pra resolver esse problema de interferência entre a mesa de som e o nobreak? Será que é o nobreak que está pedindo terra?

Ta difícil.

Probe
Veterano
# ago/07
· votar


interferencia eletrostatica, n é?

o nobreak deve ser aterrado tmb, lembrando que na maioria das casas brasileiras, o tereceiro pino presente na tomada é só enfeite... vc tera q aterrar o nobreak manualmente...

tente evitar de passar os cabos d energia sobre os de audio...

Baruck
Veterano
# ago/07
· votar


O nobreak ta fazendo aumentar o ruído (bastante), mas não é a única fonte. Mesmo com ele desligado, o ruído continua impraticável, embora mais baixo. Principalmente se uso o mic de condensador (com o sm58 a coisa fica menos pior) e mais ainda (insuportável) se ligo o preamp mic100. Aí é q não dá mesmo. Parece um am sintonizando.

Os cabos de energia não estão encostando nos de áudio e os canais q tão zunzando são os de mic (com ganho), justamente aqueles que os cabos cannon estão indo pra outro lado da sala, oposto aos cabos de energia.

Mesmo se eu aterrar, acho q não vai resolver 100% porq o nobreak não é a única fonte, como disse, e a mesa, o teclado e o preamp têm tomada de 2 plugues, sem terra. Como fazer nesses casos?

Tá triste a situação.

AlexB
Veterano
# ago/07
· votar


O nobreak provavelmente tem um case de metal e este provavelmente é ligado ao terra internamente para constituir o que é chamado normalmente de gaiola de faraday, que funciona para isolar o campo eletromagnético que o aparelho produz. O nobreak deve ter um bom transformador interno que é uma ótima fonte de radiação eletromagnética.
Assim o terra pode ajudar a isolar seu nobreak, mas de quanquer maneira deixe sempre os cabos de audio longe dos cabos de força e o nobreak o mais longe possível do equipamento de audio.
Terra nem sempre é solução, às vezes existe um ruido de fundo (ground hum) que é causado por retroalimentação de uma frequência no terra.
Se sua mesa vem de fábrica sem o terceiro pino, o terra não vai servir de nada para ela.
Abraço,
Alex

AlexB
Veterano
# ago/07
· votar


Primeiro tenha em mente que toda mesa vai produzir um nível de chiado, e se o ganho estiver muito alto o chiado vai sempre aparecer, é por isto que o noise gate é um equipamento quase indispensável em microfones. Imagino que seus mics sejam todos "Low Z" ( baixa impedância), assim cabos muito longos tendem a produzir chiado, tenha certeza que os cabos xlr balanceados estão bem montados pois grande parte do chiado morre depois da inversão de fase que ocorre no cabo xlr. Por mais chato que seja, nunca compro cabos prontos, sempre monto os meus ou do estúdio, é uma garantia que não vão chiar e estão bem montados.
Ouça o chiado natural da sua mesa sem nada plugado e ligada em uma tomada livre de outros aparelhos ou em circuito separado. Coloque os ganhos no máximo.
Abraço,
Alex

Baruck
Veterano
# ago/07
· votar


Pois é.

Não consigo entender o que está acontecendo. Já fiz de um tudo. Recapitulando:

Usava a mesma mesa e cabo no meu antigo estúdio numa boa. Quando me mudei, reparei um chiado tipo rádio fora do ar (não é interferência de rádio, é só um exemplo).

Desliguei o nobreak da tomada (o set de áudio é ligado à parte) e o chiado diminuiu, mas ficou ainda mt mais alto do q era no outro estúdio.

Resolvi levar só a mesa, o mic e o fone pra outra sala e ligar em outra tomada. Na mesma.

Liguei as carcaças metálicas do mic e da mesa por um fio pra equalizar a tensão. Achei que eles estavam tensos, mas nada. Na mesma.

Tirei a mesa do filtro de linha e meti direto na tomada. Na mesma.

Testei um mic sm58 e um c1, condensador. No c1 o chiado é bem pior. Mas com o sm58 tb tá uma droga.

Pela história que contei, parece a mesa. Mas o que me intriga é que antes isso não rolava no outro estúdio com a mesma mesa (mesmo tudo).

O ruído não pinta quando coloco o gain no talo. Ele já pinta quando subo 25%. O volume eu mantenho em 0dB, como deve ser nos takes digitais. Antes, eu mantinha o volume em 0dB e botava o ganho entre 40 a 60% e ficava bonito. Parava em 60 não porq chiava, mas porq estourava. Natural. Chiado nunca tinha sido problema com a mesa. Ela tem um chiado de fábrica, já tinha sacado. Mas é outro lance e bem baixinho.Nada que um noise reduction sutil não resolvesse. Não era essa coisa ruidosa q ta gritando e estragando tudo.

Tá difícil.

Ouvi (li) que pode ser problema da rede elétrica. Mas não percebi nenhum chiado semelhante em outros equipamentos de som da casa, como systems e home theater.

To começando a achar que é fantasma ou et tentando se comunicar comigo. Só falta.

Baruck
Veterano
# ago/07
· votar


E mais uma da série "ainda não foi desta vez":

Desconfiado da mesa, resolvi ligar o preamp direto na entrada da placa. O ruído é exatamente o mesmo!

Só lembrando que nada tem a ver com o pc ou a placa, já q o lance é o mesmo sem o computador, só com a mesa, coisa e tal.

To cada vez mais crente q é pau na parte elétrica. O problema é saber q problema.

Se fosse aterramento, não acabaria ao interligar as carcaças?

Ouvi uma história de monofase, bifase, trifase. Se for monofase já era... To começando a ficar realmente preocupado. Montei o estúdio sobre um cemitério indígena.

AlexB
Veterano
# ago/07
· votar


Se a instalação elétrica da casa não estiver boa pode dar problema, se entender um pouco de eletricidade, teste com uma ligação direta do quadro central e verifique se o neutro e fase não estão invertidos.
Abraço,
Alex

tiagopadua
Veterano
# ago/07
· votar


Você está escutando o som onde? Caixas amplificadas?

Se vc puder, tenta trocar as caixas, ou aterrá-las.
Ou tenta com um headfone, pode ser problema nos monitores.

Baruck
Veterano
# ago/07
· votar


AlexB

Amanhã vai um eletricista lá em casa pra abrir o quadro de dijuntores, testar a tensão de saída, fazer uns testes pra tentar identificar a causa do meu drama. To achando que é por aí mesmo, terra, neutro, fase... isso tudo é grego pra mim. Até hoje, sempre meti na tomada, apertei power e pronto. Sem problemas. Tomara que a gente descubra o problema amanhã.


tiagopadua

Olá Tiago. O problema não é caixa não. É um ruído interno mesmo. Rola no fone, na caixa, na entrada de sinal da placa. Cada um independente do outro. Rola quando uso o sistema todo e quando isolo cada componente - mesa e preamp. Mesmo com as caixas desligadas o ruído ta lá, dá pra ver pelos leds e pra ouvir pelo fone.

Baruck
Veterano
# ago/07
· votar


Acho q to matando a charada. Quando eu ligo a mesa no sm58 e seguro o mic colocando outra mão sobre o console da mesa, o ruído some. É que eu tava antes ligando o fio no parafuso errado da mesa. Descobri um na parte superior q serve pra descarregar. Mas a mesa (mx602a) bem q poderia vir com um lugarzinho melhor pra isso.

Essa matei. É só puxar um fio fazendo contato entre o tal parafuso (o certo) da mesa e o corpo do sm58. Funcionou! Ta quietinho, ou seja, com o barulhinho natural da mesa (q saudade).

O problema é q isso não ta funcionando quando tento fazer o mesmo com o outro mic, o C1, condensador. O barulho continua insuportável mesmo quando fecho contato. Acho q este mic não oferece ponto pra contato terra. O mesmo ta acontecendo com o MIC100, preamp. Não tem nenhum ponto que, encostando na mesa e no equipamento, faça parar o barulho.

Mas já é um avanço. Tem a ver com terra (embora com este método do fio eu não descarregue o excesso, apenas equilibre entre os equip) e funciona com o sm58. Matei o monstro da primeira fase.

Nível 2: por q não ta funcionando com o mic100 e com o c1, preamp e mic? Como fechar contato com esses malas?

Baruck
Veterano
# ago/07
· votar


Sábado vai um eletricista lá em casa. Já decidi o que vou fazer. Se estiver errado, por favor, alguém me avise antes do fato consumado.

Vou fazer um aterramento no jardim da casa, q fica a uns 3 metros do estúdio. Esse aterramento será uma instalação exclusiva para o estúdio e não para a casa toda.

Já conferi no quadro de disjuntores que a instalação do estúdio é exclusiva, com fios rígidos. E assim ficará.

Vou trocar a tomada de 2 pinos que está no estúdio por uma de 3 pinos. O cabo que estiver ligado à haste de cobre na terra, vou ligar no terceiro pino. Aliás, isso é óbvio.

Além de criar um pino pra terra na tomada, vou bifurcar o fio terra e ligá-lo ao parafuso de descarga da mesa de som, já que ela tem um plugue de 2 pinos, padrão europeu e brasileiro. Ou seja, o plugue eletrico da mesa não tem pino terra exclusivo.

Minha pergunta é se, aterrando a mesa, os equipamentos a ela ligados (mics, preamps, pedaleira...) precisariam tb estar aterrados. Precisarei bifurcar o fio terra até a carcaça do mic tb?

AlexB
Veterano
# ago/07
· votar


Se o aparelho veio de fábrica sem o terra, não precisa usar. Se o seu equipamento é antigo e ainda tem um terra fora do plug da tomada, pode ligar no mesmo terra. Se possível verifique o manual do fabricante em relação à correta instalação. Peça para o eletricista verificar se o neutro e o fase estão na posição corretas no caso de rede 110.
O padrão europeu é muito diferente do pseudo parão brasileiro e do americano, a principal diferença além do 110 x 220 é o 50Hz x 60Hz. Que faz a maior diferença.
Abraço,
Alex

Baruck
Veterano
# ago/07
· votar


Então. Hoje eu finalmente fiz um aterramento, com uma barra de cobre no jardim ligado ao terceiro pino. Não me perguntem por q, mas só de ligar os 2 pinos da mesa o chiado já tinha sumido mesmo sem ligar as carcaças da mesa e mic. Acho q a rede ficou menos tensa. Vai entender. O lance é q funcionou.

Mas ainda estou notando um chiado mt forte qdo levanto o mic c1 da behringer, condensador. Está c o dobro de ruído em comparação com o sm58 nos mesmos níveis de volume e ganho.

Antes do aterramento, rolavam um sshhhhh agudo e um hummmm mais grave. Após o aterramento, o huuummm sumiu completamente. Mas o shhhh aparece qdo aumento o sinal do c1 e do preamp mic100. Será q esses equipamentos têm um ruído tão alto. Não acredito.

AlexB
Veterano
# ago/07
· votar


Microfones condenser costuman ser nojentamente sensíveis, não conheço este C1, mas dependendo da acustica da sala estes microfones pegam muito ruido, como você está usando pre-amp o ruido pode ser bem amplificado. Tenha certeza que o cabo do mic não seja mais longo que o necessário e que as soldas estejam perfeitas. Além disso coloque um noise gate no canal do mic.
Abraço,
Alex

Baruck
Veterano
# ago/07
· votar


É comum usar noise gate em microfones pra gravação? Sempre achei q não adianta mt nesses casos porq o noise gate nao elimina o chiado, só abaixa ele. Qdo emitimos um som mais alto o efeito libera o sinal todo, inclusive o ruído. Pensei eu usar um noise reduction depois de ter gravado, mas acho q iria mudar mt o timbre ,original porq o ruído ta mt alto.

Só pra dar uma idéia, qdo ligo o sm58 com volume em 0dB e ganho em 50%, o ruído fica entre -70 e -60dB. Qdo ligo o c1 na mm regulagem e no mesmo cabo, o ruído fica entre -50 e -40dB. É isso mesmo? O preamp então, qdo levanto fica desagraVável.

Terra acho q não é mais, mas o q será? Com o resultado q to tendo aqui, ta ficando mt melhor gravar com o sm58 mesmo. Deve ter alguma coisa errada.

AlexB
Veterano
# ago/07
· votar


Oi,
Dei uma olhada no site da behringer e vi o C1, primeiro:
Mesa tem ganho para ser regulado por algum motivo, você tem que verificar se a regulagem do pre-amp e do ganho fornecem a mesma captação. Microfones condenser de diafragma largo normalmente pedem muito menos ganho para captarem o mesmo "volume" de som que um dinâmico cardióide.
segundo:
O microfone foi "regulado" para uma fonte sonora ou foi ligado sem fazer qualquer teste?
Noise gate sempre foi uma benção nos tempos dos "velhos" 16 pistas, pois o chiado na parte branca sempre interfere em outros instrumentos. De certa maneira quando o gate abre o chiado também aparece, mas mascarado pelo som original que normalmente é muitos dB mais alto. Dependendo do chiado um equalizador gráfico bem posicionado consegue cortar muito bem o ruido, o problema é quando o ruido está no mesmo espectro que queremos gravar, aí o melhor é trocar o microfone.
De minha parte sempre prefiro o SM58, a não ser que o estudio tenha uma acústica muito boa. Os microfones condensador são muito dependentes do ambiente, posicionar e gravar corretamente demora, e é bom o cantor ter uma boa técnica vocal, pois o condensador não perdoa má técnica. Para técnica vocal ruim o sm58 faz maravilhas pois esconde muitos defeitos, uma vez que sua captação está longe de ser plana.
Dá para conseguir grandes resultados com microfones dinâmicos com pouco trabalho, mas dá muito trabalho para ter bons resultados com condensers. Para gravar um vocalista de rock é melhor um dinâmico, para gravar uma cantora lírica um condenser e uma sala de excelente acústica.
Tinha esquecido uma coisa, um pouco mais de humidade no ar e alguns condensers chiam como o diabo. A humidade é um inimigo mortal dos diafragmas condensador.
De resto não tenho mais sugestões, teste o seu mic e pré em outro equipamento e veja no que dá.
Abraço,
Alex

Baruck
Veterano
# ago/07
· votar


AlexB

Mesa tem ganho para ser regulado por algum motivo, você tem que verificar se a regulagem do pre-amp e do ganho fornecem a mesma captação. Microfones condenser de diafragma largo normalmente pedem muito menos ganho para captarem o mesmo "volume" de som que um dinâmico cardióide.

Cheguei a pensar nisso, mas pra não ter um ruído forte o ganho tem q ficar tão baixo q a captação fica lá em baixo. Daí ou eu tenho q colar a boca no mic c1 pra captar alguma coisa ou o chiado fica insuportável.

Ruído ambiente não é com certeza. É um chiado constante, como um "vendo elétrico". Só se for a humidade q vc falou. Mas será q ele é TÃO sensível assim?

Ai, to começando a achar q gastei $ à toa. Peguei o c1 porq li nas especificações q é ideal para ambientes não perfeitamente tratados, porq tem uma captação direcional. Dizem q serve até para ao vivo. É verdade q a captação dele é bem direcionada. O problema é o chiado q vem junto. Se soubesse, ficaria com o meu bom e velho sm58.

Esse preamp mic100 ou tb é fresco pra humidade ou não serve pra nada. Ou as 2 coisas. No final, comprei um monte de coisa e vou acabar fazendo como sempre, sm58 > mesa > placa de som. Dureza!

AlexB
Veterano
# ago/07
· votar


Humidade às vezes é muito problemática, alguns neumann antigos só de cantar sem windscreen começavam a chiar. Não conheço este C1 seria legal pegar informações com quem já usou o mic.
Este é o seu pré- amp?
http://www.bhphotovideo.com/c/product/297651-REG/ATI_Audio_M100_M100_M icrophone_Amplifier.html
ou é este:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-59448871-_JM
Abraço,
Alex

AlexB
Veterano
# ago/07
· votar


Dei uma olhada no modelo da sua mesa, ela já tem phanton power e mic pré- amp, experimente ligar o mic diretamente e veja no que dá.
Abraço,
Alex

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Muito chiado, mas será só aterramento?