Chiado em vinil antigo, será que existe solução pra este caso?

    Autor Mensagem
    glaucomartinez
    Veterano
    # jul/06


    Ola pessoal,

    Estou com três discos raros pra digitalizar, minha placa de som tem uma relação sinal/ruído de 90Db (acho que é razoável, quando coloco o volume no máximo o ruído é quase nenhum, nem incomoda. Portanto este não é o problema a que vou me referir aqui)

    Este vinis são bem antigos portanto geram bastante clicks e pops que eu consigo remover mas em pequenos trechos de algumas músicas, sempre nos mesmos trechos, portanto deve ser do vinil, surge um chiado intenso como se fosse uma "chuva" dá pra ouvir a música mas parece que passou uma chuva naquele momento... rsrsrs

    Já lavei o vinil, utilizei o noise reduction, click removal, vinyl restoration e mexi na equalização. Tudo o que eu consegui foi tirar parte da música junto com o chiado, ficou muito artificial, destoando do resto da música porque eu só apliquei na região que tem o chiado, se for aplicar em tudo a música inteira fica artificial.

    Existe algum procedimento (será que o silicone líquido vai resolver?) ou algum plug-in que possa amenizar sem levar parte som som junto? uma excelente equalização?(ainda não entendo de equalização, mas já sei que o chiado, em sua maior parte está nas frequências altas, quando baixo as bandas altas ele quase desaparece, junto com o som) Ou será que este tipo de chiado não tem jeito mesmo devido a deterioração do vinil?

    Aguardo auxílio dos amigos que já passaram por esta experiência, valeu!

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    glaucomartinez

    bixo ... antigamente (nossa pensei q nunca fosse dizer isso) as pessoas lavavam os vinis com sabão de côco ou detergente neutro...mas sem usar buchas , escovas ou tecidos para que não arranhasse ainda mais o bolachão ...
    outro recurso era utilizar um produto q era um tipo de repelente de poeira q era pra diminuir o agrupamento de poeira no disco, uma coisa muito importante tb eh a qualidade e condição da agulha que está sendo usada.
    fora isso... não sei dizer nada q possa melhorar muito mais isso naum ....
    agora programas...tem alguns...o sound forge faz... mas dah um trabalho ducaraio!! haha

    glaucomartinez
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Cara, eu acho que quanto a agulha e a limpeza não tem mais nada que ser feito, todos os discos que eu coloco no toca-discos estão com a qualidade ótima. São só estes mesmo que estão com estes chiados "localizados". Eu estou utilizando o SoundForge, já utilizei alguns plug-ins dele, como eu disse lá em cima.
    Como eu posso melhorar este chiado no Sound Forge fora tudo o que eu já fiz?
    Valeu a atenção!

    Jabijirous
    Veterano
    # jul/06 · Editado por: Jabijirous
    · votar


    voce pode botar o som com chiado???

    em mp3

    glaucomartinez
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Posso colocar em mp3 sim, mas eu posto o arquivo aonde?

    oldmonkey
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    este tipo de chiado eu acho que é quando o vinil perde uma camada (esqueci o nome agora mas ja li a respeito), ja tentei recuperar vinil com o mesmo problema e não encontrei solução, no sound forge voce teria que colher a amostra do ruido numa parte do vinil que não tivesse musica (so o ruido) , uma amostra bem curta senaõ fica artificial. se não tiver parte no vinil sem musica ai teria que gerar um ruido branco no gerador do soundo forge ou no cooledit semelhante ao ruido e tentar. tem muito tempo que não mexo mais com isso e não lembro mais onde é no soft.

    glaucomartinez
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Cara, isto eu ainda não fiz... infelizmente não tem nenhuma parte do ruído sem música todo o chiado tem música de fundo.
    Se você puder me ajudar a fazer este procedimento que você falou eu ficarei muito grato, pois estou precisando muito limpar este chiado.
    Não seria o acustic mirror? mas como eu gero o ruído? e depois o que eu faço?
    Agradeço a força, valeu!

    brunocesar00
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    glaucomartinez
    http://www.homestudio.com.br/Artigos/Art084.htm
    eis a solucao...hehe

    Jabijirous
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    www.rapidshare.de poste o mp3 aqui, clica em browse procura o arquivo depois clica em upload!! ai vai ter dar 2 links um de download e um pra deletar o arquivo do site!!! simples!! mas depois desse artigo que o bruno colocou acho que nao deve ter misterio

    glaucomartinez
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Ja tinha seguido todos os procedimentos do artigo, este chiado me parece o que o oldmonkey citou acima, parece que neste trecho da superfície o disco está deteriorado, não parece físicamente, mas o áudio.

    De qualquer maneira vou subir o arquivo e dou um toque assim que estiver no rapidshare.

    Amanhã dou um toque pro Jabijirous sobre o rapidshare e o arquivo!
    Agradeço a todos a ajuda! muito obrigado!

    glaucomartinez
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Olá!

    O Arquivo já está no rapidshare, chama-se Arquivo_com_chiado.mp3, tem 3,58MB, eu mandei o arquivo sem nenhum tipo de tratamento, do jeito que eu gravei ele.

    o Link é este:
    http://rapidshare.de/files/25377484/Arquivo_com_chiado.mp3.html

    O chiado está em 00:50" passa duas vezes e não tem mais durante a música inteira.

    Aguardo resposta dos amigos!
    Valeu!

    Jabijirous
    Veterano
    # jul/06 · Editado por: Jabijirous
    · votar


    cara voce estourou a gravação!! ela ta clipando!! quando voce for gravar nao deixe chega a 0db nao!! grava sempre menos depois normaliza e ai começa a mexer!! a musica ta toda distorcida!! e gravou com distorçao nao da pra tirar mais!! e aquele chiado realmente nao da pra tirar nao!! ele ta no meio da musica!! fica dificil!!

    glaucomartinez
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Beleza, vou refazer a captura, a distorção a que vc se refere é a clipagem? (o estouro acima de 0db? Ou tem outro tipo de distorção?)

    Quanto ao chiado, não existe nenhuma maneira mesmo ou é muito difícil? Se existir algum método, por mas complicado que seja, vale a pena pelo menos pra se informar e ver o que dá pra fazer!!!

    Jabijirous
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Se existir algum método, por mas complicado que seja, vale a pena pelo menos pra se informar e ver o que dá pra fazer!!!
    claro!! mas é muito dificil!! mas a esperança é a ultima que morre heuaheuah(o estouro acima de 0db? Ou tem outro tipo de distorção?)


    passou de 0 estoura!! tenta manter sempre abaixo do 0 depois normaliza, nao muito em baixo senao o ruido do vinil fica dificil de tirar e acaba tirando frequencia a mais na musica

    Eder Muchiutti
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    glaucomartinez
    tente usar os plug-ins da série Restoration da Waves. Você acha com facilidade no eMule. Eles estão incluidos no pacote Waves Diamond Bundle 5, que vc consegue baixar lá também. Os plug-ins são bem intuitivos e fáceis de mexer, talvez ajude no seu problema.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Chiado em vinil antigo, será que existe solução pra este caso?