Alguém têm o stúdio boss br-600? estou cheio de dúvidas

Autor Mensagem
ABATANGERINA
Veterano
# jul/07


tô comprando esse stúdio e tô cheio de dúvidas. já li o manual algumas vezes. se alguém no fórum tiver, por favor se manifeste.

grato desde já

masc073
Veterano
# out/07
· votar


Tenho uma. E estou aprendendo a usar. Achei bastante legal a sessão de ritmos. A possibilidades de fazer arranjos para uma música é importante para conseguir uma boa variação de ritmos.

Tarracha
Veterano
# out/07
· votar


ABATANGERINA
ql suas duvidas?

denier
Veterano
# out/07
· votar


Tarracha
eh mesmo neh ?

ABATANGERINA
Veterano
# dez/07
· votar


Tarracha
denier
enfim, meu studiozinho chegou. seguinte: tô lendo o manual, e me surpreendi com esse estúdio, pensei q fosse ser + difícil de mexer, mas lendo o manual ele se torna bem intuitivo, e EXTREMAMENTE versátil (bem + q pensava).

minha dúvida atual é: tô querendo gravar pandeiro no "drum kit" e outros instrumentos de percurssão. o problema é q o pandeiro num têm apenas "01" som, como um bumbo, ele têm vários. alguém já colocou um pandeiro no "drum kit"?
eu tô pensando em colocar, mas como "compasso inteiro", tipo 2/4 na semicolcheia. mas, acho q neste caso não vai ser possível "tocar" o pandeiro em menos de um compasso. falei besteira ou isso é possível? a msm coisa, é a pandeirola, ela têm um som quando vai e um timbre diferente quando volta, eu consigo colocar isso no "drum kit", em apenas um "pad"?

ABATANGERINA
Veterano
# dez/07
· votar


up!!

Tarracha
Veterano
# dez/07
· votar


ABATANGERINA
vc vai criar uma midi com todos os sons e importar ela pro br-600....isso que vc quer fazer?

ABATANGERINA
Veterano
# dez/07
· votar


Tarracha
não. eu quero microfonar o som (no próprio stúdio) e gravar em um track e a partir dele passar pro "drum kit". pelo manual, aparentemente dá pra fazer isso, o problema é q o pandeiro é versátil e num dá pra gravar em 01 ou 02 segundos o seu som com realismo, em minha opinião, é necessário no mínimo um compasso. minha pergunta é se alguém já fez isso (microfonou o som no trak e depois passou pro drum kit). vc já fez?

ABATANGERINA
Veterano
# dez/07
· votar


up!!

ABATANGERINA
Veterano
# jan/08
· votar


up!!! pô alguém ajuda ae

ABATANGERINA
Veterano
# jan/08
· votar


outras dúvidas:
- eu posso gravar uma quantidade ilimitadas de músicas? (limitada apena pelo tamanho do cartão de memória).

- os 64 v-tracks, são apenas para uma música? ou seja, cada música têm 64 v-tracks?

- quando eu faço "bounce" e depois masterizo, eu perco os dados dos v-tracks de origem, perdendo a independência deles?

pô, pessoal, t~em gente aqui no fórumq têm. responde aí...

ABATANGERINA
Veterano
# jan/08
· votar


respondendo as minhas próprias perguntas:

- eu posso gravar uma quantidade ilimitadas de músicas? (limitada apena pelo tamanho do cartão de memória).
sim
- os 64 v-tracks, são apenas para uma música? ou seja, cada música têm 64 v-tracks?
sim
- quando eu faço "bounce" e depois masterizo, eu perco os dados dos v-tracks de origem, perdendo a independência deles?
não. eu apenas copio todos a um só v-track. se eu quiser ter independência, é só eu não marcar esse v-track na hora de reproduzir.

em relação a microfonar instrumentos ainda não experimentei. quando experimentar posto.

Casper
Veterano
# mai/08
· votar


Caro ABATANGERINA:

O ToneLoad do BR600 é limitado a apenas 13 segundos
para cada Drum-kit. Dá para fazer o que vc quer. Faça
samples curtos de seu pandeiro, monte um Drum-kit
só dele. Ai vc programa o ritmo no editor do BR600
(ou no Editor do PC). Se vc precisar de uma
segunda bateria, faça o bouncing do pandeiro e mude
o kit de bateria, e depois faça um segundo bouncing.

ABATANGERINA
Veterano
# mai/08
· votar


Casper
há quanto tempo vc têm esse estúdio? têm como postar alguma música q já gravou?

eu estou gostando dele pra caramba. a única coisa q colcoco como complemente dele, é um pré (não gostei muito do pré dele, meio fechado) tanto pra mic quanto pra os outros instrumentos, o resto superou em muito minhas expectativas.

Casper
Veterano
# mai/08
· votar


Faz um ano que uso o BR600. Confesso que também uso
um compressor, um equalizador e um gate externos.
Compressor digital é sempre um lixo, e o do BR não
contraria a regra. Uns exemplos:


http://www.guitarbattle.com.br/musica_7128.html

http://www.guitarbattle.com.br/musica_6866.html

http://www.guitarbattle.com.br/musica_6456.html

Essa última foi a primeira que eu gravei no BR600.

ABATANGERINA
Veterano
# mai/08
· votar


Casper
ficou muito bom cara!! em relação ao EQ, com certeza é melhor ter um gráfico. em relação ao comp, qual é o modelo q tú usa?

e outra, acho q o baixo é eletrônico das músicas é eletrônico. vc já gravou alguma vez algum baixo normal?

makumbator
Moderador
# mai/08
· votar


ABATANGERINA

tenho o BR-532, que é muito parecido com o BR-600. Gravo baixo elétrico e acústico nele direto, e fica ótimo. Isso é baixo elétrico solo e foi gravado no BR-532(modo hi-fi e mixado posteriormente no Cubase):

http://forum.cifraclub.com.br/forum/2/171101/

Aqui baixo acústico gravado no BR-532(modo hi-fi, e com reverb do Cubase na mixagem no computador):

http://forum.cifraclub.com.br/forum/2/180845/

ABATANGERINA
Veterano
# mai/08
· votar


makumbator
vc usa algum pré externo, ou pluga o baixo direto direto no estúdio?

makumbator
Moderador
# mai/08 · Editado por: makumbator
· votar


ABATANGERINA

depende, no caso do acústico não uso. Tem apenas compressor de rack e seguiu direto para o gravador(de onde usei o EQ interno). No elétrico usei com Bass V-amp Pro e o reverb do Virtualizer Pro(e o compressor externo também), mas já gravei coisas sem nada(para registro rápido, sem compromisso), apenas com o gravador e ficaram muito boas. Só não gosto do compressor inerno do BR, acho ruidoso demais.

Mas atualmente uso um Eq gráfico de 31 bandas, que ajuda bastante para modelar o som. Mas se tirasse toda essa tralha, o som ainda fica bem legal e bastante "usável".

EDIT:

Aqio outro exemplo, de elétrico com bateria, também no BR-532:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/14/164427/

ABATANGERINA
Veterano
# mai/08
· votar


makumbator
depende, no caso do acústico não uso. Tem apenas compressor de rack e seguiu direto para o gravador(de onde usei o EQ interno).
qual o microfone q tu usa para o baixo acústico?

makumbator
Moderador
# mai/08 · Editado por: makumbator
· votar


ABATANGERINA

No acústico em pizzicato de jazz uso captador de cavalete específico para o instrumento. Com o arco uso mic eletro condensador unidirecional. Aqui um exemplo de baixo acústico com arco gravado com mic no BR-532 e piano(VSTi):

http://forum.cifraclub.com.br/forum/13/165133/

Mas o ideal mesmo no pizz em jazz seria juntar as duas coisas(o sinal em linha e o do mic), mas nunca gravei nada nesse esquema.

Casper
Veterano
# mai/08
· votar


Caro Makumbator:

Concordo com vc, os compressores dessa série BR
são realmente medonhos. O ideal é dar um tapa no
sinal antes de gravar direto, com compressor e
equalizador (se necessário).

Caro ABATANGERINA:

Eu não tenho baixo, por isso uso eletrônico, ou
a simulação de baixo do BR600, que quabra um galho.

ABATANGERINA
Veterano
# mai/08
· votar


Casper
os compressores dessa série BR
são realmente medonhos. O ideal é dar um tapa no
sinal antes de gravar direto, com compressor e
equalizador (se necessário).

que comp vc usa?

Casper
Veterano
# mai/08
· votar


Caro ABATANGERINA:

Eu uso um Orange Squeezer modificado,
com um estágio extra de amplificação,
para usar uma gama de microfones, além
da guitarra.

wilmonta
Veterano
# nov/08
· votar


alguém já gravou bateria acústica nesse gravador, ou seja, microfonar a batera, mesa + gravador?

makumbator
Moderador
# nov/08
· votar


wilmonta

Eu já. Ficou legal até. Liguei a saída da mesa de som na entrada RCA do BR-532(antecessor do 600), e gravei em stereo(usando duas pistas ao mesmo tempo). Claro que como estava registrando a saída geral, depois não dava para mexer nas peças individualmente ou equalizar em separado, mas ficou bom. Infelizmente não tenho o registro disso gravado.

Já gravei com ele também piano de cauda(com mic stereo condensador), violino solo e piano(mic mono condensador no violino e o stereo condensador no piano + mesa e gravei a saída stereo dela no BR). Quinteto de sopro(flauta, oboé, clarinete, trompa e fagote), quinteto de cordas(violino I e II, viola, cello e contrabaixo), flauta solo, violino solo, viola solo, violão solo, duo de violão,...enfim, tudo ficou legal!

wilmonta
Veterano
# nov/08
· votar


MAKUMBATOR, que bom saber disso, estava com medo de investir em mics pra batera e numa mesa, e fazer esse tipo de gravação, mas depois do teu "testemunho" vou comprar os equipos e gravar.

A propósito, no caso a entrada rca do seu BR532 seria a entrada de linha desse modelo600?

wilmonta
Veterano
# nov/08
· votar


eu sei que o ideal é montar um pc adequado pra esse tipo de gravação, mas, como já tenho O BR600 vou começar gravando nele mesmo, e quanto a equalização, acho que regulando legal a mesa, tendo uns micfs bons e principalmente se o batera souber trabalhar bem a dinâmica na batera, deve ficar boa a gravação.

makumbator
Moderador
# nov/08
· votar


wilmonta

Sim, a RCA é a entrada de linha. Mas vc tem que gravar em stereo real(selecionando duas pistas ao mesmo tempo), para ficar legal e com os pans das peças vindos da mesa de som.

Pois é, eu também gravo em computador, mas já tenho o BR-532 há mais de 7 anos(na verdade nem lembro direito quando comprei, mas faz tempo). Até hoje nunca tive nenhum problema(só uma fez um pique de luz no computador desformatou o cartão smartmedia dele, e perdi as gravações daquele momento, mas formatei de novo e voltou ao normal, e não foi culpa dele e sim da companhia elétrica).

ABATANGERINA
Veterano
# nov/08
· votar


wilmonta
eu estou bastante satisfeito com o meu br600, é bem + q eu esperava, pela quantidade de recursos q têm em uma única peça. por esse preço nem de longe eu conseguiria placa de som, laptop, softwares, etc. paguei R$ 1.200 no meu.
em relação a gravação de patera nunca fiz, mas já gravei as peças de batera separadas pra botar no drumkit.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Alguém têm o stúdio boss br-600? estou cheio de dúvidas