Autor |
Mensagem |
ABATANGERINA Veterano |
# jul/07
tô comprando esse stúdio e tô cheio de dúvidas. já li o manual algumas vezes. se alguém no fórum tiver, por favor se manifeste.
grato desde já
|
masc073 Veterano |
# out/07
· votar
Tenho uma. E estou aprendendo a usar. Achei bastante legal a sessão de ritmos. A possibilidades de fazer arranjos para uma música é importante para conseguir uma boa variação de ritmos.
|
Tarracha Veterano |
# out/07
· votar
ABATANGERINA ql suas duvidas?
|
denier Veterano |
# out/07
· votar
Tarracha eh mesmo neh ?
|
ABATANGERINA Veterano |
# dez/07
· votar
Tarracha denier enfim, meu studiozinho chegou. seguinte: tô lendo o manual, e me surpreendi com esse estúdio, pensei q fosse ser + difícil de mexer, mas lendo o manual ele se torna bem intuitivo, e EXTREMAMENTE versátil (bem + q pensava).
minha dúvida atual é: tô querendo gravar pandeiro no "drum kit" e outros instrumentos de percurssão. o problema é q o pandeiro num têm apenas "01" som, como um bumbo, ele têm vários. alguém já colocou um pandeiro no "drum kit"? eu tô pensando em colocar, mas como "compasso inteiro", tipo 2/4 na semicolcheia. mas, acho q neste caso não vai ser possível "tocar" o pandeiro em menos de um compasso. falei besteira ou isso é possível? a msm coisa, é a pandeirola, ela têm um som quando vai e um timbre diferente quando volta, eu consigo colocar isso no "drum kit", em apenas um "pad"?
|
ABATANGERINA Veterano |
# dez/07
· votar
up!!
|
Tarracha Veterano |
# dez/07
· votar
ABATANGERINA vc vai criar uma midi com todos os sons e importar ela pro br-600....isso que vc quer fazer?
|
ABATANGERINA Veterano |
# dez/07
· votar
Tarracha não. eu quero microfonar o som (no próprio stúdio) e gravar em um track e a partir dele passar pro "drum kit". pelo manual, aparentemente dá pra fazer isso, o problema é q o pandeiro é versátil e num dá pra gravar em 01 ou 02 segundos o seu som com realismo, em minha opinião, é necessário no mínimo um compasso. minha pergunta é se alguém já fez isso (microfonou o som no trak e depois passou pro drum kit). vc já fez?
|
ABATANGERINA Veterano |
# dez/07
· votar
up!!
|
ABATANGERINA Veterano |
# jan/08
· votar
up!!! pô alguém ajuda ae
|
ABATANGERINA Veterano |
# jan/08
· votar
outras dúvidas: - eu posso gravar uma quantidade ilimitadas de músicas? (limitada apena pelo tamanho do cartão de memória).
- os 64 v-tracks, são apenas para uma música? ou seja, cada música têm 64 v-tracks?
- quando eu faço "bounce" e depois masterizo, eu perco os dados dos v-tracks de origem, perdendo a independência deles?
pô, pessoal, t~em gente aqui no fórumq têm. responde aí...
|
ABATANGERINA Veterano |
# jan/08
· votar
respondendo as minhas próprias perguntas:
- eu posso gravar uma quantidade ilimitadas de músicas? (limitada apena pelo tamanho do cartão de memória). sim - os 64 v-tracks, são apenas para uma música? ou seja, cada música têm 64 v-tracks? sim - quando eu faço "bounce" e depois masterizo, eu perco os dados dos v-tracks de origem, perdendo a independência deles? não. eu apenas copio todos a um só v-track. se eu quiser ter independência, é só eu não marcar esse v-track na hora de reproduzir.
em relação a microfonar instrumentos ainda não experimentei. quando experimentar posto.
|
Casper Veterano
|
# mai/08
· votar
Caro ABATANGERINA:
O ToneLoad do BR600 é limitado a apenas 13 segundos para cada Drum-kit. Dá para fazer o que vc quer. Faça samples curtos de seu pandeiro, monte um Drum-kit só dele. Ai vc programa o ritmo no editor do BR600 (ou no Editor do PC). Se vc precisar de uma segunda bateria, faça o bouncing do pandeiro e mude o kit de bateria, e depois faça um segundo bouncing.
|
ABATANGERINA Veterano |
# mai/08
· votar
Casper há quanto tempo vc têm esse estúdio? têm como postar alguma música q já gravou?
eu estou gostando dele pra caramba. a única coisa q colcoco como complemente dele, é um pré (não gostei muito do pré dele, meio fechado) tanto pra mic quanto pra os outros instrumentos, o resto superou em muito minhas expectativas.
|
Casper Veterano
|
# mai/08
· votar
Faz um ano que uso o BR600. Confesso que também uso um compressor, um equalizador e um gate externos. Compressor digital é sempre um lixo, e o do BR não contraria a regra. Uns exemplos:
http://www.guitarbattle.com.br/musica_7128.html
http://www.guitarbattle.com.br/musica_6866.html
http://www.guitarbattle.com.br/musica_6456.html
Essa última foi a primeira que eu gravei no BR600.
|
ABATANGERINA Veterano |
# mai/08
· votar
Casper ficou muito bom cara!! em relação ao EQ, com certeza é melhor ter um gráfico. em relação ao comp, qual é o modelo q tú usa?
e outra, acho q o baixo é eletrônico das músicas é eletrônico. vc já gravou alguma vez algum baixo normal?
|
makumbator Moderador
|
# mai/08
· votar
ABATANGERINA
tenho o BR-532, que é muito parecido com o BR-600. Gravo baixo elétrico e acústico nele direto, e fica ótimo. Isso é baixo elétrico solo e foi gravado no BR-532(modo hi-fi e mixado posteriormente no Cubase):
http://forum.cifraclub.com.br/forum/2/171101/
Aqui baixo acústico gravado no BR-532(modo hi-fi, e com reverb do Cubase na mixagem no computador):
http://forum.cifraclub.com.br/forum/2/180845/
|
ABATANGERINA Veterano |
# mai/08
· votar
makumbator vc usa algum pré externo, ou pluga o baixo direto direto no estúdio?
|
makumbator Moderador
|
# mai/08 · Editado por: makumbator
· votar
ABATANGERINA
depende, no caso do acústico não uso. Tem apenas compressor de rack e seguiu direto para o gravador(de onde usei o EQ interno). No elétrico usei com Bass V-amp Pro e o reverb do Virtualizer Pro(e o compressor externo também), mas já gravei coisas sem nada(para registro rápido, sem compromisso), apenas com o gravador e ficaram muito boas. Só não gosto do compressor inerno do BR, acho ruidoso demais.
Mas atualmente uso um Eq gráfico de 31 bandas, que ajuda bastante para modelar o som. Mas se tirasse toda essa tralha, o som ainda fica bem legal e bastante "usável".
EDIT:
Aqio outro exemplo, de elétrico com bateria, também no BR-532:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/14/164427/
|
ABATANGERINA Veterano |
# mai/08
· votar
makumbator depende, no caso do acústico não uso. Tem apenas compressor de rack e seguiu direto para o gravador(de onde usei o EQ interno). qual o microfone q tu usa para o baixo acústico?
|
makumbator Moderador
|
# mai/08 · Editado por: makumbator
· votar
ABATANGERINA
No acústico em pizzicato de jazz uso captador de cavalete específico para o instrumento. Com o arco uso mic eletro condensador unidirecional. Aqui um exemplo de baixo acústico com arco gravado com mic no BR-532 e piano(VSTi):
http://forum.cifraclub.com.br/forum/13/165133/
Mas o ideal mesmo no pizz em jazz seria juntar as duas coisas(o sinal em linha e o do mic), mas nunca gravei nada nesse esquema.
|
Casper Veterano
|
# mai/08
· votar
Caro Makumbator:
Concordo com vc, os compressores dessa série BR são realmente medonhos. O ideal é dar um tapa no sinal antes de gravar direto, com compressor e equalizador (se necessário).
Caro ABATANGERINA:
Eu não tenho baixo, por isso uso eletrônico, ou a simulação de baixo do BR600, que quabra um galho.
|
ABATANGERINA Veterano |
# mai/08
· votar
Casper os compressores dessa série BR são realmente medonhos. O ideal é dar um tapa no sinal antes de gravar direto, com compressor e equalizador (se necessário). que comp vc usa?
|
Casper Veterano
|
# mai/08
· votar
Caro ABATANGERINA:
Eu uso um Orange Squeezer modificado, com um estágio extra de amplificação, para usar uma gama de microfones, além da guitarra.
|
wilmonta Veterano |
# nov/08
· votar
alguém já gravou bateria acústica nesse gravador, ou seja, microfonar a batera, mesa + gravador?
|
makumbator Moderador
|
# nov/08
· votar
wilmonta
Eu já. Ficou legal até. Liguei a saída da mesa de som na entrada RCA do BR-532(antecessor do 600), e gravei em stereo(usando duas pistas ao mesmo tempo). Claro que como estava registrando a saída geral, depois não dava para mexer nas peças individualmente ou equalizar em separado, mas ficou bom. Infelizmente não tenho o registro disso gravado.
Já gravei com ele também piano de cauda(com mic stereo condensador), violino solo e piano(mic mono condensador no violino e o stereo condensador no piano + mesa e gravei a saída stereo dela no BR). Quinteto de sopro(flauta, oboé, clarinete, trompa e fagote), quinteto de cordas(violino I e II, viola, cello e contrabaixo), flauta solo, violino solo, viola solo, violão solo, duo de violão,...enfim, tudo ficou legal!
|
wilmonta Veterano |
# nov/08
· votar
MAKUMBATOR, que bom saber disso, estava com medo de investir em mics pra batera e numa mesa, e fazer esse tipo de gravação, mas depois do teu "testemunho" vou comprar os equipos e gravar.
A propósito, no caso a entrada rca do seu BR532 seria a entrada de linha desse modelo600?
|
wilmonta Veterano |
# nov/08
· votar
eu sei que o ideal é montar um pc adequado pra esse tipo de gravação, mas, como já tenho O BR600 vou começar gravando nele mesmo, e quanto a equalização, acho que regulando legal a mesa, tendo uns micfs bons e principalmente se o batera souber trabalhar bem a dinâmica na batera, deve ficar boa a gravação.
|
makumbator Moderador
|
# nov/08
· votar
wilmonta
Sim, a RCA é a entrada de linha. Mas vc tem que gravar em stereo real(selecionando duas pistas ao mesmo tempo), para ficar legal e com os pans das peças vindos da mesa de som.
Pois é, eu também gravo em computador, mas já tenho o BR-532 há mais de 7 anos(na verdade nem lembro direito quando comprei, mas faz tempo). Até hoje nunca tive nenhum problema(só uma fez um pique de luz no computador desformatou o cartão smartmedia dele, e perdi as gravações daquele momento, mas formatei de novo e voltou ao normal, e não foi culpa dele e sim da companhia elétrica).
|
ABATANGERINA Veterano |
# nov/08
· votar
wilmonta eu estou bastante satisfeito com o meu br600, é bem + q eu esperava, pela quantidade de recursos q têm em uma única peça. por esse preço nem de longe eu conseguiria placa de som, laptop, softwares, etc. paguei R$ 1.200 no meu. em relação a gravação de patera nunca fiz, mas já gravei as peças de batera separadas pra botar no drumkit.
|