Meu Home Studio

    Autor Mensagem
    Grimc
    Veterano
    # jul/07 · Editado por: Grimc


    Estou começando a montar um home studio, peça por peça. Por enquanto tenho softwares, um micro, um controlador midi, minha guitarra e um amplificador. Veja o que tenho:

    Computadores:

    Apple IMac G3 (macintosh) com Mac OS X, não investi nele como computador do estúdio, mas dava pra montar uma bela estação.

    Dell Dimension 2400 Celeron 2Ghz 384mb de memória, pretendo botar 1gb, hd de 40 (meio antigo) com Windows XP Home Edition SP2

    Softwares:

    Steinberg Cubase SX 3
    Sony Sound Forge 7.0
    Finale 2006 (Codamusic)
    Fruity Loops 5.0
    N_Track- não me lembro a versão, mas eu ñ uso
    Drumsite

    Virtual Sinths:

    Edirol Orchestral
    Edirol Super Quartet

    Guitarra (não é do estudio, eu gravo com ela):

    Shelter SST62

    Teclado/Controlador Midi (possui saída midi e entrada também):
    Casio Tone Bank (é ruim mas é remédio, ehehe) CT 670

    Amplificador (minuto de silêncio):

    Bom, este tem história. É semi-caseiro. Eu consegui lá numa loja de eletrônica o amplificador multi-uso Frahm Ca 150, antigo pra caramba e meu cunhado conseguiu um alto falante 8" HB. O Objetivo: construir um cubo pra minha guita (eu nem pensava em stúdio). Consegui umas madeiras e construímos (eu e meu cunhado) uma caixa de madeira, aberta pela parte traseira, conectei ao alto falante e batizamos a engenhoca de Grimc GC 50 Series, ehehe.

    Então meu amplificador é um Grimc GC 50 Series Multiuso

    Cabos:

    Santo Ângelo modelo guitarra, duas pontas "bananão"
    Cabo improvisado, uma ponta de fone pra ligar no micro e outra banana pra ligar no ampli ou no instrumento

    Microfone:

    Apenas um omega de 15 reais, mas posso conseguir um

    O que falta comprar

    Eis a questão. Além de cabo midi, eu nunca montei um estúdio, o que devo comprar?

    Quero construir um estúdio que caiba no quarto na escrivaninha, mas preciso fazer um orçamento. Já usei a busca.

    nyurig3
    Veterano
    # jul/07 · Editado por: nyurig3
    · votar


    Grimc

    placa de audio
    mesa de som ( mixer)
    pre amplificador de microfone
    monitor ( esse da ate para pular... e caro e serve mais para escutar o trabalho que esta sendo realizado)
    bons microfones: para voz um behringer xm8500 quebra um galho se bem
    placa de audio
    mesa de som ( mixer)
    pre amplificador de microfone
    monitor ( esse da ate para pular... e caro e serve mais para escutar o trabalho que esta sendo realizado)
    bons microfones: para voz um behringer xm8500 quebra um galho se bem que um condenser ( B1) cairia bem ne.. para instrumentos o sm57 da shure.

    dos falados ai a placa de audio e mesa e pelo menos um microfone sao indispensaveis

    Grimc
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    nyurig3

    Obrigado pela ajuda
    dos falados ai a placa de audio e mesa e pelo menos um microfone sao indispensaveis

    A placa de áudio é a placa de som do micro ou eu devo adquirir uma externa?

    Pois eu posso conseguir com um amigo uma Sound Blaster 16/32 mas se for externa tenho que comprar.

    mesa de som ( mixer)

    Pra começar eu compro uma de 8 ou de 16 canais? Não tenho muitas coisas para mixar, apenas uns 2 teclados, um baixo, duas guitarras, um violão e futuramente uma batera...

    Minow
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Grimc
    Cara, já que seu amp e microfones são ruins, aconselho plugar a guitarra direto na placa (pegue esse SoundBlaster!), e usar um simulador de amps VST.

    _FrEd_
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Grimc

    Legal kr, depois grava algo!

    Grimc
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Com a guitarra eu ainda ñ gravei nada mas eu fiz uma brincadeira plugando o teclado na placa.

    Tá aqui

    http://rapidshare.com/files/41771498/Tecladinho.mp3.html

    Dublin
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Eu soh o cara mais novato nesse negocio de estudio,,,eu tenhu uma banda e quero montar um estudio de ensaio,,,,oq eu uso,,,,,eu soh naum entendo dos equipamentos de som de fora,,,,,,eu ja sei oq eu vou usar dentro do estudio,,,tipo cubos,,, microfones,,,batera,,,essas coisas,,,,oq eu preciso eh mesa,,potencia,,camera de eco,,,equalizer,,,,e tbm os retornos,,,oq eu devo usar e qual a potencia.Se alguem poder me ajudar eu agradeco!!!!!!!!!!!!!!

    AlexB
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    A primeira coisa a pensar não é o equipamento, e sim o que você quer com ele. Dependendo do que quiser fazer e a qualidade, os equipamentos mudam, não existe um estúdio universal. Defina primeiro o que vai querer fazer com seu estúdio para só depois pensar em quais os equipamentos necessários na realização das tarefas que se propos.
    Abraço,

    Alex

    Baruck
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Microfone:

    Apenas um omega de 15 reais, mas posso conseguir um


    Com os equipamentos q vc tem, dá pra fazer um som tranqüilo, mas vc precisa comprar um bom mic, ou um sm58, e uma mesinha pra gravar.

    Vc não mencionou sua placa de som e não conheço mac. As placas onboard do pc não são legais. Mas mac é outra história...

    Abraço.

    nyurig3
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Grimc
    dos falados ai a placa de audio e mesa e pelo menos um microfone sao indispensaveis
    essa soundblaster e mais recomendada para reproduçao e nao gravaçao, mas quebra um galho....
    uma placa boa seria a maudio 2496 ( 450,00 reais)


    Pra começar eu compro uma de 8 ou de 16 canais? Não tenho muitas coisas para mixar, apenas uns 2 teclados, um baixo, duas guitarras, um violão e futuramente uma batera...
    mixer e importante mas uma de 8 canais para o que vc quer ta otima, eu uso uma e como e gravaçao multipista vc vai usar poucos canais mesmo, agora a a placa e fundamental

    Baruck
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    dos falados ai a placa de audio e mesa e pelo menos um microfone sao indispensaveis
    essa soundblaster e mais recomendada para reproduçao e nao gravaçao, mas quebra um galho....
    uma placa boa seria a maudio 2496 ( 450,00 reais)


    Pra começar eu compro uma de 8 ou de 16 canais? Não tenho muitas coisas para mixar, apenas uns 2 teclados, um baixo, duas guitarras, um violão e futuramente uma batera...
    mixer e importante mas uma de 8 canais para o que vc quer ta otima, eu uso uma e como e gravaçao multipista vc vai usar poucos canais mesmo, agora a a placa e fundamental


    Recomendo também a placa 2496 da Maudio. Tenho uma e é mt boa. Mas ela só grava 2 canais (r e l do estéreo) ao mesmo tempo. Sendo assim, não adiantaria ter mts canais na mesa, pois só conseguiria gravar até 2 instrumentos em separado ao mesmo tempo. A não ser q vc queira deixar os instrumentos plugados por comodidade, o que não é pouca coisa, já q ficar plugando e desplugando os cabos toda hora sempre dá em nó.

    Vc tem q ver o q vc quer fazer com seu estúdio. Se for gravar alguns instrumentos e microfones, com parte da produção feita em instrumentos virtuais (bateria, metais etc.), uma 2496 e uma mesinha de 6 da Behringer já tá lindo. Deve custar tudo uns 700 no MLivre.

    Mas se vc quer gravar bateria, uma banda tocando, canal por canal, vai precisar de uma placa com várias entradas e uma mesa q tenha, além de vários canais, a possibilidade de mandar cada um em separado para cada entrada da placa. Além de vários microfones, uma sala boa pra gravar batera, quilômetros de cabos, preamps e por aí vai.

    É tudo uma questão de intenção e orçamento.

    Abraço.

    Grimc
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    bom, estive um tempo sem poder responder mas vou responder as perguntas em ordem:

    AlexB
    A primeira coisa a pensar não é o equipamento, e sim o que você quer com ele. Dependendo do que quiser fazer e a qualidade, os equipamentos mudam, não existe um estúdio universal. Defina primeiro o que vai querer fazer com seu estúdio para só depois pensar em quais os equipamentos necessários na realização das tarefas que se propos.
    Abraço,

    Alex


    O meu objetico para com o home estudio é produzir músicas com uma banda pequena, sendo que era legal se eu tivesse um sequenciador para a bateria VST. Mas eu desejo também controlar instrumentos virtuais com um controlador MIDI, para preencher a falta que certos instrumentos fazem. Também quero obter um workstation que tenha sequenciadores bons e ao mesmo tempo timbres realísticos. Um Roland quebrava o galho?

    Baruck
    Com os equipamentos q vc tem, dá pra fazer um som tranqüilo, mas vc precisa comprar um bom mic, ou um sm58, e uma mesinha pra gravar.

    Vc não mencionou sua placa de som e não conheço mac. As placas onboard do pc não são legais. Mas mac é outra história...

    Abraço.


    O meu mac possui uma placa não onboard da apple feita pra estúdio profissional, mas eu não vou usá-lo no meu estúdio, pois tenho dificuldades de encontrar softwares para Mac OS X 2.8 ( o sistema operacional do mac) No meu pc a placa é onboard (computador Dell é tudo onboard) mas tava pensando numa M Audio ou numa Creative


    nyurig3
    dos falados ai a placa de audio e mesa e pelo menos um microfone sao indispensaveis
    essa soundblaster e mais recomendada para reproduçao e nao gravaçao, mas quebra um galho....
    uma placa boa seria a maudio 2496 ( 450,00 reais)


    Pra começar eu compro uma de 8 ou de 16 canais? Não tenho muitas coisas para mixar, apenas uns 2 teclados, um baixo, duas guitarras, um violão e futuramente uma batera...
    mixer e importante mas uma de 8 canais para o que vc quer ta otima, eu uso uma e como e gravaçao multipista vc vai usar poucos canais mesmo, agora a a placa e fundamental


    Vou dar uma olhada no ML e no Submarino...

    Baruck
    dos falados ai a placa de audio e mesa e pelo menos um microfone sao indispensaveis
    essa soundblaster e mais recomendada para reproduçao e nao gravaçao, mas quebra um galho....
    uma placa boa seria a maudio 2496 ( 450,00 reais)


    Pra começar eu compro uma de 8 ou de 16 canais? Não tenho muitas coisas para mixar, apenas uns 2 teclados, um baixo, duas guitarras, um violão e futuramente uma batera...
    mixer e importante mas uma de 8 canais para o que vc quer ta otima, eu uso uma e como e gravaçao multipista vc vai usar poucos canais mesmo, agora a a placa e fundamental

    Recomendo também a placa 2496 da Maudio. Tenho uma e é mt boa. Mas ela só grava 2 canais (r e l do estéreo) ao mesmo tempo. Sendo assim, não adiantaria ter mts canais na mesa, pois só conseguiria gravar até 2 instrumentos em separado ao mesmo tempo. A não ser q vc queira deixar os instrumentos plugados por comodidade, o que não é pouca coisa, já q ficar plugando e desplugando os cabos toda hora sempre dá em nó.

    Vc tem q ver o q vc quer fazer com seu estúdio. Se for gravar alguns instrumentos e microfones, com parte da produção feita em instrumentos virtuais (bateria, metais etc.), uma 2496 e uma mesinha de 6 da Behringer já tá lindo. Deve custar tudo uns 700 no MLivre.

    Mas se vc quer gravar bateria, uma banda tocando, canal por canal, vai precisar de uma placa com várias entradas e uma mesa q tenha, além de vários canais, a possibilidade de mandar cada um em separado para cada entrada da placa. Além de vários microfones, uma sala boa pra gravar batera, quilômetros de cabos, preamps e por aí vai.

    É tudo uma questão de intenção e orçamento.

    Abraço.


    Baruck

    Vc tem q ver o q vc quer fazer com seu estúdio. Se for gravar alguns instrumentos e microfones, com parte da produção feita em instrumentos virtuais (bateria, metais etc.), uma 2496 e uma mesinha de 6 da Behringer já tá lindo. Deve custar tudo uns 700 no MLivre.

    Mas se vc quer gravar bateria, uma banda tocando, canal por canal, vai precisar de uma placa com várias entradas e uma mesa q tenha, além de vários canais, a possibilidade de mandar cada um em separado para cada entrada da placa. Além de vários microfones, uma sala boa pra gravar batera, quilômetros de cabos, preamps e por aí vai.

    É tudo uma questão de intenção e orçamento.

    Abraço.


    Como eu disse anteriormente, pretendo gravar com minha banda, mas, como eu moro em apartamento e tenho espaço limitado, a bateria será gravada por um bom workstation ou, como último recurso, sequenciada em programas como o FL Studio e o Drumsite.

    Novamente eu digo que gostaria que o pessoal me indicasse um bom workstation.

    Ah, e sobre a placa de varios canais, seria ela externa?

    E mais uma dúvida de iniciante:

    O que seriam preamps?

    Obrigado pela ajuda.

    Abç,

    Grimc

    AlexB
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    O meu objetico para com o home estudio é produzir músicas com uma banda pequena, sendo que era legal se eu tivesse um sequenciador para a bateria VST. Mas eu desejo também controlar instrumentos virtuais com um controlador MIDI, para preencher a falta que certos instrumentos fazem. Também quero obter um workstation que tenha sequenciadores bons e ao mesmo tempo timbres realísticos. Um Roland quebrava o galho?

    No seu caso uma boa opção é uma mesa Alesis multimix 12 firewire, está custando U$300 nos EUA. Ela vai te permitir gravar todos os instrumentos simultaneamente e fazer o routing diretamente no computador. O outro equipamento é um bom micro com pelo menos 2 Gb de memória(muito usada com instrumentos virtuais) e de preferência núcleo duplo. A velocidade real básica do processaor deve ser maior que 2500Mhz, não adianta pegar núcleo duplo com performance básica inferior 2Mhz( por núcleo) Clock básico. Como não vai gravar a bateria sua configuração facilita muito, use o o battery3 no seu daw, o EZdrummer também é bom e bem mais barato. Instrumentos virtuais existem milhares, veja os intrumentos que deseja, ouça os samples e faça a sua escolha de acordo com a compatibilidade com o DAW que já possui. Apesar do Kontakt ser caro ele pode lhe fazer a parte de instrumento virtual e bateria, você só vai ter que ter muita memória dependendo dos .nki que for usar.
    Se for gravar voz um bom mic ajuda, se não tiver um local próprio para gravar fuja dos mics condenser e use um dinâmico padrão cardióide.
    Mesa de som com interface digital
    Bom computador com entrada firewire
    Microfone dinâmico.
    guitarras, baixo e teclados são plugados diretamente na mesa, a bateria vai ser providenciada no seu daw, microfone ligado via xlr na mesa para a voz.
    Com este seting já dá para gravar com qualidade profissional, só vai faltar a habilidade e o conhecimento para manejar com maestria todos os equipamentos e softs.
    Abraço,
    Alex

    Grimc
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    AlexB
    Não dava para indicar um set q fuja menos do meu orçamento? É q eu só posso gastar até 1200 reais...

    E se eu esquecesse o uso dos vst's, e gravasse a bateria com um workstation como o Korg Trinity (minha banda usa ele em lugar da bateria), uma mesinha de 8 canais, uma placa para gravação multipista (MAUDIO), sem microfones (trata-se de banda instrumental) e um fone de ouvido pra usar como monitor já não dava uma qualidade razoável? Pois eu não busco qualidade profissional, apenas um estúdio para gravação de guias em caso de apresentações...

    AlexB
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Tudo é uma questão de compromisso, o seting que te indiquei permite gravar doze trilhas independentes em 24 bits e 48Khz. Se você não precisa de gravação simultânea de todos os instrumentos, pode usar uma mesa xenix de 8 canais que já vem com uma interface para gravar apenas dois canais no micro. Se já tem o korg trinity useo como bateria!
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-59297792-behringer-xenix1204fx- usb-panda-import--_JM
    Abraço,
    Alex

    Grimc
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    AlexB

    Obrigado pela dica, este já é um set mais em conta para mim.

    Probe
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Um mic condensador USB seria legal pro teu caso... A MXL tem uma opção legal... Dá uma olhada!

    Grimc
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Probe
    Eu não quero mic's, pois não gravarei vocal. Quero gravar algumas guias para os ensaios da banda....

    Grimc
    Veterano
    # set/07
    · votar


    up

    edercattani
    Veterano
    # set/07
    · votar


    ola pessoal, tenho um trial do sonar 6, gostaria de ver com consigo o crack dele, e também baixei o e-mix, e tb to atráz do serial, se alguém tiver como me dar uma força

    Grimc
    Veterano
    # set/07
    · votar


    edercattani
    Aqui somos completamente contra pirataria.

    Robert Cookie
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Boa tarde amigos. Tenho uma dúvida semelhante a dos colegas e gostaria de saber a opinião de todos que entendam do assunto.

    Tenho vontade de fazer gravações em casa utilizando meu computador, mas sou leigo no assunto e não queria investir profissionalmente. Eis o material que disponho: 3 giutarras ( 1 Epiphone Les Paul - Joe Perry, 1 Ibanez ASL - 75 semi- acustica, uma Fender Strato), um Marshal VS 100, um POD XT e um notebook pentuim M 1,7 Ghz, 512 de ram.

    O que mais eu iria precisar para fazer tais gravações? Já me aconselharam um controlador MIDI ou um teclado MIDI e uma placa de som. Só isso já seria suficiente? Vou precisar de uma mesa? Qual placa de som atende essa minha necessidade? Com um controlador eu consifo sons de teclado, pianos ou sintetisador? Acho que tenho até R$ 1500 disponiveis para novos investimentos. Com isso é possível fazer algo legal?
    Grato pela colaboração de todos.
    Abraços

    Minow
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Robert Cookie
    Bom, pra gravar a guitarra você não vai precisar de placa de som própria pra gravações, já que o Pod XTL atua como uma. Mas é sempre bom ter uma razoável pela qualidade final e pra mexer com os VSTS.
    Com um controlador midi você faz tudo isso que perguntou. Agora o lance é se você quiser gravar voz, nesse caso invista num microfone usb.

    Robert Cookie
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Minow

    Sim, eu pretendo gravar voz. Mas quanto à questão do controlador, para usá-lo eu iria precisar de uma placa de som, certo? ou o POD XT serve pra ele também? Se eu ligar um mic normal do POD também, não funciona?

    Valeu pela ajuda.

    edercattani
    Veterano
    # out/07
    · votar


    se alguém ja trabalho o force 7 sabe que é blz, pessoal se tiver algum camarada que tenha o sonar ou o cubase, to embusca de um programa desses, uso o force 7 em português e é muito bom

    ulissescds
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    amigo tou com este espaço aqui na minha casa de
    altura= 2,40
    largura= 1,50
    comprimento= 2,50
    tou com umas caixas da aiwa(subwoof)
    tou comprando uma interface uca 202
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-142209363-interface-de-audio-us b-uca202-u-control-behringer-uca-202-_JM
    tenho um microfone da lersom nao sei o modelo
    mesa de som stanio de 8 canais
    para gravaçao de voz para radio e cormercial
    ta bom?
    uso os progamas acid 6.0
    samplitude 10
    sound forge 8.0
    meu pc e de 2g hd de 250
    corel 2 dual
    ta bom gente?
    ou presisa de mais aguma coisa?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Meu Home Studio