Meu Home Studio ta no esqueleto, apenas coom CARPETE nas paredes! e agora?

    Autor Mensagem
    Hammond B3
    Veterano
    # nov/07 · Editado por: Hammond B3


    Bom pessoal, seguinte

    Tinha um Quarto mei grande aqui em casa, tava com piso de ardósia e só.

    Isolei as janelas, dividi ele no meio, uma sala pra monitoração e outra de gravação. vidro duplo, tudo certinho.

    Encarpetei o chão com carpete grosso (5mm) e as paredes com carpete de forração (2mm), sendo que a parede que divide o quarto, tem carpete de 5mm dos 2 lados, ou seja, é um QUARTO CARPETE! rssr

    Resumindo, tirou toda a reverberação do quarto, porém sobrou uma na sala de gravação: Um reverbinho curto e grave/médio, chato pra caramba e que ta me atrapalhando nas gravações!
    Chega a soar como microfonia! muito estranho.

    Meti espuma dentro da sala, e resolveu!

    Agora, o mais grave de todos: Não tem acustica! o som que gravo captado pelo mic é morto, não tem vida! abafado, feio!

    Preciso por alguma coisa dentro da sala que excite os agudos, se é que vcs me entendem!

    Se tirar todo o carpete da sala de gravação, é capaiz de ficar melhor, só que aí vem o reverb.

    Preciso dar mais qualidade na acustica.

    Pra ter uma ideia, toco o violão no meu quarto, que é de piso de madeira, paredes normais, e o som chega grande, encorpado!

    na salinha de gravação, o som some! fica pequeno!

    Tenho equipamentos legais, mais o quarto ta me matando!
    Alguem pode dar um help pra eu?

    Obrigado pessoal!

    I.Nosferatu
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Hammond B3

    "Se tirar todo o carpete da sala de gravação, é capaiz de ficar melhor, só que aí vem o reverb.

    ...toco o violão no meu quarto, que é de piso de madeira, paredes normais, e o som chega grande, encorpado!

    na salinha de gravação, o som some! fica pequeno!
    "


    Indo pelo lado mais facil... Não seria o caso de apenas tirar o carpete de uma das paredes da sua salinha, ou arrumar uma forma de poder retirá-lo de uma dessas paredes quando necessário?

    O lado mais dificil voce já deve presumir... prepara o bolso... hehehehehe...

    Hammond B3
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    I.Nosferatu

    Aiaiai

    Se improvisar uma parede de pedra dentro da sala, ou jogar umas telhas daquelas grandes Brasilit, resolve alguma coisa?

    Ou vou ter que tirar o carpete e começar no 0 denovo?

    AlexB
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    O estúdio da Chess Records tinha uma solução interessante. A parede tinha duas faixas de azulejo cobertas com uma cortina, abrindo ou fechando era possível controlar a reverberação.
    Uma solução mais simples para ti é: grave o som "dry" e depois aplique um convolution Reverb para criar a ambiência desejada.
    Abraço,
    Alex

    I.Nosferatu
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Hammond B3

    "Se improvisar uma parede de pedra dentro da sala, ou jogar umas telhas daquelas grandes Brasilit, resolve alguma coisa?"

    Hehehehe... brasilit? sei não cara...

    Tipo pegando a dica do amigo acima porque voce não deixa como está e ou usa o efeito conforme ele sugeriu ou da um jeitinho de montar uma(s) parede(s) removivel com superficie de azulejo, tipo como se fosse um quadro, mais ou menos, assim já que azulejo tem uma reverberação tremenda, quando fosse necessário voce colocaria elas sobre a parede de carpete mesmo... seria necessário apenas um bom meio de fixá-las, se não me engano tem uma forma de colocar azulejo sobre madeira, mas como disse antes não me pergunte como... hehehehehe...

    Abraço e boa sorte

    shoyoninja
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Tire o carpete de uma parte das paredes apenas...

    Tipo a metade de cima de um lado e a debaixo do outro, sem simetria entendeu?

    Vai ficar bem melhor.

    No meu estúdio fiz metade das paredes de madeira, a outra metade de tecido e uso umas placas móveis de placa cimetícia recobertas com madeira. Bem pesadas e refletem até a região grave. Ficou muito bom, para o meu gosto pelo menos :D

    Abraços!

    Hammond B3
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Valeu pessoal!
    Valeu mesmo
    Estou fazendo novas experiencias aqui e ta rolando
    posto o resultado pra vcs!

    Computer Music
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Não é bom utilizar o mesmo material na sala toda, é sempre bom variar o material para não ter problemas de reverb ou cancelamento de fase.

    Uma sugestão boa postada acima é colocar meia parede de lambril (madeira) e meia parede de tecido. Um bom tecido para isso é aquele tecido automotivo com espuma, custa de R$ 5,00 a R$ 10,00 o metro linear. Você encontra ele em lojas de espumas e tecidos em geral. Além de ficar bom a aparência dele é melhor do que carpete e custo baixo.

    Abraços
    Rodrigo Fernandes
    www.nextaudio.com.br
    MSN: rodrigo_next@hotmail.com

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Meu Home Studio ta no esqueleto, apenas coom CARPETE nas paredes! e agora?