Meu trabalho de orquestra, Comentem aí

Autor Mensagem
Grimc
Veterano
# set/07
· votar


eh bem massa

Música de Preto
Veterano
# set/07
· votar


orquestração ao meu ver, estaria diretamente ligada a uma escrita específica para esses tais instrumentos, preocupando não somente em criar melodias, mas sim entender se acima de tudo ela pode ser executada e se ela funcionaria com quais combinações, o cuidado da coloração, dos trabalhos, o uso de procedimentos técnicos de escrita musical, além dos discursos que se desenvolvem entre naipes, seções ou instrumentos.
Sei que pode ser uma afirmação ignorante, mas acho que os caminhos já não estão mais por aí não... Eu posso fazer um arranjo lindo para cordas usando apenas meu ouvido como julgador - já que não tenho muito conhecimento de teoria -, usar o "Ultra Strings Mega Processation" ou sei lá o que e gravar a minha música. Milhare ou milhões de pessoas ouvirão, acharão lindo e jamais se perguntarão se estão ouvindo a OSB ou se eu usei o tal VST descrito acima. Bom, o que é orquestração eu não imagino muito bem, mas juntar notas harmoniosamente eu consigo - e algumas pessoas nem usam o teclado para isso. Eu conheço um cara que "gravou" partes de órgão no mouse, com direito a glissando e tudo. A história da possibilidade de se tocar ou não é um caso a se pensar. Às vezes tenho que ficar esperto pra não criar um baterista de três mãos, por exemplo. De qualquer forma, acho que isso pode ser resolvido sabendo-se a extensão de cada instrumento utilizado.

Sobre a música: Cadê as cordas? Acho que elas ficaram muito baixas em relação ao piano, que tá realmente meio sem dinâmica. E não é só o compressor não, tenta abaixar o velocity dos toques - se você ainda tiver o MIDI da música. Outra, tem um som ali que faz alguma melodia meio barroca - não sei mesmo que som é aquele - que tá deixando tua música com cara de video game. Não vou opinar artisticamente porque não sei qual é o seu conceito.

Grimc
Veterano
# jan/08
· votar