Meu trabalho de orquestra, Comentem aí

Autor Mensagem
Grimc
Veterano
# set/07
· votar


eh bem massa

Música de Preto
Veterano
# set/07
· votar


orquestração ao meu ver, estaria diretamente ligada a uma escrita específica para esses tais instrumentos, preocupando não somente em criar melodias, mas sim entender se acima de tudo ela pode ser executada e se ela funcionaria com quais combinações, o cuidado da coloração, dos trabalhos, o uso de procedimentos técnicos de escrita musical, além dos discursos que se desenvolvem entre naipes, seções ou instrumentos.
Sei que pode ser uma afirmação ignorante, mas acho que os caminhos já não estão mais por aí não... Eu posso fazer um arranjo lindo para cordas usando apenas meu ouvido como julgador - já que não tenho muito conhecimento de teoria -, usar o "Ultra Strings Mega Processation" ou sei lá o que e gravar a minha música. Milhare ou milhões de pessoas ouvirão, acharão lindo e jamais se perguntarão se estão ouvindo a OSB ou se eu usei o tal VST descrito acima. Bom, o que é orquestração eu não imagino muito bem, mas juntar notas harmoniosamente eu consigo - e algumas pessoas nem usam o teclado para isso. Eu conheço um cara que "gravou" partes de órgão no mouse, com direito a glissando e tudo. A história da possibilidade de se tocar ou não é um caso a se pensar. Às vezes tenho que ficar esperto pra não criar um baterista de três mãos, por exemplo. De qualquer forma, acho que isso pode ser resolvido sabendo-se a extensão de cada instrumento utilizado.

Sobre a música: Cadê as cordas? Acho que elas ficaram muito baixas em relação ao piano, que tá realmente meio sem dinâmica. E não é só o compressor não, tenta abaixar o velocity dos toques - se você ainda tiver o MIDI da música. Outra, tem um som ali que faz alguma melodia meio barroca - não sei mesmo que som é aquele - que tá deixando tua música com cara de video game. Não vou opinar artisticamente porque não sei qual é o seu conceito.

Grimc
Veterano
# jan/08
· votar


como eu disse, proure o garritan, é leve e da pra trabalhar bem com ele

Cara, milênios depois de postar esse tópico, eu me dei conta. Você disse que o garritan é leve? 1,5 GB! Qual a sua definição de pesado então? Meu computador nem tinha internet pra baixar um troço desse, ehehe

has4
Veterano
# jan/08
· votar


Grimc

Como prometido anteriormente, em junho, voltei para ouvir e estou ouvindo, embora tenha passado um bom tempo, eu tive a sorte de ainda encontrar o link da gravação acessível no rapidshare:

ouvindo e comentando:

introdução: cello + piano = introdução bacana!
parte com piano nos graves + cello
parte c/ Violino + cello = seqüência linda.
parte com cravo (parecido som de cravo)
voltou para o tema.
voltou parte com cravo (o volume ficou um pouco alto)
voltou o cello sozinho (mas o volume ficou baixo)
volta piano + cello
Acho que vc repetiu as partes anteriormente gravadas!

Gostei da brincadeira aí! Os timbres ficaram bons! Só achei o volume n'alguns trechos da música muito alto, em especial na parte onde há o timbre identico a Cravo! Legal, parabéns!

has4
Veterano
# jan/08
· votar


aqueles que de certa forma querem se aproximar o máximo possível do real, precisa ter a consciencia de que tal procedimento e cuidado é de extrema importância
com a chegada dos instrumentos virtuais, muita gente começou a escrever coisas humanamente impossíveis de tocar, e no pior dos casos, ultrapassando os limites do próprio instrumento

REALMENTE, a questão sobre ORQUESTRAÇÃO, nascida na opção virtual, em especial quando o criador prentenda que os instrumentos não virtuais a executem um dia, deverá obrigatoriamente que trilhar por alguns parâmetros de extensões dos instrumentos reais, e isto digo, sem ao menos tratar sobre o assunto 'grades, cruzamentos e choques melódicos e harmônicos' que encontramos na criação deliberada nascida na virtualidade, que realmente se torna impossível de ser executados com os instrumentos reais. REALMENTE é um cuidado que deverá ser tomado! E para este cuidado, temos realmente que estudar muita harmonia e conhecer bem ou ao menos sobre as extensões dos instrumentos para transportarmos em uma grade de partituras para os reais instrumentos. E é aí que mora o embaraço para um leigo como eu, que até saberia escrever o que executo, mas a minha noção de conjunto orquestral ainda é ínfima! ENTENDI o que foi explicitado pelos colegas acima!

Jabijirous
Veterano
# jan/08
· votar


Cara, milênios depois de postar esse tópico, eu me dei conta. Você disse que o garritan é leve? 1,5 GB! Qual a sua definição de pesado então? Meu computador nem tinha internet pra baixar um troço desse, ehehe


a orquestra que eu uso tem 200Gb :P

em relaçao ao garritan é bem leve nao??

Grimc
Veterano
# jan/08
· votar


Jabijirous
Você deve ter 3 HD de 160 GB, ehehe

Grimc
Veterano
# jan/08
· votar


O Edirol Orchestral tem 200 mb. Eu tinha internet discada qdo criei esse tópico, mas hoje talvez eu possa baixar, mesmo não usando mais instrumentos virtuais.

Grimc
Veterano
# jan/08
· votar


has4
ah, e obrigado pelos coments

Jabijirous
Veterano
# jan/08
· votar


Grimc

se voce tem banda larga, pegue o gold edition da EWQL!!!

eu tenho um hd de 250Gb :)

musiker
Veterano
# fev/09
· votar


Jabijirous
é que o edirol é tao ruim, mas tao ruim, que eu só vi uma pessoa hj tirar uma som maravilhoso dele, mas o cara perdeu MUITO tempo e hj ele nem chega perto do edirol :P

pega o garritan ou o EWQL silver edition sao ambos pequenos!


Qual o tamanho do EWQL? o edirol é PCM?

Jabijirous
Veterano
# fev/09
· votar


o silver tem 3 gigas eu acho, o edirol eu não sei e nem quero saber heuaheiuaheiuhaue

musiker
Veterano
# fev/09
· votar


Jabijirous
o finale 2006 ja vem com garritan

é esse que vem com o DIMENSION LE do SONAR 7?

musiker
Veterano
# fev/09
· votar


Alguém sabe dizer se o GARRITAN POCKET ORCHESTRA que vem com o SONAR 7 é o mesmo banco de dados do GARRITAN do Finale? são 291 MB na seção de cordas ( 4 baixos, 4 cellos, 5 full string, 4 violas e 4 violinos) + uma seção de SOLO STRINGS.
Tem também várias seções de percussão, metais e sopros.

Jabijirous
Veterano
# fev/09
· votar


musiker

po não sei te responder, não uso sonar

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Meu trabalho de orquestra, Comentem aí