Gravação de orquestra

    Autor Mensagem
    Minow
    Veterano
    # mar/10


    Oi galera, seguinte, me chamaram pra gravar uma orquestra de 26 pessoas. *ACHO* que não tem madeiras nem metais, pelo que a produtora me falou, mas eles nunca sabem direito dessas coisas. Ela me disse que o esquema é violinos, violas, cellos e baixos, e mais um piano. Sei que são 26 pessoas, então já fiquei meio com o pé atrás.
    Vou explicar a situação. Já trabalhei com esse pessoal antes, é um esquema meio low budget, de uma ONG. A produção vai chorar ao máximo quando eu pedir o equipamento pra alugar, mas eu quero fazer uma coisa de qualidade, então mesmo que cortem uns 200 ou 300 Reais do meu salário, acho que tá valendo.
    O problema é que ninguém sabe direito como é o lugar, eu não posso ir ver a sala antes porque ela fica em outra cidade, e depois que eu pedir o equipamento vão fechar e já era.

    Eu tava pensando em usar três tripés altos, ou então pedir uma decca tree, mas não sei se vai rolar.
    Acho que vou usar três Neumann KM100 (visto que eu já tenho um e só precisaria alugar outro par), um no centro e dois nos lados fazendo uns spots. Um esquema simples, mas vai funcionar legal.
    O problema é que vai ter um piano (digital), amplificado. Isso é que eu não sei como vou fazer pra gravar. Microfono o amplificador dele separado? Gravo em linha? Mesmo considerando que o som dele vai vazar junto com o resto?
    E o outro problema é: AONDE gravar? Acho que vou alugar um Sound Devices 788T, e levo meu mixer PSC H4. Se for esse esquema de microfones vai rolar.

    Obs: eu preciso de timecode, porque isso vai ser filmado.

    Qualquer idéia é bem vinda, valeu!

    makumbator
    Moderador
    # mar/10
    · votar


    Minow

    Prefiro o sistema decca.

    Eu gravaria em pistas separadas as duas fontes do piano digital, em linha e o amplificador dele. Assim vc pode tanto mesclar depois quanto usar apenas a fonte que soar melhor. Vc deve tentar posicioná-lo no palco de maneira que vaze o mínimo possível dele nos mics da orquestra. Esse piano vai solar, ou é de acompanhamento? A orquestra precisa ouví-lo como se ouve um solista ou é mais um na massa sonora, e podem até o ouvirem pouco?

    Caso seja apenas acompanhamento, fica ainda mais fácil deslocar o amp e reduzir o vazamento.

    Minow
    Veterano
    # mar/10 · Editado por: Minow
    · votar


    makumbator
    Esse piano vai solar, ou é de acompanhamento?

    O problema é justamente esse, eu não sei nem o que eles vão tocar. Tou esperando a mulher me ligar pra me dar mais detalhes.

    Tou achando que vou usar um esquema XY mesmo, porque algo me diz que eles não vão querer desembolsar muito dinheiro. Eu não tenho mic omni, teria que alugar três pra uma decca. Talvez eu possa usar um esquema espaçado com dois omni e o KM100 no centro. Veremos.

    Esse piano vai solar, ou é de acompanhamento? A orquestra precisa ouví-lo como se ouve um solista ou é mais um na massa sonora, e podem até o ouvirem pouco?

    Não sei. Espero que não precisem muito, porque isso só me atrapalha. Por mim eu gravava essa porra em linha e mandava o cara tocar de fone! Hahahahaha

    Obs: o problema é que isso é mais pela filmagem, é pra televisão, então eles chutam o som mesmo. Não tem essa de mandar pra mixagem nem nada, vão mandar pra uma finalização muito básica pra TV, mas o som meio que se foda. Vou lançar a idéia de mixar eu mesmo.

    makumbator
    Moderador
    # mar/10
    · votar


    Minow
    Não sei. Espero que não precisem muito, porque isso só me atrapalha. Por mim eu gravava essa porra em linha e mandava o cara tocar de fone! Hahahahaha

    Sugere isso, caso não seja solo que guiará a orquestra. Vai te facilitar. Caso não queiram por causa da imagem do cara com phone, grave o amp dele e a linha separados, colocando o amp mais isolado dos mics da orquestra.

    Minow
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    makumbator
    Vou sugerir, mas como eu disse, eu preciso que eles me deixem mixar, porque quando eu perguntei pra a produtora ela disse que não queria mandar pra mixagem porque iam gastar mais dinheiro, afinal isso tá saindo do bolso da ONG. Se ela insistir que não quer, vou dizer que faço isso de graça mesmo, só peço pra me pagarem uma diária num estúdio pra isso.
    Acho que a imagem do cara de fone não vai ser um problema não. *ACHO*. Um outro programa que eu fiz pra eles (conexões urbanas) o diretor não se incomodava nem com o boom voando pela cabeça das pessoas (era um debate). É uma questão de estética, eles são moderninhos, acho que não tem grilo não.
    O foda é que tirando longas metragem, ninguém sabe direito como vão ser as coisas. Já teve coisa que eu fiz que eu só fui saber o nome do projeto na hora de dar a nota pra produção. Hehehehe

    AndreMiranda1
    Membro Novato
    # jan/15
    · votar


    Caros amigos,

    A minha orquestra está a lançar uma campanha de crowdfunding e por isso vai oferecer sessões de gravação em estúdio com 30 músicos por $99!

    A nossa orquestra ja trabalhou para diversos filmes, incluindo Hollywood e agora queremos dar a toda a gente a oportunidade de gravar um demo connosco.

    A iniciativa parte de Nova Iorque e a orquestra vai ser gravada em Lisboa!

    Podem registar-se no nosso site!!! www.99dollarorchestra.com
    [url=www.99dollarorchestra.com]www.99dollarorchestra.comwww.99dollaror chestra.com[/url]

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Gravação de orquestra