Maneira correta de ligar Equalizador na mesa de som

    Autor Mensagem
    Mestus
    Veterano
    # mai/07


    Galera alguem poderia me ajudar?
    Tenho uma mesa Xenyx2222 e um equalizador ULTRAGRAPH FBQ6200 da Behringer, gostaria de sabe como devo ligá-lo à mesa de som de forma à usá-lo como soma... qual entrada e saída devo usar???
    No momento estou ligando o mic no equalizador e jogando a saida do equalizador na entrada de mic da mesa, mas acho q não seja esta a forma mais correta de usá-lo e aproveitar melhor desempenho do equalizador??? Alguém poderia me orientar indicando pra este tipo de mesa em especifico qual entrada e saida usar para estar ligando corretamente?

    Abraços

    sarpa
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Mestus, pra equalizar um canal da mesa, sugiro 'insertar' o equalizador no canal que precisa.

    Abraços.

    Mestus
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Olá... entao é que nao manjo muito... como faço pra 'insertar' o equalizador no canal que irei usar? poderia me passar um exemplo com quais entradas e saidas devo usar?

    Obrigado
    Abraços

    catselidis
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Mestus
    Olá!

    No caso de sua mesa, você tem pontos de insert e é nesses pontos que você deve ligar seu equalizador para aproveitar o melhor do pré de mic da mesa.
    Um ponto de insert é, basicamente o seguinte: o som entra na sua mesa na entrada de mic do canal, sai por esse ponto de insert, vai pro equalizador (ou outro processador) e volta do eq à mesa pelo mesmo ponto.
    O cabo que tem que ser feito (ou comprado) é um cabo de insert que tem em uma ponta um plugue P10 stereo e do outro lado dois plugues P10 mono.
    O lado do plugue stereo é ligado na sua mesa no ponto de insert e os outros plugues são ligados um na entrada e outro na saída do canal do equalizador, assim o som vai e volta.
    O lado do cabo que está ligado no plugue stereo, na "pontinha" do plugue (tip), é o que envia (send) o sinal pro equalizador.
    O outro lado do cabo, que é ligado no anel depois da ponta do plugue stereo (ring), é por onde volta (return) o sinal do equalizador.
    Algumas mesas têm insert nos canais master, assim todo o som da mesa pode passar pelo equalizador.
    No seu caso, você pode "insertar" o seu equalizador em dois canais da sua mesa (1 e 2 por exemplo), pois seu eq tem dois canais.
    Espero que tenha ajudado.
    Não ligue o mic no equalizador e depois na mesa pq aí você vai ter o som achatado do mic que ainda não passou pelo pré sendo equalizado e depois passando pelo pré... o resultado não é legal...

    Mestus
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Acho que comecei a entender.... rs
    esses inserts ao qual você se refere são aqueles canais atrás da minha mesa denominado Channel Inserts? Tenho 8 destes canais atras da mesa, posso usar os 8 se necessário? Ali eu poderia por ex tb estar ligando algum outro tipo de processador de efeitos por ex um vocal300 da digitech q tenho??? ou entao um Feedback Destroyer!!!???

    Obrigado amigo
    Abraços

    fernando tecladista
    Veterano
    # mai/07 · Editado por: fernando tecladista
    · votar


    Tenho 8 destes canais atras da mesa, posso usar os 8 se necessário?
    ligando no ULTRAGRAPH FBQ6200 só vai conseguir usar 2 canais ao mesmo tempo
    e para os outros que sobra da mesa dá pra usar outros trecos
    ---------------------------------

    outra forma de ligar mesa + equalizador geralmente usada mais pra quando se toca ao vivo
    tem operador de P.A. que coloca o equalizador no caminho entre a mesa e a potencia, dessa forma funciona pra equalizar a banda como um todo
    na minha como é ligado em mono, usa-se um canal do equalizador dessa forma que comentei, e o outro canal está em um insert da mesa no mic da cantora

    Mestus
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Entendi....

    Mas cada insert é especifico para cada entrada de mic? ou não? se eu ligar por ex equalizador no insert 1 , e feedback destroyer no inset 2 ambos vao pro mic 1???? ou mic 1 só vai receber equalizador e mic 2 só vai receber feedback destroyer? ou os 8 canais de mic vao receber equalizador + feedback destroyer??? pergunta meio confusa mas acho q dá pra entender minha duvida ....

    catselidis
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Mestus
    Mas cada insert é especifico para cada entrada de mic? ou não? se eu ligar por ex equalizador no insert 1 , e feedback destroyer no inset 2 ambos vao pro mic 1???? ou mic 1 só vai receber equalizador e mic 2 só vai receber feedback destroyer? ou os 8 canais de mic vao receber equalizador + feedback destroyer??? pergunta meio confusa mas acho q dá pra entender minha duvida ....

    Cada insert pra cada canal. No caso do seu eq, dá pra usar em dois canais pq o seu eq tem dois canais, entendeu?
    Se você precisar, você pode insertar uma cadeia de processadores (como eq -> feedbackdestroyer -> compressor) e voltar o som processado normalmente pro canal de onde saiu, ok? um insert pra cada canal - e tem aquele caso de mesas que tem um insert no master, aí o que você insertar lá vai servir pra tudo aquilo que for para o master.

    Mestus
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Entendi...
    Como faço pra insertar uma cadeia de processadores ??? Pq vai ser meu caso, vou usar 2 ou 3 processadores em 1 canal insert. Neste caso que tipo de cabo devo usar? porque acho que aquele cabo Y não daria certo né?

    Abraços

    catselidis
    Veterano
    # mai/07 · Editado por: catselidis
    · votar


    Mestus
    Como faço pra insertar uma cadeia de processadores ??? Pq vai ser meu caso, vou usar 2 ou 3 processadores em 1 canal insert. Neste caso que tipo de cabo devo usar? porque acho que aquele cabo Y não daria certo né?

    É com esse cabo, sim!
    Você liga ele na mesa e coloca o lado do send no primeiro processador da cadeia. Aí você liga a saída desse primeiro à entrada do segundo com outro cabo normal; liga a saída do segundo à entrada do terceiro processador (se existir terceiro) com outro cabo normal; por fim, você liga o lado return do cabo de insert na saída deste terceiro e pronto.
    Você percebe que você fez um caminho completo? O som saiu da mesa pelo cabo de insert, percorreu todos os processadores e voltou, por fim, pelo mesmo cabo de insert, ok?

    Mestus
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Ok... muito obrigado pelas dicas amigo!!!!



    Abraços.

    Mestus
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Amigo tire mais uma duvida por favor?
    eu posso estar ligando um pré-amplificador valvulado nesta cadeia de processadores tb? como eq -> pré-amplificador valvulado ??? qual seria a maneira correta de ligar o pré-amplificador valvulado para ser usando no mic.

    Abraços

    catselidis
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Mestus
    Amigo, nesse caso, ligue o microfone no pré e depois ligue a saída do pré na entrada de mic da mesa, não na cadeia do insert.
    Só tome cuidado com o ajuste de ganho na mesa, pois o seu sinal vindo do pré valvulado já vem forte... senão vc não terá um bom resultado...
    abraço!

    Mestus
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Algum motivo pra nao ligar o pré no insert?

    Mestus
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Pergunto porque me indicaram para ter um melhor aproveitamento, devemos ligar a saída do pré em uma entrada de insert do canal. Assim, o sinal entrara' diretamente na mesa, sem passar pelo pré' interno.

    catselidis
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Mestus
    Tente das duas maneiras... Veja o que mais lhe agrada sonoramente.
    De fato, o ideal é não ficar acumulando pré, mas você pode conseguir excelentes resultados dependendo do que tiver em mãos.
    Se for ligar direto no insert, então teu microfone entra no pré, vai pros processadores e daí pro lado "return" daquele cabo de insert, ok?
    Experimente das duas maneiras...

    Mestus
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    valew vou tentar das duas formas...


    Abraços

    Uedson
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Estou com um probleminha, se alguem puder me ajudar fico grato.

    Estou tentando Insertar um Equalizador e um compressor na minha mesa de som UB1832FX, e ainda tenho que enviar um sinal de gravação para o computador, porém não estou conseguindo, o mair proplema está sendo insertar os doi aparelhos, só consigo insertar um ou outro.

    sampaiojazz
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Bom dia..
    Alguém poderia me ajudar, estou com uma dúvida de...como ligar um equalizador no amplificador, é aqueles sons pequenos, mesa, amplificador e equalizador..o problema é que agora foi acrescentadas mais duas caixas, ai teve que colocar um outro amplificador, este é diferente do atual, eu gostaria de saber se tem como ligar o equalizador nos dois amplificadores, pq as caixas que entraram agora não estão EQUALIZADAS...ficarei muito grato....

    Nelinho Ao Vivo
    Veterano
    # set/09
    · votar


    [AJUDA] FBQ 6.200 - BEHRINGER...
    Olá pessoal, comprei um desses FBQ 6200. Utilizo para performance AO VIVO...

    Estou intermediando ele com a mesa de som e as potencias... uso as 02 saida 1 e 2 do fbq 6200 para ligacao dos medios agudos em stereo em 01 potencia.

    E a saida do sub do FBQ 6.200 para outra potencia aos subs...

    Só que, quando altero a equalização para os medios agudos, elas interferem na EQ do subwoofer... É assim msm?

    Alguem poderia me ajudar?

    Obs.: Não tenho crossover, seria necessário ter um? Ou no FBQ 6.200 já consigo algo razoavel?

    MultiGerardo76
    Veterano
    # set/14
    · votar


    E se a mesa de som for a behringer xenyx x1204 usb? Não vejo o insert nessa mesa. De que forma devo ligar os compressores nessa messa? Os compressores podem ser os da AVALON.

    matheus4412
    Membro Novato
    # set/14
    · votar


    Outra duvida: da mesa para a potencia, coloco o crossover e depois equalizador, ou equalizador e depois crossover?

    Alex guitar man
    Veterano
    # set/14 · Editado por: Alex guitar man
    · votar


    matheus4412

    Equalizador Antes, o crossover é um divisor de frequencias.

    matheus4412
    Membro Novato
    # out/14
    · votar


    Alex guitar man a diferença entre equalizador e crossover isso ai ja sei, só fiquei na duvida se era melhor dividir as frequências e depois corrigi-las no Eq ou corrigir e depois dividir no crossover...

    Cricket
    Membro Novato
    # fev/15
    · votar


    Galera só aproveitando embalo, eu queria fazer parecido! pq eu gostaria de utilizar o equalizador Arcano Peavy na mesa de som Alesis Multimixer 8 USB pra gravar utilizando o equalizador, utilizando todos os canais ao mesmo tempo! é possível? se não há alguma solução que não seja trocar ou vender? vlw

    Ismah
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    Cricket

    Possível é... Mas o que faria com o equalizador?

    fernando tecladista
    Veterano
    # fev/15 · Editado por: fernando tecladista
    · votar


    eu não conheço o mixer direito, mas chutando como funciona..
    e usando a propria porta USB dele

    teria que deixar os volumes dos canais zerados e usar o AUX A como volume já que ele é PRE, ligar a saida aux send A no input de um canal do EQ e ligar o out do EQ no retun A da mesa

    dessa forma tudo que é mandado pelo AUX A vai por EQ e volta pra mesa pra sair pelo USB

    o que você perde e o fato de não usar o PAN do mixer, porque o AUX A é saida mono e o PAN age na saida pricipal não nos aux


    somente acho que é muita ligação pra pouco resultado

    Cricket
    Membro Novato
    # fev/15
    · votar


    Entao no caso so compensa pra usar mesa>equalizador>pa para modo live mesmo ne? pq pelo que vim da pra fazer essa equalização no proprio pc, correto?

    Ismah
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    Cricket

    Exato!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Maneira correta de ligar Equalizador na mesa de som