para gravar violão?

    Autor Mensagem
    el kinho
    Veterano
    # jan/07


    beleza galera, estou gravando uns sons folk e gostaria de saber se alguem pode me dar umas dicas para um melhor resultado para o som do violão, é melhor gravar plugado direto na mesa? com mic na frente do cubo? e efeitos para que o som fique mais natural e/ou com som mais acustico?
    agradeço de coração aforça ai........

    Eder Muchiutti
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    el kinho
    o melhor é microfonar o próprio violão. De início, aponte o mic pra 12ª casa e depois vá modificando a posição de acordo com o seu gosto.
    Pode gravar em linha também, mas acho legal usar essa faixa só pra adicionar à microfonada SE achar necessário.

    Bog
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    el kinho

    Em condições ideais, a melhor solução é mesmo microfonar o violão. Se as condições não são ideais (ex: o microfone é muito ruim), você pode até ligar direto na mesa. Neste caso, uma opção para deixar o som mais natural é usar uma pedaleira de violão. Eu tenho usado a Zoom A2. Ela tem simulações de microfone que ajudam neste sentido, embora o som ainda não seja totalmente "natural".

    Raphael cox
    Veterano
    # jan/07 · Editado por: Raphael cox
    · votar


    el kinho

    MIcrofonar o Violão e adcionar a linha, se acha necessário!! De preferência um microfone condensador.

    Questões de efeito é gosto, mas eu acho que um reverb light é bom!!!

    busterchair
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    ola
    eu gravo meu violão ligando na mesa de som e em linha com o pc. Ele ja possui captação propria
    dá uma olhada no resultado
    http://www.acidplanet.com/artist.asp?PID=930214&t=2500

    el kinho
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    valeu pelas dicas galera, estava pensando em gravar umas 2 vias do sonar 4 com diferentes formas de violão pra ver se chego num resultado melhor tipo, uma com violão de aço em linha, outra com violão de nylon com mic, equalizando os volumes é claro, alguem já fez isso? será que da um bom resultado?

    valeu galera, Ps: estou a pouco tempo no forum e fico feliz em saber que rola tanta cumplicidade da galera, é isso ae, união faz a força, grande abraço a todos.

    el kinho
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    tentei com o mic e descobri um problema grave e não acho a solução, quando uso o mic a gravação fica com uma baita interferencia de fundo, parecendo um cortador de grama, tentei com dois mics um (não lembro como se soletra) sunrise, alemão e com um leson nacional, ambos o mesmo problema, já o violão direto na mesa não rola essa interferencia, mas não vou desistir até conseguir gravar algo de qualidade rasoavel, conto com o ajuda dos amigos, abraço.

    Raphael cox
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    el kinho

    Você está gravando muito perto do Pc????

    essas interferências podem ser por causa de radio ou do proprio PC!!!

    el kinho
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    po irmão, to gravando bem na frente mesmo, então pode ser isso é? sera que vou ter que fazer um "aquario" ou tem uma solução mais pratica?
    abraço.
    Ps: o que seria este "radio" que vc citou?

    Raphael cox
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    el kinho

    Tente se afastar do Pc!!

    O Radio que citei, são interferencias geradas por antenas de radio proximas da area que você mora. Nomalmente ocorre em cabo desbalanceado ( Tipo P-10), pois a frequencia entra e as vezes você escuta a propria radio saindo no teu alto falante.

    Não sei se você ja prestou atenção, mas se o seu celular fica do lado do micro e alguem ligar ou receber msg você vai escutar por algum tempo uma chiadeira saindo do micro e depois o telefone toca!!


    Abraço

    El_Cabong
    Veterano
    # jan/07 · Editado por: El_Cabong
    · votar


    el kinho
    O bom é microfonar o violão com um microfone a condensador, numa cabine de isolamento.
    Com microfone dinâmico fica uma porcaria, por melhor que ele seja.

    Uma segunda opção é plugá-lo num pedal que simule a microfonação.

    Uma terceira opção seria plugá-lo direto, mas ele tem que ter uma captação boa. O meu violão, por exemplo eu plugo direto e fica ótimo, porque ele tem captação Shadow. É um violão Fox Rio V3.
    Eu já tentei plugar direto outros violões com captação inferior e fica bem artificial.

    Microfonar cubo NÃO !!
    -----------------

    É legal fazer também, quando o violão é base (batido), gravar ele 2 vezes, e depois colocar uma das gravações no canal direito e a outra no esquerdo. fica um efeito stereo muito legal.
    Se eu não me engano o nome disso é "overdub".

    Raphael cox
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    El_Cabong

    O nome é Over mesmo, significa o que você coloca alem da base.

    Microfones a condensador : AKG C-391 ou o Shure SM-81..

    busterchair
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    a captação do meu é LRBaggs

    nedalim
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Eu tenho um captador Shadow para o violão de nylon. Microfonei com um Shure SM58 Beta mas a gravação perde muita qualidade. Alguém nos ajudaria?

    El_Cabong
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    nedalim

    O bom é microfonar o violão com um microfone a condensador, numa cabine de isolamento.
    Com microfone dinâmico fica ruim, por melhor que ele seja.

    hugo veloso
    Veterano
    # fev/07 · Editado por: hugo veloso
    · votar


    olá, gostaria de gravar violão de nylon microfonado, mas estou penando um pouco. tenho uma interface boa (fast track pro usb) e um microfone legal (mxl 990 - para voz, fica bom pacas). gravar em linha não dá porque a captação é bem ruim.
    agora, quando gravo microfonado, tem saído baixo e abafado.
    tem alguma regulação que alguém pode sugerir? efeitos?
    o estilo é mpb e eu uso bastante dedilhado.
    ah, eu uso para gravação o SONAR 4.
    valeu pela ajuda
    quem quiser, me add no msn...
    hugo-veloso@hotmail.com
    abraços

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a para gravar violão?