Equipamento para gravar violao?

    Autor Mensagem
    Dr.Pacheco
    Veterano
    # set/08


    To querendo gravar umas coisas aqui com meu violão (não é eletrico),preferencialmente para min estudar e também para deixar guardado.

    Gostaria de saber oq seria bom para fazer isso.Microfone?Placa de Audio? Oq vcs recomendam.

    Valeu!

    Inté

    guitarclub
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Dr.Pacheco
    não sei nao, eu tenho violao, mas nao toco muito desde q comprei a guitarra, hehe. e tbm nao conheço quase nada sobre gravaçoes, principalmente de violão!

    mas acho que vc pode microfonar o violão (microfone de pc mesmo, ou, se poder, um microfone melhorzinho, talz), e usar programas como Audacity, Sound Forge, etc, pra gravar, ou transformar seu violão em eletroacústico (acho q é financeiramente menos viável, hehe!) e usar os mesmos programas pra gravar, mas gravando em linha (ligar o violão no PC).

    vc pode também usar pedais/pedaleiras (pode ser de guitarra mesmo, eu ACHO.) ou programas como Revalver, Guitar Rig, etc, mas nao sei se dá certo com violão, principalmente se for microfonado...

    bom... o importante é testar!!

    abraços!!

    kiki
    Moderador
    # set/08
    · votar


    Dr.Pacheco
    o jeito mais simples é com mic de pc mesmo. aqueles de falar no skype e tal.

    voce pluga ele na entrada de mic da placa e poe na frente do violao (de preferencia nao na boca do violao). pode ser placa de audio comum do pc mesmo, já da pra quebrar um galho.

    dependendo de onde voce poe o microfone o som sai um pouco diferente. há uma regra em gravação microfonada que diz que os dois fatores mais importantes na qualidade da gravação são o tipo do microfone e seu posicionamento em relação ao que vai gravar.

    tem que ajustar o volume de entrada do mic no controle de volume do windows. o ideal é deixar o mais alto possivel sem clipar o som (estourar).

    se for gravar só violao pode usar programas de edição de audio, como o soundforge, wavepad, goldwave, etc.
    se for gravar outras coisas junto (ou outras linhas de violao) use um software multipista, como o audacity, n-track, etc.

    é isso ai, espero ter ajudado!

    Rmiguez
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Dr.Pacheco


    só pra estudar, não ta preocupado com qualidade? basta microfonar com mic de pc e usar um software de gravação gratuito!

    abraços

    Dr.Pacheco
    Veterano
    # set/08 · Editado por: Dr.Pacheco
    · votar


    Obrigado pela ajuda de todos!

    Rmiguez

    Na verdade quero algo q de para fazer gravações com qualidade,mais não nescessariamente gravações profissionais.

    Pensei em comprar uma placa de audio dessas de qualidade "media" e um AKG desses mais baratos.Oq vcs acham???

    Bom então como minha duvida persisti podem continuar as sugestões.

    Lucas_fms
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Já que quer algo com mais qualidade, vamos lá:

    Seguinte, violões normalmente são microfonados com microfones condensadores (que são extremamente sensiveis), porque é um instrumento que tem pouco volume e muitas nuances. Mas pra usar esse tipo de microfone o ideal seria fazer um isolamento acustico no local, porque como ele é muito sensivel, se o cachorro do vizinho latir, o microfone pega. Mas talvez se for um local extremamente silencioso, e você gravar de madrugada ou em horarios de silencio maior, seja possivel. Ou isole o local e pronto.

    Além de um mic, você precisara de uma placa de som com preamplificador. Existem uma infinidade de modelos de ambos os equipamentos, diz ai quanto você tem pra gastar.

    Existem também, microfones dinâmicos com uma resposta mais extensa do que o "normal". Mas eu não sei como eles funcionariam pra gravar violão. Talvez a galera mais experiente ai saiba.

    Dr.Pacheco
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Lucas_fms

    Tenho R$ 400 aqui!Mais até 500 da pra min.

    Eu pensei em comprar um condensador,mais o isolamento acustico aqui é zero,então nem rola.

    Pode ser um gravador digital tipo aquele Zoom H4,mais q não seja tão caro é claro.

    Continuo aceitanodo sugestões.

    Lucas_fms
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Cara, não conheço esse H4 da Zoom.

    Mas pra comprar mic e placa 400/500 é pouco!

    Rmiguez
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Dr.Pacheco

    placa: não se preocupe com isso por enquanto.. use a sua mesmo que seja onboard (acredite, a diferença na qualidade não vai ser absurda se comprar uma placa nova)

    microfone: behringer XM8500 (cerca de R$ 100,00).. é um cardióide com resposta entre 50 Hz e 15 kHz... pode usar pra microfonar violão que fica legal...é o que eu uso!

    cabo: pra ligar na sua entrada você precisará de um cabo XLR - P10 (esse mic não acompanha) e de um adaptador P10 - P2 ... é bom que esse adaptador seja banhado em ouro pq P2 é um tipo de plug que costuma dar mta interferência... (vai sair uns R$ 20 o cabo e uns R$ 10 o plug)

    software: cara.. qualquer um melhorzinho que eu te indicar vai fugir do seu orçamento.. melhor procurar um gratuito que de pro gasto... tipo o audacity!

    dicas: ao microfonar o violão não mire o mic direto na boca... tente mirar no braço, bem próximo a boca... e tente deixar o microfone o mais próximo possívei do violão...

    espero ter ajudado e boa sorte!

    Dr.Pacheco
    Veterano
    # set/08 · Editado por: Dr.Pacheco
    · votar


    Bom pelo jeito vo ter q ficar com esses microfones de "6 conto" mesmo.

    Ou então um gravador digital,nessa faixa de preço alguem conhece um gravador q preste???

    P.S:Podem continar as sugestões.

    AlexB
    Veterano
    # set/08 · Editado por: AlexB
    · votar


    Uma boa solução para ti pode ser um captador acustico tipo estes:Captadores acústicos
    E um device de captura para ligar o captador, tipo este:
    UCG 102
    Com este equipamento você vai ter tudo que precisa para gravar com uma qualidade que não vai lhe decepcionar se souber usar o equipamento e sem muita dor de cabeça.
    Abraço,
    Alex

    EdsonKT
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Minha pequena experiência é a de que é difícil fazer uma boa captação de violão com microfones em um ambiente não adequado.

    Supondo que não estamos falando de um estúdio, talvez fosse mais interessante colocar mesmo um captador piezo no seu violão. Assim, a interferência do ambiente vai ser menor e o som vai chegar mais limpo no equipamento de gravação. Quanto à qualidade da captação, há diversas opções no mercado para diversos orçamentos e resultados. Avalie se compensa investir no seu instrumento ou se seria melhor comprar outro já pronto para isso.

    Se a gravação não for para fins comerciais, qualquer placa de som serve. Não acho que valha a pena investir muito nisso a não ser que faça parte de um projeto maior - ou que esteja sobrando grana.

    Abraço.

    Dr.Pacheco
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Bom desisti de microfones e placas de audio!

    Vo ver se acho um gravador q presta por ai,to querendo tipo o Zoom H4( http://geekchic.com.br/2007/01/gravador-portatil-zoom-h4.html ) mais porem q não seja tão caro.


    Dr.Pacheco
    Veterano
    # set/08
    · votar


    AlexB e EdsonKT

    Não quero colocar captador no violão,isso eu numca pensei,e nem pretendo!

    EdsonKT
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Bom, sempre tem a opção de colocar um captador de contato que possa ser removido a qualquer momento.

    Agora, se já tem em mente um gravador, é uma opção. Nesse caso, não tenho experiência para ajudar.

    Boa sorte e comente depois que adquirir, OK?

    Abraço.

    Dr.Pacheco
    Veterano
    # set/08
    · votar


    EdsonKT

    Valeu!

    Mais ta foda de achar gravador por menos de 800 conto!

    Pelo jeito so me restam os microfones de "6 conto" hauhauha.

    Se alguem tiver uma sugestão de gravador digital ou uma boa alternativa para gravar sem ser o captador agradeço.

    Dr.Pacheco
    Veterano
    # set/08 · Editado por: Dr.Pacheco
    · votar


    Finalmente achei uma solução definitiva!

    Valeu ai a todos q deram dicas,pois foram mto uteis!

    Achei um microfone da Samson (samson CO3U) q é de entrada USB e é destinado a home studeios,ou seja,não precisa de mais nada so ele e um programa para gravar.

    Quem quiser dar uma olhada ta aqui http://www.florencemusic.com.br/br/produtos/detalhes.asp?id=86

    Lucas_fms
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Dr.Pacheco

    Pode ser uma boa sim!

    Mas toma cuidado com barulhos externos, porque apesar de ele ser USB, ele é condensador.

    Rmiguez
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Dr.Pacheco

    Eu não usaria um mic condensador pra gravar em ambiente sem tratamento acústico esperando qualidade!

    e cara.. a "solução" que eu tetei te passar lá em cima vc também só precisaria comprar microfone, cabo e adaptador...

    mas enfim.. se quiser arriscar esse USB aí depois deixa deixa uma opinião aqui.. nunca testei um desses!

    Abraço!

    Dr.Pacheco
    Veterano
    # set/08 · Editado por: Dr.Pacheco
    · votar


    Bom tem um resenha sobre ele na Violão PRO falando q da pra gravar num ambiente tipo o quarto com o ganho no nível baixo.

    Mais vai ter q ser ele mesmo,pq gravador nessa faixa de preço num tem (os da boss e o zoom h4 são na faixa de $800),então acho q vo ter q arriscar nele mesmo.

    Acho da pra ter uma gravação bem fiel se eu deixar ele em modo cardióide.

    Além do mais ainda não apareceu nenhuma alternativa tenha oq eu to buscando.

    Dr.Pacheco
    Veterano
    # set/08 · Editado por: Dr.Pacheco
    · votar


    Bom finalmente achei oq precisava!

    Vou ficar com o Samson CO3U (com entrada USB) mesmo.Andei pesquisando sobre o assunto e se eu gravar em uma sala grande e com tudo fechado da pra ter uma gravação com qualidade mto boa lenvando em conta o ambiente.

    Valeu a todos que particuparam.

    Aqui vai o link do microfone condensador


    http://www.florencemusic.com.br/br/produtos/detalhes.asp?id=86

    MauricioBahia
    Moderador
    # out/08 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    O H4 grava bem pra kCT tanto com o mic interno (estéreo) com externos.

    Coloquei algo sobre o H4 aqui no Cifra:

    forum/16/194293

    Espero estar contribuindo.

    Abs

    Dr.Pacheco
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Antes de me lincharem por ressusitar o tópico q eu mesmo criei,aviso q é pelo motivo de ainda não ter encontrado uma solução.

    Rmiguez

    Vc sabe algum outro mic tipo até uns $250 q de alguma qualidade?

    AlexB
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Com as suas limitações o assunto já saiu da área técnica e foi para a religiosa, só esperando milagre.
    Abraço,
    Alex

    Dr.Pacheco
    Veterano
    # nov/08 · Editado por: Dr.Pacheco
    · votar


    AlexB

    Essa limitaçõe ocorrem por causa dos preços exorbitantes cobrados nos produtos por aqui.

    Por exemplo o link q vc postou lá em cima com pre-amps da fishman (que aqui não saem por menos de 600).

    E eu to pensando em desisitir mesmo,acho q num tem jeito não.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Equipamento para gravar violao?